Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Dereg

Chegou O Meu Visteon Vfr-130x! (12/08) -fotos-

Recommended Posts

10L dutado prum mid de 5"? pra que? pra ver qtos segundos dura a bobina dele?

sem contar q se vc abusar em descer demais no mid ele perde na parte de cima (desce demais sobe de menos) e o risco de embola aumenta muito.

mais vale vc ter 45hz muito bem tocados na frente do que 20hz embolando de 30-80hz...

vc tem os ts desse mid? ou alguma referencia? senao o ideal seria fazer uma caixa máxima (tipo essa de 10L ) sintonizar, e testar, e ir diminuindo (com isopor por exemplo) até adequar a um resultado agradavel, é um 1/2 DIY, dae leva pro profissional e pede: quero um pesinho/doorpod de X L com duto de Xcm.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Diaphragm mass (Mmd): 7.0 g

Suspension compliance (Cms): 0.619 mm / N

Suspension resistance (Rms): 0.61 kg / s

Radiating area (Sd): 121.0 cm2

Motor force factor (Bl): 4.89 N / Amp

Voice coil resistance (Re): 3.48 Ohms

Equivalent radius (Rad): 6.21 cm

Moving mass (Mms): 7.7 g

Resonance frequency (Fs): 72.8 Hz

F1: 53.3 Hz

F2: 97.3 Hz

Impedance at Fs: 37.64 Ohms

Qe: 0.51

Qm: 5.80

Qt: 0.47

Vas: 12.26 litres

Cas: 9.063E-0008 m5 / N

Ras: 4165 kg / s m2

Mas: 52.8 g / m2

Mas - air load: 47.7 g / m2

Cmes: 322.99 uF

Res: 39.26 Ohms

Lces: 14.82 mH

Averaged test Voltage: 1.04 Vrms

Fs with added mass (3.00 g): 61.75 Hz

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que o Diana tá no Guiness então.

Compartilhar este post

Link para o post

Uahahahahahahahahahahahahaha!

E você também, né Crasher?

Usava botas né?

Compartilhar este post

Link para o post
Uahahahahahahahahahahahahaha!

E você também, né Crasher?

Usava botas né?

Sim, usava. Era um pezinho dutado que beirava os 10L, com sintonia láááááááá embaixo.

Citei o Diana pois ele usou mid de 5'' em pezinhos desse nipe(11L, sintonia lá embaixo tb) por MUITO tempo.

Nunca tendo tido nenhum tipo de problema.

Eu também não tive problemas.

E eu escutava musica num volume considerável hein.

O Marcelo já era mais cuidadoso, mas sempre que eu tinha o privilégio de escutar o sistema dele, não resistia e dava um ''gás'' no stereo.

Sem problema nenhum.

Compartilhar este post

Link para o post

comparando um vifa ou o branquinho com um mid altamente comercial....

tb já vi muito mid fritado por conta disso, sem contar q descer lá embaixo usando Fullrange a partir de 200,300hz é uma coisa.

outra completamente diferente é fazer isso com tweeters que começam a se revelar com 3khz.

sem contar o fator de em qual volme se ouve, pois com full geralmente se usa uma potencia menor e o mid/sub acompanha a potencia menor.

Compartilhar este post

Link para o post

comparando um vifa ou o branquinho com um mid altamente comercial....

tb já vi muito mid fritado por conta disso, sem contar q descer lá embaixo usando Fullrange a partir de 200,300hz é uma coisa.

outra completamente diferente é fazer isso com tweeters que começam a se revelar com 3khz.

sem contar o fator de em qual volme se ouve, pois com full geralmente se usa uma potencia menor e o mid/sub acompanha a potencia menor.

:+1

I agree!

Compartilhar este post

Link para o post

Não podemos deixar de lembrar pq os mids desciam tanto... é pq eles não precisavam subir tanto tb, né? ;)

Um sistema com full é bem diferente de um sistema com tweeters...

Compartilhar este post

Link para o post

Então, com esse meu Visteon, em quantos Hz devo cortá-lo?

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com o que foi dito, no caso dos branquinhos.

Considerações:

1) O Vifa subia frequencia.

2) Ninguém nunca ficou com muita frescura com potência. Eu usava 100W rms, o Marcelo já usou 100W, 110W e na ultima configuração tava mandando 150W rms.

150W rms é coisa que poucos aqui sequer tentam, mesmo em pezinho selado visando controle extremo do falante.

3) Papito/Marco, garanto p/ vcs que dá para fazer subir e descer. Só ver algumas caixas residenciais com mid de 5". A maioria tem entre 7 e 11 litros, dutado.

Várias vezes já colocamos a B&W 600S3 do Mogar no assoalho, e dava um gravão superior ao dos branquinhos. Isso na caixa original, com sintonia ñ tão baixa como os pezinhos da galera e com gabinete original Ñ mto travado. Descia pouquissima coisa menos(irrelevante praticamente) mas de resto era surra, mais SPL, mais dinamica, mais musical...

E subia frequencia perfeitamente. Mid performático mesmo. Sem ressalvas.

''Ah mas olha de que caixa vc tá falando tb!'', tudo bem, concordo.

Mas dá para fazer isso com mids ''normais'' tb.

Os Vifa msm, ñ custam nenhum absurdo, descem bem e sobem bem.

Acho que os que pertenciam ao Diana estão até para vender no ML.

300 e poucos reais.

Arruma um tweeter bacaninha p/ tocar junto, e tá feito o sisteminha.

E tem mais trocentos importados, de baixo custo, que oferecem essa possibilidade.

Nacional já é mais dificil, mas tem muita coisa que a galera ainda não testou.

Não duvido uma hora ae alguém encontrar um desses mids ''virtuosos'' no mercado nacional.

Compartilhar este post

Link para o post

se fosse tao simples assim :)

só levando em conta "os testes da galera" qto $$ e tempo de investimento e pesquiza? tempo custa... e caro, o sony branquinho por exemplo era barato, mas até se chegar a ele, um certo tempo e $$ foi gasto.

arrumar um tw, fazer o crossover, eliminar os picos, casar a faixa de transição... vai longe, não que o resultado não possa ficar bom, muito pelo contrario, mas a um custo alto, que as vezes faz remeter ao "poe logo esse kit ai e pronto".

Sobre as caixas o pensamento esta correto, e sempre lembrando que é uma puta caixa hi-fi entre as melhores do mercado e tem seu preço.

a respeito da potencia, 100w a 4ohms num mid 8ohms... 50w isso no talo tirando tudo (seu amp era o clean né?) pois bem, no caso do vifa em certo momento era o Flat, a 8ohms cerca de 60w no talo? E o marcelo por exemplo nunca abusava do volume (ao menos na frente da galera, pois tenho ca que ele dava umas RAVE no vectra..kkk).

--

Dereg, esses parametros são do kit de 5"??? pq me parecem de um de 6".

Compartilhar este post

Link para o post
se fosse tao simples assim :)

só levando em conta "os testes da galera" qto $$ e tempo de investimento e pesquiza? tempo custa... e caro, o sony branquinho por exemplo era barato, mas até se chegar a ele, um certo tempo e $$ foi gasto.

arrumar um tw, fazer o crossover, eliminar os picos, casar a faixa de transição... vai longe, não que o resultado não possa ficar bom, muito pelo contrario, mas a um custo alto, que as vezes faz remeter ao "poe logo esse kit ai e pronto".

Sobre as caixas o pensamento esta correto, e sempre lembrando que é uma puta caixa hi-fi entre as melhores do mercado e tem seu preço.

a respeito da potencia, 100w a 4ohms num mid 8ohms... 50w isso no talo tirando tudo (seu amp era o clean né?) pois bem, no caso do vifa em certo momento era o Flat, a 8ohms cerca de 60w no talo? E o marcelo por exemplo nunca abusava do volume (ao menos na frente da galera, pois tenho ca que ele dava umas RAVE no vectra..kkk).

Bom, pesquisar ainda é de graça no Brasil.

Crossover não é bicho de 7 cabeças.

Casar midbass com tweeter tb não é.

É tudo possivel, basta querer.

ps. o Vifa é 8ohms, o Sony não. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

mas pra comprar 3,4 midbass de 30,00 vc gasta né? e gasta tempo pra ir "caçar" os ditos...e mais tempo pra testar em diversas caixas e alinhamentos... isso tudo tem custo.

que muitas vezes o pretendente a SQ não pretende esperar.

o sony é 6ohms né....

Compartilhar este post

Link para o post
Dereg, esses parametros são do kit de 5"??? pq me parecem de um de 6".

Sim, de 5.25".

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tava querendo por o Visteon 6x9 atrás, mas é impossível achar ele.

To pensando então em por 2 kits de 6" no carro! Oq acham?

O problema é que meu tampão já tem buracos 6x9... Oq eu faço?!?

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...