Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

tiago_pimenta

Aspro Leve

Recommended Posts

Galera, to pensando em mexe no motor do meu manco, mais bem de leve... então gostaria de algumas dicas do que eu posso fazer pra ele fica soh um pouquinho esperto, pq naum kero ke aumente mtu o consumo dele, pq o doido ja faz 7 km/l na city se eu for fuça mtu dai ele vai fazer o msm tanto ke um turbo dai naum compensa...

Abs

Tiago Pimenta

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
qual motor :huh: ?

ta na assinatura mais vou por os dados

CARRO: Gol Box 88

MOTOR: AP 1.6 original a alcool c/ 60k ORIGINAIS

PREPARAÇÕES JÁ FEITAS: NENHUMA

Então ta tudu original e talz... Dai eu keria saber o ke eu poderia fazer pra melhorar ele pq vou comprar as peças aos poucos, trampa 3 meses compro 1 comando... trampo mais naum sei qto tempo pra comprar naum sie mais o ke ...

Eh issu

Vlw

Compartilhar este post

Link para o post
nt{a}' date='Dec 20 2004, 02:47 PM'] ta na assinatura mais vou por os dados

CARRO: Gol Box 88

MOTOR: AP 1.6 original a alcool c/ 60k ORIGINAIS

PREPARAÇÕES JÁ FEITAS: NENHUMA

Então ta tudu original e talz... Dai eu keria saber o ke eu poderia fazer pra melhorar ele pq vou comprar as peças aos poucos, trampa 3 meses compro 1 comando... trampo mais naum sei qto tempo pra comprar naum sie mais o ke ...

Eh issu

Vlw

se ta tudo original pode se começar por: um filtro de ar menos restritivo, um trabalho no carbura(troca gicles / venturis), escape 4x1, ja muda um bocado

depois pode vir: coletores de adimissão polidos/ rebaixamento do cabeçote/ comando acho que aquele 049G seria o caso.

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

só digo uma coisa, "cavalo anda, cavalo bebe"

se for mexe no teu motor ele vai bebe mais, tu não vai se conter por ter um motor mexido e vai quere pisa mais, dae tu já sabe o resto...

Compartilhar este post

Link para o post

se for Ap um 49G e uma regulagem no bura já dá resultados, agora 4x1 eu acho que é para quando por mais coisas, como escape completo, um 270, um 3E... se pá um Webber 40 (seria exagero, mas prepara pra quando vier mais)...

agora uma coisa...o motor tem mais de 10 anos, é melhor mandar dá uma revisada em taxa de compressão, folga dos mancais, e toda a parte baixa do motor, antes de mexer...

Compartilhar este post

Link para o post

Qto a cavalo ke corre, cavalo ke come eu to ligado, mais eu vejo assim, meu carro original tem ke fazer(ainda naum fiz o teste) 7km/l na cidade, se eu for um 4x1 ele ja devi cair pra 5, 6 ... dai eu lanço um 2E ele ja baixa pra 4 km/l, ponho uma molinha no 2 estagio pra abri junto c/ o 1, dai ja baixa pra 2, 3 sei la. Então um aspro ke faz 2 ou 3 Km/l seria mais interessante mandar ja um kit alegria ke devi fazer uns 3 km/l no meu carro....

Por issu ke kero coisas leve tipo um filtro foi uma boa ideia, tinha me eskecido... um comando eu ja axo ke naum seria naum leve, keria um comando um pouco melhor ke o original ( falando nissu alguem sabe qtos º tem o original ?) e dai por diante ......

Naum kero sarrufar nenhum 2.0 ... mais kem sabi sarrufar uns 1.6 injeção eletronica (ke me falaraum ke anda mais ke 1.6 carburado) ... andar junto c/ uns 1.8

Compartilhar este post

Link para o post

Olha cara a primeira coisa que vc deve fazer é mandar rebaixar o seu cabeçote, algo em torno de 1,4mm.

Pronto, nisso vc ganhar torque e potência e ainda fica MAIS econônico (andando do mesmo jeito).

Isso é um sistema barato e eficiente. O comando do GTS e GTI (o 049G) tem se não me engano 264 graus de duração, seu comando deve ser o 49H e esse eu não sei ao certo mas deve ter uns 10 graus a menos que o 49G.

Faz isso do cabeçote, manda polir o coletor de admissão (isso tb sai barato) e então coloca o comando 049G ou algo um pouco maior que isso.

Pronto! não coloca dimensionado pois o custoXbenefício não é válido pra ele pois um escape completo do Gol custa instalado R$90 +- e o dimensionado sai uns R$280 mais o escape e abafadores, solda, instalação vai sair uns R$600 conto (eu fiz isso e me arrependi!) e é muita grava pra ganhar uns 4 ou 6cv... (R$100 o cavalo tá loco!)

Com isso o seu consumo deve ficar bem aceitável. Se não ficar usa a minha dica:

Meu motor faz com 100% álcool no tanque em torno de 6,2Km/l de média geral e se eu coloco 8% de gasolina comum junto ele pula pra até 7,5 maneirando bem - é bastante para 4 litros de gasolina.

Ai é o seguinte: Se depois de ficar com o carro mais potente por esse tempo vc achar que tem que mexer mais um pouquinho pra ganhar potência dai não tem jeito... ou vc aspira ANIMAL pra ganhar isso só que o consumo ficará absurdo (algo como no máximo 2Km/l) ou então vc arranca fora o comando e dai turbina pois o custo vai ser parecido e o carro vai ser MAIS econômico e andar MAIS!

Espero ter ajudado!

Compartilhar este post

Link para o post

Fabianok , um colega meu ke trampa num desmanche aki flw ke rebaixa cabeçote eh besteira pq vai fazer o carro esquentar e naum vai melhorar em nda... Qto ao comando, bem lembrado do 049G, pois tava pensando ja em por um c/ 272 º, mais pra mim o 049G ja basta então.

Polir o coleto ... dai issu naum faço a menor ideia do ke seja :P se alguem puder falar o ke eh, tamos ae !!!!

O 4x1 naum to mtu afim msm de por, e agora vc falando ke naum compensa, entao naum vai ser dessa ...

Agora fiquei sabendo ke o cabo da vela do primeiro cilindro ta ferrada, então ja vou comprar 1 jogo completo da NGK colorido ( vermelho ou azul se tiver ) , soh naum sei a espessura ke vou por, se alguem puder ajudar ... falaraum pra mim por mais grossa ke eh melhor e tava vendo no mercado livre uns cabo de vela em silicone, sera ke issu presta ??!!

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Olha bicho rebaixar o cabeçote é junto com o comando de válvulas o "coração" da

preparação aspirada - senão os carros de arrancada aspirados não usariam taxas

de compressão da ordem de 15:1 ou até 16:1 - não valeria o risco!

Rebaixar o cabeçote melhora o rendimento da queima do combustível, diminui os

niveis de poluição e o carro gasta menos combustível pois é mais eficiente!

Agora, esquentar mais isso esquenta! pq vc faz o combustível ser mais

"esprimido" e isso aumenta o calor! A partida fica um pouco mais pesada - mas

no meu caso esses dois pequenos pontos negativos foram BEM amenos!

Polir o coletor de amissão torna suas tubulações internas mais largas permitindo

que mais mistura ar/combustível passe para o motor. Dentro do coletor tem uma

"escova de cachorro" - é um monte de dentes bem altos que serve nos motores a

alcool para aquecer o ar, é uma boa idéia arrancar esses dentes fora tb.

Quanto a cabos de vela eu já compraria um jogo de 8mm pq depois já dá pra usar

no turbinar - quanto aos de silicone não sei nada deles...

Compartilhar este post

Link para o post

eu ajuntaria 1.500 e colocaria um kit turbo !!!

eu tenho um ap 1.6 só que é a gasolina !!! e paguei 1.030 reais no kit turbo usado do meu amigo que tinha o kit instalado num gol que era de garagem !

e veio tudin,

bomba do gti, 2e niquelado, coletor, caracol, até o escamapemnto veio, pena que nao serve no meu quadrado pois era do bola!!! resumindo nao falta nada!!! até a tampa dop cartar furada eu tinha! pra instalar fica por 350 aki na minha regiao! e só!

e eu nao rebaixaria o cabeçote nem mechia em nada! vai com calma ehhe não vá fazer quenem eu que comprei o kit turbo p/ usar num gol caixa, com suspensao altona original c/ rodas originais aro 13, e c/ peneus meia vida hehehe!

ajunte ai uns 1.500 e compre o kitizinho ja instalado vc vai gastar isso! eu irei gastar até menos, só troque seus pistao pelos de a gasolina e ja era eu acho!

sem + flw

Compartilhar este post

Link para o post
nt{a}' date='Dec 21 2004, 11:32 AM'] Qto a cavalo ke corre, cavalo ke come eu to ligado, mais eu vejo assim, meu carro original tem ke fazer(ainda naum fiz o teste) 7km/l na cidade, se eu for um 4x1 ele ja devi cair pra 5, 6 ... dai eu lanço um 2E ele ja baixa pra 4 km/l, ponho uma molinha no 2 estagio pra abri junto c/ o 1, dai ja baixa pra 2, 3 sei la. Então um aspro ke faz 2 ou 3 Km/l seria mais interessante mandar ja um kit alegria ke devi fazer uns 3 km/l no meu carro....

Por issu ke kero coisas leve tipo um filtro foi uma boa ideia, tinha me eskecido... um comando eu ja axo ke naum seria naum leve, keria um comando um pouco melhor ke o original ( falando nissu alguem sabe qtos º tem o original ?) e dai por diante ......

Naum kero sarrufar nenhum 2.0 ... mais kem sabi sarrufar uns 1.6 injeção eletronica (ke me falaraum ke anda mais ke 1.6 carburado) ... andar junto c/ uns 1.8

Carinha, calma... muita calma...

Não é assim a mudança de consumo não...

Experiência própria, ó,

Motor 1.8 aspirado com:

Cabeçote feito na paula faria com dutos polidos e alargados, comando g49, válvulas 40 na admissão e a taxa lá no céu.

Polia regulável, um dosador pequeno, um 3E de 6CC e a criança fazia 4,5km/l no álcool.

Agora é o seguinte... seu motor já é a álcool, pra vc rebaixar o cabeçote, vc tem que ver antes numa retífica, pedir pros caras darem uma conferida na câmara de combustão pra ver se já não foi diminuída. Partindo daí, vc pode mexer no cabeçote... agora, tirar 1,4mm nem em sonho! Só se fosse gasolina e ainda assim seria muito.

Tem que fazer uns cálculos antes de rebaixar o cabeçote pra vc não ter dor de cabeça, mas que compensa, isso compensa! Vc ganha em tudo, inclusive em economia.

Acho que vc poderia dar uma taxadinha MÍNIMA no seu cabeçote (o trampo é barato), colocar um g49 e mexer na giclagem do seu carburador ou trocar por um 2E.

Com essas alterações vc pode ter certeza de que seu carro vai dar uma boa melhorada e não vai ficar mto gastão não... acho que uns 5,5km/l no mínimo tem que fazer... 5 - 6... por aí.

Depois, se quiser melhorar mais, um 4x1 vai bem pra dar uma melhorada legal em alta e pronto!

Vc não vai gastar muito e vai ter um resultado do jeito que vc tá querendo...

Boa sorte!

Compartilhar este post

Link para o post

Aes Velinho,

Preparação bem de leve,

- Escape 4x1 dimensionado

- Comando 274x110x11

- Faz o Cabeçote

Ganho é pouco, mas jah fica esperto

Compartilhar este post

Link para o post

Olha o meu motor era original a álcool com pistões planos e tudo! Quando fui no meu preparador nós medimos a altura do cabeçote e vimos que era original e dai foi rebaixado 1,4mm! Não tem problema nenhum, ando até com gasolina misturada como falei lá no outro post! O pessoal que é mais maluco aqui rebaixa o cabeçote até 2,5mm só que dai EU acho arriscado demais!

Claro que depois de rebaixar o cabeçote foi regulado o ponto de ignição certinho ;)

Compartilhar este post

Link para o post
Olha bicho rebaixar o cabeçote é junto com o comando de válvulas o "coração" da

preparação aspirada - senão os carros de arrancada aspirados não usariam taxas

de compressão da ordem de 15:1 ou até 16:1 - não valeria o risco!

Rebaixar o cabeçote melhora o rendimento da queima do combustível, diminui os

niveis de poluição e o carro gasta menos combustível pois é mais eficiente!

Agora, esquentar mais isso esquenta! pq vc faz o combustível ser mais

"esprimido" e isso aumenta o calor! A partida fica um pouco mais pesada - mas

no meu caso esses dois pequenos pontos negativos foram BEM amenos!

Polir o coletor de amissão torna suas tubulações internas mais largas permitindo

que mais mistura ar/combustível passe para o motor. Dentro do coletor tem uma

"escova de cachorro" - é um monte de dentes bem altos que serve nos motores a

alcool para aquecer o ar, é uma boa idéia arrancar esses dentes fora tb.

Quanto a cabos de vela eu já compraria um jogo de 8mm pq depois já dá pra usar

no turbinar - quanto aos de silicone não sei nada deles...

Fabiano, se eu rebaixar o cabeçote, depois qdo eu turba o carro da pra usar o msm cabeçote, ou terei ke comprar outro ?

Qtos as cabos ja comprei 1 jogo de cabos 8 mm imports c/ revestimento em silicone.

Minhas velas ja são ngk e talz ...

Ah e se eu for rebaixar o cabeçote , qto devo rebaixar e a taxa qto devo usar de taxa ?!?!?!

Compartilhar este post

Link para o post

Olha quando for turbinar dai vc tem que colocar devolta a junta a gasolina de preferência de aço. Só que sua taxa vai ficar algo em torno de 2 pontos maior que o motor a gasolina pois vc tem pistões retos e o cabeçote rebaixado. Assim a única diferença é que vc não poderá usar pressões TÃO altas quantas se não tivesse rebaixado o cabeçote... Isto por causa da taxa dinâmica que será maior (compre a Fullpower especial deste mês que tem explicação sobre isso).

De acordo com meu preparador rebaixar o AP 1.8 a álcool 1,4mm deixa a taxa em torno de 14:1 ou 14,5:1 (agora não me lembro). Acima de 14:1 o ganho não se altera muito assim acho que essa é uma boa taxa pra uso de RUA.

Compartilhar este post

Link para o post
Olha quando for turbinar dai vc tem que colocar devolta a junta a gasolina de preferência de aço. Só que sua taxa vai ficar algo em torno de 2 pontos maior que o motor a gasolina pois vc tem pistões retos e o cabeçote rebaixado. Assim a única diferença é que vc não poderá usar pressões TÃO altas quantas se não tivesse rebaixado o cabeçote... Isto por causa da taxa dinâmica que será maior (compre a Fullpower especial deste mês que tem explicação sobre isso).

De acordo com meu preparador rebaixar o AP 1.8 a álcool 1,4mm deixa a taxa em torno de 14:1 ou 14,5:1 (agora não me lembro). Acima de 14:1 o ganho não se altera muito assim acho que essa é uma boa taxa pra uso de RUA.

acho que é a autopower, não a fullpower

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, vou rebaixar o cabeçote msm em sei la 1 mm, mandar polir o coletor e rancar os dentes altos ke ele tem e manda o comando 049Ge ve no ke da !! depois se der pra usar turbina c/ o msm cabeçote eu vejo... naum to kerendo por pistoes a gasolina msm, pq naum vou usar mta pressao soh 0,5 no maximo e olhe la ......

Compartilhar este post

Link para o post

Para andar no turbo vc tem que destaxar, pois a taxa naum compensa a pressão do turbo. Ou seja, o que se tem de taxa naum compensa a pressão que vc baixou.

Compartilhar este post

Link para o post
nt{a},Dec 22 2004, 02:25 PM] Ah, vou rebaixar o cabeçote msm em sei la 1 mm, mandar polir o coletor e rancar os dentes altos ke ele tem e manda o comando 049Ge ve no ke da !! depois se der pra usar turbina c/ o msm cabeçote eu vejo... naum to kerendo por pistoes a gasolina msm, pq naum vou usar mta pressao soh 0,5 no maximo e olhe la ......

naum vai nessa de num vo passa dos 0,5bar q eh robada hein... hueheuhe..

ainda mais seu carro q eh carburado...

faiz um trampo no cabeçote q fiko bom com turbo..

esses negocio de aspira pra depois turbina eh fo**.. vc tem q desfase as coisa..

vai ter q trocar o comando q vc vai por.. destaxa de novo..

ou faiz um ou faiz outro eu axo..

coloka um filtro.. uma polia.. pega um carbura melhor.. sei la.. e vai preparando pra turbina

Compartilhar este post

Link para o post

cara, não vai nessa de "ah, eu ia rebaixar o cabeçote 1 mm mais vou rebaixar 2 mm pq ACHO q vai ficar melhor"

nem nisso, q já ouvi muitos falarem aqui no fórum (ñ nesse tópico): "eu ia comprar um comando 270°, mas o 280° custa a mesma coisa, vou pegar o 280°"

NEM SEMPRE MAIS EH MELHOR

não vá nesse de rebaixar o cabeçote tanto, veja o quanto de taxa seu motor deve ficar e calcule quanto deverá rebaixar, e, para isso ninguém melhor q um preparador

acho q para vc, basta um filtro de ar menos restritivo, polia regulável, comando (feito sob encomenda, nacional, custa em média 150 reais, se não me engano), escapamento um pouco mais largo e com abafador esportivo (não precisa fazer um 4x1) e uma boa regulagem no carburador

eh uma sugestão, mas acho q antes vc deveria abrir o motor eh verificar folgas e desgastes das partes móveis, acho q vc deveria levar seu carro a um mecânico (bom) para ele avaliar seu carro e dizer oq deve ser feito

Compartilhar este post

Link para o post

Pra mim começar a mexer então pra turbar ele , tem ke fazer o ke ?

Comando vai ser o original ?

Pode rebaixar o cabeçote ?

etc....

Compartilhar este post

Link para o post
nt{a},Dec 22 2004, 02:25 PM]Ah, vou rebaixar o cabeçote msm em sei la 1 mm, mandar polir o coletor e rancar os dentes altos ke ele tem e manda o comando 049Ge ve no ke da !! depois se der pra usar turbina c/ o msm cabeçote eu vejo... naum to kerendo por pistoes a gasolina msm, pq naum vou usar mta pressao soh 0,5 no maximo e olhe la ......

Bom se vc vai rebaixar o cabeçote, mandar polir o coletor, rancar os dentes e por o comando 049G, vc pode por uma polia regulável, polia do virabrequim menor para uma refrigeração maior, cabos de vela de 8mm está bom e velas especiais ( uma NGK 8EGV está de bom tamanho). :mac1:mac1:mac1

:+1 E quais instrumentos vc já tem? Se puder instale ao menos um hallmeter é um instrumento essencial. Abraços !!!

Compartilhar este post

Link para o post

1.8 ap, naum sei se vou mandar rebaixar o cabeçote mais , pq mes ke vem, axo ke vou pegar um resfriado e talz ( eu naum, meu manco ) .. dai cabecote rebaixado e turbo naum da certo neh ?!?!?!

Comando eu vou por o 049G msm ... polia eh uma boa ... cabos de vela 8mm eu ja tenho , alias importada e de silicone ... velas saum da NGK , mais naum sei se eh 8EGV ...

Instrumento eu vou comprando aos poucos como os acessorios ae de cima :) afinal as coisas naum taum facil...

Compartilhar este post

Link para o post
nt{a},Dec 22 2004, 11:25 PM]1.8 ap, naum sei se vou mandar rebaixar o cabeçote mais , pq mes ke vem, axo ke vou pegar um resfriado e talz ( eu naum, meu manco ) .. dai cabecote rebaixado e turbo naum da certo neh ?!?!?!

Comando eu vou por o 049G msm ... polia eh uma boa ... cabos de vela 8mm eu ja tenho , alias importada e de silicone ... velas saum da NGK , mais naum sei se eh 8EGV ...

Instrumento eu vou comprando aos poucos como os acessorios ae de cima :) afinal as coisas naum taum facil...

Com certeza não estão, quando comecei a dar uma leve aspro no meu carro fiquei desempregado, que merd@ e o pior de tudo é que meu carro está com o carburador ruim ( Weber duplo Mini Alcool, já viu a dor de cabeça :banghead ), achei um weber 44 no ML novo, lindo por 800 pratas, mas kd a grana agora. Mas tudo bem as coisas para serem perfeitas não pode ter pressa.

Mas se vc vai pro turbo no carro, então não rebaixa o cabeçote mesmo não, apesar de um santana aqui ter feito isso, mas não vale apena correr o risco :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...