Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

XSound

Ajuda para definir cortes do crossover passivo

Recommended Posts

Bom pessoal,

Acabei de comprar o que faltava para completar meu estéreo. Agora estou em fase final do doorpod e jah estou querendo ver as configs de um crossover para o setup.

O doorpod vai ter algo entre 5 e 8 litros, soh terminando ele para ter certeza, mas o mid da selenium 6MB2 vai nesse door pod e o tweeter vai sobre o painel.

Queria saber de vcs qual seria um bom ponto de corte entre eles?

1.5Khz é o que o cross original do 1tw1 corta, mas dizem que o cross dele eh muito ruim e q naum eh o "ideal" para ele.

O q seria um bom ponto de corte? 3.5Khz?

Quais seriam os componentes para montar o cross para estes equips?

Vlw galera!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse mid responde bem as frequencias mais altas?

Se responder, 3.5K 12dB/8a resolve.

O que vc vai precisar? De um indutor(bobina) e de um capacitor.

Compartilhar este post

Link para o post

Crasher, este mid responde bem, to com ele em testes no meu quarto numa dutada de 18 litros e ele fala razoavelmente bem, acredito que no doorpod selada vai dar uma leve melhorada em frequencias mais altas.

Acho q eu expressei mal ae.. eu sei q preciso de bobina e de capacitor mas se possível gostaria de indicação do valor da bobina e do capacitor para ter os cortes que eu to querendo e como ficaria a ligação.

Ah, eu li alguma coisa sobre 1ª ordem, 2ª ordem... de crossover, qual a diferença?? é apenas a atenuação que muda ou a ligação tbm é diferente?

Compartilhar este post

Link para o post

Crasher, este mid responde bem, to com ele em testes no meu quarto numa dutada de 18 litros e ele fala razoavelmente bem, acredito que no doorpod selada vai dar uma leve melhorada em frequencias mais altas.

Acho q eu expressei mal ae.. eu sei q preciso de bobina e de capacitor mas se possível gostaria de indicação do valor da bobina e do capacitor para ter os cortes que eu to querendo e como ficaria a ligação.

Ah, eu li alguma coisa sobre 1ª ordem, 2ª ordem... de crossover, qual a diferença?? é apenas a atenuação que muda ou a ligação tbm é diferente?

Sim, muda a montagem da parada.

Dá um olhada aqui que com ctza resolve o seu problema: (simula o Bessel)

http://ccs.exl.info/calc_cr.html

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, muda a montagem da parada.

Dá um olhada aqui que com ctza resolve o seu problema: (simula o Bessel)

http://ccs.exl.info/calc_cr.html

Muito bom este site Crasher, valeu mesmo cara.

Vou ver isso ai.

:legal:

EDIT: Bmo, tava lendo lah sobre phase shift de 180º.. isso significa que vou ter inversão de fase pelo q entendi... Isso faz mudar alguma coisa na ligação ou é normal?

Pois quando jah vi cross para 3 vias onde o mid range tinha fase invertida do restante do conjunto, como funciona para o 2 vias?

EDIT2:

Outra coisa, o capacitor tem q ser despolarizado?

Compartilhar este post

Link para o post

Ae XSound, desculpa atrapalhar o tópico mas vou pegar o embalo pra sanar uma dúvida. A Rede Zobel apenas modifica as extremidades da curva de impedância ou modifica a curva inteira, aumentando ou diminuindo a impedância mínima (a divulgada pelo fabricante)?

Compartilhar este post

Link para o post
Ae XSound, desculpa atrapalhar o tópico mas vou pegar o embalo pra sanar uma dúvida. A Rede Zobel apenas modifica as extremidades da curva de impedância ou modifica a curva inteira, aumentando ou diminuindo a impedância mínima (a divulgada pelo fabricante)?

Aham.. blz! sobre o cross... jah praticamente resolvi meus problemas, dei uma boa lida no artigo q tem na autosom e troquei uma idéia com o rodrigo carvalho a respeito! vlw pessoal!

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Fala meu irmão.. tipow, ate hoje pelo que entendi da zobel, apesar de ainda não ter testado uma, ela equilibra a impedancia do falante para não haver picos..

Nessa caso não estaria alterando toda a resposta dele, mas comente onde o falante está "falanto muito alto".

Como vc disse, altera as extremidades da curva de impedância, alterando assim os picos na resposta.

Compartilhar este post

Link para o post
Fala meu irmão.. tipow, ate hoje pelo que entendi da zobel, apesar de ainda não ter testado uma, ela equilibra a impedancia do falante para não haver picos..

Nessa caso não estaria alterando toda a resposta dele, mas comente onde o falante está "falanto muito alto".

Como vc disse, altera as extremidades da curva de impedância, alterando assim os picos na resposta.

E ai brother, blz?

Então, sobre essa parte de alterar as extremidades que seriam os picos eu já sabia. Queria saber mesmo se altera a parte plana da curva, aumentando a impedância mínima do falante.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...