Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Truglester-M3

Caixa Dutada para um N.A.R 10''....

Recommended Posts

Truglester, vc já comprou o falante? Que tal apostar no panther 8" da keybass? Pede uma caixa média e desce muito bem. Da uma olhada nas simulações abaixo.

Ganho da caixa:

gain7ba.th.jpg

Delay:

delay4yv.th.jpg

nao comprei ainda nao....mas 8''???? :unsure: sera que melhor que o N.A.R de 10''??? :blink:

qual a faixa de preço desse keybass ?

vi que vc fez uma comparaçao grafica entre os Subs..me ensine a interpretar pq nao sei!!! hauahuha :(

Não deixe o tamanho do falante iludir vc. A sony fabrica um falante de 6" que toca que nem sub para ter idéia.

A maior vantagem do keybass é o tamanho da caixa e ele não tem aquele pico que o NAR tem na casa dos 50Hz. O NAR tem a vantagem de descer 2Hz a + do que o panther, mas tem delay maior (19,5ms vs. 20,5ms).

O panther 8" vira na faixa dos R$150, mas varia muito o preço de região para região.

O grafico é bem simples de ser interpretado. O primeiro mostra o ganho da caixa, quanto mais próximo o grafico se mantiver da linha vermelha, melhor fica a resposta (no caso do SQ). A linha roxa mostra o f3, que seria até onde o sub toca com atenuação de -3dB (aqui que vc ve até onde o sub desce). O segundo mostra o delay, o atraso para o som ser reproduzido pela caixa após receber o sinal do amplificador.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

valeu mesmo! to aprendendo bastante...entao como seria uma caixa para um N.A.R de 10'' pra ficar no meio termo entre qualidade e SPL ??? uma pancadinha no peito tmb é bom!!! uhauahuah

seria uns 44-46l mesmo ??? :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post
valeu mesmo! to aprendendo bastante...entao como seria uma caixa para um N.A.R de 10'' pra ficar no meio termo entre qualidade e SPL ??? uma pancadinha no peito tmb é bom!!! uhauahuah

Simulei algumas caixa aqui. Quanto mais vc parte para o SPL, menos a caixa desce. Aqueles picos indicam o ganho que a caixa ira propocionar (quanto maior, +SPL)

Ganho das caixas:

gainnar104tc.th.jpg

Delay das caixas:

delaynar109kn.th.jpg

Todas as caixas estão com o duto sintonizado em 23,28Hz.

Grafico Verde:

Caixa 56L

2 dutos de 2" com 35,62cm cada

pico 0,66dB em 67Hz

f3=30,48Hz

delay 31,87ms

Grafico Amarelo:

Caixa 53L

2 dutos de 2" com 37,85 cada

pico 0,72dB em 66Hz

f3=31,29Hz

delay 32,09ms

Grafico Azul:

Caixa 46L

2 dutos de 2" com 44,17 cada

pico 0,87dB em 67Hz

f3=33,16Hz

delay 32,96ms

Grafico Vermelho:

Caixa 42L

2 dutos de 2" com 48,74 cada

pico 0,97dB em 68Hz

f3=34,41Hz

delay 33,72ms

Compartilhar este post

Link para o post

muito obrigado mais uma vez! agora acho que so me resta uma duvida:

qual a influencia da sintonia do duto ??? como ele influencia no som ??

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

abraços

Hum, essa eu vou deixar para o pessoal mais antigo. Eu "acho" que o duto cria uma certa resistencia para frequências acima da sintonia dele, mas eu "acho" apenas.

Compartilhar este post

Link para o post

abraços

Hum, essa eu vou deixar para o pessoal mais antigo. Eu "acho" que o duto cria uma certa resistencia para frequências acima da sintonia dele, mas eu "acho" apenas.

o q te levou a sintonizar o duto em 23.28hz ? e quanto ao numero de dutos pq 2 ?acho 1 mais bonitinho..uheuehue

Compartilhar este post

Link para o post

abraços

o q te levou a sintonizar o duto em 23.28hz ?

O programa! Ao pedir para simular uma caixa o programa da um valor de caixa mais plana possivel e essa sintonia, o que eu fiz foi modificar o tamanho da caixa e deixar essa sintonia.

Essa é a caixa que o programa cria:

125,3L

1 duto de 4" com 27,73cm

pico 0,1dB em 62Hz

f3=20,9Hz :rolleyes:

delay 37,82ms :blink:

Compartilhar este post

Link para o post

vc escolheu dois dutos de 2'' ....se fosse 1 duto de 3'' ou 4''...qual seria o comprimento do duto ???

fazer caixa dutada é uma arte!!!! nao é pra qualquer um nao!!!

Compartilhar este post

Link para o post
vc escolheu dois dutos de 2'' ....se fosse 1 duto de 3'' ou 4''...qual seria o comprimento do duto ???

fazer caixa dutada é uma arte!!!! nao é pra qualquer um nao!!!

Eu escolhi duto de 2" pois o comprimento exigido é menor do que em relação ao de 3" e 4". Aqui vai a lista se for usar apenas um duto de 3" ou 4" nas caixas que eu simulei:

Caixa 56L: 3" com 38,68cm ; 4" com 71,24cm

Caixa 53L: 3" com 41,19cm ; 4" com 75,70cm

Caixa 46L: 3" com 48,30cm ; 4" com 88,35cm

Caixa 42L: 3" com 53,43cm ; 4" com 97,47cm

Compartilhar este post

Link para o post

pronto..fechou...ja saquei quase td! pelo duto ter menor diametro a velocidade do ar que passa por ele é maior....por isso exige um menor comprimento em relaçao aos outros ;)

de 4'' fica muito gde..hehehe

a litragem dessas caixas é livre ne ? ja incluindo o falante ?

Compartilhar este post

Link para o post
pronto..fechou...ja saquei quase td! pelo duto ter menor diametro a velocidade do ar que passa por ele é maior....por isso exige um menor comprimento em relaçao aos outros ;)

Essa caixa é o volume livre, tem que somar o volume do falante ainda!

Compartilhar este post

Link para o post

o falante ocupa uns 2.5l ne ?

Compartilhar este post

Link para o post

o falante ocupa uns 2.5l ne ?

É por ai mesmo!

Compartilhar este post

Link para o post
a ford divulga 186 litros para a mala do Ka  :unsure:

entao devo partir para uma de 53l mesmo ??? o Crasher falou que esses 3l fazem diferença...a cixa com 56l fica com um delay parece...

Tenho uma caixa de 42L em um celta, to aplicando 160wrms, pra mim o grave tá ótimo, tem um SPLzinho legal(sente no peito) e qualidade(não embola, não se sobrepõe ao resto do som), pelo menos para mim que não sou nenhum audiófilo.

Abçs

Fala wagner....

cara também tenho um celta e gostaria de por dois NAR de 10", mas tenho medo de faltar graves

.....qual o tamanho do seu sub....?

que modulo vc usa pra ele......?

Aguardo

Helio

Compartilhar este post

Link para o post

Quer aproveitar melhor esse sub, aumenta a sintonia pra casa dos 30Hz que é próximo da frequencia de ressonancia do sub.

E duto muito fino pode provocar o problema do sopro.

Pra quem tem curiosidade em utilizaro WinISD, tem um tutorial na pagina da autosom.net.

[]s

Compartilhar este post

Link para o post

entao devo partir para uma de 53l mesmo ??? o Crasher falou que esses 3l fazem diferença...a cixa com 56l fica com um delay parece...

Tenho uma caixa de 42L em um celta, to aplicando 160wrms, pra mim o grave tá ótimo, tem um SPLzinho legal(sente no peito) e qualidade(não embola, não se sobrepõe ao resto do som), pelo menos para mim que não sou nenhum audiófilo.

Abçs

Fala wagner....

cara também tenho um celta e gostaria de por dois NAR de 10", mas tenho medo de faltar graves

Aguardo

Helio

Carpehlo,

Depende de que tipo de graves vc está procurando...graves para fora, do tipo que faz tremer tudo, que a pessoa que está no fim do quarteirão já sabe que vc está chegando? Ou graves (muito) fortes para dentro do carro, que treme tudo até a unha do dedão, e com muita QUALIDADE?

Se for o segundo caso, vá sem medo de NAR 10'', vc não vai se decepcionar.

Tenho um NAR 10'' (125 Wrms) em 42L livres, aplicando 160 wrms (bridge do Banda 2.4), nos outros 2 canais tenho um kit cs50d em pezinhos de 4L.

O NAR bate muito forte (e é so UM que eu tenho), se vc colocar 2 vai ficar absurdo.

Pode confiar, vc não vai se arrepender (se o seu caso for o segundo).

Agora se vc quer graves tipo SPL total, vai de Papão 15'' 800wrms.

abçs

Wagner

Compartilhar este post

Link para o post

42L livres... qualidade e spl muito bons, não tenho do que reclamar.

Tinha esse sub numa caixa de 17L dutada em uma Ranger alimentado por um Falcon mono 240, 320 sei lá, eu achava até que legal o grave, mas quando troquei de carro e coloquei numa caixa de 42L e 160 wrms (bridge do Banda2.4), NOSSA QUE DIFERENÇA, fiquei impressionado com o sub, não sabia que tocava tudo isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Abçs

Fala wagner....

Aguardo

Helio

Carpehlo,

Depende de que tipo de graves vc está procurando...graves para fora, do tipo que faz tremer tudo, que a pessoa que está no fim do quarteirão já sabe que vc está chegando? Ou graves (muito) fortes para dentro do carro, que treme tudo até a unha do dedão, e com muita QUALIDADE?

Se for o segundo caso, vá sem medo de NAR 10'', vc não vai se decepcionar.

Tenho um NAR 10'' (125 Wrms) em 42L livres, aplicando 160 wrms (bridge do Banda 2.4), nos outros 2 canais tenho um kit cs50d em pezinhos de 4L.

O NAR bate muito forte (e é so UM que eu tenho), se vc colocar 2 vai ficar absurdo.

Pode confiar, vc não vai se arrepender (se o seu caso for o segundo).

Agora se vc quer graves tipo SPL total, vai de Papão 15'' 800wrms.

abçs

Wagner

Blz......

Valew Wagner pelo comentario.....

Então acho que vou de 2 NAR de 10" mesmo.... :legal:

Abraço

Helio

Compartilhar este post

Link para o post

olha eu usei a caixa c/ 32 litros c/ duto de 3" e 28 cm de comp. e até p/ qualidade era boa

Compartilhar este post

Link para o post
Quer aproveitar melhor esse sub, aumenta a sintonia pra casa dos 30Hz que é próximo da frequencia de ressonancia do sub.

Se o cara quer SQ não seria interessante evitar os picos? Pra que casar a sintonia do duto com a ressonancia do sub então?

E duto muito fino pode provocar o problema do sopro.

Os dutos de 2" foram previamente calculados pelo WinISD para evitar isso.

Compartilhar este post

Link para o post
Se o cara quer SQ não seria interessante evitar os picos? Pra que casar a sintonia do duto com a ressonancia do sub então?

Ok...

A caixa sugerida pelo WinISD não vale pra nada.

Depois que alguém montar essa caixa com dutos de 2 polegadas e começar a dar ruído de sopro, assuma a responsabilidade pela "sugestão".

E continuo sugerindo uma sintonia mais alta pra caixa do NAR. Já fiz diversas experiencias com caixas sintonizadas lá nas profundezas que não trazem benefício algum.

Compartilhar este post

Link para o post

Ok...

A caixa sugerida pelo WinISD não vale pra nada.

Depois que alguém montar essa caixa com dutos de 2 polegadas e começar a dar ruído de sopro, assuma a responsabilidade pela "sugestão".

E continuo sugerindo uma sintonia mais alta pra caixa do NAR. Já fiz diversas experiencias com caixas sintonizadas lá nas profundezas que não trazem benefício algum.

entao qual sintonia ideal seia para uma caixa de 42-46l ??? 30hz-35hz ???

Compartilhar este post

Link para o post

Humm... to com 1 nar 10" numa caixa de 35L!! HAUAHU!! E pra mim os graves já estão bons.. o duto nem sei falar, mas nao eh muito grandao nao. Será q eh negócio aumentar pra 42?

Compartilhar este post

Link para o post
Humm... to com 1 nar 10" numa caixa de 35L!! HAUAHU!! E pra mim os graves já estão bons.. o duto nem sei falar, mas nao eh muito grandao nao. Será q eh negócio aumentar pra 42?

pelo que to vendo lebra...uma dutada no meio termo pra ele (com SPL e SQ)...varia dos 42 a 46l. :)

acho que se tu aumentar...vai ter uma resposta melhor...

Compartilhar este post

Link para o post

Só nessa página tem três usuários satisfeitos com o NAR em dutada na casa dos 30 litros... Só para constar...

Lebra,

é duto de 3 polegadas? Se for, tenta esse duto com uns 40 cm que deve melhorar sim. Duto curto (sintonia muito alta) sem filtro subsonico pode causar problemas de excursionamento no sub.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...