Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

radras

Dúvidas Sobre Remapeamento de Chip

Recommended Posts

Postado em

Olá amigos,

Eu tenho um Brava 1.6 16v 2002 aspro com a seguinte configuração:

- Chip de Injeção feito pela Romano Motors

- Comando de Válvulas Esportivo feito pela Sobe Comandos (242º na admissão e escape)

- Filtro de Ar Duplo Fluxo Racechrome com CAI

- Velas NGK Grau 7 (não lembro exatamente o modelo... São as usadas no Gol 1000 Mi)

- Escape dimensionado de 2" com dois Silen Pro e um JK pequeno

To pensando em refazer o chip de injeção, pois o carro tá muito gordo!!!

Tenho um hallmeter da Beast instalado em meu carro e, em ponto morto, sem acelerar, marcha lenta em torno de 800 rpm, o carro bate dois tracinhos laranjas na faixa Rica. Uma leve acelerada preenche quase toda a faixa Rica!!!

Acho que tá demais pra um aspirado, certo??

Gostaria de saber se resolveria meu problema refazendo o chip ou se vcs tem alguma outra sugestão??? Qual a melhor empresa de remapeamento??

Desde já agradeço a força da galera do fórum!!!!

Grande abraço!!

P.s. As velas que estou usando estão corretas??

Postado em
use velas mais frias.....

quanto a mistura estar rica em oxigenio, ai jah eh um problema.. tem q remapear o chip

mistura rica quer dizer q tem combustível demais e pobre q é pouco

Postado em
,Apr 28 2005, 07:08 PM]
use velas mais frias.....

quanto a mistura estar rica em oxigenio, ai jah eh um problema.. tem q remapear o chip

mistura rica quer dizer q tem combustível demais e pobre q é pouco

Fala xará!

Então quer dizer que a melhor opção é mesmo a de remapear o chip?? Qual "chipadora" vc me recomenda?? E com relação às velas, devo usar as originais do carro mesmo??

Abraços

Postado em

Muita calma ai !

Quando vc esta acelerando , por exemplo em terceira marcha a uns 6500 RPM como fica seu hallmeter ?

A marcha lenta oscila ?

Foi feito algo nos bicos originais ?

Postado em
Muita calma ai !

Quando vc esta acelerando , por exemplo em terceira marcha a uns 6500 RPM como fica seu hallmeter ?

A marcha lenta oscila ?

Fala Maresca!!

Em relação a sua primeira pegunta, a parte rica do hallmeter fica totalmente preenchida. Já com relação à marcha lenta, ela oscila muito pouco, entre 750 e 850 rpm, com o hallmeter batendo dois pontos na parte rica.

E quanto aos bicos, nada foi feito até agora.

Abraços,

Rodrigo

Postado em
Muita calma ai !

A marcha lenta oscila ?

Fala Maresca!!

Em relação a sua primeira pegunta, a parte rica do hallmeter fica totalmente preenchida. Já com relação à marcha lenta, ela oscila muito pouco, entre 750 e 850 rpm, com o hallmeter batendo dois pontos na parte rica.

Abraços,

Rodrigo

Fica totalmente preenchida quando acelera então ?

Qual a faixa de operação que esta definida seu hallmeter ?

O ideal seria ligar um multimetro e ver. Pelo oq vc falou esta vindo bem mais de 1000mV de sonda , oque significa uma mistura bem rica. Na verdade 1000 de sonda estaria bom ja.

tenta ver a faixa de operação do seu hallmeter e me fale !

Postado em

pelo q eu sei...

o motor tem q dar mais falta em alta rotacao...

nao ficar dando mais rico em alta...

entendi q deu muito rico em alta...eh isso?

e muito rico pode estragar a sonda...

Postado em
pelo q eu sei...

Um motor não pode dar falta de combustivel em alta rotação JAMAIS. Isso faz a camara de combustão esquentar a ponto de derreter os pistões do carro.

Postado em
pelo q eu sei...

Um motor não pode dar falta de combustivel em alta rotação JAMAIS. Isso faz a camara de combustão esquentar a ponto de derreter os pistões do carro.

eu sei q nunca pode dar falta....so teremos prejuizo como vc falo

so estou falando o sentido das coisas...eh ficar menos rico em alta

mas pensa....

se em baixa rotacao ta em media....em alta vai dar o q??

mais rico ou mais pobre????

Postado em
pelo q eu sei...

mas pensa....

Isso com certeza não é previsto.

Um carro a baixos regimes de giro , admite muito menos ar e combustivel que em altos regimes.

A injeção de combustivel em altos regimes estará totalmente voltada a vazão e pressão de linha de combustivel acertadas.

Trocando em miudos , um carro pode ficar gordo em baixa e dar falta em alta. Isso acontece na sua maioria em carros sobrealimentados , onde a admissão de ar e muito grande em altos regimes.

Postado em
pelo q eu sei...

mas pensa....

os motores geralmente são regulados pra ser um pouco gordos em baixa pra q com o aumento da rotação a mistura se aproxime mais da faixa ideal, mas sempre é preferível um carro ficar um pouco mais gordo do q o necessário visto q um mistura pobre pode causar grandes estragos

um motor só vai estragar por mistura gorda se for muito mesmo a ponto de causar calço hidráulico (alguém sabe se tem outro motivo?), já por mistura pobre não precisa ser muito pra causar um dano maior e é muito mais fácil de acontecer uma mistura pobre do q rica demais

Postado em
Muita calma ai !

A marcha lenta oscila ?

Fala Maresca!!

Abraços,

Rodrigo

pessual...estou me referindo a isso...

como pode ficar "2 pontos na parte rica" qdo esta em lenta

e

mais rico "a parte rica fica toda preenchida" qdo esta em 6500 rpm?

a mistura nunca vai ficar mais rica comparando com rotacoes mais baixas...

nao tem como....

nao estou falando q tem q ficar acertando pra pobre ou como deve ser regulado ou q tipo de problemas vai causar....

o q estou dizendo eh q o hallmeter pode nao estar marcando certo!!! so isso...

Postado em
Muita calma ai !

A marcha lenta oscila ?

Fala Maresca!!

Abraços,

Rodrigo

Fica totalmente preenchida quando acelera então ?

Qual a faixa de operação que esta definida seu hallmeter ?

O ideal seria ligar um multimetro e ver. Pelo oq vc falou esta vindo bem mais de 1000mV de sonda , oque significa uma mistura bem rica. Na verdade 1000 de sonda estaria bom ja.

tenta ver a faixa de operação do seu hallmeter e me fale !

Quando eu dou qualquer acelerada no carro, a faixa rica preenche quase toda. Se piso mesmo, ela preenche toda.

Quanto a regulagem do meu hallmeter, eu não tenho certeza dos valores que foram definidos de fábrica. Esse modelo que tenho da Beast não vem com aquelas pastilhas que vc programa de "quanto a quanto" em milivolts cada faixa irá indicar. Portanto, tenho que levar na oficina pra passar a sonda pelo multímetro.

De qualquer forma, eu vou dar uma pesquisada na net pra ver se acho a faixa de operação do meu hallmeter.

A pergunta que não quer calar: Vc recomenda eu refazer o chip do meu carro, caso a mistura esteja nesses valores??? Com quem eu faço??

Abraços

Postado em
Muita calma ai !

A marcha lenta oscila ?

Fala Maresca!!

Abraços,

Rodrigo

pessual...estou me referindo a isso...

como pode ficar "2 pontos na parte rica" qdo esta em lenta

e

mais rico "a parte rica fica toda preenchida" qdo esta em 6500 rpm?

a mistura nunca vai ficar mais rica comparando com rotacoes mais baixas...

nao tem como....

nao estou falando q tem q ficar acertando pra pobre ou como deve ser regulado ou q tipo de problemas vai causar....

o q estou dizendo eh q o hallmeter pode nao estar marcando certo!!! so isso...

Fala meu véio!!

Esse tipo de funcionamento ao qual vc está se referindo é pra carro sobrealimentado.

O normal de um carro aspirado com uma leve preparação como o meu é trabalhar nas baixas e médias rotações com uma mistura ideal ou pouco rica. Já em alta, o comportamento irá mudar e seria normal o preenchimento de quase toda a faixa rica. Concorda???

Grande abraço

P.s. A discussão tá rendendo, mas quero saber de vc uma coisa: qual chipadora vc recomenda, caso eu precise remapear o chip, e visto a má fama de Romano no mercado???

Postado em

Assim...

Andar com o carro numa faixa de 1000 a 1200 mV nao da nada mesmo , mas regulando isso pra um valor mais baixo , vc ganha um aumento de potencia com certeza. Vc "afina" a mistura e ganha desempenho...

Postado em
Assim...

Andar com o carro numa faixa de 1000 a 1200 mV nao da nada mesmo , mas regulando isso pra um valor mais baixo , vc ganha um aumento de potencia com certeza. Vc "afina"  a mistura e ganha desempenho...

Mas é justamente isso que quero: AFINAR A MISTURA.

O que faço então?

Dosador de combustivel (atualmente tá trabalhando com os 3,5 bar originais de fábrica), chip de injeção refeito (COM QUEM EU FAÇO???) ou algo no sistema de ignição para otimizar a queima????

Grande abraço

Postado em
Assim...

Andar com o carro numa faixa de 1000 a 1200 mV nao da nada mesmo , mas regulando isso pra um valor mais baixo , vc ganha um aumento de potencia com certeza. Vc "afina"  a mistura e ganha desempenho...

Mas é justamente isso que quero: AFINAR A MISTURA.

O que faço então?

Dosador de combustivel (atualmente tá trabalhando com os 3,5 bar originais de fábrica), chip de injeção refeito (COM QUEM EU FAÇO???) ou algo no sistema de ignição para otimizar a queima????

Grande abraço

Somente no chip vc consegue cara !!

Pra esse tipo de preparacao (comando) nem precisa de dosador porque a vazao dos bicos originais subre a necessidade de uma maior alimentacao ou maiore pressao de linha.

Tente manter a pressao de linha original e mecha somente no chip q ja consegue um carro mais afinado so no chip sim !

Postado em

Agora quanto ao chip , tente ver no mercado alguem que manda bem mesmo com linha FIAT ! Tem uma pa de gente mechendo com chip e fica dificil falar.

o que seria o mundo pefeiro era fazer esta regulagem do chip com o preparador em um dinamometro ! dai sim vc arrancaria tudo oq ele pode te dar mesmo !

Postado em
Agora quanto ao chip , tente ver no mercado alguem que manda bem mesmo com linha FIAT ! Tem uma pa de gente mechendo com chip e fica dificil falar.

o que seria o mundo pefeiro era fazer esta regulagem do chip com o preparador em um dinamometro ! dai sim vc arrancaria tudo oq ele pode te dar mesmo !

Valeu Maresca!!

Um monte de gente tá me recomendando a Nascar Chips em São Bernardo do Campo. Já li algumas matérias em revistas com os caras e eles realmente trabalham muito bem e são sérios!!! Vc assina embaixo???

Abração e valeu pela força!!

Postado em

Cara , qualquer um que afine seu carro com o comando vale !! Vc tem que falar que foi colocado o comando e tal pros caras fazerem o chip de acordo , para isso os caras terão que conhecer as curvas do seu carro , não simplesmente pegar uma programação basica feita para o mercado em geral q eles tem na base de dados pois ela so é bem aceita no motor original. Desconfio que é esse o problema ai no seu carro.

Acho que os fieteiros nos clubes do fiat da vida devem recomendar alguem que manja de fiat.

Boa sorte na escolha e manda ver ! Depois posta os resultados !

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...