Jump to content

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. (17/09/2015)
- Encontro Som de Qualidade em São Paulo/SP domingo  21/Novembro/2021 *****

Sign in to follow this  
Gnomo_Sound77

[DIY] - Troca dos rolamentos do alternador

Recommended Posts

Para remover os rolamentos, é necessário uma prensa hidráulica, ou um "sacador". Como não tenho nenhum dos dois, tenho que apelar para um método grotesco: o esmeril.

dsc011459wq.th.jpg

Fui desbastando o rolamento, até as pistas quebrarem, facilitando a remoção com umas marteladas.

dsc011466yx.th.jpg

dsc011470vt.th.jpg

Aí está o rotor livre dos rolamentos velhos. Uma boa limpeza com estopa e querosene em pequena quantidade é sempre bem vinda. Aproveite para limpar as outras partes.

dsc011489ak.th.jpg

Para colocar o novo rolamento, antes limpe muito bem o eixo, coloque o rolamento na ponta do mesmo e dê umas marteladas indiretas (com um pedaço de madeira entre o rolamento e o martelo), para que ele encaixe no eixo. Após o encaixe, vá martelando com o auxilio de uma ponteira de aço como a da foto, tentando sempre bater na pista central do rolamento (a área que fica em contato com o eixo do rotor). Lembre-se de levar o rolamento até o final do eixo.

dsc011495gz.th.jpg

dsc011516on.jpg

Agora é só montar seguindo o processo inverso ao de desmontagem. Por último encaixe o regulador. É uma boa hora para verificar o estado das escovas e substituir se necessário. Basta um bom ferro de solda.

dsc011535vr.th.jpg

dsc011555iu.th.jpg

Muita atenção na ligação do chicote. Cabo mal-preso ou solto é risco de incendio e/ou alternador queimado.

dsc011545gt.th.jpg

Ignição ligada: Luz da bateria acesa é bom sinal. Sinal de que o alternador está em ordem. Caso não acenda, experimente gigar um pouco o alternador para as escovas assentarem.

É isso ... um alternador em ordem por alguns anos (assim espero). :legal:

- Amigo gostaria de saber sobre meu alternador Uno 95 creio eu que é 60 Amp

du nada energia do carro fica forte e volta ao normal como farois , luz do painel , ventilador ... tudo fica forte em isntantes volta

oque pode ser ?

queria saber se é facil isntala 1 alternador de 120 Amp no uno e qual seria mais indicado se vc sme ajuda vo fica muito grato abrass amigo !