Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Nina SP

Óleo

Recommended Posts

Postado em

Creio que a melhora de desempenho seja psicológica. Já a melhora na durabilidade é nítida.

Filtro de óleo diferente ? Normalmente ele nem encaixa em outro motor. E mesmo que encaixe, só faça esta atrocidade se vc possuir um carro exótico onde é quase impossível cnoseguir o filtro original.

Não invente ... siga o manual ! Use sempre óleos iguais ou superiores ao que consta no mesmo. Veja a classificação API. Se o manual pede óleo "SG" por exemplo, vc pode usar qualquer óleo onde a letra da direita seja igual ou posterior, ex: SG, SH, SJ, SL. Já um óleo SF não serve.

Postado em
Filtro de óleo diferente ? Normalmente ele nem encaixa em outro motor. E mesmo que encaixe, só faça esta atrocidade se vc possuir um carro exótico onde é quase impossível cnoseguir o filtro original.

Não filtro de óleo diferente não, sei que os filtros são padrões para um tipo de carro, mas o óleo eu posso escolher? Ou para carro é um óleo específico?

Postado em

Vc pode escolher a marca, mas a tipo de óleo nem tanto. O índice de viscosidade deve estar de acordo com o manual, e a classificação do tipo de serviço também. Existem algumas montadoras que recomendam até a marca do óleo (como a Fiat que adora o Selénia, que custa 2x mais caro).

Você pode escolher usar óleos "melhores" como os sintéticos, contanto que a classificação API esteja de acordo com o que eu disse no tópico acima.

Outra coisa importante é o período de troca, também de acordo com o manual. Apesar dos óleos sintéticos "durarem" bem mais.

Postado em
E sempre trocar ou posso completar?

O meu carro é um corsa 2003

Troque sempre. Nada de completar. Use sempre um óleo dentro das especificações do fabricante, ou superior. Se puder, a cada troca de óleo, troque também o filtro.

Postado em

Pode completar o óleo sem problema algum. Muitos carros não conseguem rodar 5000km com o mesmo óleo (meu caso). A opção de trocar o óleo com 2000km rodados é ridícula, e a de deixar o motor fundir por falta de óleo, mais ridícula ainda. Ando sempre com um litro de óleo na mala, e completo quando necessário. O importante é não misturar óleos diferentes.

Postado em

cara vc tem um corsinha 2003 e num ta querendo trocar de oleo

vai formar borra dentro do motor e vai travar ai vc vai ver o que e prejuizo

sempre troque oleo e filtro com 5milkm

mas nao quer dizer que vc precisa ver o oleo a cada 5milkm somente, olhe 1 vez a cada 2 semanas o nivel de oleo, muitos motores consomem oleo e ai vai baixando, entao ce estiver baixo compre um oleo ce possivel igual ao que esta no motor e complete, mas mesmo assim troque a cada 5milkm

Postado em

O meu mecânico qdo troquei o óleo da ultima vez disse que podia trocar só daqui 10mil KM, tá certo isso?

Ah e pra eu verificar o óleo tem que ser com o carro frio e de preferência sem dar partida no carro?

Postado em
Leia seu manual. Se diz pra trocar com 10.000km, faça isto. Se diz pra trocar com 20.000km, faça isto, e por aí vai.

Só que no manual, o fabricante não conta com fatores como combustível adulterado...

Eu tocava a cada 5 mil quando era aspirado, agora eu troco a cada 3 mil...

Melhor previnir que remediar né...

Postado em
Só que no manual, o fabricante não conta com fatores como combustível adulterado...

Eu tocava a cada 5 mil quando era aspirado, agora eu troco a cada 3 mil...

Melhor previnir que remediar né...

Claro que conta .... e ainda existe margem de segurança. Se pedem pra trocar com 10.000km, com certeza eles rodaram 30.000 antes de chegar a alguma conclusão. Já o combustível adulterado, não se pode dizer muita coisa .... sai bem mais barato botar combustível de confiança do que reduzir o período de troca de óleo ... mesmo porquê, toda a linha de combustível, óleo, retentores, até escapamento e catalisador são destruidos pelo combustível falsificado :( E existem vários "niveis" de safadeza na adulteração de combustível ... existem aqueles que causam estrago a longo prazo e aqueles onde o carro pára 300m depois de abastecer.

Na minha opinião, neste caso a melhor prevenção é abastecer em postos decentes.

Postado em

Para sua ciencia, meu carro tem exatos 362.347km rodados. Sempre troquei o óleo com aproximados 10.000km. Motor está lacrado, nunca foi aberto, e funciona como novo. Ai embaixo está uma foto dele, seu cupim de ferro.

dsc00161.jpg

Já vi muitos motores abertos..... muitos mesmo. Acho que esta discussão vc não poderá ter comigo, pois vc estará se expondo ao ridículo. Tenho o mesmo carro desde 1992, troco o óleo com pelo menos 8000km, chegando no máximo a 15.000, sendo que o manual recomenda a troca com 10.000. Ninguem além de mim mexe no meu carro, incluído aí pintura, mecânica, suspensão, etc. Nestas 3 viradas de velocímetro, o motor aumentou o consumo de óleo pelos retentores de válvulas, mas nada além disto. Sempre utilizei óleo mineral da Lubrax, Esso ou Texaco, com a melhor classificação API possível (atualmente SL), e troco o filtro a cada troca (em casa mesmo, pois como já disse, ninguém além de mim mexe no meu carro).

Postado em

Qto a gasolina abasteço sempre no msm lugar...

Então o óleo vou trocar a cada 7mil KM, no manual está falando que é pra trocar com 10mil KM, e depois outra 4 litros de óleo pra 7mil Km é pouco, fica ruim logo, não é?

Postado em
Qto a gasolina abasteço sempre no msm lugar...

Então o óleo vou trocar a cada 7mil KM, no manual está falando que é pra trocar com 10mil KM, e depois outra 4 litros de óleo pra 7mil Km é pouco, fica ruim logo, não é?

Fica não .. meu motor usa 3,5L . Se seu manual pede 10.000, troca com 7500 está ótimo, boa margem de segurança. Mas lembre-se de utilizar óleo de boa qualidade ! Isto é de extrema imporância. Nada de óleos de marcas esquisitas. Use de prefeência óleo com classificação API SL.

Postado em

Alguém aqui está falando de carros preparados ? A pergunta foi pra um Corsa 2003 original.

Obviamente em carros preparados a história muda completamente.

Postado em
Alguém aqui está falando de carros preparados ? A pergunta foi pra um Corsa 2003 original.

Obviamente em carros preparados a história muda completamente.

aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa taaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Postado em

faz isso em marea 2.0 20v e troca a cadas 10milkm ahahahahahhaha

cupim de ferro ahahahahahhahaha

por isso tem tantos carros parados na rua por causa de travamento porque num trocou oleo qdo precisava e sim qdo o manual mandava

Postado em

pra mim num carro original , se o oleo é pra 10K eu troco com 10 K ,5K troco com 5K e assim por diante nem mais nem menos, agora se o carro é preparado é bom usar um oleo para carros preparados , e a quilometragem recomendado pelo oleo , é o que eu acho!!!

Postado em
faz isso em marea 2.0 20v e troca a cadas 10milkm ahahahahahhaha

cupim de ferro ahahahahahhahaha

por isso tem tantos carros parados na rua por causa de travamento porque num trocou oleo qdo precisava e sim qdo o manual mandava

Já terminou de catar os pedaços do seu motor ? .... cupim de ferro ?

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...