Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Eric INFK

Vamos falar de carburadores ?

Recommended Posts

Postado em

Eu confeço que não sei muito de carburadores, vamos montar um topico interessante sobre o assunto ?

Falar dos carburadores das marcas Weber, Brosol, Solex e Dell´orto

Modelos TLDZ, 2E, 3E, W40 IDF DCO e etc

Pontos positivos e negativos de cada um.

Postado em

Ai vai como REGULAR os SOLEX! Acho que pode ser útil

Como regular a lenta de dois tipos de carburadores Solex.

Solex H-30 PIC / PICS

Uma boa marcha lenta não depende só do carburador. Mas de outros componentes ligados ao carburador, ignição ou ao próprio motor.

Agora vamos tratar só do carburador:

Acelerar o motor pelo parafuso de marcha lenta (aquele próximo do cabo do acelerador) até atingir +/- 900 rpm.

Fechar o parafuso de regulagem da mistura (aquele próximo do bujão do gicleur principal) no sentido horário até o motor começar a perder giros, retornar a regulagem no sentido anti-horário, até o motor ganhar o maior numero de giros, este é o ponto ideal.

Se o giro do motor aumentar demais depois do ajuste da mistura, retornar a aceleração de 900 giros no parafuso da borboleta e recomeçar a regulagem da mistura.

A regulagem de marcha lenta sempre termina no parafuso de mistura.

Solex H-32 PDSI-T

Só é possível a regulagem perfeita dos dois carburadores através do equalizador. Como é um equipamento específico, que só oficinas especializadas têm, vamos fazer uma regulagem estática (meia boca ou de orelha).

Desconectar as duas hastes do acelerador.

Soltar os parafusos de marcha lenta até os mesmos desencostarem de seu apoio no carburador. Se o motor morrer já um bom sinal.

Com cuidado apertar os parafusos de marcha lenta até que eles encostem em seus batentes na base do carburador e contando as voltas do parafuso, aperta-los de forma igual dos dois lados, abrindo levemente as borboletas. Partir o motor e verificar a marcha lenta, +/- 900 giros. Quanto mais precisa for essa regulagem dos parafusos melhor será a marcha lenta, alterar a abertura da borboleta com o motor em funcionamento, alternando o lado direito e esquerdo, procurando o melhor funcionamento do motor.

Fechar o parafuso de regulagem da mistura no sentido horário até o motor começar a perder giros, retornar a regulagem no sentido anti-horário, até o motor ganhar o maior numero de giros, este é o ponto ideal. Proceder dessa maneira para os dois lados do motor até conseguir o maior giro.

Se o giro do motor aumentar demais depois do ajuste da mistura, retornar a aceleração de 900 giros nos parafusos das borboletas e recomeçar a regulagem da mistura.

A regulagem de marcha lenta sempre termina nos parafusos de mistura.

Terminada a regulagem da marcha lenta, desliga-se o motor e recoloca-se as hastes dos aceleradores.

Com uma chave fixa 6mm e uma 7mm, soltar a porca e contra porca da haste direita e observar que acelerando com a mão no centro de acionamento ( onde esta o cabo do acelerador) os dois carburadores tem que iniciar a abertura das borboletas simultaneamente, esta regulagem é feita na haste direita alterando-se o seu comprimento. Esta regulagem é muito delicada e a grande provocadora de consumo alto quando mal feito.

Espero que ajude quem brinca com SOLEX

Ahh ! A propósito! Tb vale lembrar que as Solex são Originais dos Alfa Romeo Carburados mais antigos e tem um desempenho parecido com as Webber, mas com menor custo!

Postado em
:+1

:+1

e mesmo nao sendo pra competicoes, pq eles sao tanto usado

por exemplo, la no senai, aonde faco mecanica automobilistica

so tem weber, em um ap 1.8 e num a ar com 2 weber

e tem mais 3 lah, pra gente meche

Postado em

Não manjo muito, mas sei que esse aqui deve da para fazer um aspiradinho na manha

gpt-9838020dr_w_m.jpg

Number of Barrels: 4

Carburetor Flange: Dominator

Choke: None

Fuel: Gasoline

Secondary Type: Mechanical

New or Remanufactured: New

Fuel Inlet: Dual

CFM: 1095

Carburetor Finish: Dichromate

Ford Kickdown: No

Booster Type: Annular

Throttle Linkage Type: Universal

Quantity: Sold individually.

Adjust your carb size for optimal racing performance.

Carburetor, King Demon DR RS, 1095 CFM, Dominator, 4-Barrel, Dual Inlet, Dichromate, Each

King Demon DR RS carburetors are designed specifically for drag racing. These single 4 barrel carbs are provided with jet extensions, clearanced floats, and specific fuel curve calibrations to promote clean idle, crisp throttle response, and consistent ETs. Perfect for Bracket or Super class drag cars, these carbs feature venturi sleeves that allow you to change the carb size without swapping the entire unit. They also feature concentric venturii for improved airflow, billet aluminum baseplates, idle feed restrictors, removable boosters, 3-circuit billet aluminum metering blocks, float bowls with sight glasses, and adjustable air bleeds.

Preços 1112,00 dollares

Postado em

No mesmo carro com motor aspirado (digo aspirado no sentido de ter feito trabalho de cabeçote, comando, escape, etc):

Com um carburador 2E o motor tinha uma aceleração gradual, sem buracos e constante quase como um motor original só que mais forte. A regulagem de marcha lenta também era mais fácil devido ao posicionamento do parafuso e pelo fato de ser um parafuso!

Mas era só isso... As desvantagens eram a partida a frio MUITO difícil comparado ao TLDZ - e antes de o motor atingir temperatura normal de trabalho era uma condução horrível!

O TLDZ fornece mais torque em baixa rotação que o 2E porém é mais "brabo"

para controlar em baixa rotação - é difícil manter 30Km/h em reta sem acelerar nem tirar o pé do acelerador com o TLDZ (em 3a marcha, caixa PS(Loooonga)), já o 2E era bem sussegado. Com o TLDZ o carro tende a "soquear".

A aceleração do TLDZ é MUITO superior ao do 2E, porém é mais "buracosa" heheheh

Tipo: na 1a marcha puxando de 0 a 60Km/h ele se "embabaca" um pouco até 30Km/h, então dos 30 aos 40 ele ganha um ânimo considerável e dos 40 aos 60 ele vai como uma bala!

Já com o 2E ele acelerava gradualmente (porém com menos velocidade) até 50Km/h e daí se amarrava até os 60Km/h - tanto que nem valia a pena esticar até essa velocidade com ele...

Consumo de combustível é igual em ambos. Velocidade final é entre 5 e 10Km/h maior com

o TLDZ.

Resumindo: Se vc prioriza dirigibilidade num motor aspirado (então nem deveria ter aspirado!!) e vc roda a maioria das vezes com o motor quente então o 2E é pra vc.

Se vc prefere potência em altos RPMs mesmo que sacrificando dirigibilidade em baixa rotação porém com melhor dirigibilidade e frio: Fique com o TLDZ.

Isso que relatei é o que aconteceu comigo! Pode ter um monte de gente dizendo que "blah blah blah TLDZ é uma mer**" mas pra mim foi melhor que o 2E que tentei... Tanto que hoje já me desfiz do 2E a tempo e não pretendo trocar o TLDZ tão cedo (a menos que por uma IE Fueltech :)).

DIZEM que no caso de carro turbo a coisa muda de figura - mas daí eu não sei porque eu não me interesso por carro turbo...

Falow!

EDIT: A marcha lenta com 2E é melhor do que com o TLDZ. Com o TLDZ o giro tem que ser um pouco maior e mesmo assim a lenta não fica perfeita (comando 272).

Postado em

tb deveria se falar mais em HOLLEY... que é outra marca muito conceituada no ramo da preparação.. vamos esperar alguém que manja entrar ae e nos ajudar

Obs:: esses dias meu amigo compro uma webber 40.. pago 1k..eu nem acreditei como um carbura destes é caro.. se eu naum me engano. 40, 44, 48 é a medida do diametro de abertura do carbura.. + acho que to falando merd*

Postado em
tb deveria se falar mais em HOLLEY... que é outra marca muito conceituada no ramo da preparação.. vamos esperar alguém que manja entrar ae e nos ajudar

Obs:: esses dias meu amigo compro uma webber 40.. pago 1k..eu nem acreditei como um carbura destes é caro.. se eu naum me engano. 40, 44, 48 é a medida do diametro de abertura do carbura.. + acho que to falando merd*

Holley é uma das mais senão a mais conceituada fabricante de carburadores do mundo, ela faz bijets e quadrijets, agora a Barry Grant com a linha Demon tb ta brigando de faca com a Holley

e esse 40, 44 e outras nos Weber é o tamanho da borboleta em milimetros

Postado em

O Carlos, preparador que deu a receita pro nosso Maverick, disse que os Qjet's Holley sao mais apropriados pra performance, e os Edelbrock sao mais destinados pra carros de uso diario, em que o consumo é priorizado em detrimento do desempenho.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...