Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

doviliojr

Turbinar Zetec 1.0

Recommended Posts

E Ai moçada, td certo !?

Seguinte.... acabei de adquirir um Kit SRT ( turbo ) para zetec Rocan, para quem nao sabe o kit SRT foi feito especialmente por uma concessionaria ford para se colocar num Ford Ka ( Ver materia : http://imgs.carrosderua.com.br/cartaz_ms.jpg )

Bem, tenho um ford Fiesta, como vcs bem sabem o cofre do motor é diferente do Ka, portando terei que fazer novos coletores de admissao para a instalaçao do mesmo.

O kit ja vem com bico extra e tb a central que o controla.

basicamente o kit é uma luva, se encaixa perfeitamente ao motor ZR 1.0

A duvida surge agora :

Esse kit foi feito para rodar com gasolina, mas pretendia fazer rodar a alcool, estava pensando em trocar os bicos e colocar novos com maior vazao. Isso adiantaria !? teria que mexer em mais alguma coisa !?

Meu carro ja roda com alcool a mais de um ano, mas com Flex tek, Infelizmente ele nao iria aguentar o turbo ! portanto tenho que passar a alcool de outra forma.

Estava pensando em colocar um intercooler tb , ja que vai mexer, pensei em ja fazer isso tb !!

O kit é esse aqui : http://www.onix.com.br/bratus/

Essas fotos foram tiradas dele novo, comprei o kit usado, mas o antigo usuario é de plena confiança e sei que o kit esta inteiro.

Portanto as duvidas sao :

Passar a alcool ! como !?

Precisa do intercooler !? é valido gastar com isso !?

QUalquer instalador faz o serviço da mudança p/ alcool !?

Teria algum macete, dica para ter um desempenho bom !?

Quais os relogios ( instrumentos ) necessarios para ter total controle do turbo alem do relogio da pressao do mesmo !? pressao do oleo !? combustivel !? temperatura do oleo e combustivel !? agua !? Ou nao é necessario td isso !?

Meu carro a tem hallmeter devido a transferencia p/ alcool, fiquei meio assim e comprei ! preciso mais do que !??

Nao quero algo destruidor, queria rodar com pouca pressao, so pela graça de ter um turbo, e melhorar um pouco o 1.0.

O ganho estimado para a gasosa é de 65cv original para 78cv ! Mas o ganho de torque é incrivel !Deem uma olhada na reportagem que eu passei acima !

Bem... o que acham !??

deem opinioes !!!

abraços a todos !

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hummm... Do pouco que entendo...

... Esse kit foi feito para rodar com gasolina, mas pretendia fazer rodar a alcool, estava pensando em trocar os bicos e colocar novos com maior vazao. Isso adiantaria !? teria que mexer em mais alguma coisa !?

Não somente. Vc tem que ajustar a ignição também. Ou seu manco começará a trabalhar com ponto demasiadamente fora do ideal. Não sei se adiantado, ou se atrasado, dado que não conheço essa "caixinha preta" dele, nem como a centralina da injeção dos SRT mapeou a ignição.

Meu carro ja roda com alcool a mais de um ano, mas com Flex tek, Infelizmente ele nao iria aguentar o turbo ! portanto tenho que passar a alcool de outra forma.

Hummm... Realmente esses kit´s não são "a última palavra" para se utilizar álcool, tão pouco para utilizar juntamente com sobre-alimentação.

Estava pensando em colocar um intercooler tb , ja que vai mexer, pensei em ja fazer isso tb !!

OPA! Ótimo! Não lhe trará quase benefícios, ao meu ver, uma vez que, aumenta pouca coisa o lag. Mas preserva, e bastante, o motor.

Essas fotos foram tiradas dele novo, comprei o kit usado, mas o antigo usuario é de plena confiança e sei que o kit esta inteiro.

Sendo assim, aproveite mesmo!

Passar a alcool ! como !?

Hummm... Sei que algumas pessoas aqui do fórum discordam da minha opinião... Mas....

Eu sou muito mais fazer o remapeamento da ignição na injeção originebas do carro e adicionar um bico auxiliar e um controlador do mesmo. Sai um pouco caro? É... Realmente não é uma solução barata. Porém, é a condição de melhor Custo/Benefício que acredito ser.

Vc terá o ponto de ignição ajustado para todas as condições de pressão de coletor e mantém uma certa economia de comb, dado que, não há necessidade de trabalhar constantemente com mistura rica "em baixa", para "não dar falta em alta".

Dá um pouco de trabalho, e é mais caro. Porém creio que os resultados sejam bem mais condizentes...

Precisa do intercooler !? é valido gastar com isso !?

Já dei minha opinião... :legal:

QUalquer instalador faz o serviço da mudança p/ alcool !?

Existem preparadores e preparadores, assim como existem médicos e médicos. ( Que troço idiota... *rs* )

Alguns te oferecerá a condição de meter bicos de motores de versões maiores à álcool, arrombados por eletro-erosão, broca, etc... *rs* Mas como já disse, não basta simplesmente "mijar" combustível na "proporção" adequada ( mistura estequiométrica ideal para a carga ). Existem minúcias nisso.

Muuuitos dirão que "fuçar no ponto de ignição é besteira".

Tanto é besteira que as fábricas trabalham milhares de horas e estouram vááários motores testando diferentes combições de mapas de ignição.

Ignição "adiantada" é prejudicial pois eleva-se o risco de "batidas de pino" e vc deve saber quais os resultados disso além de perda de potência... Se vc não souber, é só perguntar. ;)

Ponto de ignição atrasado gera pouca potência, aquece a parte de cima do motor, prejudica o consumo jogando muito combustível não queimado para o escape e o carajo a quatro...

Creio eu que, o segredo de muuuuitas preparações, esteja no ajuste do ponto de ignição.

Existe muuuita coisa nos sistemas de ignição, além do simples ponto, energia da centelha, temperatura das velas, etc... ;)

Teria algum macete, dica para ter um desempenho bom !?

Tem! Um motor maior, sempre! *rs* :legal:

Quais os relogios ( instrumentos ) necessarios para ter total controle do turbo alem do relogio da pressao do mesmo !? pressao do oleo !? combustivel !? temperatura do oleo e combustivel !? agua !? Ou nao é necessario td isso !?

Meu carro a tem hallmeter devido a transferencia p/ alcool, fiquei meio assim e comprei ! preciso mais do que !??

Bom... Primeiro vc precisa saber o que REALMENTE significa o que cada mostrador indica. Ou servirão de simples enfeites.

Eu, em particular, creio que, o hallmeter e o pirômetro sejam cruciais. Qualquer anomalia, tanto na mistura, quanto na ignição, vc fica sabendo "praticamente na hora". Mudanças brucas de valores de temperatura nos gases de escape e mistura significam que algo não muito bom está ocorrendo. Portanto devemos ABORTAR no mesmo instante, sob o prejuízo de ter uma visita cara ao mecânico/preparador... E provavelmente, de guincho... :(

O "controle total" a que vc se refere, depende daquela pecinha entre o volante e o banco, manja? Se vc for inconsequente, nem F-1 aguentará!

Não gosto de "montueira" de relógios", pois dificilmente prestamos atenção neles quando realmente estamos "empolgados". Na verdade servem apenas para enfeite e na hora do setup/afinação. Depois de BEM ajustado todo o conjunto e certificado que o conjunto mecânico esteja em bom estado, não há necessidade de ficar prestando atenção nos relógios. Luzes espia seriam mais que suficiente nessa hora.

Quer por um relógio de pressão de combustível? Bom para saber se sua bomba de combustível está começando a "pedir as contas". Mas eu até acho arriscado pois, muitas vezes, utilizamos relógios "mecânicos" e com tubulação de combustível entrando no habitáculo do veículo.

Pressão do óleo? Bom para saber se, depois de uma "esticadinha empolgada" o óleo lubrificante ainda mantem-se estável e com viscosidade suficiente ( se ele "afina", perde pressão na linha ). Mas mais uma vez, redundante na minha opinião. A luz espia é suficiente, uma vez que, se ela acender, o óleo já está prestes a deixar de atender as especificações de lubrificação do motor.

Pressão do turbo? Hummm... Legal. É divertido ver o reloginho "pulando" qnd do nada, aceleramos! *rs* Tmb não vejo muita vantagem. A não ser para saber se o mecânico regulou a válvula para aquilo que ele falou... E para saber se a válvula não travou. Mas se ela travar, do nada o manco começará a andar pra carajo!!! Fácil perceber.

Nao quero algo destruidor, queria rodar com pouca pressao, so pela graça de ter um turbo, e melhorar um pouco o 1.0.

O ganho estimado para a gasosa é de 65cv original para 78cv ! Mas o ganho de torque é incrivel !Deem uma olhada na reportagem que eu passei acima !

Bem... o que acham !??

deem opinioes !!!

Hehe... Muita pretensão querer algo "destruidor" com um 1.0... *rs* Mas vale a pena ter um motor sobre-alimentado.

Ter em mente que 1k é pouca pressão, é coisa de brasileiro mesmo... *rs* 1k de pressão de "boosting" é uma pressão respeitável lá fora. Mas são mundo diferentes e temos condições de rodar com 1k "nu pé". A confiabilidade das peças originais caem, mas nada que preocupe assim. ( Ou vc vai querer casar com o carro e ser enterrado dentro dele?!? *rs* )

Com aprox 0,8 de sobre-pressão e com a utilização de álcool, seu motor já praticamente dobrará de potência. É algo respeitável para o dia-a-dia, convenhamos. E se vc tiver paciência e paciência ( $$$ ) para preparar a ignição com um bom preparador, acredito qeu seu carro possa ser muito "divertido" e relativamente econômico.

Bom... Minha humilde opinião, é claro.

Daqui a pouco vem mais pessoas opinando.

[]´s!

Loko

Compartilhar este post

Link para o post

Vélho...

VALEU MESMO o tempo que vc ficou para responder o topico !!! Agradeço mesmo !!!

Fui no instalador hj .. vamos ao o ele disse....

Retrabalhar os bicos e o modulo de injeçao... disse que é caro, mas é OTIMO fazer.. tem que fazer... Isso para rodar a alcool...

Vou comprar outros bicos e guardar os meus... e o modulo tb !

Os resto é resto.. o kit vem completo...

Ja que ele vem pronto p/ rodar a gasosa , a unica coisa que eu tenho que trabalhar encima é passar ele a alcool ....

Valido a troca dos bicos e o retrabalho do modulo como vc disse !? é isso !??

abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Hummm... Do pouco que entendo...

imagina se resolvesse falar um poco mais ??

:blink:

concordo eh tudo q ele falou

principalmente no caso do intercooler

q poucas pessoas usam.. e q é mto util pra um carro turbinado.. principalmente relacionado a vida util

vale a pena sim gasta uma grana nisso xP

Compartilhar este post

Link para o post
Vélho...

VALEU MESMO o tempo que vc ficou para responder o topico !!! Agradeço mesmo !!!

Tâmus aki pra iççu! :P Hehehe...

Fui no instalador hj .. vamos ao o ele disse....

Retrabalhar os bicos e o modulo de injeçao... disse que é caro, mas é OTIMO fazer.. tem que fazer... Isso para rodar a alcool...

Vou comprar outros bicos e guardar os meus... e o modulo tb !

Os resto é resto.. o kit vem completo...

Ja que ele vem pronto p/ rodar a gasosa , a unica coisa que eu tenho que trabalhar encima é passar ele a alcool ....

Valido a troca dos bicos e o retrabalho do modulo como vc disse !? é isso !??

Bom... Já dei minha opinião. Se vc tiver a grana necessária, tempo e paciência, enfie o "pé-na-jaca" e faça desse modo. Se o serviço for bem executado, as escolhas dos componentes forem boas, e os ajustes na centralina forem bem feitos, acredito que vc não reconhecerá que o motor é o do seu carro mesmo, simplesmente sobre-alimentado. E vc verá algum benefício nisso, principalmente nas horas de abastecer e de fazer a manutenção. :legal:

abraços

Da mesma forma! ;)

--------------------------------------------------------

imagina se resolvesse falar um poco mais ??

Di veiz in cuandu, nóis si imporga, né?!? :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...