Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Edu*zin

Processo De Montagem - Monza

Recommended Posts

Postado em

Parabéns, tá muito show o teu Monza. O meu está comigo há 10 anos e não estou nem um pouco a fim de me desfazer dele. É um excelente carro. Com certeza vai te dar muitas alegrias. E parabéns pelo trampo. Nota 10. Muito caprichado. Um grande abraço, e precisando de alguma coisa, é só dar um toque que ajudo no que for do meu alcance.

Postado em
Parabéns, tá muito show o teu Monza. O meu está comigo há 10 anos e não estou nem um pouco a fim de me desfazer dele. É um excelente carro. Com certeza vai te dar muitas alegrias. E parabéns pelo trampo. Nota 10. Muito caprichado. Um grande abraço, e precisando de alguma coisa, é só dar um toque que ajudo no que for do meu alcance.

10 anos!? Eu quero chegar onde você chegou!

Valeu pela força!

muriloalvares, muito obrigado! Hoje fui ver o carro, o pessoal da minha instaladora tá desenhando os cortes das madeiras que vão dar acabamento no porta-malas e desenhando o tampão novo, nem tirei fotos porque não tem nada de muito interessante. Amanhã vou passar lá de novo pra pegar no pé dos peão. Hehehe...

abraços!

Postado em

É uma maravilha qdo entro no forum e me deparo com topicos como esse, é sempre bom acompanhar um projeto desde sua elaboração até a finalização, ainda mais qdo o dono do projeto tem criatividade e disposição como esse carinha!!

Boa sorte com o projeto!!

Duvida: Essa caixa como vc disse vai ficar com uma resposta bem plana, será que o xmax do sub não vai ser ultrapassado ?Pois eu acho q o sub tende a excursionar bastante numa caixa com volume tão grande né?

Flw ae!!

Postado em
É uma maravilha qdo entro no forum e me deparo com topicos como esse, é sempre bom acompanhar um projeto desde sua elaboração até a finalização, ainda mais qdo o dono do projeto tem criatividade e disposição como esse carinha!!

Boa sorte com o projeto!!

Duvida: Essa caixa como vc disse vai ficar com uma resposta bem plana, será que o xmax do sub não vai ser ultrapassado ?Pois eu acho q o sub tende a excursionar bastante numa caixa com volume tão grande né?

Flw ae!!

Muito obrigado!

Respondendo a sua dúvida, o negócio é o seguinte, quando agente faz uma caixa dutada, agente tem que pensar no volume interno na caixa, no diâmetro do duto e no comprimento do mesmo, o duto tem a função de dar certa resistência ao ar que quer entrar e sair quando o sub excurciona, isso vai depender do seu volume interno, do seu diâmetro e do seu cumprimento. A minha caixa á um pouco maior do que a indicada no manual, mas eu calculei ela no WinISD, acho que o programa não iria indicar uma caixa que ultrapasse o xmax, principalmente porque a caixa ideal, recomendada pelo WinISD é uma caixa de 131 litros e tem a resposta bem plana, perdendo apenas 9dB a 20Hz, sendo que a curva começa nos 30Hz e "termina" nos 10Hz.

Se eu colocasse um duto de 5" de apenas 10cm de cumprimento, eu teria sérios problemas, aí sim acho que poderia até danificar o sub.

As caixas recomendadas pelos fabricantes são as caixas "viáveis", onde eles se preocupam com a resposta mais plana possível dentro de um volume que se adapte aos porta-malas comuns (hehehe).

Os gráficos de resposta das caixas citadas estão abaixo:

graficos.jpg

A linha branca é o gráfico da caixa ideal, a amarela é a minha caixa e a vermelha é a recomendada pelo fabricante.

Não sei se deu pra entender, mas acho que é isso aí!

Abraços!

Postado em
Edu como anda a instalação? Tem tempo que não posta fotos.. Quando será que fica pronto?

Opa gazolli! Como você tá!?

Hoje fui ver o carro, ele tá todo depenado, inteiro desmontado, acho que quinta fica pronto e sexta vai ser um dia dedicado só aos testes.

To com fotos novas, vou fazer upload e já posto.

Postado em

Ta muito bem feito esse projeto hein, ótimo trabalho vc fez!

realmente o manza é um baita carro, nunca tive, mas quem tem sempre gosta... Esse teu é completo?

Ah... tem como postar os preços dos produtos? + especialmente o kit...

Parabéns pelo projeto, vou estar acompanhando

Postado em

Edu... só "clareando fatos", o duto não tem a função de dar resistência ao ar... ele tem outra função. O conjunto duto e gabinete forma um sistema ressonante... o ar que entra e sai é mera "consequência" do fato, já que nas imediações da sintonia (a ressonância do conjunto gabinete/duto) ele passa a operar como sonofletor, ou seja, atua como se fosse outro alto falante... Isto explica o "fomoso porém desconhecido" Group Delay... que é a diferença de tempo entre o som emitido pelo falante e o som emitido pelo duto. Em linhas gerais é assim.

Ah, quanto aos fabricantes, eles costumam recomendar caixas mais puxadas pro SPL sem comprometer a durabilidade do falante. É um jeitinho de fazer render um pouco mais.

Mudando de assunto... cadê as fotos? Hauhauhauhauhau.

Postado em

Ae biga! ... Hehehe... Meu instalador chama Biga também mew... Que coincidência.

Então, é meio difícil dar o preço de tudo, porque os gastos maiores foram imprevistos, mas é mais ou menos assim:

Player: R$ 740,00

Kit MB Quart: R$ 710,00

Kit Bravox: R$ 250,00

Subs: R$ 280,00 (cada)

Caixa: R$ 200,00 (ao todo, com tudo)

Audio Bank: R$ 475,00

Banda: R$ 700,00 (usado)

Cabeamento: R$ 250,00 (total)

Bateria Impact 80 Ah: R$ 250,00

* sem contar outros detalhes que também me sairam caro....

Foi aí uns R$ 4.300,00 ao TODO... Porque também me foi cobrada a instalação, insulfilm, etc... O acabamento em geral também sai caro, porque tem que comprar material, tinta, tecido, etc, etc... E vc sempre percebe que falta alguma coisa, como uma antena, um cabo de força, um forta-fusível, aí sai pra comprar parafuso, curvim, feltro, fibra de vidro, massa...Acaba juntando uma boa grana... É pra quem gosta.

...

Ae Kleberlpa! O negócio do duto é real, me confundi todo, hoje tava lendo a apostila da autosom sobre dutos e até ia editar meu post, hehehe... Foi mal, odeio falar mer**.

E sobre as fotos, vou mandar pra me redimir...

23-05-06_1710.jpg

Meu porta-malas vaziozão... Vou ter que anular meu STEP... Depois vou precisar fazer uma adaptação (vai sair caro) pra prender o step por baixo do carro.

23-05-06_1711.jpg

Pessoal trabalhando no porta-luvas. Tudo largado, cabos passados.

23-05-06_1730.jpg

Meus subs jogados no chão da loja. :x

23-05-06_1731.jpg

Tudo bagunçado...

To com poucas fotos porque acabou a bateria do celular, amanhã eu tiro mais fotos pra manter vocês informados.

Um abraço a todos e aguardo comentários!

Postado em

Edu, pelo que vi, vc tá usando o WinISD beta.. uma versão mais antiga...

baixe o Alpha, que vc vai ver melhor o comportamento do seu sub.

essa versão q vc tem não permite acompanhar o gráfico de excursão. talvez por isso vc tenha chegado nessa caixa.

simulei o uxp 12d4 numa caixa ed 74 litros com esse duto e a excursão ultrapassa o xmax, sim

dá uma olhada nisso

Postado em

essa versão q vc tem não permite acompanhar o gráfico de excursão. talvez por isso vc tenha chegado nessa caixa.

simulei o uxp 12d4 numa caixa ed 74 litros com esse duto e a excursão ultrapassa o xmax, sim

dá uma olhada nisso

Pow, quase você me mata do coração!

Eu utilizei também o alpha, os screenshots foram tirados no beta.

Coloquei a caixa com o volume real de 72 litros, duto de 9,8cm de diâmetro, com 41cm de cumprimento e a excursão máxima foi de + ou - 3 mm... Tenta refazer e me fala o que deu. Pega os dados do UXP12D4 no site da bravox porque o uxp12d4 que vem salvo no alpha é diferente do da bravox.

Dá uma olhada pra mim e me fala o que você viu.

Abraços e muito obrigado!

Postado em

dá uma olhada nisso

Coloquei a caixa com o volume real de 72 litros, duto de 9,8cm de diâmetro, com 41cm de cumprimento e a excursão máxima foi de + ou - 3 mm... Tenta refazer e me fala o que deu. Pega os dados do UXP12D4 no site da bravox porque o uxp12d4 que vem salvo no alpha é diferente do da bravox.

Colocou a potência aplicada? Tem um canto lá que é pra colocar a potência aplicada no sub, e o gráfico do xmax vai lá pra riba...

Senão ele simula com 1 WRMS.

Postado em

dá uma olhada nisso

Colocou a potência aplicada? Tem um canto lá que é pra colocar a potência aplicada no sub, e o gráfico do xmax vai lá pra riba...

Senão ele simula com 1 WRMS.

Isto explica pq eu tava estranhanho 2mm de excursão... :vts

Postado em

Eu simulei também a caixa recomendada no manal e o gráfico de excursão ficou bem parecido com o da minha caixa. Será que é normal?

Acho que não estou correndo muitos riscos. Simulei os dois com a potência de 490w agora e vi... :P

Simulei também a selada que o manual recomenda com 49 litros e o xmax também passa, apesar de ser bem diferente.

Postado em
17mm de xmax não é considerado um excursionamento "normal"... o do UXP é 8... :huh:

Putz, então porque será que mesmo simulando a caixa deles o gráfico fica assim?

Postado em

Fui ver o carro hoje, tá ficando bonito. Até bati umas fotos do acabamento do porta-malas sendo feito. Foi bom que hoje eu até pude dar uma ajudinha.

24-05-06_1320.jpg

24-05-06_1321.jpg

Agente tirou todo carpete e vai colcoar outro agora, para deixar tudo igual.

24-05-06_1346.jpg

Frente nova da caixa... Agora os subs vão ficar embutidos.

24-05-06_1556.jpg

Canto superior da mala... Tá ficando bom...

Postado em

Bom... dei uma simulada aqui... vc pode ter passado algum parâmetro errado.

Esses aqui foram coletados / calculados a partir do PDF da bravox.

edu41qk.jpg

Na simulação, nem a sua caixa nem a da bravox passam do x-max.

Segue aí os gráficos:

Em vermelho, a caixa da Bravox.

Em amarelo, a sua caixa, com sintonia em 25Hz como vc quer... o duto é de 4" x 50cm.

Em verde, sintonia em 30Hz. Duto de 31cm.

Em azul, sintonia em 34Hz. Duto de 21cm.

edu19xh.gif

edu24wn.jpg

edu36wn.jpg

Pela análise, com a caixa desse tamanho não dá pra querer sintonizar lá embaixo. O grave vai embolar muito, e vc vai perder em velocidade com essa caixa.

Eu faria um duto de 31cm e um de 21cm. Testaria os dois pra ver qual te agrada mais. Assim o group delay fica aceitável, e a resposta não muda muito.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...