Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

golo

Cálculo

Recommended Posts

Postado em

Me ajudem com esta dúvida.

Farei o indutor para o cross, porém necessito de saber quantos metros de fio awg 13 há por quilo.

Os valores que possuo são.

Densidade do cobre: 8,920 (g/cm3)

Peso atômico do cobre: 63,546

Diâmetro do fio 13: 2,63 mm2

E agora? Como descubro quantos metros há em um quilo deste fio?

Postado em

Vamos lá golo:

densidade = massa / volume -> Volume = massa / densidade

V = 1000g / 8,92 g/cm³ = 112,107623 cm³

Bitola do cabo = 12AWG = Área da Seção transversal = 2,63mm² = 2,63 . (0,1cm)² = 2,63 . 0,01 cm² = 0,0263 cm²

Volume de um condutor cilíndrico = As * l (l = comprimento).

112,107623 cm³ = 0,0263 cm² * l

l = 112,107623 cm³ / 0,0263 cm²

l = 4262,63 cm = 42,6263 m

Caramba, será que é isto mesmo? :P

Postado em
dá um pouco menos, devido a liga do cobre não ser pura, tem estanho no meio, e o peso do verniz.

Meu deus, então vou comprar muito mais cabo do que preciso.

Tiné, depois você compra de mim para fazer seu cross?

Postado em

por qto vc vende o metro? eu poderia usar mais fino pois 13AWG seria pra os mids e não pros full ranges.... mais me diz o preço do metro, se quiser pode ser por mp ou me adicionar no msn..... pois vou fazer meu cross em breve.......

abs

Postado em
por qto vc vende o metro? eu poderia usar mais fino pois 13AWG seria pra os mids e não pros full ranges.... mais me diz o preço do metro, se quiser pode ser por mp ou me adicionar no msn..... pois vou fazer meu cross em breve.......

abs

Estou comprando por 20 reais o quilo. Aqui em Uberlândia faz um ano que procuro alguém que venda fio de cobre esmaltado em pequenas quantidades. Sei que o preço está alto, mas é o único que achei.

Postado em

vou dar uma olhada aki......

mais pergunta na loja qtos metros vem.... e ai eles devem falar... ai vc faz umas contas ai e me fala por metro ;)

abs

Postado em
vou dar uma olhada aki......

mais pergunta na loja qtos metros vem.... e ai eles devem falar... ai vc faz umas contas ai e me fala por metro ;)

abs

Infelizmente o cara não faz a mínima idéia de quantos metros tem um quilo.

Postado em

po kra... to meio perdido com o calcbob..... tenho q fala com um dono de uma empresa q fabrica indutores q eu conheço..... tava calculando o tanto de cabo q eu preciso pra fazer um indutos de 0,18mH e tava em 11,25m +- só q ai eu achei q esta algo errado? esto esta certo?? pq se for assim como eu faço os indutores pra filtro passa baixa em 1ª ordem qdo a bobina usada é de 3,1mH.. me adicona no msn fabio se vc puder......

abs

Postado em

Nossa vai fazer LP em quanto?

infelizmente nao tenho MSN e a placa de rede em casa quebrou.... entao só acessarei o forum na segunda... mas nao sou o mais indicado para calculo de indutores não

Postado em

Oba! Então está barato!

Acabei de comprar. É fio pagarai!

Tiné o fio é de 2,63 mm

Faz muita diferença na qualidade o núcleo ser pequeno ou grande?

Postado em

depende oq vc levar em conta.....

mm ou mm² lembrese q são coisas bem diferentes.....

13AWG = 2,63mm² = 1,828mm

e lá ja tem: 42.9m por kilo.....

abs

Postado em

Uma dúvida que não achei em lugar nenhum.

Tem diferença na qualidade usar indutores com várias camadas ou com uma só?

Estava pensando em fazer com uma só, pois será muito mais fácil de fazer. Usarei mais fio, porém vai ser mais fácil.

E aí, tem alguma diferença entre bobina de várias camadas ou de uma?

Postado em

Estava pensando em fazer com uma só, pois será muito mais fácil de fazer. Usarei mais fio, porém vai ser mais fácil.

Tem uma relação entre diâmetro do núcleo e altura do indutor que influencia no áudio. Deixa alguém com mais experiência no assunto entrar aqui pra lhe falar.

Postado em

Se não me engano, o Kleber falou algo de efeito skin. Mas, não pesquisei a respeito ainda.

Postado em

efeito skin..... é akele efeito q seu indutor sai todo errado depois de algumas skins..... :P

brincadeira... heheheh, é q eu não aguentei como sempre..............

aki esta:

Efeito Skin

Correntes alternadas tendem a fluir na superfície externa do condutor. Este é o chamado efeito skin e é mais pronunciado em altas freqüências. O efeito skin normalmente é ignorado porque tem pouca influência na freqüência da rede elétrica (60 Hz), mas acima de 350 Hz, isto é a partir do 7º harmônico em diante, ele se torna mais significante, causando perdas adicionais e aquecimento dos condutores. Quando correntes harmônicas estão presentes, os projetistas devem se preocupar com o efeito skin e redimensionar os cabos apropriadamente.

mais info aki: http://www.audiodicas.com.br/textos_didati...didaticos_2.htm

tbm tenho q ler com calma pra entender melhor............

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...