Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Fenris

Qual A Diferença Entre Kompressor E Turbo?

Recommended Posts

Postado em

Opa!

Então, Qual é a diferença entre o Kompressor (daqueles mercedes) e o Turbo?

Na prática, muda mta coisa?

Pq ouvi que o turbo tem um 'lag', que tem que esperar 'encher' :blink: sei lá...

E o kompressor?

[]s, Valeu

Postado em

Imagine que a turbina é um "catavento"...

TEM que existir uma certa quantidade de ar ( vento ) nele para ele girar com alguma força... Na turbina é algo análogo. Tem que haver um "mínimo" de gases de escape, para que ela gire com rapidez o compressor dela ( Parte fria... Não confundir com o "Kompressor". )

Já no compressor, o que faz ele girar é a força do vira, vamos assim dizer.

Se vc tiver rotação no motor, vc terá um volume de ar maior sendo deslocado... Logo, uma pressão maior no coletor. E, na teoria, essa pressão iria aumentando meio que "linearmente" conforme o manco fosse ganhando giro, se não fosse as perdas e limitações físicas.

Essa é a diferença básica.

No turbo, vc precisa ter uma quantidade mínima de gasas no escape para ele "funcionar". Vc precisa ter pressionado mais que um certo "X" do acelerador e estar a mais que um certo número de rotações para que ele funcione.

Já no Kompressor, independente de vc estar no freio motor, ou no "pé em baixo", ele estará gerando pressão positiva no coletor. Basta ter rotação.

:legal:

Postado em

Então o turbo, se você arranca de rotação baixa e vai subindo, uma hora ele "LIGA" e o carro sai voando, certo?

O Kompressor vai enfiando mais ar linearmente, progressivamente?

Hmmm...

Mas tanto o turbo quanto o kompressor tem que ser feito um reforço no motor? Tipo, trocar biela, pistão e tal?

[]s

Postado em
Então o turbo, se você arranca de rotação baixa e vai subindo, uma hora ele "LIGA" e o carro sai voando, certo?

O Kompressor vai enfiando mais ar linearmente, progressivamente?

basicamente eh isso mesmo.

Mas tanto o turbo quanto o kompressor tem que ser feito um reforço no motor? Tipo, trocar biela, pistão e tal?

até um certo acrescimo de potencia, nao eh obrigatorio. mas sempre eh desejavel se tu quer garantir a confiabilidade do teu motor ;)

Postado em

Tá loko... Conheci um cara que botou 0,5bar (assim que se fala?) num corsa wagon. O carro rodou 500km e destruiu o motor. Se não me engano partiu uma biela e trincou dois pistões... O cara deixava cortar o tempo todo =/

Acho que o kompressor é mais vantagem quanto a controle e previsibilidade da performance... Sei lá, ouvi gente dizendo que manter o controle do carro quando o turbo liga - se ele é muito forte - é difícil...

Mas sei lá, nunca dirigi nenhum dos dois :P

Valeu ae por tirar as dúvidas!

[]s

Postado em

o turbo sustenta o carro quando o motor atinge um bom torque, o compressor ajuda a dar este torque... tudo depende do uso do carro...

Num carro 1.nada eu acho que o compressor cai como uma luva, pois não precisaria de um câmbio tão curto... (a Ford não levou isso muito em consideração)

Postado em

Por isso que tem uns caminhões diesel turbo / diesel kompressor? Pros caras não terem que fazer motor maior (mais gasto de combustível) e ter o mesmo rendimento?

[]s

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...