Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

capa

Bi-Wiring. O que é?

Recommended Posts

Estava olhando o manual da caixa Infinity Beta 40,50 e encontrei uma parte que fala sobre a ligação bi-wiring.

Segue um print do manual:

bi2kd.jpg

Esse ligação serve para ligar 2 canais do receiver em uma caixa apenas?

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode ser usado dois canais para uma caixa ou o mesmo canal com dois pares de cabos para a caixa.

Normalmente o som melhora quando se usa o biwiring pois o retorno do sinal dos graves e agudos nao se misturam.

Pode-se ainda tentar melhorar mais o som usando cabos de diametros diferentes para o grave e agudo.

Tem uma materia (em ingles) sobre biwiring no seguinte link:

http://www.whathifi.com/newsMainTemplate.a...newssectionID=3

Compartilhar este post

Link para o post

Basicamente: nem sempre o melhor cabo para as frequencias mais baixas é o melhor cabo para para as frequencias mais altas.

E nem sempre o melhor amp para as frequencias mais altas é o melhor amp para as frequencias mais baixas.

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu Robertoy e Crasher...

Tenho mais uma duvida. Uma das vantagens do biwiring não seria de usar dois canais para a caixa em vez de um? assim a caixa recebe mais potencia?

No texto que o Roberto postou diz que usam um cabo com maior diametro para o grave,medio grave e um de menor para medio agudo e agudo.

Muita gente usam cabos com 4 condutores internos para fazer bi-wiring,ex:4X2,5mm.

O diametro é o mesmo para o grave e agudo,e dizem que faz diferença. Procede?

Estou pensando em usar esse com 4 condutores e depois comprar um melhor...

Compartilhar este post

Link para o post
Valeu Robertoy e Crasher...

Tenho mais uma duvida. Uma das vantagens do biwiring não seria de usar dois canais para a caixa em vez de um? assim a caixa recebe mais potencia?

No texto que o Roberto postou diz que usam um cabo com maior diametro para o grave,medio grave e um de menor para medio agudo e agudo.

Muita gente usam cabos com 4 condutores internos para fazer bi-wiring,ex:4X2,5mm.

O diametro é o mesmo para o grave e agudo,e dizem que faz diferença. Procede?

Estou pensando em usar esse com 4 condutores e depois comprar um melhor...

Acho que a potencia nao mudaria com o uso do bi-wiring, a nao ser que use um amplificador mais potente para um dos pares de cabos. Se usar dois pares no mesmo amp. a potencia fica a mesma.

O uso de cabos do mesmo diametro ja traz alguma diferenca. A diferenciacao dos diametros dos cabos pode trazer mais beneficios, mas para isso, voce precisa testar os varios diametros que existem. O resultado varia muito conforme o amp. e as caixas.

Diametro mais grosso para o grave e fino para o agudo eh um tipo de padrao que o pessoal atinge quando consegue uma boa setagem. Isso nao quer dizer que os seus equipamentos tambem terao a melhor performance com isso, mas jah eh um bom indicativo.

Esse cabo com 4 condutores eh um bom ponto de partida. Se conseguir perceber a diferenca, mais tarde voce pode tentar melhorar com o uso de cabos de diametros diferentes.

Sua caixa deve ter um tipo de plaquinha ligando os conectores, nao se esqueca de tira-la, senao o uso do bi-wiring nao fara diferenca.

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, essa da bitola eu não conheço.

Tanto que o melhor cabo de falante que eu conheço, tem 18mm!

É ele para tweeter, para mid, sub...

A grande sacada ao meu ver são cabos com caracteristicas diferentes.

Indutancia, capacitancia, resistencia, tipo de material, de dielétrico e por ai vai...

No caso, os cabos ''duplos'', ou seja, com 4 condutores internos identicos(2 pares), servem para usar biamplificação.

2 canais para cada caixa.

Apenas facilita o trabalho e ocupa menos espaço. Afinal, é mais fácil passar um cabo do que 2...

Mas isso não implica em receber mais potência.

Se os crossovers passivos continuam lá, a coisa continua a mesma.

Compartilhar este post

Link para o post

Existem quem duvida muito que estas diferenças seriam audiveis (e pesquisas e testes mostram que muitas vezes ñ são).

Sem entrar em detalhes mas só para acrescentar o ponto de vista.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...