Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

BinhoSPL

Selenium Matador

Recommended Posts

Olá BinhoSPL!

Poderias colocar os volumes de Vb utilizados?

Essas simulações todas, sem exceção, são boomy bass; uma pior que a outra; assim farão os falantes trabalhar em condições desfavoráveis e o som será aquele feito pras caixas de campeonato, com enorme hump e bem desagradável aos ouvidos. Quem será o autor de tais projetos?

Do "matador" poderias nos dar os parâmetros T/S para melhor referência? Essas especificações postadas anteriormente não servem pra simular?

Olá Cebola!

Achas bom com 11dBs de hump em 78hz mais ou menos, e 13 dBs a menos em 50hz?

Saudações,

Paulo Duto.

É Paulo, o cara que compra um "Matador" ele realmente procura "matar" o som do "adversário" nas ruas, então quanto maior o pico entre 60 e 80hz melhor........

Mesmo que para isso a caixa seja de uma nota só. O negócio normalmente é por um par de "matadores" de 15" acompanhados de 4 cornetas e 2 tweeters, o que tbm gera picos e vales imensos na resposta, quando liga o loudness então nem se fala.

Na verdade quase ninguem procura uma resposta plana, a não ser os "audiofilistas carrais" aki do forum........

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como é o esquema pra prender ele na caixa? Será que é igual daqueles JL W7? não tô vendo a furação...ou é só um acabamento que vai por cima? :unsure:

Compartilhar este post

Link para o post
Olá BinhoSPL!

Registrei aqui os parâmetros e depois de muitomexer tirei o Re e deixei o programa calcular e deu 6,6ohms e só aí aceitou no database; logo os parâmetros devem ter sido tirados com as bobinas ligadas em série;

Fiz diversas simulações e não consegui até agora aplainar a curva:

Fica uma curva interessante com 234 litros, fb 21,2hz; só que não dá pra tocar abaixo de 80hz;

Parti pra selada e cheguei a 50 litros, com f3 em 44hz e hump de 1; aí o problema começa em 85hz de onde a potência admissível cai rápido também;

Tentei então 45 litros com fb em 35hz; hump de 4 dBs ao redor de 65hz e f3 em 38hz; acho q vai ser por aí mas dá uma espiada na potência máxima admissível em 55hz (pedal da bateria); a redução ali é drástica.

Boa sorte!

Saudações,

Paulo Duto.

Dei uma brincada e algumas outras configurações e deram parecidas com as suas.....

Pelo visto esse sub parece ser um "STREET BASS EXTREME"...... :P pra fora mesmo.... sem sub grave mesmo......... pois se tentar arrumar isso perde na potencia aplicavel.....

valew

Compartilhar este post

Link para o post
Já q tá simulando tudo hehe

Abraços!

Edit: Pioneer 306 Binho!!!

Fugindo um pouco do topico......

Gostei do 306c.....

306c8dk.gif

Vb de 65,8 litros sintonizado em 30,6

Compartilhar este post

Link para o post
Olá Binho!

É por isso q ele soa agradável aos ouvidos.

No gráfico talvez podias colocar de 1 em 1 dB para visualizar melhor o f3;

Saudações,

Paulo Duto.

Vou arrumar nos proximos.....

O F3 desse esta bem em cima no grafico....... em torno dos 29 hz.....

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Show heim... o de 15" vai mandar bem pra fora...

Bota com o BP pra gente comprarar aí... Já que você já simulou esses =D

Matador de 12 x BP 12 800 (ambos nas caixas recomendadas pelos fabricantes)

Branco: matador 12 - 40 litro - 44,79 hz

Azul: BP 12' 800 - 40 litros - 43,77 hz

Vermelho: BP 12' 800 - 50 litros - 37,55 hz

matbp5ew.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Pelos graficos, o matador vai ser bem pancadão ou é impressão minha? Pelo visto ele não desce tanto, mas parece que não vai decepcionar pra fora.

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz diversas simulações e não consegui até agora aplainar a curva:

Fala Paulo

Acho que essa é a idéia. Veja que o o pico do falante está em torno dos 70-80Hz, região onde está o "punch" o grave que treme os zóio....

A idéia deve ser criar esse efeito mesmo, pois uma resposta plana, para o publico desse tipo de falante é o grave "xoxo" mucho ou seja lá qual apelido é melhor.

De qualquer forma é melhor ter esse pico de forma acústica, por alinhamento de caixa e/ou caracterítica do falante do que por equalização eletrônica.

[]'s Caio Ferrari

Compartilhar este post

Link para o post

Daee rapaziada.... falei com o vendedor da selenium Jandir daki do RS...diz ele q veio pra concorrer com extreme.....levando em conta q é menos da metade do valor do extreme..... e Bobina dupla de 4 Ohm....600 rms......e 204,oo de custooo pra logista! semana q vem ta chegando dois aki na Loja....vou testar eles numa caixa de 60 litros e dois dutor de 4'' por 22,6 cm, em um roadstar digital 1200D .....depois eu relato impreções

Compartilhar este post

Link para o post
Olá Ferrari!

Tu q pediu! Eu tava quieto aqui.

Na pot máx admissível em cx 45 l líq fb35hz: 600wrms pra tocar essa merreca:

50hz = 113,4dBs;

60hz = 114,4dBs;

70hz = 116,0dBs;

80hz = 117,6dBs;

Cruis credo i meus óio tão revirando aqui; faz favor né e fala sério pô;

Também me vem com aquela q animou festa regada a jazz com 8w8A(Bass), sensibilidade de 86dBs, pot 120wrms, tocado quase no limite regulado de 250w, q devem ser os tais de pmpo(potência máxima pra otário). Os véinho devem tá com os óinho revirando até agora. Digamos q ele toque os 86dBs com 128wrms estaria a imensuráveis 104dBs a 1m.

Vamos falar sério e não vamos zombar da inteligência dos foristas.

Saudações,

Paulo Duto.

Quanto sarcasmo! Meu Deus!

Ninguém sabe tudo e vc não é a excessão da regra.

Acho que você se lembra da nossa conversa sobre a potencia máxima admissivel do seu super simulador de caixas acústicas tabajara. Eu te pergunto pela enésima vez, já que você deixou isso em aberto na ultima discussão sobre isso. Você já testou na realidade? Você já viu realmente se o falante começa a bater bobina a partir da potência que o programa dá como máxima?

Lembro que tudo isso começou porque o sub que mandei para vc analizar não trabalhava dentro do xmax @450W

Ainda espero uma caixa de Sub trabalhe dentro do xmax. Quando você conseguir, me avisa que a gente publica no Jornal da AES.

po***, pelo amor de Deus... a gente descutindo sobre o alto-falante e você me vem com grafico de programinha meia boca com SPL limitado pelo deslocamento para tentar provar que o alto falante é uma bosta?! Ah, faça-me o favor! O mundo real é um pouquinho diferente do que essa meia duzia de curva de simulação que você usa para julgar um produto ou um projeto como se fosse a interpretação fiel do mundo real.

O dia que você pegar ele, testar, MEDIR e trouxer aqui e mostrar pra todo mundo que o falante é realmente um lixo, eu calo minha boca e não discuto mais nada. Enquanto isso não acontecer, a minha, a sua e a opnião de todo mundo aqui não vai passar de achismo.

Outra coisa, quanto a mensagem do outro topico a festa não era de Jazz, digo estilo musical Jazz. Era uma escola de dança, onde meninas dançam normalmente música dos mais variados tipos. De qualquer forma, os falantes estavam com 250W RMS CADA um, o que dá 112db por falante. os dois juntos, 115db. Isso sem considerar o alinhamento da caixa que tinha um pico de 2,7db na sua região útil.

Acho que ficou um pouquinho diferente do que você calculou.

Além você não aprendeu que os falantes suportam até 4 vezes a sua potência RMS?

Já que você diz que estuda tanto, que se julga o Sr. dono da verdade, já deveria ter lido um trabalhinho bobo sobre isso que foi apresentado na AES Brazil em 2000 fora as apresentações internacionais feitas nos anos seguintes

Leia um pouquinho....

http://www.studior.com.br/aes2000.pdf

Mas já deu pra perceber que você não esta nem aí para trocar uma idéia. Você sabe tudo, tem sempre a verdade inquestionável em mãos e ponto final. Eu não queria sair do forum pelo mesmo motivo que sai outra vez, por causa de briguinha de criança de 3 serie para ver quem tem o pinto maior. Você questionou a minha mensagem em outro tópico, eu respondi numa boa.

Pergunto: Dá pra ser assim ou não?

Se você for continuar nessas, avise que eu paro por aqui, ok?

Compartilhar este post

Link para o post
Olá Ferrari!

Ferrari tá por baixo ultimamente não é mesmo? Deve ser por causa dos peneus.

Não descobri ainda só por que tu não queres revelar quem é o teu tio mesmo; sei lá se é ele que faz os projetos fora de série lá pra Selenium;

Mas como sou um cara humilde fui lá aprender um pouco sobre essa tal de coisa da AES q falantes aguentam 4 x a potência RMS; acho q foi a Champagne que não me deixou ver isso (não achei);

Mas vi que comentam uma tal de placa de alumínio pra reduzir a temperatura interna do Vb(técnica já usada na Lab horn a bastante tempo) e consequentemente a temperatura ambiente para que o falante trabalhe pelo menos na sombra; deves ter usado isso (placa de alumínio) numa das paredes pra aplicar tamanha desproporcionalidade de potência admissível nos coitados desses falantinhos de 8"; me dei ao trabalho de simulá-los, mas os coitadinhos não tem culpa, de serem submetidos a tamanho castigo (caixa recomendada no site 22 litros fb50hz);

Que esse falante é uma b**** fostes tu que disseste; Seria mais negócio que tu fizesses pra nós burros um projeto e o colocasse aqui no forum para que possamos aprender como fazer tal milagre; tu já ouviste falar em compressão dinâmica; certamente que sim; mas como esse falante é uma excessão ele não tem isso; no próprio site da Selenium consta uma tabela que mostra esses valores de compressão dos falantes, e seria de bom alvitre que desses uma boa pesquisada, antes mesmo de colocar que falantes podem aguentar 4x a potência RMS, pois põem por terra tua afirmativa além de ser inócua tal técnica; isso tocando a 0dB; imagina a +3dBs quanto seria a compressão (tocar a menos com a mesma potência aplicada...);

Mas como sou burro eu já conheço outros meios de fazê-lo mais eficientemente, como foi bem transmitido pelo Sr. Wayne Parham, detalhando toda a técnica no que se refere a sua corneta 12PI, onde aplica técnicas bem mais eficientes no resfriamento do falante, dando-nos livre conhecimento para também usá-las...

O Murilo já tinha comentado comigo que tu é um tal de paraquedista que entrou na Audiolist metendo o bedelho em tudo como se fosse o tal e de tanto apanhar veio aterissar aqui no forum da autosom; acho que vou me dar ao trabalho de ler umas linhas que lá postastes pra trazer pra cá; pelo que me falaram vamos ter diversão;

Ia me esquecendo: -Já inventaram a pólvora hein.

Saudações,

Paulo Duto.

:+1

Compartilhar este post

Link para o post
Olá Ferrari!

Ferrari tá por baixo ultimamente não é mesmo? Deve ser por causa dos peneus.

Não descobri ainda só por que tu não queres revelar quem é o teu tio mesmo; sei lá se é ele que faz os projetos fora de série lá pra Selenium;

Mas como sou um cara humilde fui lá aprender um pouco sobre essa tal de coisa da AES q falantes aguentam 4 x a potência RMS; acho q foi a Champagne que não me deixou ver isso (não achei);

Mas vi que comentam uma tal de placa de alumínio pra reduzir a temperatura interna do Vb(técnica já usada na Lab horn a bastante tempo) e consequentemente a temperatura ambiente para que o falante trabalhe pelo menos na sombra; deves ter usado isso (placa de alumínio) numa das paredes pra aplicar tamanha desproporcionalidade de potência admissível nos coitados desses falantinhos de 8"; me dei ao trabalho de simulá-los, mas os coitadinhos não tem culpa, de serem submetidos a tamanho castigo (caixa recomendada no site 22 litros fb50hz);

Que esse falante é uma b**** fostes tu que disseste; Seria mais negócio que tu fizesses pra nós burros um projeto e o colocasse aqui no forum para que possamos aprender como fazer tal milagre; tu já ouviste falar em compressão dinâmica; certamente que sim; mas como esse falante é uma excessão ele não tem isso; no próprio site da Selenium consta u

ma tabela que mostra esses valores de compressão dos falantes, e seria de bom alvitre que desses uma boa pesquisada, antes mesmo de colocar que falantes podem aguentar 4x a potência RMS, pois põem por terra tua afirmativa além de ser inócua tal técnica; isso tocando a 0dB; imagina a +3dBs quanto seria a compressão (tocar a menos com a mesma potência aplicada...);

Mas como sou burro eu já conheço outros meios de fazê-lo mais eficientemente, como foi bem transmitido pelo Sr. Wayne Parham, detalhando toda a técnica no que se refere a sua corneta 12PI, onde aplica técnicas bem mais eficientes no resfriamento do falante, dando-nos livre conhecimento para também usá-las...

O Murilo já tinha comentado comigo que tu é um tal de paraquedista que entrou na Audiolist metendo o bedelho em tudo como se fosse o tal e de tanto apanhar veio aterissar aqui no forum da autosom; acho que vou me dar ao trabalho de ler umas linhas que lá postastes pra trazer pra cá; pelo que me falaram vamos ter diversão;

Saudações,

Paulo Duto.

Pagina 4 . "Um pouco de prática" Leia lá.

Se não entender, ligue para algum dos caras que fizeram o trabalho, que eles vão dizer exatamente o que te falei.

Outra coisa, quanto à compressão de potência, não considerei pois não tem no manual da série automotiva. De qualquer forma, o som já foi feito e pronto. Não vou ficar tentando te convencer do que eu diz ou deixei de fazer. Principalmente numa guerra, como a que você criou quando opnei sobre a utilização de um mísero alto falante.

Já deu pra perceber que vc quer treta mesmo e acabou. Eu paro por aqui...

Poxa vida, é muito legal saber isso... Gostaria que o murilo viesse aqui comentar também. Quando entrei aqui pela primeira vez ele me recebeu, até me ajudou a ilustrar uns posts, sem problema. É realmente muito estranho que ele tenha falado isso, além do que nunca vi uma mensagem dele no audiolist.

Entrei na AudioList como todo mundo entrou. Sempre postei dúvidas lá e dificilmente respondo alguma coisa. Pode buscar no histórico da lista, minhas respostas são poucas e quando falo bosta, abaixo a cabeça e escuto. Para tentar aprender. Assim como aconteceu numa discussão recente. O Edu silva respondeu, mostrou que eu estava errado e ponto final. Sem sarcasmo, sem alfinetada nem nada disso.

Realmente o clima lá é bastante diferente daqui, até já encontramos pessoas da lista em feiras e tudo mais. Sem problema algum.

Agora, me faça um favor: Não entre na lista. Vai ser horrivel ver mensagens suas desse tipo por lá. Ou até talvez seja divertido também, ter uma pessoa casca grossa como você debatendo algo com certas pessoas lá da lista.....

Em tempo... quando entrei no forum pela primeira vez, recebi diversas MPs e algumas a seu respeito fazendo comentarios não muito agradáveis sobre sua pessoa. Mas diferente de você, não vou citar aqui, pois não quero ficar desmoralizando ninguém na frente dos outros. Cara, já deu pra perceber que a tua idéia aqui é anarquizar, fazer bagunça e já era.

Eu paro... você é o bom, o melhor, o supra sumo! Já que estas aí perto da selenium, vá lá espanque o "meu tio" e vai lá ensinar eles a fazer auto falante, porque o seu WinISD ta mostrando que a curva de potencia por deslocamento dele tá muito baixa.

E quando voce sair da Selenium, vai ate os Estados Unidos, de uma passadinha na JBL pois o alinhamento sugerido por eles para o falante de 15" usado como subwoofer apresenta uma queda de 200W segundo o WinISD em 56Hz. Acho que a JBL tambem nao sabe fazer auto falante. E olha que meu tio nem trabalha la.

Compartilhar este post

Link para o post

Acabei de achar o murilo lá na audiolist.

Entrou em "4 de Mar de 2004"

E eu sou membro, desde 18 de Abr de 2002...

Ué...ué...ué.... Como ele sabe q eu caí da paraquedas lá? :pirou:

Compartilhar este post

Link para o post

Será que eu vou ter que escrever mais um texto meu daqueles enormes, explicando pra vocês dois todas as propriedades mecânicas dos alto falantes, tudo tim tim por tim tim? é isso?

até parece que eu sei...hehe...só pra descontrair...:P:vts

Compartilhar este post

Link para o post

Saudações,

Paulo Duto.

uia!...pólvora!...em falantes :huh: !?...ou ñ pasmafaute ?

Calma ae povo!

Compartilhar este post

Link para o post

agora so falta vim a nova linha panico hauahuaha jason hauahauh

só o q faltava mesmo...hehehe

Gostei tb... :legal:

calma galera com certeza o PÂNICO vai vir quando eles mostrarem o preço :vts

Compartilhar este post

Link para o post
Já q tá simulando tudo hehe

Abraços!

Edit: Pioneer 306 Binho!!!

Fugindo um pouco do topico......

Gostei do 306c.....

306c8dk.gif

Vb de 65,8 litros sintonizado em 30,6

Só uma dúvida binho... vc usou q caixa? a recomendada é 46.7 duto de 3x15,2, não sei se to fazendo errado mais aqui ficou diferente e parecido como gráfico do manual...

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...