Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

[Rodrigo]

Polir admissão

Recommended Posts

seguinte, eu vejo muita gente falando por ae pra polir tanto o coletor de admissão como os dutos de admissão e escape do cabeçote, mas as minhas dúvidas são as seguintes:

turbulência é uma coisa q todo mundo tem como uma coisa prejudicial ao desempenho do motor, mas em certo nível faz com q o combustível e o ar se misturem bem e a queima aconteça como deveria ser pois a mistura esta bem homogênea certo?

então ao se polir a admissão, tu aumenta o fluxo e a velocidade da mistura ao diminuir ou acabar com a turbulência mas isso faz com q a mistura seja mal aproveitada na queima visto q está mal formada e isto resulta em menos potência, mas muitos falam em fazer isso... no final o aumento do fluxo anula a precariedade da mistura? qual é melhor?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
kra eu acho que na camara de combustão pouco importa como a mistura esta destribuida e sim como ela esta composta.

acho q importa, pq a explosão não é toda ao mesmo tempo, ela vai queimando da vela pra fora até as paredes, ela vai percorrendo a mistura e queimando ela...

Compartilhar este post

Link para o post

Na realidade a mistura tem que ser homogênea ao chegar aos cilindros porque senão a queima vai ser ineficiente gerando menos potência e mais consumo.

Polir o coletor de admissão na realidade visa SOMENTE aumentar o duto de passagem para a mistura ar+combustível.

Na realidade o próprio trajeto que a mistura faz até chegar aos cilindros já é "acidentado" o suficiente para homogeinizar (é assim q se escreve? hehehehe) a mistura.

Quando o fluxo de mistura que está indo para os cilindros encosta na parede do coletor ele se condensa - como a água que forma ao redor da garrafa de cerveja gelada. As "rugosidades" do coletor servem para que essas gotículas presas no coletor voltem com mais facilidade para o fluxo de mistura. Quando vc poli o coletor e tira as rugosidades essa volta ao fluxo é pior e se a temperatura interna ainda estiver baixa (principalmente em carros a álcool e pior ainda quando o coletor não é aquecido) o combustível chega em gotículas aos cilindros gerando falhas de dirigibilidade e consumo maior.

Então polir o coletor melhora o desempenho fazendo com que ele tenha uma capacidade de fluxo maior porém piora o desempenho/consumo/dirigibilidade quando o carro está em fase de aquecimento e torna o consumo "ligeiramente" maior.

Compartilhar este post

Link para o post
Na realidade a mistura tem que ser homogênea ao chegar aos cilindros porque senão a queima vai ser ineficiente gerando menos potência e mais consumo.

Polir o coletor de admissão na realidade visa SOMENTE aumentar o duto de passagem para a mistura ar+combustível.

Na realidade o próprio trajeto que a mistura faz até chegar aos cilindros já é "acidentado" o suficiente para homogeinizar (é assim q se escreve? hehehehe) a mistura.

Quando o fluxo de mistura que está indo para os cilindros encosta na parede do coletor ele se condensa - como a água que forma ao redor da garrafa de cerveja gelada. As "rugosidades" do coletor servem para que essas gotículas presas no coletor voltem com mais facilidade para o fluxo de mistura. Quando vc poli o coletor e tira as rugosidades essa volta ao fluxo é pior e se a temperatura interna ainda estiver baixa (principalmente em carros a álcool e pior ainda quando o coletor não é aquecido) o combustível chega em gotículas aos cilindros gerando falhas de dirigibilidade e consumo maior.

Então polir o coletor melhora o desempenho fazendo com que ele tenha uma capacidade de fluxo maior porém piora o desempenho/consumo/dirigibilidade quando o carro está em fase de aquecimento e torna o consumo "ligeiramente" maior.

até onde eu sei, os preparados fazem o polimento dos dutos pra acabar com arestas vivas e fazem isso tanto no coletor de admissão como no cabeçote... não pra alargar os dutos tanto do cabeçote quanto do coletor, isso pode ser feito sem poli-los

eu vejo bastante por ae, toda a admissão polida e isso acaba tirando muito da turbulência necessária pra fazer uma mistura boa, na gasolina isso não afetaria muito, mas no alcool existe o fato da temperatura e da polaridade das moléculas, o alcool é polar e o ar é apolar, o q faz com q naturalmente eles não se misturem... o q com a turbulência maior obriga eles a se misturarem...

Compartilhar este post

Link para o post

Cara...

Muita gente confunde CONCEITOS de preparação com CONCEITOS de mecânica...

TUDO em um "Tômóvil" é pura física, química e/ou elétrica... NADA MAIS. Os mancos são uma ciência exata. E como tudo em uma ciência exata, se vc ganha por um lado, vc perde por outro.

Um conceito de preparação: Polir os dutos aumenta a performance. Isso é fato.

Conceito de mecânica: O alargamento das vias que fluem os gases contribuem para uma melhor no rendimento volumétrico. Tmb é fato, certo?

Agora? Onde está a diferença?

Como no mundo da preparação há muitas gírias e termos que cada um confere a algo/alguma coisa, o "polimento dos dutos" é uma das vítimas disso.

POLIR os dutos ( Podendo deixá-los como espelhos de tão polidos ) pode não ser bom do ponto de vista do rendimento térmico. O Fabianok já explicou o que acontece com a mistura ( turbolência, homogeinização, eficiência... )

ALARGAR os dutos ( tornando-os maior largos ) melhora dado que uma maior quantidade de mistura pode ser admitida.

Aí é que está a diferença. Interpretação do que é falado/lido ( transmitido ).

Muitas vezes, o "polir dutos" é na verdade o alargamento dos dutos. Poucos deixam os dutos "espelho".

Há um ganho no polimento? Sim, em condições ideais ( que o combustível já venha homogeinizado com o ar ) haveria sim algum pequeno ganho. Porém nem tudo são flores. Em condições de baixa carga, a mistura pode não ter velocidade suficiente para misturar e pode acontecer de o combustível entrar em "laminas"... Ou quase que pequenas "poças" de combustível. Isso se traduz em menores velocidades de queima de combustível, perda de potência, grande quantidade de combustível não queimado nos gases de escape, imensa quantidade de poluição, etc...

Outra coisa... O pessoal confunde, e muuuito, os conceitos dos diversos tipos de motores. E não existe só a preparação de motores do tipo arrancada... ;)

Compartilhar este post

Link para o post
Aí é que está a diferença. Interpretação do que é falado/lido ( transmitido ).

Muitas vezes, o "polir dutos" é na verdade o alargamento dos dutos. Poucos deixam os dutos "espelho".

Há um ganho no polimento? Sim, em condições ideais ( que o combustível já venha homogeinizado com o ar ) haveria sim algum pequeno ganho. Porém nem tudo são flores. Em condições de baixa carga, a mistura pode não ter velocidade suficiente para misturar e pode acontecer de o combustível entrar em "laminas"... Ou quase que pequenas "poças" de combustível. Isso se traduz em menores velocidades de queima de combustível, perda de potência, grande quantidade de combustível não queimado nos gases de escape, imensa quantidade de poluição, etc...

Outra coisa... O pessoal confunde, e muuuito, os conceitos dos diversos tipos de motores. E não existe só a preparação de motores do tipo arrancada... ;)

é isso ae q eu queira saber mesmo, se não pode acontece da mistura fica combustível-ar, combustível-ar e o que aconteceria em médias e baixas rotações

tirando quando tá no bucho, pelo visto tem muita desvantagem o polimento

eu sei q não existe só o tipo de preparação pra arrancada, mas conhecimento nunca é demais

vaelu ae, Loko e Fabianok

Compartilhar este post

Link para o post

Não que eu seja contra o polimento dos dutos... Mas sinceramente, não vejo um pq lógico nisso. Alargar sim! SEMPRE QUE POSSÍVEL ( junto com as demais "cositas" que um alargamento "pede" )! Mas polir, tenho cá minhas dúvidas sobre seu real valor.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Não que eu seja contra o polimento dos dutos... Mas sinceramente, não vejo um pq lógico nisso. Alargar sim! SEMPRE QUE POSSÍVEL ( junto com as demais "cositas" que um alargamento "pede" )! Mas polir, tenho cá minhas dúvidas sobre seu real valor.

:legal:

somos 2 então, pq eu penso exatamente assim

Compartilhar este post

Link para o post

Bom então somos 3!!! Pq se for só pra polir acho que nem tem porque - é só perdas! A menos que vc queira um "inside Tunning" :vts

Compartilhar este post

Link para o post
e polir (espelhar) a exaustão? vale a pena?

Hummm... Sinceramente?!?

O ganho seria tão "miserável", que creio eu que não compense o custo...

Compartilhar este post

Link para o post

Verdade! Melhor seria tentar reduzir o número de curvas da tubulação - geraria mais resultado ao meu ver!

Compartilhar este post

Link para o post
Verdade! Melhor seria tentar reduzir o número de curvas da tubulação - geraria mais resultado ao meu ver!

:+1

Compartilhar este post

Link para o post

eu até ia colocar um textão aqui, mas o loko fez o favor de resolver o problema.

MASSSSS....

Sob o ponto de vista APENAS da entrada e saida (de ar / exaustão do resultado da combustão), existe um menor esforço ao bombear um fluxo laminar em relação a um fluxo turbulento (devido a energia gasta para turbilhonar o fluxo...)

analisando isso, APARENTEMENTE, as chamadas perdas por bombeamento seriam menores, resultando assim em uma maior massa de ar dentro da camara.

agora, se é possivel conseguir um fluxo laminar em um cano liso, com um fluxo pulsado de ar quente, a 6000 rpm, são outros 500...

e o problema do combustivel, como resolve??? simples, injeção direta! :P

Brincadeirinha...

mas a partir do estudo da camada limite laminar, seria possivel determinar até que ponto do seu duto você deve polir, e a partir de que ponto a turbulencia é necessária, e minimizar as perdas até um trexo da tubulação (e assim ganhar algo como 0,000008cv... :huh: )

sério. não sei se a vantagem reside somente no alargamento dos dutos, mas um coletor tubular ajuda em carro aspirado e dá um som bonitão.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...