Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Fabinho

Seguro Automotivo

Recommended Posts

Postado em

pessoal, achei interessante... tanto pra quem tem seguro, qto pra quem pretende colocar... :legal:

Introdução

O mercado de seguros no Brasil vem optando por personalizar cada vez mais seus produtos. É praticamente impossível calcular o prêmio, termo utilizado para descrever o valor do seguro de um determinado veículo.

Isso porque, além das diferenças normais de preços dos veículos e de alíquotas de cálculos, as seguradoras levam em conta ainda características pessoais do segurado, como idade, sexo, estado civil, cidade e local onde o veículo é guardado.

Em relação ao segurado, levam vantagem as mulheres e os homens que já ultrapassaram os 40 anos, os quais possuem o perfil ideal de motorista cauteloso e, portanto, correm menos riscos de se envolver em acidentes.

Pesquisas feitas por seguradoras apontam que as mulheres na faixa dos 35 anos costumam ser as campeãs em descontos, chegando a pagar 25% menos, pois costumam ser mais cuidadosas e possuem um maior grau de zelo com o automóvel.

Os motoristas de Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal acabam pagando um seguro mais caro. Isso porque seus estados são os campeões em roubos e furtos proporcionalmente às frotas. Os dados mostram que, em seis meses, em média 2,14% da frota fluminense são assaltados, contra 1,61% da de São Paulo e 1,16% da do Distrito Federal.

Perguntas e respostas mais comuns sobre seguros

Quem faz um seguro sempre tem dúvidas sobre os limites e as garantias que ele pode oferecer ao segurado. Por isso, tentamos reunir as principais dúvidas e responder a elas, como o preço do seguro pago à administradora, as vantagens oferecidas e outras que sempre estão nas "letrinhas pequenas" dos contratos.

Quais os fatores que influenciam no preço do seguro?

O preço do seguro varia de acordo com a marca, o tipo, o ano, a região de circulação do veículo, o perfil dos condutores e o uso do veículo. Além disso, as garantias contratadas, o valor da franquia, a assistência 24 horas, o bônus e os descontos especiais também influenciam no preço.

Em caso de roubo ou perda total em um acidente, quanto as seguradoras pagam?

O valor de mercado dos veículos muda constantemente. Normalmente, as seguradoras avaliam os veículos pelo valor médio de mercado de um similar ao antigo e pagam pela quantia total apurada.

Como o valor médio de mercado é definido?

O preço médio de um veículo similar ao seu veículo segurado é pesquisado em revendedoras, revistas e jornais especializados e, a partir dos valores apurados, é feita uma média geral de preços, determinando o valor de mercado.

Quais são as garantias obrigatórias a que tenho direito quando contrato um seguro?

Seu veículo estará coberto contra roubo, furto, incêndio e colisão. Em algumas seguradoras, estão previstas coberturas em caso de queda de árvores e objetos, danos causados por enchentes, alagamentos, chuvas de granizo e até furacão. O seu seguro garante ainda cobertura contra eventuais danos materiais e pessoais que você possa causar a terceiros.

A partir de quando o contrato de uma apólice começa a vigorar?

O seu seguro só começa a vigorar após a vistoria prévia do seu veículo e quando for confirmado o pagamento total do seguro, em caso de pagamento à vista, ou da primeira parcela, caso tenha preferido pagá-lo parcelado.

Em relação a um veículo financiado, quanto recebo se ele tiver perda total antes de terminar de pagar a dívida?

A seguradora deve quitar a dívida com a instituição que financiou a compra para que possa tornar-se proprietária do veículo. Depois paga a diferença a você. Se a indenização, por exemplo, for de R$ 12 mil e você ainda deve R$ 7 mil à financeira, você receberá R$ 5 mil.

O seguro é cancelado após o pagamento por perda total?

A sua apólice é cancelada imediatamente depois que a seguradora paga a indenização por perda total por acidente, roubo ou furto. Para o veículo ficar novamente segurado, será necessário contratar uma nova apólice.

Uso o veículo no trabalho, e se ficar sem ele por alguns dias, perco dinheiro. O seguro cobre essa perda?

Normalmente não está previsto esse tipo de cobertura.

O que acontece quando deixo de pagar o seguro no caso de ele ser parcelado?

A vigência do seu seguro será reduzida, de acordo com a tabela disponível nas condições gerais, a qual faz parte do contrato.

Tenho direito a receber indenização caso me envolva num acidente durante a prática de alguma competição automobilística?

Perde-se o direito às indenizações das garantias em seguro se for comprovado que o acidente ocorreu quando o veículo estava participando de alguma competição.

As seguradoras pagam indenizações caso seja comprovado que o motorista estava alcoolizado quando ocorreu o acidente?

Não. A seguradora deixa de ser obrigada a pagar a indenização se for provado que o motorista do veículo segurado estava dirigindo sob o efeito do álcool, de drogas ou mesmo se não estava regularmente habilitado.

Os acessórios instalados no meu veículo estão cobertos pelo seguro?

Não, mesmo que eles sejam originais de fábrica. Normalmente, para que qualquer acessório, original ou não, seja coberto pelo seu seguro é necessário que você contrate uma garantia opcional, específica para a proteção desses acessórios.

Sempre tenho direito ao veículo-reserva?

Essa é uma garantia opcional oferecida pela seguradora. Para ter direito ao veículo-reserva, é preciso incluir na apólice essa cobertura opcional. Além disso há as regras das locadoras, que também devem ser observadas. Boa parte delas só aluga veículo para motoristas maiores de 21 anos, que sejam habilitados há mais de dois anos, que tenham cartão de crédito próprio e apresentem, no ato da locação, a Carteira Nacional de Habilitação.

Bati o meu veículo e foi determinado que terei de pagar os danos causados ao outro veículo. Onde esse conserto será feito?

Em algumas seguradoras, qualquer conserto de veículo de terceiro tem de ser feito, obrigatoriamente, em oficina credenciada, desde que haja uma na região.

Se, em caso de acidente, um dos envolvidos me acusa de ter-lhe causado algum dano moral e exige que eu lhe pague por eventual perda, a minha seguradora cobre o que está sendo exigido?

Não. Essa é uma garantia opcional e é necessário que você a contrate à parte, para que tenha direito a ela.

O que é franquia?

Quando o veículo segurado sofre danos parciais, a seguradora é acionada para arcar com o custo dos reparos. Nesse momento, o segurado assume uma parte desse custo. Este valor varia de acordo com o contrato, mas é fixado na apólice, independentemente do preço dos reparos.

Posso escolher o valor da franquia?

Sim, ao contratar o seu seguro, você pode optar pelos tipos de franquia previstos no contrato.

O tipo de franquia escolhido altera o preço do seguro?

Sim. Quanto maior a franquia, menor será o custo do seguro.

Ao utilizar a garantia de responsabilidade civil, tenho de pagar franquia para cobrir os danos causados a terceiros?

Não. O pagamento da franquia só é necessário para cobrir danos causados ao veículo segurado.

Fonte: http://www.autoz.com.br/Garagem/seguro/

Postado em

show! [-]

eu tive q usar o seguro do meu carro 2 vezes esse mês...

claro q não fui eu...

sempre é bom ter informações e usa-las!

valeu pelo topico!

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...