Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

fabianok

Onde obter conhecimento na internet

Recommended Posts

Huehuehuehue...

Cara... Difícil encontrar alguns lugares idôneos com esse tipo de conteúdo.

Preparação é algo quase impossível de se ver algo por escrito... Cada preparador deixa seus macetes dentro das respectivas caixolas. Esse é o lugar mais seguro para segredos! ;)

Funcionamento de motores e seus princípios ( seja combustão interna ou não, de movimentos alternados, rotativos, etc, etc, etc.... ) vc pode pegar/achar em muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuiiiitos livros "velhos", principalmente das décadas de 60~70, época que o automóvel "popularizou-se" no Brasil.

Eu tenho uma tia, que ainda tem uma enciclopédia ( 3 livros ) de mecânica "básica" de automóveis do meu finado tio. Que de básico não tem NADA! É uma excelente base técnica para os princípios dos mancos.

Obviamente, tratando-se desses livros "idosos" vc não vai nem ler a palavra "eprom", "eletro-injetor", "central de injeção", etc... Mas os PRINCÍPIOS desses controladores ( que é o que nos interessa ) estarão lá!

Algo como mistura estequiométrica, ponto/avanço de ignição, ovalização de cilindros, dilatação de materiais, combustão, usinagem e retífica, tratamentos em peças, montagem, etc, etc, etc... Vc encontra por lá e ainda é TUDO utilizável!

O bom é que, muitas vezes, vemos esse tipo de livro em sebos! Baratos ainda por cima!

Indicar site? Nenhum... O BCWS tem algumas coisas que eu não concordo... Mas, nem tudo é perfeito.

O How Stuffs Work é bom... Mas meio complicado para quem não sabe inglês e principalmente alguns termos técnicos.

Eu costumo pegar/pesquisar alguns trabalhos de formandos em engenharia, tanto mecânica automotiva qnt de outras áreas relacionadas. Vira e meche tem algo do interesse.

Mas tem bastantes coisas que, pelo que já li, nego fala "abobrinha". Tem que saber filtrar.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Puts.. eu vou ver se acho uns livros desses por ai! É uma boa idéia, não tinha pensado nisso!

Realmente tem algumas coisas no bestcars que também não fecha com o que eu penso e o How Stuffs Work é bom mesmo mas os termos técnicos de mecânica é que quebrar o cara...

Mas obrigado pelas dicas! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Bom...

Fica só o toque para vc não querer por na cabeça que a gasolina tem atualmente 82 octanas, que avanço a vácuo é tudo que se precisa em ignição, que peças forjadas é solução para quebras e que pressão na admissão é tudo para extrair potência...

Existem alguns conceitos bastantes ultrapassados. E isso vc terá que ter "faro-fino" para detectar e "filtrar".

Mas o basicão estará lá!

Outra curiosidade que aprendi com um amigo de outro fórum, é o fato de que, muito, mais muuuuito dos conceitos e "macetes" de preparação de motores foram desenvolvidos nas grandes guerras, justamente para se obter maiores potências com unidades de força ( motores ) menores?!? ;)

Só me resta desejar-lhe sorte, tempo e paciência para procurar e encontrar algo! Vc vai precisar! E muuita.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Outra curiosidade que aprendi com um amigo de outro fórum, é o fato de que, muito, mais muuuuito dos conceitos e "macetes" de preparação de motores foram desenvolvidos nas grandes guerras, justamente para se obter maiores potências com unidades de força ( motores ) menores?!? 

Pra quem tem TV a cabo passa toda sexta no The History Channel um programa chamado "Correndo no tempo". Lá mostra as corridas de circuito, formúla 1, essas coisas - como eram no início -> MUITO interessante.

Num desses programas apareceu que toda vez que os fabricantes queriam mais potência eles acabavam fazendo motores de cilindrada maior p/ extrair + potência! O problema é q com isso sempre se aumentava o peso dos carros e havia problema de espaço porque os motores são muito grandes. Daí o pessoal resolveu aumentar a eficiência dos motores para q se extraisse mais potência com menor peso e tal.

Mas isso da guerra tb acredito ser verídico. Na realidade MUITAS das coisas q temos hoje em dia só foram possíveis devido as querras - que coisa né! Destruição gerando progresso...

Compartilhar este post

Link para o post
...

Mas isso da guerra tb acredito ser verídico. Na realidade MUITAS das coisas q temos hoje em dia só foram possíveis devido as querras - que coisa né! Destruição gerando progresso...

Meu finado avô, segundo meu pai, dizia: "A guerra tmb trás progresso! A duras penas, mas trás!"

O grande problema é que, somente com uma situação/estado crítico que nós seres humanos começamos a pensar em solução não tão óbvias, pois nessa condição, o óbvio não lhe trará nenhuma ajuda.

Turbina a jato e injeção de combustível são dois sistemas desenvolvidos com a guerra.

O primeiro por ser muito mais eficiente em altas altitudes ( Típicas de aviões, né?! ?) e o segundo para o caso de vôos "invertidos"... Ou alguém já viu carburador trabalhar de ponta cabeça?!?

Compartilhar este post

Link para o post

To tendo 1 aula de graça :P

Puts, da hora saber que turbo e injeção vieraum de guerras. Quem iria imaginar isso !!!

Compartilhar este post

Link para o post

Pior q é! O Turbo tb foi desenvolvido para aviões! É pq quanto mais alto mais rarefeito o ar e aqueles que usavam Turbo (que suga o ar) podiam voar mais alto e atacar melhor! Naquela época os aviões de combate também eram movidos a pistão - só o "arranjo" de um cilindro em relação ao outro era diferente (não era nem em linha nem em "V", nem em "W" mas sim em estrela!).

Compartilhar este post

Link para o post
Naquela época os aviões de combate também eram movidos a pistão - só o "arranjo" de um cilindro em relação ao outro era diferente (não era nem em linha nem em "V", nem em "W" mas sim em estrela!).

se eu não meu engano isso se chama motor radial

Compartilhar este post

Link para o post

Um lugar onde você pode encontrar boa literatura sobre motores e preparação em geral é no Emule... Há várias apostilas e livros em PDF sobre motores e prepração, alguns com um enfoque mais didatico (universitario), outros mais passo a passo. Porém a maioria em Ingles ou Espanhol..

Compartilhar este post

Link para o post

Cuidado somente em filtrar as informações...

A realidade brasileira para preparações é beeem diferente das realidades de outros países...

Na maioria das vezes, utilizamos álcool como combustível, só pra começar... <_<

Compartilhar este post

Link para o post

um lugar q tem alguma coisa é nos sites dos fabricantes de peças, não é muiiiiiiiiito nem muito aprofundado mas tem umas coisas legalzinhas e umas coisas basicas ou nem tanto q são até bem explicadas, claro focando a fabricante

Compartilhar este post

Link para o post
...

Meu finado avô, segundo meu pai, dizia: "A guerra tmb trás progresso! A duras penas, mas trás!"

O grande problema é que, somente com uma situação/estado crítico que nós seres humanos começamos a pensar em solução não tão óbvias, pois nessa condição, o óbvio não lhe trará nenhuma ajuda.

Turbina a jato e injeção de combustível são dois sistemas desenvolvidos com a guerra.

O primeiro por ser muito mais eficiente em altas altitudes ( Típicas de aviões, né?! ?) e o segundo para o caso de vôos "invertidos"... Ou alguém já viu carburador trabalhar de ponta cabeça?!?

O Famoso NOs tb foi usado na guerra. Os caças, alemães se não me engano, injetavam Nos para darem fuga após atacar um alvo.

Compartilhar este post

Link para o post

eu ouvi diser diferente sobre nitro, ouvir diser q eles usavam para decolar mais rapido nos navios q num tinham espaço a vontade pra decolar

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...