Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
pedro.dominici

Dicas para não queimar o som ?

Recommended Posts

Boa tarde pessoal, tudo bem ? Sou totalmente leigo e gostaria de aprender mais sobre esse mundo, então se puderem ser bem descritivos e/ou mandarem artigos sobre aonde posso entender mais, seria de grande ajuda.

Vamos la, eu tenho um módulo df600 e tinha um cara preta q veio a queimar a bonina, fiz a troca hoje por um bravox uxp 12 e por ai tudo bem, mas gostaria de entender como funciona o sistema de som automotivo e saber o pq pode ter acontecido isso. Então nesse caso foi som alto ? bateria ruim ? falta de um processador de som ? se sim, para que server o processador de som ? 

Preciso de um processador para uma caixa trio ? 

Sei que pode parecer perguntas bestas, mas gosto muito de som porem não entendo nada de como funciona cada componente, oque é cada grandeza, e gostaria de aprender mais e claro, não queimar mais meu sub pq foi caro kkkkk

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
On 5/11/2023 at 9:23 PM, pedro.dominici said:

Boa tarde pessoal, tudo bem ? Sou totalmente leigo e gostaria de aprender mais sobre esse mundo, então se puderem ser bem descritivos e/ou mandarem artigos sobre aonde posso entender mais, seria de grande ajuda.

Vamos la, eu tenho um módulo df600 e tinha um cara preta q veio a queimar a bonina, fiz a troca hoje por um bravox uxp 12 e por ai tudo bem, mas gostaria de entender como funciona o sistema de som automotivo e saber o pq pode ter acontecido isso. Então nesse caso foi som alto ? bateria ruim ? falta de um processador de som ? se sim, para que server o processador de som ? 

Preciso de um processador para uma caixa trio ? 

Sei que pode parecer perguntas bestas, mas gosto muito de som porem não entendo nada de como funciona cada componente, oque é cada grandeza, e gostaria de aprender mais e claro, não queimar mais meu sub pq foi caro kkkkk

E ai, tranquilo? Então, o cara preta pode ter queimado por todos esses fatores que tu citou. Mas vou tentar explicar o que cada faz e como pode queimar o auto falante. 
1° Distorção excessiva: A distorção ocorre quando o sinal de audio enviado pro alto falante fica "quadrado" (normalmente ocorre quando tu coloca o volume no máximo sem estar regulado pra isso), e acaba aquecendo mais que o necessário, podendo queimar a bobina, rasgar cordoalha, borda... Como evitar? Observar o led clip (que tem em  amplificadores mais fortes), ou com o ouvido tu nota a diferença. Esse video pode ajudar 

2° Bateria: Se ela estiver muito usada ou tiver mal dimensionada (por exemplo, o módulo necessita de 100A e tu usa uma bateria de 60A) isso provoca uma distorção antecipada e cai no problema acima.

3° Processador de audio: Ele serve pra regular o som, determinar quais frequências de audio (grave, medio, agudo) serão tocadas por quais auto falantes. Por exemplo, subwoofer consegue tocar frequências de Subgrave e grave (entre 30hz e 200hz), porém forçará muito o sub usar todas essas frequências, o recomendado é usar entre 35hz e 100hz (mas depende do alto falante e do gosto musical).

4° Caixa de som: Uma caixa mal feita pode fazer o alto falante tocar em frequências erradas e consequentemente forçar desnecessariamente, danificando-o.

Sobre a pergunta do processador, dá pra ter uma caixa trio sem processador de audio, porém o seu módulo deve ter crossover (que é uma das funções do processador de audio). 

20230531034138image.png

Pelo o que tu escreveu, esse deve ser teu módulo. Ali nos botões X-OVR é o cross over. Hi-pass é aonde o alto falante vai começar a tocar. Pro teu caso que é o UXP, eu recomendo deixar próximo do 20hz, mas um pouco pra cima, por volta dos 35hz. O low-pass é aonde teu alto falante parar de tocar, pro sub eu recomendo por volta dos 80hz a 150hz. 

20230531034833image.png

Mais ou menos assim.

O low pass tu testa entre o vermelho e no máximo a marcação verde. Ai vai mais do teu gosto musical.

Isso só pro subwoofer. Caso queira montar uma trio, recomendo comprar uma ts-400 ou sd-400. 

20230531035042image.png

Nessa ts-400 da foto, tem a opção crossover. No LPF é pra sub ou woofer. No HPF é pro médios e agudos. 

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...