Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Chimba

Até q freq. o som eh direcional ?

Recommended Posts

Postado em
Ai galera, to com uam duvida aqui, queria saber até q frequencia"a gente percebe de onde ta vindo o som.. quem puder ajudar..

valeu !!

[]'s

Perguta difícil esta heim !!!!!!

Quando se fala de percepção a coisa fica subjetiva e depende da opinião de cada um !

No meu ponto de vista a direcionalidade eh perceptível desde os 20 Hz (limite inferior da audição). Pois mesmo nesta frequencia, se existe defasagem entre as respostas, então eh perceptível a direcionalidade !

Portanto, direcionalidade, não eh a palavra certa ! O certo seria dizer "DESVIO DE FASE ACEITÀVEL " !!!! Este número "MÀGICO" ao meu ver seria algo entre 5 à 10 graus, que para as frequencias mais graves, representa uma distancia maior e para as frequencias mais agudas, representa uma distancia menor !

Por exemplo, quando vc coloca um sub no porta malas, durante reprodução irá ocorrer um giro de fase (devido à distancia diferente até o seu ouvido), que normalmente não eh perceptível pois (devido ao grande comprimento de onda) , a fase gira pouco !!! SACOU ????

Por isto, teoricamente vc poderia cortar um sub à 100 Hz, dependendo de sua velocidade, crossover, etc......, mas basicamente a coisa só depende do GIRO de fase ! (Esta eh a grande "sacada" do Ampli Wharf SPX 666, que dispoe de controle de fase !) .

Abraços,

Giovanni

Postado em

Eu não intendo mto de sq... mas a física se aplica a todas as áreas do audio... e pelo q sei quanto mais alta a frequência mais "direcional" ela é... pois o comprimento de onda eh menor... logo a pergunta não seria "apartir de q frequências o som é direcional"???.... pergunta essa q acho q vc pode tirar suas próprias conclusões observando os gráficos de resposta polar encontrados nos manuas dos falantes... ai vc vera qual o "angulo" e com qual spl a freqüência em questão opera no transdutor.

Outra pergunta correlacionada seria "até q frequência o som é omnidirecional" essa eu chutaria em 100 hz.... talvez um pouco mais... mas realmente ominidirecional freqs bem baixas... onde o comprimento de onda eh bem grande...

Tah ai uma maneira de ver a partir de q freq é "direcional"... calcula o comprimento de onda da freq q vc quer.. e te considera em um ponto a uma distância X do alto falante... ai ve em q angulo na sua distância "cabe" um comprimento de onda... considerando o angulo q tu considera "direcinal" e tendo a tua distancia do falante... ai tu discobre "qual frequência é direcional em relação a sua posição" esse "em relação a sua posição" acho q é a chave pra tua pergunta.... a final.. depende de onde estiver os "ouvidos"....

Postado em

eu li uma vez..... tinha uma tabela sobre isso...

se nao me engano muito, é cerca de 120-160hz o limiar "comum" da percepçao, o corte do sub já é outra história como o gio disse, 20hz acho um pouco exagerado, mas dependendo da fase, em 50hz uns 20 kras aqui do sq iam acertar 100% onde esta o sub.

agora qto mais alta a freq mais direcional é, por isso carros com fullrange precisam muito da correçao temporal, visto q vc nao consegue sentar no meio do carro.

Postado em

Valeu galera pela ajuda..

Agora o q tenho q fazer eh ficar passando por todas as frequencias pra ve o fica melhor...

+ uma vez..

Obrigado !

Heitor

Postado em

bom, na minha opiniao se vc colocar duas caixas de som, uma de cada lado do seu corpo, só uma tocando um sinal senoidal de 60Hz, é facil identificar de qual lado vem o som, portanto concordo com a opiniao do Gio Palomba...

Direcionalidade apenas quantifica a capacidade de uma onda se difundir no meio através da difração

lembra das aulas de fisica daquela historia de uma pessoa falando atras de um muro e outra ouvindo do outro lado pq a onda consegue contornar? é disso que se trata direcionalidade de frequencias. quanto mais agudo o som, maior a dificuldade de contornar obstaculos e se difundir. Esse é o motivo de tamanha preocupação com a direção pra onde os tweeters e mid-ranges apontam e a diferença dos resultados que vc tem com diferentes falantes na mesma posição. A geometria do falante é MUITO importante nesse quesito.

Só não gosto do termo "giro de fase", pois nem todas as pessoas entendem o conceito por tras do tal do "giro".... Poucas pessoas enxergam uma senoide como a projeção ortogonal nos eixos de um vetor girante num movimento circular uniforme... Nao gosto de teorias pela metade e falar em giro de fase sem falar em FASOR dá asas à imaginação de quem lê e nao conhece a teoria... :huh:

Tem até gente que associa giro de fase com girar a caixa de som e acha que se eu colocar um falante na face frontal e outro na face lateral da caixa eles estao em defasagem eletrica de 90º... :pirou:

Postado em
Poucas pessoas enxergam uma senoide como a projeção ortogonal nos eixos de um vetor girante num movimento circular uniforme... Nao gosto de teorias pela metade e falar em giro de fase sem falar em FASOR ...

Jesus... :huh:

Se eu não consegui nem entender o que ele falou acima, não consigo nem enxergar, nem imaginar o que é a tal projeção ortogonal que o GGG falou agora...

Tive Cálculo I com um professor marroquino, cuja língua nativa era o árabe, a 2ª francês, a 3ª inglês, a 4ª espanhol, e a 5ª português... imagina quanto eu colei pra passar dessa po***... :P

Falar giro de fase até facilita pra quem já viu uma num osciloscópio (aquela onda com um vale e um pico), que é a representação bi-dimencional da coisa.

GGG, tem como explicar em linguagem pra tapado em física (que nem eu :banghead ) esse negócio de fase, mas sem viajar nos conceitos da física, só pra ver como a gente pode usar isso em circunstâncias normais, como por exemplo ver uma mudança de fase no osciloscópio?

Valeu a ajuda!

Postado em
working como o GGG falou, dá uma lida em fasores e sua mente vai clarear sobre o assunto

Andreson, estou procurando fugir da matemática e física, passando só o conceito em palavras simples, pra mais gente do forum que gosta muito de som, mas nem tanto assim de matemática, como eu, entender...

Achei esse link: http://helllabs.org/~laus/Seno.html

Ele tem um Apple pra entender mais ou menos como funciona esse troço de fase, mas não ajudou muito... :banghead

Alguém aí explica esse troço em português, please?

:legal:

Postado em
Ai galera, to com uam duvida aqui, queria saber até q frequencia"a gente percebe de onde ta vindo o som.. quem puder ajudar..

valeu !!

[]'s

Perguta difícil esta heim !!!!!!

Quando se fala de percepção a coisa fica subjetiva e depende da opinião de cada um !

No meu ponto de vista a direcionalidade eh perceptível desde os 20 Hz (limite inferior da audição). Pois mesmo nesta frequencia, se existe defasagem entre as respostas, então eh perceptível a direcionalidade !

Portanto, direcionalidade, não eh a palavra certa ! O certo seria dizer "DESVIO DE FASE ACEITÀVEL " !!!! Este número "MÀGICO" ao meu ver seria algo entre 5 à 10 graus, que para as frequencias mais graves, representa uma distancia maior e para as frequencias mais agudas, representa uma distancia menor !

Por exemplo, quando vc coloca um sub no porta malas, durante reprodução irá ocorrer um giro de fase (devido à distancia diferente até o seu ouvido), que normalmente não eh perceptível pois (devido ao grande comprimento de onda) , a fase gira pouco !!! SACOU ????

Por isto, teoricamente vc poderia cortar um sub à 100 Hz, dependendo de sua velocidade, crossover, etc......, mas basicamente a coisa só depende do GIRO de fase ! (Esta eh a grande "sacada" do Ampli Wharf SPX 666, que dispoe de controle de fase !) .

Abraços,

Giovanni

Aí quem é perceptivel é o desvio de fase e não o som. Um sub a 15 hz, se der um estalo, por interferência da rede elétrica, por exemplo, eu já te digo aonde está :vts

Abraços, Sérgio.

Postado em

valeu !!

[]'s

Bom eu posso responder com certeza.

O meu JL toca os 20hz.

o corte que uso é 31,5 hz em 12db.

Mas até uns 40 hz em 8 db fica Otimo.

Mas tem uns que usam até 50, mas eu acho que ja dá para perceber ai sim.

Mas isto é para sistema equilibrado.

Postado em
Jesus... :huh:

Se eu não consegui nem entender o que ele falou acima, não consigo nem enxergar, nem imaginar o que é a tal projeção ortogonal que o GGG falou agora...

Tive Cálculo I com um professor marroquino, cuja língua nativa era o árabe, a 2ª francês, a 3ª inglês, a 4ª espanhol, e a 5ª português... imagina quanto eu colei pra passar dessa po***...  :P

Falar giro de fase até facilita pra quem já viu uma num osciloscópio (aquela onda com um vale e um pico), que é a representação bi-dimencional da coisa.

GGG, tem como explicar em linguagem pra tapado em física (que nem eu :banghead ) esse negócio de fase, mas sem viajar nos conceitos da física, só pra ver como a gente pode usar isso em circunstâncias normais, como por exemplo ver uma mudança de fase no osciloscópio?

Valeu a ajuda!

simplificando as coisas pra ficar numa linguagem acessivel...

imagine um ponteiro de relogio girando. Agora imagine que vc coloque uma lanterna do lado esquerdo do relogio e olhe a sombra do ponteiro projetada numa parede do lado direito do relogio. vc estará olhando para a projeção de um vetor (o ponteiro) girante (que gira) com velocidade constante (uniforme). Vamos desconsiderar o fato que que o ponteiro se move por "trancos" e fingir que ele se move uniformemente

A altura da sombra em função do tempo será uma função senoidal, e se vc fizer um grafico com o tempo no eixo X e a altura da sombra no eixo Y, o desenho desse grafico será exatamente o de uma senoide.

Bom, isso é o basico pra entender os fasores.

Vc associou a imagem de um vetor girando com uma onda senoidal. Agora vc deve fazer o caminho inverso... imagine que vc tenha um sinal senoidal e vc associe a esse grafico um vetor girante. Esse vetor representa um FASOR, Pois representa a FASE elétrica do sinal.

Se vc tiver 2 sinais em defasagem, significa que se vc associar um Fasor pra cada sinal, eles terao uma diferença de angulo, como se fossem dois ponteiros de um relogio. Isso é a diferença de fase entre dois sinais. Como o Gio Palomba citou um maximo de 10º na opiniao dele como limite aceitavel, significa que se vc comparar os fasores de 2 sinais, vc deve ter um angulo entre os "ponteiros" de no maximo 10º (na opiniao pessoal dele).

Espero que tenha ficado claro :legal:

Postado em

Agora a coisa apareceu na minha cabeça (e espero que tenha aparecido na de mais gente). Agora deu pra "visualizar" meio que concretamente o que é um atraso de fase...

Valeu GGG, bem didática essa sua explicação. :legal:

Na minha opinião, HOT TOPICS pra este tópico.

[]s

Doug

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...