Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Abreu

Botei manta asfaltica na porta!

Recommended Posts

:rolleyes:

Porta de Golf é uma beleza. Bem acabada e com ótima acústica.

:vts

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
rigorosamente perfeita a porta não é não (nenhuma é), e tem muita coisa que treme ali dentro sim. MASSS...

quem nunca ouviu sempre se surpreende.

O problema é aquela máquina do vidro desgraçada.... pior que não tem como fazer as engrenagens não vibrarem.

Compartilhar este post

Link para o post
rigorosamente perfeita a porta não é não (nenhuma é), e tem muita coisa que treme ali dentro sim. MASSS...

O problema é aquela máquina do vidro desgraçada.... pior que não tem como fazer as engrenagens não vibrarem.

:blink::blink:

vai ver meus ouvidos nao sao bem apurados..... mas nao treme nada ali nao! :lol:

mas eu nao vejo qq a manta iria fazer de benefico ali..... o reforço da lata seria praticamente zero, e se a unica coisa q treme e a engrenagens dos vidros, isso a manta nao tira!

agora, esse lance de ruidos externos eu ja nao sei... mas pelos vidros passariam bem mais!

aaaaaaaaaaaa... num sei!

Compartilhar este post

Link para o post

vai ver meus ouvidos nao sao bem apurados..... mas nao treme nada ali nao! :lol:

mas eu nao vejo qq a manta iria fazer de benefico ali..... o reforço da lata seria praticamente zero, e se a unica coisa q treme e a engrenagens dos vidros, isso a manta nao tira!

agora, esse lance de ruidos externos eu ja nao sei... mas pelos vidros passariam bem mais!

aaaaaaaaaaaa... num sei!

TREME SIM! Dá um ruído na região dos 33khz :lol: . Vai ver que meu carro já ta véio, mas quando tinha o mid na porta fazia barulho da máquino do vidro.

Compartilhar este post

Link para o post

aaaaaaaaaaaa... num sei!

TREME SIM! Dá um ruído na região dos 33khz :lol: . Vai ver que meu carro já ta véio, mas quando tinha o mid na porta fazia barulho da máquino do vidro.

Não tem como cobrir a máquina com algumas camadas de manta para isolar o barulho?

Compartilhar este post

Link para o post

aaaaaaaaaaaa... num sei!

Auhauhaa, acho que tá na hora do trocar a porta do seu golf Gui JOTA ESSE...

O da minha irmã 2001/2001 tb não treme nada. Nada mesmo.

E nossa, quem entra nele pergunta se tem algum sub-woofer na mala...

Abraços...

Compartilhar este post

Link para o post

aaaaaaaaaaaa... num sei!

Auhauhaa, acho que tá na hora do trocar a porta do seu golf Gui JOTA ESSE...

O da minha irmã 2001/2001 tb não treme nada. Nada mesmo.

E nossa, quem entra nele pergunta se tem algum sub-woofer na mala...

Abraços...

Bom, também não é aquele barulho insuportável... mas tem uns barulhinhos chatos quando o mid ta tocando na porta, isso é fato. Coloca um contrabaixo acústico tocando forte no extremo esquerdo/direito, com o midbass descendo forte até 50hz como meu HEX fazia que você vai ouvir bastante ruído!

O grave dos kits originais do Golf "batem" forte mesmo... mas só com o fader no 0. Se passar tudo pra frente, some.

Compartilhar este post

Link para o post

Treme BEM.

Coloca a georgia on my mind do cd da TBM, credo. Até o vidro, quando aberto, parece que vai estilhaçar...

Compartilhar este post

Link para o post
Treme BEM.

Coloca a georgia on my mind do cd da TBM, credo. Até o vidro, quando aberto, parece que vai estilhaçar...

É exatamente essa música que eu estou pensando.

Compartilhar este post

Link para o post
Treme BEM.

É exatamente essa música que eu estou pensando.

Pra quem não tiver, pode ser a All or nothing at all da DK também, paris.

Compartilhar este post

Link para o post

georgia on my mind faz o DUTO da minha KEF residencial soprar, isso pq é uma caixa com toda uma marca por trás, um projeto bem pensado, etc. imagine o que não faz com um mero midzinho numa mera portinha de carro...

vamos aos problemas? a lata externa ressona muito, mesmo com corte alto. duas camadas de manta ajudam, mas não resolvem. a lata interna ressona menos, por causa do formato e do fato de não ser lisa, mas depois da aplicação de manta na parte externa, dá pra notar o quanto ela também "toca". a porta não é rigorosamente selada, vaza muito ar pelas borrachas de inspeção do vidro e pelos buracos onde entram as travas do forro. as engrenagens e o FIO dos apoios do vidro elétrico ressonam, as guias do fio ressonam, isso pro lado de fora da lata interna, pro lado de dentro é a máquina do vidro e o chicote que sacolejam. o grupo da maçaneta/trava elétrica, quando não bem ancorado e interfaceado com espuma nessa lata de dentro, vibra e ressona até com o carro em movimento. o forro da porta é ridículo, o meu tá com algumas camadas de manta autoadesiva e uma lata de 3M Underseal em cada um e também vibra com gosto. a trama da grade do falante é fechada demais pra deixar passar pressão como deveria, e por fim, perde-se bastante pressão pela guia superior do vidro (aquela borracha que limpa o vidro por dentro e por fora), só quem já ouviu aquilo lá peidando sabe.

são quase três anos com o carro, tentando fazer tocar direito, uma boa grana investida em vários paliativos e a bagaça não toca que nem pezinho.

pronto, falei.

Compartilhar este post

Link para o post
georgia on my mind faz o DUTO da minha KEF residencial soprar, isso pq é uma caixa com toda uma marca por trás, um projeto bem pensado, etc. imagine o que não faz com um mero midzinho numa mera portinha de carro...

vamos aos problemas? a lata externa ressona muito, mesmo com corte alto. duas camadas de manta ajudam, mas não resolvem. a lata interna ressona menos, por causa do formato e do fato de não ser lisa, mas depois da aplicação de manta na parte externa, dá pra notar o quanto ela também "toca". a porta não é rigorosamente selada, vaza muito ar pelas borrachas de inspeção do vidro e pelos buracos onde entram as travas do forro. as engrenagens e o FIO dos apoios do vidro elétrico ressonam, as guias do fio ressonam, isso pro lado de fora da lata interna, pro lado de dentro é a máquina do vidro e o chicote que sacolejam. o grupo da maçaneta/trava elétrica, quando não bem ancorado e interfaceado com espuma nessa lata de dentro, vibra e ressona até com o carro em movimento. o forro da porta é ridículo, o meu tá com algumas camadas de manta autoadesiva e uma lata de 3M Underseal em cada um e também vibra com gosto. a trama da grade do falante é fechada demais pra deixar passar pressão como deveria, e por fim, perde-se bastante pressão pela guia superior do vidro (aquela borracha que limpa o vidro por dentro e por fora), só quem já ouviu aquilo lá peidando sabe.

são quase três anos com o carro, tentando fazer tocar direito, uma boa grana investida em vários paliativos e a bagaça não toca que nem pezinho.

pronto, falei.

Ray Charles?

Nossa, aqui toca normal...

Nem no Focus tenho problemas com ela... Mas tb não tenho nada abaixo de 60Hz na parte da frente...

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

né o ray não, é uma mulher no meio, baixo acústico na esquerda e uma ES-335 num amp Fender na direita. não sei o nome dela, tiba, compareça.

Compartilhar este post

Link para o post

Após ler tantos posts alentadores sobre os benefícios de se aplicar manta nas portas, já me decidi a respeito: tô fora dessa...!

Nenhum depoimento afirmando que o procedimento resultou em sensíveis ganhos em qualidade sonora...

Aliás, dá para concluir que esse lance de porta é uma Caixa de Pandora... Vale a pena mexer...? Ou melhor deixar quieto?

Abraços,

Paulo

Compartilhar este post

Link para o post

Como o Tiba falou, Georgia On My Mind (TBM Records / Japão), não tem nada a ver com Ray Charles. É um Jazz, com poucos instrumentos. Essa música tem um contrabaixo muito presente no extremo esquerdo. Tem que tomar cuidado para não ouvir com o volume muito alto, e excursionar demais o mid.

Abreu, você sempre acha que se não acontece no seu carro, é pq é impossível e não acontece em lugar algum no mundo né? Com grave forte como nessa música, a porta facilmente canta junto com o contrabaixo. Tb não adianta tentar ouvir a porta vibrar com batida de bumbo de bateria.... o grave do contrabaixo é bem mais intenso para fazer isso.

Compartilhar este post

Link para o post

entre gastar R$ 250 a R$ 300 pra fazer uma porta aproveitar 75% do que um falante pode tocar e R$ 400 pra botar o falante num pezinho, que o aproveite 100%, EU euzinho myself eu mesmo gastaria direto os 400 (e é o que deveria ter feito já desde o princípio).

Compartilhar este post

Link para o post
Como o Tiba falou, Georgia On My Mind (TBM Records / Japão), não tem nada a ver com Ray Charles. É um Jazz, com poucos instrumentos. Essa música tem um contrabaixo muito presente no extremo esquerdo. Tem que tomar cuidado para não ouvir com o volume muito alto, e excursionar demais o mid.

Abreu, você sempre acha que se não acontece no seu carro, é pq é impossível e não acontece em lugar algum no mundo né? Com grave forte como nessa música, a porta facilmente canta junto com o contrabaixo. Tb não adianta tentar ouvir a porta vibrar com batida de bumbo de bateria.... o grave do contrabaixo é bem mais intenso para fazer isso.

Não disse isso GUI JOTA ESSE...

Pensei que fosse a musica d Ray Charles... Essa escuto normalmente sem problemas. E meu carro não é um Golf, mas sim um Focus, que tem uma porta horrivel. Estou lutando para conseguir melhora-la, mas está dificil. O posicionamento é muito bom, mas a acustica não existe.

Eu uso pezinho, mas tambem uso a porta. Uso 4 mid-bass na frente.

Agora estou com um pezinho de cerca de 6L, mas estou terminando de cobrir o de 12L para usar meu mid-bass Sony 6".

Tambem estou em busca de um melhor mid-bass para ser usado em minha porta. Um mais "macio", com um maior Xmax e QTS mais baixo. Estou "namorando" um Fosgate FNQ-1406... Um mid-bass antigo da Fosgate, mas que surpreendeu muita gente com sua qualidade. Estou tentando conseguir um em bom estado...

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Como que é essa porta ? É muito vazada? Ou não tem espaço nenhum lá dentro?

Compartilhar este post

Link para o post

Tbm coloquei manta nas portas a um ano atrás, mais ou menos.

Melhora no aspecto da vibração da porta, etc. Mas não acho que se compare a um pézinho.

Colocar pézinho tem o lance da caixa ficar a mostra e à mercê do salto fino dos sapatos das nossas amadas namoradas...

Acho que cada um tem sua vantagem, mas não há dúvidas da melhora com manta nas portas, o problema eh que a melhora não é absurda como quando coloca-se o mid no pézinho.

abraços

Compartilhar este post

Link para o post
entre gastar R$ 250 a R$ 300 pra fazer uma porta aproveitar 75% do que um falante pode tocar e R$ 400 pra botar o falante num pezinho, que o aproveite 100%, EU euzinho myself eu mesmo gastaria direto os 400 (e é o que deveria ter feito já desde o princípio).

Putz!

Os comentarios feitos neste topico me preocupam demais. Estou para montar meu sistema na semana que vem e a ideia inicial era colocar os mb de 6' de um kit mb quart reference nas portas tratadas... o carro é o Polo novo. Achava (por comentarios) que conseguiria descer até uns 50Hz com consistencia...

Pelo que to lendo o tratamento ajuda mas não faz os mb responderem BEM até esses 50Hz nao certo??

A preocupação eh que esses mbs de 6' do reference me parecem foram feitos para porta e seria necessario um pezinho com litragem bem alta, nem tenho ideia (se alguem tem por favor poderia me informar?).

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, depois de ficar um longo tempo com o Diamond HEX na porta do Golf com e sem manta, e agora com o mesmo um longo tempo em pezinhos selados de 10L (recomendados pela própria Diamond) vou postar minhas impressões:

O parâmetro Qts do falante, indica se ele vai tocar melhor numa porta (free air) ou em pezinhos. Um Qts acima de 0,45 já indica que o falante toca melhor em free air. Depois do Fs do falante, vai ter um roll-off na resposta de frequência, isso é fato. Então tb não adianta pegar um mid com Fs de 60-80hz e querer que ele desça plano até 40hz, pq você vai estar forçando o coitado e na grande maioria das vezes vai prejudicar a resposta dos médios.

Quando eu usava o HEX (Qts 0.53 se não me engano) na porta do Golf sem ser tratada, ele já descia tranquilamente até 50hz, segundo o RTA. Depois que eu coloquei a manta, melhorou um pouco os graves, mas não passei RTA para saber o quanto melhorou. Então, finalmente fiz um pezinho de 10L selado recomendado pela Diamond (na verdade eles recomendam free-air, mas eu insisti em um pezinho fechado). No pezinho selado, o midbass desceu mais... segundo o RTA, 30hz tranquilo. Porém, eu tive a impressão de que o som perdeu um pouco de corpo, ficou um pouco "pequeno", apesar de ter ganho detalhamento com o mid direcionado (antes ele ficava meio escondido dentro da porta). Esses 10L ainda são pouco para um médio de 6'', e esgana um pouco o dito cujo. O que eu queria tentar, mas não tentei, era um pezinho totalmente aberto, com o mid direcionado. Na verdade isso seria apenas um baffle, com alguma espuma/tratamento atrás do mid para evitar cancelamento. Essa configuração o engenheiro da Diamond aprovava.

Então, se eu estivesse com um kit novo agora, recomendado para free-air/infinite baffle como o Mb Quart/Diamond/Focal e 99,99% dos kits automotivos de 6''+, eu tentaria um baffle no chão com tratamento para os possíveis cancelamentos. Ou então o mid na porta mesmo, mas com um pouco de direcionamento e sem deixar o forro na frente, ou aquelas telas de plástico terríveis que acabam com a dispersão. O queeu já vi bastante em fotos tb, é o instalador aplicar resina e fibra de vidro no forro da porta do Golf, reforçando o mesmo para não vibrar e fazer barulho. Para mid de 5'', fica bem mais fácil fazer um pezinho, pq geralmente o Qts é bem mais baixo...

No Japão (onde as coisas acontecem) quase não há pezinhos. Os instaladores usam apenas equipamentos automotivos (99% das vezes) e colocam os mids nas portas.

acho que é isso, cansei de escrever...

Compartilhar este post

Link para o post
Como que é essa porta ? É muito vazada? Ou não tem espaço nenhum lá dentro?

Muitissimo vazada. Praticamente completamente aberta.

O espaço é ótimo, cabe um mid-bass bem profundo.

Usei a manta tampando todos esses buracos, como uma tampa vedando toda a porta. Sim, melhorou, mas não o suficiente.

Atribuo parte desse resultado ao mid-bass, que não é lá grande coisa.

Mas estou ai, em busca de um bom mid-bass.

O pezinho fica pronto em breve, vamos ver o Sony como vai se comportar.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

interessante... então essa lenda de q pezinhos são perfeito e numa porta não se aproveita muito bem o MID não é bem como alguns dizem.... é TUDO RELATIVO!

Compartilhar este post

Link para o post
interessante... então essa lenda de q pezinhos são perfeito e numa porta não se aproveita muito bem o MID não é bem como alguns dizem.... é TUDO RELATIVO!

Estive lendo muito, trocando ideias e duvidas com o pessoal do forum para montar meu set, e cheguei conclusão que é por isso que o pessoal aqui fala muito que a instalação é tão importante quanto os equipos.

Nesta hora vale muito a experiencia e conhecimento do instalador, pq ai será possivel fazer um determinado equipo render perto ou todo seu potencial.

Vlw Guijs, por passar ai sua experiencia com sets diferentes.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...