Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Guto de Almeida

Capacitores Para Cross !

Recommended Posts

Postado em

e ae gente , tudo bem com vcs ???

primeiro brigado por entrar no topico !

Bom , quéro fazer uns cross de primeira ordem mesmo pra meu kit 2 vias DIY ...

Meu MID , como todos do ultimo encontro SP que entraram no meu carro puderam escutar , que ele é relativamente BOM até ... Desce bem e tudo mais ...

Mas queria fazer um cross pra ele de HP em 50 hz de primeira ordem pra não ficar forçando ele MUITO né.

e no Tw eu ainda tenho esperança de conseguir melhorar o que está em meu carro mesmo , que é o NEO25TI , arrumei um ZOBEL pra ele já e quéro tirar o cross original e colocar um que seja HP em 5hz ... Poderia colocar um HP de primeira Ordem só ???

alguém poderia me dizer ONDE arrumar capacitores Bons aqui no Brasil ???

Postado em

na Multi Eletronica, rua dos Timbiras travessa da Santa

Tem Solen e Multicap pelo que me lembro. Pra fazer HP no mid vai sair caro!

mais jogo cortar pelo amp, pelo player, ou por capacitores Epcos

Postado em
na Multi Eletronica, rua dos Timbiras travessa da Santa

Tem Solen e Multicap pelo que me lembro. Pra fazer HP no mid vai sair caro!

mais jogo cortar pelo amp, pelo player, ou por capacitores Epcos

Jóia ... Lugar já tenho pra ir comprar blz pura ...

agora CARO seria quanto ??? pra cada MID , tipo 50 contos pra cada MID ?

Postado em

É carinho. Outra alternativa é usar associação de caps no valor desejado (uns 800 a 1000uF), e depois de acertar o corte, substituir um deles por um solen. Dá uma qualidade muito superior, com um aumento pequeno no orçamento.

Um HP em 6k deve resolver, em primeira ordem, também por cap. Aí, acho que é 6.6uF direto. 2 solen resorve. Mas precisa ver se o mid sobe até aí, e principalmente, se o tw aguenta o tranco com corte de 1ª nesta altura.

Postado em
4 Solen de 3.3uF ja sai seus 100 reaus ou mais

Para usar Solen para HP de mid, aí é inviável. Sugiro epcos mesmo

Cada um de 3.3 na multi tava 7 conto. Dá umas 30 lascas pra fazer o das tuíta.

Agora o de 100 deve ser uma paulada mesmo.

Postado em

Muito obrigado meus queridos !

Bom ...

creio que vou usar a ajuda de vcs 2 pra fazer o cross !

O MID realmente vai ser o mais chatinho de se fazer pelo visto ...

Então minha idéia é fazer a associação dos capcitores mais baratins (epcos , como o arisa me indicou) , e se funcionar , substituir 1 somente por solen né ... como Doug disse !

Mais o Tw Doug , se queimar que se dani hahahaha ai vai ser mais um motivo pra eu comprar outro né ???

Resumindo , no Tw dá pra colocar um Solen diréto então ??? Junto com o ZOBEL ?

Ah , mais uma coisa que o doug perguntou , ele sobe BEM nitido até 5 khz doug , não tem crise não , o MIDzinho é baum até viu ... !

Postado em

7 dólares você quer dizer! ;)

o de 1uF eu paguei 4 dólares cada.

Postado em

7 dólares você quer dizer! ;)

Eita. Faz mó cara que vi. Devo tá com a memória zuada. :blink:

Valeu!

Postado em

hehe, isso pq estamos falando "apenas" de Solen

Se for pra coisas mais sérias, mundorf, multicap, hovland, Audionote

aí quero ver segurar a bronca.

Pro meu tweeter precisava de um par de audionote de 98 dólares cada, fora frete. Não aguentei e usei Soln mesmo.

Ahh, na multi tem os auricap tambem, que saem entre 15 e 20 dolares os de 1uF

Postado em
hehe, isso pq estamos falando "apenas" de Solen

Se for pra coisas mais sérias, mundorf, multicap, hovland, Audionote

aí quero ver segurar a bronca.

Pro meu tweeter precisava de um par de audionote de 98 dólares cada, fora frete. Não aguentei e usei Soln mesmo.

Ahh, na multi tem os auricap tambem, que saem entre 15 e 20 dolares os de 1uF

PAPAI do céu !

eu acho que meu carro tem mais dinheiro em som do que o valor dele poxa , daqui a pouco vai ter mais dinheiro em capacitores do que em falantes ...

não tem uma coisa INTERMEDIAREA ae não poxa ??? hahahaha

custo legal pra som legal ???

Quando ler isso que escrevi acima , lembre do meu monza véio de guérra hahaha

???

:legal:

Postado em
Usa capacitores Epcos para o HP de mid e Solen para HP de tweeter. Vale a pena usar Solen se bem acertadinho! é muito bom.

Certo !

anotarei isso !

Bom , se alguém ae PUDER me ajudar , ou dar mais opnião ... fico grato !

Postado em
Certo !

anotarei isso !

Bom , se alguém ae PUDER me ajudar , ou dar mais opnião ... fico grato !

Para HP os valores dos capacitores serão altos ! Então fica muito pesado investir em capacitores de marca !!!

Então como sugestão para os HP (dos mids) pode usar os da epcos sem problemas (que são baratos e já fazem bem o papel ) e para melhor performance ( como um baita custo benefício) vc pode usar apenas um outro capacitor de melhor qualidade em paralelo como By-pass ( solen por exemplo ). Assim vc diminui os custos e tem uma performance semelhante !!!!

Para Low Pass ( Tweeter) uma das melhores opções Custo/ benefício são os solen mesmo !!!!

Mas se quiser algo realmente FINO pode usar um Multicap ( tem na Multi ) ou Audio Note ( tem que trazer de fora) em paralelo com os Solen como by-pass !!!! ( mas neste caso a coisa fica mais pesada !!!!)

Abraços,

Giovanni

Postado em
To começando a achar falta de um player com um xover ativo razoável ;)

Vai ser difícil achar hein.

O Sandro tem um xover Nakamichi coisa finíssima, esse sim é um cross ativo decente. A grande maioria é ruim, estraga o som mesmo

Postado em

Guto, procura nos artigos sobre xover, tem um que o Gio e mais o pessoal ajudou a escrever e tem também um tópico meu bastante interssante.

Postado em
Guto, procura nos artigos sobre xover, tem um que o Gio e mais o pessoal ajudou a escrever e tem também um tópico meu bastante interssante.

Vini , já dei umas sapeadas já hahaha ;) , mais nada falava direito sobre ESSE cross que quéro fazer , pois os que eu li , são coisa FINA , não são coisa de Pobrinho que nem o meu !

Mais lógico que vale como ajuda !

Postado em
Vini , já dei umas sapeadas já hahaha ;) , mais nada falava direito sobre ESSE cross que quéro fazer , pois os que eu li , são coisa FINA , não são coisa de Pobrinho que nem o meu !

Bem.... se realmente nao quer investir, e buscando algo mais em conta !!!

entao para os HP dos mids use capacitores eletroliticos ( os da Epcos sao legais ), ligue eles em serie com os polos invertidos como o Kleber falou !!! ( a capacitancia ira cair pela metade mas nao tera problemas com a polarizacao ) , e use um by pass com capacitor de filme de medio valor (entre 1 uF e 3 uF - pode ser Epcos tb) para diminuir a ESR ( resistencia em serie equivalente ) .

No tweeter onde o valor eh mais baixo ( menos $$$) use apenas capacitores de filme (marcas epcos , benic, GE sao legais ) , tente associar diferentes valores para atingir o valor total desejado de capacitancia ! Assim vc diminui as perdas resistivas e tambem eleva a frequencia de ressonancia da associacao ( evitando distorcoes de fase ) !!!!

Espero ter ajuaddo :legal:

Abracos,

Giovanni

Postado em
Vini , já dei umas sapeadas já hahaha ;)  , mais nada falava direito sobre ESSE cross que quéro fazer , pois os que eu li , são coisa FINA , não são coisa de Pobrinho que nem o meu !

Bem.... se realmente nao quer investir, e buscando algo mais em conta !!!

entao para os HP dos mids use capacitores eletroliticos ( os da Epcos sao legais ), ligue eles em serie com os polos invertidos como o Kleber falou !!! ( a capacitancia ira cair pela metade mas nao tera problemas com a polarizacao ) , e use um by pass com capacitor de filme de medio valor (entre 1 uF e 3 uF - pode ser Epcos tb) para diminuir a ESR ( resistencia em serie equivalente ) .

No tweeter onde o valor eh mais baixo ( menos $$$) use apenas capacitores de filme (marcas epcos , benic, GE sao legais ) , tente associar diferentes valores para atingir o valor total desejado de capacitancia ! Assim vc diminui as perdas resistivas e tambem eleva a frequencia de ressonancia da associacao ( evitando distorcoes de fase ) !!!!

Espero ter ajuaddo :legal:

Abracos,

Giovanni

tá jóia , irei fazer uns testes com capacitores de TRIO como já disse aqui , se funcionar como quéro , já vou comprar esses que vc me indicou e ver o resultado , ai num próximo encontro , talvez vc sinta vontade de entrar no monzão pra ver como ficou hahaha !

valew gio !

Postado em

galera ...

venho aqui informar que estou evoluindo no cross do TW .

Primeiro que preferi fazer corte em primeira ordem mesmo ... (pois já li muito disso no forum e me convenci que é o melhor corte , mais correto na verdade)

Segundo que coloquei o ZOBEL no tw e ganhou OUTRA VIDA , ficou bem melhor ... Usando usn pluguins de que tenho aqui nos meus programinhas de masterização , descobri o Zobel está atuando em 4Khz , tirando ATÉ 6DB do pico do Tw , isso com a banda toda aberta ... Realmente OUTRA VIDA pro TW !

Terceiro que preferi pegar o Capacitor Original do cross da Bravox , pois testando com outros capacitores aqui , percebi que o corte é praticamente o MESMO , que atua na faixa de 6Khz em primeira ordem ...

Resumindo o TW ficou OUTRO , desce BEM mais e não tem mais buraco junto com o MID está certinho ...

só tô precisando agora fazer um ZOBEL pro meu mid , que tem um pico FDP em 2Khz , alguém se propoe a me ajudar ??? hahahahahhahaaha

essas fotos ae são de um Circuito que fiz juntando o ZOBEL com o CORTE !

está funcionando perfeito até o momento , o p´róximo passo é definir de fato se vai ser esse o corte e pegar um par de SOLEN !

10050613356zk.jpg

10050613365mt.jpg

Postado em

putz, eu fiz um HP em 80hz pros meus mids com capacitores eletrolíticos siemens... tem algo errado?? pq foi bem mais fácil que isso. e bem mais barato tb... tem algum problema na ligação? aumento da resistência, fs, algo assim?valeu

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...