Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

working man

Consegui os parâmetros! Audiobank 5"!

Recommended Posts

Postado em

Fala pessoal...

Meu próximo avanço no som será uns door pods parecidos com os do pão de queijo, mas vou vazer maior, o mid ficará mais ou menos na frente do porta-luvas (sem atrapalhar pra abrir ele...) ;)

Não veio os parâmetros quando eu comprei... e também não tem no site. <_<

Mandei e-mail pra audiobank e estou esperando retorno...

Alguém sabe o telefone de lá???

Valeu pessoal!

:legal:

Doug

Postado em

Ponto pra Audiobank! :legal:

Liguei na Audiobank, e falei com o Marcelo (muuuuito gente boa, e manja do assunto, atencioso).

e-mail da pergunta:

> Boa tarde!

> Conforme contato telefonico, gostaria que me enviassem

> os parametros T&S do kit de 5" para que eu possa

> simular as caixas que pretendo fazer no meu carro.

>

> Por favor, enviem um e-mail de resposta para me

> confirmar o recebimento!

>

> Obrigado pela atenção!

>

> Um abraço,

>

> Douglas

Reposta:

"Douglas

Segue abaixo os parametros

Impedancia 4 Ohoms

Frequencia de Ressonacia 83Hz

Vas 4,7 Litros

Qms 6,45

Qes 0,72

Qts 0,63

Xmax 1,9mm

Atenciosamente

Marcelo

Liguei pra ele 2 vezes, uma para pegar o e-mail, e outra para confirmar. Em meia hora, chegou a resposta!

Agora vou simular se consigo fazer uns door-pods à lá "paumdequeijo".

[]s

Doug :legal:

Postado em

Pessoal, simulei 4 caixas com os parâmetros passados pela Audiobank.

Vermelho (atual): pezinho de 2,5 litros by fraga (pico de 3db em 200 Hz)

Amarelo claro: Selado de 10 litros

branco: dutado 8 litros, sintonizado em 55 Hz

laranja, dutado 10 litros sintonizado em 60Hz.

pc525qx.jpg

O que acham?

O objetivo é fazer um door-pod pro prêmio retirando o porta-mapas e colocando uma base de mdf 3mm que tomaria toda a extensão da porta, até o descansa braços, e a maçanea interna.

Os falantes ficariam posicionados mais ou menos na altura do porta-luvas, na frente dele, o esquerdo próximo ao volante (uns 10 cm, com a base do mid na autura do meu joelho.

Ficariam direcionados para o meio do carro, pois não possuo Time correction, e não sou tão egoísta com palco... rs

Qual opção acham que ficaria melhor?

Vou tentar ao máximo tirar 10 litros dessa porta.

Valeu, abraço!

Doug

Postado em
Mesmo em pezinhos de 10L, pela simulação, não tá descendo pouco não?

É que vou usar o Cross do amp em 65Hz, pois estou aplicando 75W RMS num kit de 45...

As simulações estão considerando um xover de 2ª ordem cortando em 65Hz...

Não sei simular muito bem! Não sei o que é uma curva boa, ou ruim! Se alguém souber, por favor, me falem!

Este é o gráfico com o ampli em FLAT, sem corte nenhum. Será que não Sobre-excurciona?

pc52semx8vp.jpg

[]s

Doug

Postado em

Fala Doug, qual HU é o seu? Pq pelo jeito vai ter que dar uma ajustada no EQ, mas para um kit de 5pol e 45W não to achando ruim não. E o som dele o q vc achou?

Postado em

Achei q tinha algo estranho :P

Bom .. tbém não sei simular muito bem, apenas brinquei na época que tava afim de arriscar pezinho, mais acho que com um pezinho de 10L dá pra cortar até mais baixo que 65Hz (se não perde um pouco a vantagem do pezinho).

Só ver o xmax do kit, colocar a potência que vc pretende aplicar e ver no gráfico se não ultrapassa. Teoricamente deve funcionar.

Postado em
Fala Doug, qual HU é o seu? Pq pelo jeito vai ter que dar uma ajustada no EQ, mas para um kit de 5pol e 45W não to achando ruim não. E o som dele o q vc achou?

O HU é um Sony 3707 MP3... um par de RCAs, e 3 bandas de EQ... :( Vai ser complicado ajustar isso num EQ tão pobre.

Vai passar por um Upgrade mais pra frente, na época que comprei, não sabia que RCA era importante (resumindo, não sabia nada!).

Vou tentar domar o pico de 1,4 dB (até que ele já tá bem plano) com bastante acrilon nas paredes do pod. Mesmo que perca SPL, os mids vão ficar a meio metro da minha zureia, e o outro a mais ou menos 1 metro.

Postado em

Opa!!! Fico feliz em saber q estou servindo de exemplo :P

Ow, as vezes nem sei se vc vai precisar de um cross over... o meu toca em full, e segura legal, sempre sem excursionar d+... to mandando ums 90-100W prum kit de 70..... e acho q pro pod, o ideal nao eh forrar as paredes com acrilon...eh rechear ele....

Se vc fizer um pod de 10L vai ficar insano!!! :pirou:

Edit: cuidado com o tamanho... qdo eu abro o porta luvas ele bate na grade do mid. (ignorem...kbei de ler o 1o post de novo)

Postado em
Opa!!! Fico feliz em saber q estou servindo de exemplo :P

Ow, as vezes nem sei se vc vai precisar de um cross over... o meu toca em full, e segura legal, sempre sem excursionar d+... to mandando ums 90-100W prum kit de 70..... e acho q pro pod, o ideal nao eh forrar as paredes com acrilon...eh rechear ele....

Se vc fizer um pod de 10L vai ficar insano!!! :pirou:

Edit: cuidado com o tamanho... qdo eu abro o porta luvas ele bate na grade do mid. (ignorem...kbei de ler o 1o post de novo)

Fiz as medições e acho que dá pra tirar 10 litros daquela porta, com 8 cm de pod (largura...)

Estou animado, mas os parâmetros não batem de acordo com o Bassbox...

ele recalcula o QES, e dá uma diminuída no volume ideal.

Vou ver se semana que vem posto os gráficos do bassbox (tah instalado em casa)

Vc é meu exemplo sim, e se eu conseguir fazer meu acabamento ficar com metade da qualidade do seu, eu toh feliz! :)

ah, os gráficos do Bassbox com caixa de 10 litros e duto de 1" por 3cm, ou coisa parecida.

Pelo bassbox com o QES calculado segundo o QMS e o QTS, tive F3 em 50Hz. Acho que não vou usar xover naum!!!

[]s

Doug

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...