Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

CesarCTBA

Intake Centerline

Recommended Posts

Dae povo...

Tava fazendo umas simulações no dyno 2000 e fui tentar simular a resposta de um comando em um Chevy 350. Entrei no site da Isky pra achar os parâmetros, mas só faltou o Intake Centerline. Tentei pelos números de BTDC, ATDC, BBDC e ATDC, descobri mas não deu muito certo. Ficou em 108°, assim como o lobe center. Mas o overlap dele é de 84° e ficou em 44°.

Alguém ae pode me ajudar?

Aqui o timing chart do comando:

Isky RR-602

Ah.. usei os dados @.050"

Obrigado desde já.

ps: Aliás, se alguém puder me explicar o que é isso e no que influência no comportamento do comando.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

ae!

aonde vc achou esse programa??? manda o site ae!plz! :P

é um que qdo vc poe pra rodar , mostra o comportamento do motor? tipo desenho de 1 cilindro??

uma duvida, oque é intake centerline??

flw!

Compartilhar este post

Link para o post
ae!

aonde vc achou esse programa??? manda o site ae!plz! :P

é um que qdo vc poe pra rodar , mostra o comportamento do motor? tipo desenho de 1 cilindro??

uma duvida, oque é intake centerline??

flw!

É um programa que simula o torque e a potência atrávez de diversas variaveis que vc configura. Na minha opinião falta muita variável, mas dá pra brincar.

Se quiser deixa o email aí ou manda por MP que eu mando por email, não é grande.

Compartilhar este post

Link para o post

Hehe...

Dá uma bizu nos dados na página deles...

Verifique quais os critérios que vc utilizou.

Aposto que vc está errando, assim como eu errei qnd fui ver uns comandos, no quesito do "levante".

Ele tem 82° de cruzamento @ .020"!!!!! ;) @ .050" ele terá uma graduação BEM menor mesmo... ;)

Overlap = Valor da abertura da válvula admissão ANTES do ponto morto superior MAIS valor da abertura da válvula de escape DEPOIS do ponto morto superior. ;)

Overlap = IVO + EVC.

E sempre "respeite" o "levante" ( Nunca lembro o nome do termo... Eu falo levante, mas é errado. ). Ele indica que, a "medição" da abertura da válvula ( ângulo ) só começou a "contar" depois daquele "levante" de 0,010 ou 0,020 ou 0,050 polegadas.

Quanto maior esse "levante", "mais brabo" tende a ser um comando.

Um comando 276° @ 0.000" ( Seat-to-Seat no Dyno... ) é muuuuito mais manso que um 260° @ 0,050".

Aliás...

Meio "brabo" esse comando que vc postou, pra usar em rua, heim?!? :blink:

Compartilhar este post

Link para o post
Hehe...

Dá uma bizu nos dados na página deles...

Verifique quais os critérios que vc utilizou.

Aposto que vc está errando, assim como eu errei qnd fui ver uns comandos, no quesito do "levante".

Ele tem 82° de cruzamento @ .020"!!!!! ;) @ .050" ele terá uma graduação BEM menor mesmo... ;)

Overlap = Valor da abertura da válvula admissão ANTES do ponto morto superior MAIS valor da abertura da válvula de escape DEPOIS do ponto morto superior. ;)

Overlap = IVO + EVC.

E sempre "respeite" o "levante" ( Nunca lembro o nome do termo... Eu falo levante, mas é errado. ). Ele indica que, a "medição" da abertura da válvula ( ângulo ) só começou a "contar" depois daquele "levante" de 0,010 ou 0,020 ou 0,050 polegadas.

Quanto maior esse "levante", "mais brabo" tende a ser um comando.

Um comando 276° @ 0.000" ( Seat-to-Seat no Dyno... ) é muuuuito mais manso que um 260° @ 0,050".

Aliás...

Meio "brabo" esse comando que vc postou, pra usar em rua, heim?!? :blink:

Não tinha observado mesmo que o Overlap no site tá @.020, calculando @.050 fica 44° de overlap mesmo, tava certo.

E esse negócio do "levante" eu sei sim, sempre tento me basear nos dados @.050, também não lembro o nome agora.

E o comando é brabinho mesmo, hehe, a intenção é essa... hahahaha. Mas é só simulação, pelo menos por enquanto. Seria um Street/Strip, preparação pesada, carro de fim de semana. Acha muito impraticável?

E outra coisa, vc pode me explicar o que é o Intake Centerline e no que ele influência no comportamento do comando. Por favor.

Compartilhar este post

Link para o post

"Intake Centerline" é a posição do "centro" ( o ponto de levante máximo ) do ressalto, no caso da admissão ( intake ), em relação ao ponto morto superior do pistão.

Qnd alteramos o enquadramento do comando através das "polias reguláveis", alteramos justamente esse parâmetro... Tanto dos ressaltos da adm qnt dos ressaltos do escape.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post
"Intake Centerline" é a posição do "centro" ( o ponto de levante máximo ) do ressalto, no caso da admissão ( intake ), em relação ao ponto morto superior do pistão.

Qnd alteramos o enquadramento do comando através das "polias reguláveis", alteramos justamente esse parâmetro... Tanto dos ressaltos da adm qnt dos ressaltos do escape.

Hum... entendi. Obrigado pela paciência ae!

[]'s

Cesar

Compartilhar este post

Link para o post

Esqueci de comentar...

Eu não sei opinar, pois trata-se de "pouco comum" na terra brazilis... V8.

Entendo que, um motor desses não tem a concepção de "virador". Mas atualmente consegue-se potência e torque "massivos" com os componentes que existem para eles no mercado ( americano, é óbvio... ). Mesmo atingindo isso em rotações "elevadas".

Acredito que, para vc utilizar todo esse range que o comando permite, o sistema de lubrificação deverá ser MUUUITO bem planejado. 7500 num 8 da década de 50, é algo "arriscado" para quem tem o orçamento meio "limitado".

Creio eu que não ficaria quase impraticável num v8, como um comando de mesmas características ficaria num 4 cil... Mas que de certo esse manco seria um pouco "nervoso" ( Não seria um carro "dócil" dirigir ele... Vc precisaria sempre manter o giro um pouco mais alto... ) isso ele seria.

Compartilhar este post

Link para o post
Esqueci de comentar...

Entendo que, um motor desses não tem a concepção de "virador". Mas atualmente consegue-se potência e torque "massivos" com os componentes que existem para eles no mercado ( americano, é óbvio... ). Mesmo atingindo isso em rotações "elevadas".

Acredito que, para vc utilizar todo esse range que o comando permite, o sistema de lubrificação deverá ser MUUUITO bem planejado. 7500 num 8 da década de 50, é algo "arriscado" para quem tem o orçamento meio "limitado".

Creio eu que não ficaria quase impraticável num v8, como um comando de mesmas características ficaria num 4 cil... Mas que de certo esse manco seria um pouco "nervoso" ( Não seria um carro "dócil" dirigir ele... Vc precisaria sempre manter o giro um pouco mais alto... ) isso ele seria.

Ah sim... barato não é mesmo, sei que é necessário uma lubrificação muito bem pensada e cara. Mas a r/l até me supreendeu, um Chevy 350 com vira de curso original e bielas 6" fica em 0,29. Creio que o limitante seria mais o comando de válvulas no bloco e a lubrificação do que a r/l. Mas acho que 7500 rpm seja algo possível com bom planejamento do trem de válvulas e da lubrificação e com $$ disponível.

Já tinha noção iria ficar algo meio chucro e que embaralha bastante em baixa e mesmo médias rotações. Além disso esse comando é um dos que eu tava simulando, talvez seja melhor usar mais "manso".

Por enquanto é só um sonho, meio distante, mas quem sabe... a intenção seria algo desse tipo mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Para um manco de FDS até é aceitável...

Para o dia-a-dia, acredito q ficaria impraticável... :(

Além do combustível...

Compartilhar este post

Link para o post
Para um manco de FDS até é aceitável...

Para o dia-a-dia, acredito q ficaria impraticável... :(

Além do combustível...

Ahh... isso eu sei, creio que um V8 pro dia a dia já é bastante pretensão.

Consumo de um negócio desses deve ficar realmente estúpido. Fora embaralhar um monte nesse nível de preparação.

Compartilhar este post

Link para o post
Esqueci de comentar...

Loko, fazer um V8 aguentar giro não é difícil, seja ele Small Block ou Big Block, posso falar pelos Mopar, um 318/340 aguenta tranquilamente ~8kRPM com a parte baixa stock, só mudando bronzinas e prisioneiros, se for pra uso de arrancada.

já os Big Block aguentam até 7500RPM se for usado o virabrequim original de aço (naquela época tinha motor que vinha com virabrequim de ferro fundido e virabrequim aço, depende do ano) e usar um conjunto de biela e pistão mais leve que o original e prisioneiros da ARP, cada conjunto biela-pistão de Big Block pesava mais de 1.5kg cada e o Hemi chega a bem mais.

outro motor que gosta de gira são os Ford mas os GM são tinhosos pra girar, é muito comum que os V8 GM tenham o curso do virabrequim muito maior que o diâmetro do pistão e em alguns casos, uma biela de tamanho não muito favorável, nada que um bom balanceamento não resolva.

e os sistemas de lubrificações, é direto, pega o catálogo da Milodon e vai, coloca carter maior, bomba bem maior, pescador novo, quase tudo novo se for pra motor girador.

e não se esquecendo a maior amiga de todo V8 girador, a polia harmônica.

CesarCTBA, um dos limitante não é o comando no bloco, é os tuchos hidráulicos que não são nada confiáveis, eles descarregam fácil em giros mais altos, e é um das primeiras modificações quando se aumenta a faixa de funcionamento.

o bom em trem de válvulas de V8 é que são oferecidos todos os tipo de tuchos, hidráulicos, roletados ou não, e mecânicos, roletados ou não, coisa que não se vê nos outros tipos de motores.

Compartilhar este post

Link para o post
' date='Jan 28 2006, 02:56 PM']
Esqueci de comentar...

Loko, fazer um V8 aguentar giro não é difícil, seja ele Small Block ou Big Block, posso falar pelos Mopar, um 318/340 aguenta tranquilamente ~8kRPM com a parte baixa stock, só mudando bronzinas e prisioneiros, se for pra uso de arrancada.

já os Big Block aguentam até 7500RPM se for usado o virabrequim original de aço (naquela época tinha motor que vinha com virabrequim de ferro fundido e virabrequim aço, depende do ano) e usar um conjunto de biela e pistão mais leve que o original e prisioneiros da ARP, cada conjunto biela-pistão de Big Block pesava mais de 1.5kg cada e o Hemi chega a bem mais.

outro motor que gosta de gira são os Ford mas os GM são tinhosos pra girar, é muito comum que os V8 GM tenham o curso do virabrequim muito maior que o diâmetro do pistão e em alguns casos, uma biela de tamanho não muito favorável, nada que um bom balanceamento não resolva.

e os sistemas de lubrificações, é direto, pega o catálogo da Milodon e vai, coloca carter maior, bomba bem maior, pescador novo, quase tudo novo se for pra motor girador.

e não se esquecendo a maior amiga de todo V8 girador, a polia harmônica.

CesarCTBA, um dos limitante não é o comando no bloco, é os tuchos hidráulicos que não são nada confiáveis, eles descarregam fácil em giros mais altos, e é um das primeiras modificações quando se aumenta a faixa de funcionamento.

o bom em trem de válvulas de V8 é que são oferecidos todos os tipo de tuchos, hidráulicos, roletados ou não, e mecânicos, roletados ou não, coisa que não se vê nos outros tipos de motores.

Rodrigo, valeu pelas dicas.

Eu tenho pesquisado um bom tanto sobre V8's. Nos small blocks achei a r/l dos Chevys e Dodges melhores que dos Fords.

Os Fords tem as bielas mais curtas, para os 302 achei bielas de no máximo 5,4" (boas para o curso baixo do vira original, não para stroker) e para 351C 5,78". Para Chevy 350 achei bielas de 5,7" até 6,125". Para Dodge 340 sempre 6,123".

E realmente, a variedade de peças para esses motores é impressionante, mas infelizmente são caras aqui no Brasil.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho pesquisado um bom tanto sobre V8's. Nos small blocks achei a r/l dos Chevys e Dodges melhores que dos Fords.

Os Fords tem as bielas mais curtas, para os 302 achei bielas de no máximo 5,4" (boas para o curso baixo do vira original, não para stroker) e para 351C 5,78". Para Chevy 350 achei bielas de 5,7" até 6,125". Para Dodge 340 sempre 6,123".

E realmente, a variedade de peças para esses motores é impressionante, mas infelizmente são caras aqui no Brasil.

o Small Block LA Mopar é tudo biela de 6,123" desde 273 até 360

não me lembro do curso do 273 mas a pior R/L fica em 0,29 que é do 360 que tem virabrequim de 3,58", 318 e 340 fica em 0,27.

as peças são caras se tu compra de um Racemaster ou Street Hot por exemplo, que os preços são mais que o dobro, quando é barato.

tem quadrijet Holley 600CFM por R$ 1600, ridiculamente caro, agora olha o Holley na Summit, copia e cola o P/N e olha o preço, são míseros US$ 230

no geral os motores mais giradores são os Mopar, depois os Ford e por último os GM, mas isso pode ser contornado facilmente.

e outra, os preços são assim do mais baratos ao mais caro:

GM<Ford<Mopar

Compartilhar este post

Link para o post
' date='Jan 28 2006, 05:53 PM']

o Small Block LA Mopar é tudo biela de 6,123" desde 273 até 360

não me lembro do curso do 273 mas a pior R/L fica em 0,29 que é do 360 que tem virabrequim de 3,58", 318 e 340 fica em 0,27.

as peças são caras se tu compra de um Racemaster ou Street Hot por exemplo, que os preços são mais que o dobro, quando é barato.

tem quadrijet Holley 600CFM por R$ 1600, ridiculamente caro, agora olha o Holley na Summit, copia e cola o P/N e olha o preço, são míseros US$ 230

no geral os motores mais giradores são os Mopar, depois os Ford e por último os GM, mas isso pode ser contornado facilmente.

e outra, os preços são assim do mais baratos ao mais caro:

GM<Ford<Mopar

Isso dos small blocks Dodge eu não tinha notado, só entre o 318 e 340, que muda o tamanho do pistão e, consequentemente, do bloco.

Por isso que disse... é caro aqui. E mesmo sendo muito mais barato lá, ainda tem que trazer. Óbvio que sai mais barato que nas lojas daqui, mas mesmo assim é razoavelmente caro.

Compartilhar este post

Link para o post
Isso dos small blocks Dodge eu não tinha notado, só entre o 318 e 340, que muda o tamanho do pistão e, consequentemente, do bloco.

Por isso que disse... é caro aqui. E mesmo sendo muito mais barato lá, ainda tem que trazer. Óbvio que sai mais barato que nas lojas daqui, mas mesmo assim é razoavelmente caro.

318 usa pistão de 3,91" e o 340 usa pistão de 4,040" com o curso de 3,31".

já o 360 usa pistão de 4,0" e curso de 3,58".

dizem que o bloco fica muito fino quando aberto pra 4,040" mas procurando um pouco mais de informação, conversando com quem entende pra mim isso não é verdade, tem sobre-medida de até +0,060 (ficando com 4,1") e o bloco tem entre-centro de 4,46" e isso me mostra que ainda tem um bom tanto de parede do bloco.

ainda mais no USA que é comum os cara já usarem direto pistão com sobre-medida.

a Mopar tinha 4 blocos, o Small Block A e o LA (Lightweight A ou A leve), o Big Block B e o RB (Raised B ou B mais alto).

Compartilhar este post

Link para o post
' date='Jan 28 2006, 08:29 PM']

318 usa pistão de 3,91" e o 340 usa pistão de 4,040" com o curso de 3,31".

já o 360 usa pistão de 4,0" e curso de 3,58".

dizem que o bloco fica muito fino quando aberto pra 4,040" mas procurando um pouco mais de informação, conversando com quem entende pra mim isso não é verdade, tem sobre-medida de até +0,060 (ficando com 4,1") e o bloco tem entre-centro de 4,46" e isso me mostra que ainda tem um bom tanto de parede do bloco.

ainda mais no USA que é comum os cara já usarem direto pistão com sobre-medida.

a Mopar tinha 4 blocos, o Small Block A e o LA (Lightweight A ou A leve), o Big Block B e o RB (Raised B ou B mais alto).

Perai... não sei se entendi bem... o bloco do 318 e do 340 são iguais?

Estranho, lembrei da matéria do Charger do Lincoln Cheib na Auto Power. Ele disse que junto com os Gêmeos (Gêmeos Racing, Uberlândia) tinham conseguido fazer um 340 no bloco do 318 encamizando a última medida do Opala 4cc (4,040") e usando 12,5:1 de taxa, pelo que eu lembro. Com 14:1 de taxa o motor durava só uma prova de arrancada. No Charger dele ele montou um 340 porque já tem 4,040" como primeira medida, ficando mais resistente.

Segundo essas informações tuas realmente não parece nada de exagerado 4,040" nesse bloco.

Eu vi nas minhas pesquisas alguns (Charger do Lincoln Cheib é um) 340 usando pistões 4,080", ficando em 346pol³, não vi nenhum que tivesse tido problemas usando isso.

Compartilhar este post

Link para o post

sim tche, o bloco Mopar nacional é o mesmo bloco americano, antes eu pensava que era o bloco A mas falando com um dodgeiro que eu conheço e são mais entendidos no assunto que eu eles me confirmaram que o motor nacional é o LA e ele já tem como uma das medidas originais de fábrica o diâmetro de 4,040"

eu particularmente não gosto do Lincoln Cheib e não gosto da preparação que ele faz, era pra ele tá andando muito mais na minha opinião

o motor que ele usa é o melhor Small Block Mopar e talvez o melhor V8 Small Block, o 340 é conhecido como Little Big Block porque mesmo ele original dava muita bucha em motores maiores, fora os Big Block top de linha como 440, 426 Hemi, 427, 454, 428, ele dava bucha em todo o resto

Compartilhar este post

Link para o post
' date='Jan 29 2006, 01:40 AM'] sim tche, o bloco Mopar nacional é o mesmo bloco americano, antes eu pensava que era o bloco A mas falando com um dodgeiro que eu conheço e são mais entendidos no assunto que eu eles me confirmaram que o motor nacional é o LA e ele já tem como uma das medidas originais de fábrica o diâmetro de 4,040"

eu particularmente não gosto do Lincoln Cheib e não gosto da preparação que ele faz, era pra ele tá andando muito mais na minha opinião

o motor que ele usa é o melhor Small Block Mopar e talvez o melhor V8 Small Block, o 340 é conhecido como Little Big Block porque mesmo ele original dava muita bucha em motores maiores, fora os Big Block top de linha como 440, 426 Hemi, 427, 454, 428, ele dava bucha em todo o resto

Então ele falou mer** mesmo... não sabia disso. Valeu pela explicação.

Já sabia essa do Little Big Block, e realmente, é um motor muito bom. Bielas longas, pistões grandes e curso razoavelmente baixo. Excelente r/l.

Compartilhar este post

Link para o post

Hmmm...

:)

Valeu pelas dicas, Rodrigo! :legal:

Aliás... O Sr tava "faltando" nesse tópico... *rs* ( Num é? *rs* )

[]´s!

Compartilhar este post

Link para o post

Aliás...

Rodrigo, o que vc acha desse comando nos oitões?

Bom, "arisco" ou "impraticável" para o "dia-a-dia"???

Não sei como um manco desses se portaria com esse tipo de comando... :(

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...