Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Marx

Sub MTX

Recommended Posts

é que eu vou colocar no bridge do AudioBank 4100, que dá 220wrms e queria saber se vale a pena pegar um Thunder 5500, se ia dar um som melhor.

Nada a ve esse negócio de não suportar, se é a própria MTX que especifica a potência recomendada pro falante pq ele não iria suportar? isso só pode ser comentário de quem fez uma caixa mal feita ou algo desse gênero e detono o falante e agora fica falando uma besteira dessas.

Eu tb to "namorando" esses T5500, será que vale a pena? pelas suas especificações parece ser um ótimo sub, Fs 29.26Hz, X-Max 13.46mm, 89.80db, caixa selada de 35 litros e dutada de 49 litros. (modelo T5512-04)

Queria escutar a opinião de alguém que já teve ou escutou esse sub.

[]

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Nada a ve esse negócio de não suportar, se é a própria MTX que especifica a potência recomendada pro falante pq ele não iria suportar? isso só pode ser comentário de quem fez uma caixa mal feita ou algo desse gênero e detono o falante e agora fica falando uma besteira dessas.

Eu tb to "namorando" esses T5500, será que vale a pena? pelas suas especificações parece ser um ótimo sub, Fs 29.26Hz, X-Max 13.46mm, 89.80db, caixa selada de 35 litros e dutada de 49 litros. (modelo T5512-04)

[]

Opa cara demorou...

to paquerando ele tambem mas nao sei se vai ficar legal no meu som, nao sei se vai tocar legal, ou se vai faltar potência... pois tava pensando no 4500, agora vi o 5500 e nao falta tanta potência pra ele

O cara do fusquinha colocou 8 MTX de 225wrms tocando tudo com 1200wrms, pelo video os bixos tavam todos excursionando, pulando. Não sei se podemos tirar conclusão disso.

Eu queria saber qual seria o mínimo de pontência aplicada pra esse 5500

e queria saber tbm o que significa o Xmax, o Fs e varios outros parâmetros que eu nao sei o que significam.

Compartilhar este post

Link para o post

[]

Opa cara demorou...

to paquerando ele tambem mas nao sei se vai ficar legal no meu som, nao sei se vai tocar legal, ou se vai faltar potência... pois tava pensando no 4500, agora vi o 5500 e nao falta tanta potência pra ele

O cara do fusquinha colocou 8 MTX de 225wrms tocando tudo com 1200wrms, pelo video os bixos tavam todos excursionando, pulando. Não sei se podemos tirar conclusão disso.

e queria saber tbm o que significa o Xmax, o Fs e varios outros parâmetros que eu nao sei o que significam.

Olha tb não sei muito, mas vou te passar o que eu sei, e me corrigam se eu estiver errado.

X-max é o excursionamento do sub.

Fs é a frequência de ressonância ao ar livre

Texto tirado dos artigos do autosom.net:

B: Densidade de fluxo magnético no vão da bobina, em Tela-metros

bl: fator de força. A força mecânica produzida pela bobina é em função do produto (CampoMagnético x ComprintoFioNoFluxo x CorrenteNoFio) [N/A] ou [T.m]

C: Velocidade de propagação do ar aprox. 342 m/s

Cas: Acusticamente equivalente ao Cms

Cms: compliância mecânica da suspensão do alto-falante

Compliância mecânica: é o quanto um determinado corpo se desloca quando aplica nele uma determinada força . É dada em m/N ou m/N

D: Diâmetro efetivo do falante, em metros

F3: Ponto de menos 3dB em relação à região de resposta plana em Hertz

Fb: Frequência de sintonia (ressonância) da caixa acústica Vented Box (Bass Reflex). (frequencia de um vale entre dois picos)

Fc: Frequência de Ressonância do sistema caixa Closed Box. (frequência de pico)

Fs: Frequência de ressonância ao ar livre (frequência de pico)

Frequência de Ressonância é a frequência de sinal na qual um corpo vibra em sua maior amplitude devido às suas próprias naturezas estruturais.

L: comprimento do fio imerso no campo magnético, em metros

Lces: Indutância elétrica equivalente do Cms, em henri

Ms: Massa total móvel do cone

Mmd: Massa do diafragma, em gramas

Mms: massa mecânica móvel do alto-falante mais a carga de ar que ele desloca. É dada em Kg

n0 rendimento de referência de um alto-falante. O "no" indica a relação entre potência acústica produzida pelo falante e potência elétrica aplicada. Podemos perceber que os alto-falantes são, na verdade, grandes geradores de calor, uma vez que a maioria dos falantes tem rendimento em torno de apenas 1%.

p (rho): Densidade do ar 1.18 kg/m^3

Pa: Potência acústica

Pe: Potência elétrica

Potência Nominal: Potência eficaz, medida segundo a norma NBR 10303. Aplica-se sinal de ruído rosa, com potência RMS no alto-falante, em câmara anecóica ou semi-anecóica durante 2 horas. O alto-falante não pode apresentar nenhum tipo de problema.

Potência Musical: Potência em Watt que o alto-falante deve suportar em regime de programa musical por tempo indeterminado. Admite-se distorção máxima de 5% do amplificador.

Q: Amortecimento relativo do falante

Qa: Q do sistema no Fb, devido a perdas por absorção, admensional

Qec: Q do sistema na ressonância (Fc), devido a perdas elétricas, admensional

Qms: Fator de qualidade mecânico para fs ao ar livre, considera apenas as perdas mecânicas, quanto maior o valor de Qms, menos flexível será o conjunto móvel.

Qes: Fator de qualidade elétrico para fs ao ar livre, considera apenas as perdas elétricas, quanto menor o valor de Qes, maior a força dinâmica do sistema eletromagnético.

Qts: Fator de qualidade total (mecânico e elétrico), indica o tipo de subwoofer.

Ex: Qts abaixo de 0.5 indica que o alto-falante é apropriado para caixa acústica, não devendo ser instalado em tampão. (carga acústica baixa).

Qts acima de 0.5 indica que o alto-falante é do tipo Free Air, recomendado para utilização em tampão (carga acústica baixa) e em vários sistemas de caixas acústicas.

R: Ondulaçao do sinal, in dB

Ras: Acusticamente equivalente ao RMS

Re ou Res: Resistência ohmica DC, próxima e inferior a impedância nominal do alto-falante, e que pode ser medida por um ohmímetro. Não confunda: esta é uma medição de resistência, e não de impedância.

Revc: resisttência DC da bobina, em Ohms

Sd: Area efetiva de irradiação sonora do falante, cone, em metros quadrados

SPLo Sound Pressure Level, usualmente medido a 1 watt, por 1 metro na frente ao falante

Sensibilidade: Quanto maior a sensibilidade, maior o nível de pressão sonora obtido com a mesma potência.

Vas: Volume equivalente de ar que tem a mesma compliância do sistema de suspensão do alto-falante (volume acústico do alto-falante). Grandes valores de Vas pedem grandes volumes nas caixas acústicas. O volume Vb da caixa acústica depende também do Qts e Fs. Ao utilizar volumes de caixa menores que os especificados, modifica-se a resposta de frequência, geralmente reforçando uma certa região dos graves, aumentando o Fb e também a excursão do cone do alto-falante.

Vb: Volume interno líquido da caixa acústica, oferecido ao alto-falante. O valor de Vb influi na resposta de graves, na frequência de corte F3, na de sintonia Fb e no deslocamento do cone.

Vd: Máximo volume deslocado pelo falante (produto de Sd pelo Xmax), em metros cúbicos

Xmáx: deslocamento máximo que a bobina apresenta mantendo a mesma quantidade de fio dentro do gap do falante.

Bom, + o fato de aplicar um pouco menos da potência especificada pra ele pela MTX não tem problema algum. Ele só não vai render tudo que tem pra dar, mas não tem problema algum.

E pelos parâmetros dele, parece ser um bom sub. Parece valer o investimento. Eu estou com ele na cabeça já faz um tempinho.

Tomara que alguém que escutou esse sub apareça nesse tópico.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Alexander por um acaso seu amigo num traz umas coisinhas a mais pra gente não? bom pra ele bom pra mim =)

Compartilhar este post

Link para o post

Quem quiser eu trago MTX, KICKER e talz, manda email pra diogoddm@hotmail.com ou MP

Compartilhar este post

Link para o post
Quem quiser eu trago MTX, KICKER e talz, manda email pra diogoddm@hotmail.com ou MP

cobra quanto pelo serviço ???

Compartilhar este post

Link para o post

Noosssa, ressucitaram o tópico!!!

q tezão cara, não tinha visto ainda!!

to montando um fusca quase inteiro, tá nas ultimas montagens dos detalhes da chapeação, por incrível q pareça, sem querer pagar pau, tenho um projeto desse em mente a mais de 3 anos, quando usava 1 Boss 3000D no Palio, na época esses subs custavam 45 U$...

falta um tempo ainda, no meu usarei 4 MTX dessa mesma série, só que os de 15'', vamos ver o estrago..

pra esse fim de semana, se ficar pronto amanha neh, farei um provisório com 1 1200D, 2 pioneers 306 e 2 street bass, só pra ter uma noção...

ah, não desmerecendo, mas com certeza, c vc usasse esses mesmos subs, com a mesma potencia aplicada, em dutadas(no meu projeto seriam 2 subs em cada câmara), o rendimento seria mto superior, vi essa configuração em uma pickup corsa e realmente o resultado era absurdo, mesmo com a pouca potencia..

abraços, e foi mal a biblia, me empolguei aqui..

teh +

Compartilhar este post

Link para o post

to montando um fusca quase inteiro, tá nas ultimas montagens dos detalhes da chapeação, por incrível q pareça, sem querer pagar pau, tenho um projeto desse em mente a mais de 3 anos, quando usava 1 Boss 3000D no Palio, na época esses subs custavam 45 U$...

falta um tempo ainda, no meu usarei 4 MTX dessa mesma série, só que os de 15'', vamos ver o estrago..

pra esse fim de semana, se ficar pronto amanha neh, farei um provisório com 1 1200D, 2 pioneers 306 e 2 street bass, só pra ter uma noção...

ah, não desmerecendo, mas com certeza, c vc usasse esses mesmos subs, com a mesma potencia aplicada, em dutadas(no meu projeto seriam 2 subs em cada câmara), o rendimento seria mto superior, vi essa configuração em uma pickup corsa e realmente o resultado era absurdo, mesmo com a pouca potencia..

teh +

Ruendaum, kra eu curti mto esse som no fusca principalmente vendo as biscate dançarem em cima dele, soh q ele me deu mta dor de kabeça rapaz, eu fui inventar de colocar 2 alternadores de 90Ah para poder carregar as baterias e issu soh me deu canseira, antes fosse ter colocado apenas 1 alternador de 120Ah, eu cheguei a arrebentar cerca de 20 correias com esta brincadeira, mas tirando esse detalhe o resto foi soh alegria, espero que neste teu projeto vc nao venha a passar por nada disso!

Realmente estes Sub´s da Mtx qndo comprei eles estavam custando U$$ 55,00 cada, eu iria colocar Pioneer mas analisando as especificações vih que o Mtx tinha um custo beneficio muito melhor que os pioneer.

Com relação a caixa dutada, realmente a curva de rendimento deste tipo de sub eh maior com uma caixa dutada, porem a litragem aumenta um poukinho, e como eu jah estava sem espaco para montar os 8 com caixa selada...

Hje estou com um outro projeto, resolvi investir em um subwoofer mais parrudo, comprei 2 Kicker Solobaric S15L5 empurrados por uma RS-6800D, e rapaz se te falar que eles estao batento mto mais que os 8 Mtx ninguem acredita, tem que ver pra crer... Ta ai uma dica, se tiver dinheiro pra investir, os kicker sao uma boa opção, experiencia própria!

Compartilhar este post

Link para o post

teh +

Ruendaum, kra eu curti mto esse som no fusca principalmente vendo as biscate dançarem em cima dele, soh q ele me deu mta dor de kabeça rapaz, eu fui inventar de colocar 2 alternadores de 90Ah para poder carregar as baterias e issu soh me deu canseira, antes fosse ter colocado apenas 1 alternador de 120Ah, eu cheguei a arrebentar cerca de 20 correias com esta brincadeira, mas tirando esse detalhe o resto foi soh alegria, espero que neste teu projeto vc nao venha a passar por nada disso!

Realmente estes Sub´s da Mtx qndo comprei eles estavam custando U$$ 55,00 cada, eu iria colocar Pioneer mas analisando as especificações vih que o Mtx tinha um custo beneficio muito melhor que os pioneer.

Com relação a caixa dutada, realmente a curva de rendimento deste tipo de sub eh maior com uma caixa dutada, porem a litragem aumenta um poukinho, e como eu jah estava sem espaco para montar os 8 com caixa selada...

Hje estou com um outro projeto, resolvi investir em um subwoofer mais parrudo, comprei 2 Kicker Solobaric S15L5 empurrados por uma RS-6800D, e rapaz se te falar que eles estao batento mto mais que os 8 Mtx ninguem acredita, tem que ver pra crer... Ta ai uma dica, se tiver dinheiro pra investir, os kicker sao uma boa opção, experiencia própria!

interessante cara!!

por acaso, vc já viu os kicker CVR??

é uma série barata q bate absurdo....

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

teh +

interessante cara!!

por acaso, vc já viu os kicker CVR??

é uma série barata q bate absurdo....

abraços

Jah ouvi falar mto bem deles sim, soh ainda nao vih nenhum ligado... tava olhando o preco deles lah no Paraguai atraves da Pioneer International e realmente eh um Excelente custo x beneficio

Preço em U$$

54457 KICK FALANT CVR12-4DVC 800W............. VR12-4........... 92,00

54468 KICK FALANT CVR15-4DVC 1000W............ VR15-4........... 120,00

http://www.pioneerinter.com

Gostaria de ver uma caixinha com 2 desses danadinhos batendo...

Compartilhar este post

Link para o post

Pts eh um desse q eu to pensando em coloca no astra, bridge de um RS 800 pk ele tem entrada de fio (eu acho) e manda 160wrms na bridge deve fica bom ne

eu vo ve no py, se compensa eu vo compra o de 300wrms e liga num modulo melhorzinho :)

Compartilhar este post

Link para o post

Já vi um MTX 4515 istalado no Gol G3 em uma caixa de 69litros e ficou muito forte, o sub tem qualidade e agressividade. O site é WWW.MTX.COM.

Falo...

Compartilhar este post

Link para o post

no astra do meu irmao tinha 2 4512 ligados num mtx 400.4 e tocando muito. Nao esperava tanto desses falantezinhos. Show d bola.

Mas é bem pancada mesmo, nao desce muito como o meu 9500 só pra servir d comparação.

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

[]

Opa cara demorou...

Subzinho toca demais, levei um dos 5512-04 que tenho quase 6 meses em um H-buster 4100 com teóricos 240rms e tocava muito bem, chegou dar 148,7dB em RTA Homologado...

Compartilhar este post

Link para o post
Subzinho toca demais, levei um dos 5512-04 que tenho quase 6 meses em um H-buster 4100 com teóricos 240rms e tocava muito bem, chegou dar 148,7dB em RTA Homologado...

Carai meu vc me empougo agora. Ai veio me indicaram uma caixa de 53L com duto de 4"x23. Qual foi a litragem e duto da sua caixa só pra mim ter uma para comparar. Vou manda teóricos 200wrms somente. Semana que vem vou instala e vê qual que é desse sub.

Compartilhar este post

Link para o post
Carai meu vc me empougo agora. Ai veio me indicaram uma caixa de 53L com duto de 4"x23. Qual foi a litragem e duto da sua caixa só pra mim ter uma para comparar. Vou manda teóricos 200wrms somente. Semana que vem vou instala e vê qual que é desse sub.

Fala Paulo!

Só pra contabilizar... hehehe

To respondendo com mais detalhes no outro tópico!

"Medindo em RTA homologado, com 1 5512-04 em um h-buster 4100 (teóricos 240rms) rendeu 148,7db (Em uma dutada 4"x22cm) com 56L."

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Conforme for o preço do T5500, eu pego um pra min hehehehe

To indo pra riveira esse find se eu acha ele lah com um preçinho legal eu compro hehehehe

Compartilhar este post

Link para o post

To indo pra riveira esse find se eu acha ele lah com um preçinho legal eu compro hehehehe

[¨]

Compartilhar este post

Link para o post

[¨]

Hoje chego o meu 5512. Quando abri a criança vixi O.O fiquei de cara com ele :blink: . Semana que vem ele vai estar batendo na minha orelha.

Compartilhar este post

Link para o post

[¨]

Hoje chego o meu 5512. Quando abri a criança vixi O.O fiquei de cara com ele :blink: . Semana que vem ele vai estar batendo na minha orelha.

É o meu não veio hauhauahuahuahua

Eu rodei por todos free shops q eu vi e não achei nenhum MTX acho q lah eles nen sabem o q é isso huahuahuahauhauha

O unico sub q achei foi um pioneer 306dvc mas no meu projeto ele não entra então nao comprei, ele nao entra por questão das bobina e na loja soh tinha 1.

Compartilhar este post

Link para o post

[¨]

E ai Paulo, novidades?

Colocou o bichinho pra bater?

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

[¨]

E ai Paulo, novidades?

Colocou o bichinho pra bater?

Abraços!

O longboarder esta judiando de mim, não conseguiu entregar o carro hj, mas é melhor assim por que ele capricha mais [¨] . Amanhã depois do trampo vou passar lá pra pega o carro, ai vou poder da um retorno da criança hehe.

Compartilhar este post

Link para o post
É o meu não veio hauhauahuahuahua

Eu rodei por todos free shops q eu vi e não achei nenhum MTX acho q lah eles nen sabem o q é isso huahuahuahauhauha

O unico sub q achei foi um pioneer 306dvc mas no meu projeto ele não entra então nao comprei, ele nao entra por questão das bobina e na loja soh tinha 1.

Ai nando não sabia que em rivieira tinha eletrônicos, pensei que era só bebida e perfume. Cara manda MP pro Wagner "somcuritiba" ele consegue um pra ti com um precinho camarada.

Compartilhar este post

Link para o post

ou! odeio ler esses topicos =\

pqp! uaheuaheaue

eu to aqui, PRESTES A COMPRAR UM L5 de 12" e vejo esses comentários sobre o 5512! =(

alguem me diz ae o que ele pede de litragem numa caixa selada? auhsauhsas

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...