Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Noct

Celta Vhc

Recommended Posts

Pessoal,

 

 

Tô largando meu celta em fevereiro para turbinar.... tirei o turbo do gol e agora vai para o celta... o detalhe é que é celta VHC... então:

 

1 - Com taxa 12,6:1 qto posso colocar de pressão?

2 - Preciso de gerenciador de ponto?

3 - Preciso destaxar um pouco

 

.... quero que fique em níveis seguros para não dar dor de cabeça... vai ser de T2 MP + bico extra, etc....

 

 

abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Diz a lenda que mais de 0,8 o VHC num guenta por mto tempo naum,se rodar com 1kg eh dar adeus pro motor em 6 meses.Eu tenho um VHC tb e to na mesma q vc...eu pensei em por os pistões do 1.0 normal pra baixar a taxa um pouco.

Aí vai de você e doke vc quer neh...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

se vc quer por mais pressão troca os pistões pelo do MPFI 60cv.....

com a taxa do VHC melhor vc não passar de 0,8 msm... 1kg no maximo....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1 - eu não usaria mais que 0,5-0,6

2 - se da pra remapear o chip do celta, faz o ponto no chip mesmo

3 - sim! coloca os pistões do 1.0 normal

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 - eu não usaria mais que 0,5-0,6

2 - se da pra remapear o chip do celta, faz o ponto no chip mesmo

3 - sim! coloca os pistões do 1.0 normal

po mais pra colocar apenas 0.5 de pressao vale a pena

tipo o ganho do carro em relaçao a grana gasta

com isso o carro deve ir pra ums 110 cv +ou- c bem preparado

e ae qq tonto com 1.6 original da naba

 

acho q pelo custo beneficio nao vale a pena

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

acho q com 0,6 kg chega nos 120 cv...

 

mas num celta tah mais do q bom...

ele tem um cabio muito curto e peso leve...vai sair na frente de muito carro...só não vai ter maxima boa...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
acho q com 0,6 kg chega nos 120 cv...

 

mas num celta tah mais do q bom...

ele tem um cabio muito curto e peso leve...vai sair na frente de muito carro...só não vai ter maxima boa...

com um dinamometro mágico sim, chega nos 120hps

 

com 0,6kg o barril com hélice vai empurrar praticamente uma brisa, não vejo razão pra se turbinar um 1.0, acho muito melhor colocar um outro motor, talvez um 2.0 de Monza

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

com certeza q com 0,6 / 0,7 o celta por ser leve e câmbio curto vai deixar muito carro comendo poeira, mas só em tiro curto mesmo....

 

agora.. trocar de motor... fora de cogitação....não tem pq regredir e pegar um motor de monza..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O usuário MRotter tem um VHC com 0,55k de pressão... Sem muito acerto e com bicos não muito descentes, o manquinho anda bem pra caramba...

 

Por esses tempos ele está querendo mandar o manco dele para o Over remapear o chip e "alisar" o manco.

 

0,5~0,6 de pressão e álcool é algo pra vc ficar "pregando o pé" e dando VDO nele... O Maurício ( MRotter ) faz isso, indo e voltando de Araraquara<->SP toda semana.

 

Um manco com 12,6 de taxa e com "pouca pressão" rende mais do que o comum mesmo! Afinal de contas, a eficiência térmica do motor é majorada com a taxa mais elevada.

 

Não me espantaria um VHC com 0,6 e 110cv... Afinal, com 8,5:1 e com pouco menos de 1k de pressão, geralmente dobra-se a potência... Com toda essa taxa entaum, não é de se espantar!!!

 

;)

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Não me espantaria um VHC com 0,6 e 110cv... Afinal, com 8,5:1 e com pouco menos de 1k de pressão, geralmente dobra-se a potência... Com toda essa taxa entaum, não é de se espantar!!!

110cvs com 0,6kg? isso é um grande aumento de potência e quase a mesma coisa que os outros motores atingem com ~50% de pressão a mais, se levando em conta que se usaria um kit mortadela

 

numa preparação um pouco mais esmerada não deve ser difícil, mas apesar da alta taxa não creio que viria tanto potência, ainda mais que se teria muitíssimo cuidado no ponto

 

seria mais prudente tirar um pouco de taxa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

no site da Esther Turbo dizem ter tirado 145cv de um Celta MPFI (não VHC)... e q eu saiba pra deixar um VHC igual o MPFI Familia I é só trocar os pistões...

 

faça isso e seja feliz hehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
com certeza q com 0,6 / 0,7 o celta por ser leve e câmbio curto vai deixar muito carro comendo poeira, mas só em tiro curto mesmo....

 

agora.. trocar de motor... fora de cogitação....não tem pq regredir e pegar um motor de monza..

Por que seria regredir?

 

 

po mais pra colocar apenas 0.5 de pressao vale a pena

tipo o ganho do carro em relaçao a grana gasta

com isso o carro deve ir pra ums 110 cv +ou- c bem preparado

e ae qq tonto com 1.6 original da naba

 

acho q pelo custo beneficio nao vale a pena

Confiabilidade tem um custo, e o custo é esse

Se quer mais potência, só baixar a taxa e aumentar a pressão

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
com certeza q com 0,6 / 0,7 o celta por ser leve e câmbio curto vai deixar muito carro comendo poeira, mas só em tiro curto mesmo....

 

agora.. trocar de motor... fora de cogitação....não tem pq regredir e pegar um motor de monza..

Regredir pq??O motor 2.0 do Monza taí no NOVO VECTRA,Astra e Zafira...unica coisa é que é injetado multiponto e flexpower,de resto é o mesmo motor que vem lá dos anos 80.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
com certeza q com 0,6 / 0,7 o celta por ser leve e câmbio curto vai deixar muito carro comendo poeira, mas só em tiro curto mesmo....

 

agora.. trocar de motor... fora de cogitação....não tem pq regredir e pegar um motor de monza..

Regredir pq??O motor 2.0 do Monza taí no NOVO VECTRA,Astra e Zafira...unica coisa é que é injetado multiponto e flexpower,de resto é o mesmo motor que vem lá dos anos 80.

Esse motor 2.0 da GM realmente eh meio desatualizado!!

 

Eu tenho um astra com ele! eh otimo o motor, mas em termos de consumo eh fo**! bebe mto!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
com certeza q com 0,6 / 0,7 o celta por ser leve e câmbio curto vai deixar muito carro comendo poeira, mas só em tiro curto mesmo....

 

agora.. trocar de motor... fora de cogitação....não tem pq regredir e pegar um motor de monza..

Regredir pq??O motor 2.0 do Monza taí no NOVO VECTRA,Astra e Zafira...unica coisa é que é injetado multiponto e flexpower,de resto é o mesmo motor que vem lá dos anos 80.

Esse motor 2.0 da GM realmente eh meio desatualizado!!

 

Eu tenho um astra com ele! eh otimo o motor, mas em termos de consumo eh fo**! bebe mto!

Não só o GM neh...vai ver desde qdo vem os APs hehehe...eh fo**,andam bem mas o consumo eh na casa do chapéu!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vcs não estão levando em conta que a troca de motor é tão simples assim.... tem muito mais complicações e adaptações.... e aí a grana começa a subir em níveis fora de cogitação....

 

Só mais um turbo q qdo tô andando na boa tô com um carro 1.0 e depois qdo afundo o pé.. aí vai longe..... bem bom de andar...

 

 

abraço !!!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Vcs não estão levando em conta que a troca de motor é tão simples assim.... tem muito mais complicações e adaptações.... e aí a grana começa a subir em níveis fora de cogitação....

 

Só mais um turbo q qdo tô andando na boa tô com um carro 1.0 e depois qdo afundo o pé.. aí vai longe..... bem bom de andar...

 

 

abraço !!!!!!

exatamente, tem gente que só sabe falar... Troca de motor como se fosse a coisa mais simples do mundo

 

 

Pode montar no milzinho que fica bom, o triste é andar só com 0,8 :(

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
' date='Jan 19 2006, 06:12 PM'] 110cvs com 0,6kg? isso é um grande aumento de potência e quase a mesma coisa que os outros motores atingem com ~50% de pressão a mais, se levando em conta que se usaria um kit mortadela

 

numa preparação um pouco mais esmerada não deve ser difícil, mas apesar da alta taxa não creio que viria tanto potência, ainda mais que se teria muitíssimo cuidado no ponto

 

seria mais prudente tirar um pouco de taxa

Hummm...

 

É lógico que não estou falando em números absolutos, né Rodrigo... ;)

 

Vc que curte os "oitões" sabe muito bem o qnt de potência se ganha se pegarmos algum motor que originalmente tenha 7,5/8:1 de taxa e aumentarmos para uns 11:1... Ou mais se utilizarmos cana. E isso, como sabemos, deve-se ao aumento da eficiência térmica do manco. Não há mágicas.

 

Em um motor de concepção um pouco mais nova, pode-se utilizar de taxas um pouco mais altas, mesmo sendo sobre-alimentado, dado à características de construção das câmaras de combustão, das propriedades dos materiais utilizados na fabricação, formatos das peças, turbolência dentro das câmaras, melhor administração no gerenciamento do combustível e ingnição, etc, etc, etc...

 

Querendo ou não, isso é um significativo para o rendimento do manco.

 

12,6:1 não é uma taxa baixa realmente para uma prep "agressiva". Porém vamos nos "atualizar" e vamos lembrar que nos AP's de 15 anos atrás, "taxa alta" era 8,5:1. Nos boxer a ar há 30 anos taxa "alta" era de 7,6:1 ( Puma )... Tirando algumas excessões como o Hemi, a maioria dos "oitões" não chegavam nem perto de 9:1 há 30 anos.

 

Originalmente o VHC possui 70cv... 50% a mais de potência significa 105cv...

 

Em média, qnt mesmo de pressão que necessitamos para chegar nos 50% de ganho??? ;) Isso pq estamos "acostumados" com o trio turbo+álcool+taxa "baixa".

 

É estranho imaginar algo... Mas, no meu entender, é plausível.

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o cara já tem o kit turbo...ele tirou do gol q tinha...

então pq inventa de troca motor...

o topico distorceu todo...o cara pergunta uma coisa e já vem maluco falando de otra...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Vc que curte os "oitões" sabe muito bem o qnt de potência se ganha se pegarmos algum motor que originalmente tenha 7,5/8:1 de taxa e aumentarmos para uns 11:1... Ou mais se utilizarmos cana. E isso, como sabemos, deve-se ao aumento da eficiência térmica do manco. Não há mágicas.

 

Em um motor de concepção um pouco mais nova, pode-se utilizar de taxas um pouco mais altas, mesmo sendo sobre-alimentado, dado à características de construção das câmaras de combustão, das propriedades dos materiais utilizados na fabricação, formatos das peças, turbolência dentro das câmaras, melhor administração no gerenciamento do combustível e ingnição, etc, etc, etc...

 

Querendo ou não, isso é um significativo para o rendimento do manco.

 

12,6:1 não é uma taxa baixa realmente para uma prep "agressiva". Porém vamos nos "atualizar" e vamos lembrar que nos AP's de 15 anos atrás, "taxa alta" era 8,5:1. Nos boxer a ar há 30 anos taxa "alta" era de 7,6:1 ( Puma )... Tirando algumas excessões como o Hemi, a maioria dos "oitões" não chegavam nem perto de 9:1 há 30 anos.

 

Originalmente o VHC possui 70cv... 50% a mais de potência significa 105cv...

 

Em média, qnt mesmo de pressão que necessitamos para chegar nos 50% de ganho??? ;) Isso pq estamos "acostumados" com o trio turbo+álcool+taxa "baixa".

 

É estranho imaginar algo... Mas, no meu entender, é plausível.

 

:legal:

sei e muito bem o ganho que se tem nos Voitões quando tu aumenta a taxa mas esse ganho é grande porque o que um V8 aspira a pistonada é quase a mesma coisa que um 1.0 aspira somando as 4 pistonadas, o ganho vindo do aumento de eficiência térmica tá diretamente ligado a quanta mistura é admitida, creio que tu concorda com isso

 

agora no caso do VHC turbo é claro que eu não vou duvidar de ti quando tu fala que vira mais potência, óbvio que se nós aproveitarmos o calor gerado na combustão mas o problema que é por ser um motor extremamente pequeno não se vai ter um ganho muito grande, tá, qualquer 5hps num 1.0 é algo substancial, mas mesmo assim o ganho não é grande

 

Loko, também acho bem plausível um ganho de 50% ou algo muito próximo a isso com somente 0.6kg mas acho difícil vir mais sem que seja usado algo mais elaborado na preparação

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
o cara já tem o kit turbo...ele tirou do gol q tinha...

então pq inventa de troca motor...

o topico distorceu todo...o cara pergunta uma coisa e já vem maluco falando de otra...

Bom cara, cada um dá sua opinião

Novas idéias não fazem mal pra ninguém

O Noct podia muito bem nem ter tido a idéia de colocar um motor maior e poderia te gostado, não foi o caso, mas tudo bem

 

Tu mesmo, num tópico, o cara tava pedindo sugestão de carro 0km e tu falou pra esquecer carro 0km e pegar um usado?

E ai? O sujo falando do mal lavado não dá né? :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
o cara já tem o kit turbo...ele tirou do gol q tinha...

então pq inventa de troca motor...

o topico distorceu todo...o cara pergunta uma coisa e já vem maluco falando de otra...

Bom cara, cada um dá sua opinião

Novas idéias não fazem mal pra ninguém

O Noct podia muito bem nem ter tido a idéia de colocar um motor maior e poderia te gostado, não foi o caso, mas tudo bem

 

Tu mesmo, num tópico, o cara tava pedindo sugestão de carro 0km e tu falou pra esquecer carro 0km e pegar um usado?

E ai? O sujo falando do mal lavado não dá né? :legal:

ta bom ta bom...

 

vou ficar queto...

 

:vts

 

 

 

mas se pensa assim...aqui o cara já tinha o kit...o cara tava pergunta de acertos para rodar com o carro sem dor de cabeça...

 

ai entra e fala de trocar de motor por ser inviavel turbina 1.0...sendo q o cara já tem tudo pra rodar espirrando... :blink:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

parem de discução.....

 

destaxa o VHC, mete 1,2bar e pronto..... uma preparação bem feita e chega nuns 140cv..... q pelo q li já seria otimo pro cara....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

na facu onde estudo tem varios vhc turbo, tem um com 0.8kg e bicos abertos e só, pra mim seria o ideal pro dia a dia, economico e com desempenho razoavel...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...