Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

lopescar

refrigeração?

Recommended Posts

Postado em

e ae galera, sei que tem uns topicos falando sobre o uso de carter seco, mais minha duvida é como deixar o motor mais "protegido", tipo deixar ele trabalhar sem perigo de quebra por falta de lubrificação e resfriamento no motor a ar,

Ouvi falar sobre usar a capela de gol a ar no fusca, pq parece que ela refrigera bem melhor que a original do fusca, isso seria verdade?? e também o uso de um radiador de oleo externo na frente do fusca + o carter seco , daria pra usar os 2 ?

 

Abraços

Postado em

Vamos por partes:

Calcanhar de aquiles do motor a ar eh a refrigeração, pois o ar eh péssimo trocador de calor.

 

A melhor capela que existe eh a do motor 1200 antigo, o que se usa do gol a ar eh seu radiador.

Vc pode usar tb a capela Bugpack.

Bom, fora esse radiador que fica ali perto da capela, vc precisa de algo mais para refrigerar.

Para então refrigerar o óleo vc vai precisar de um sistema externo e para isso vc vai precisar trocar a bomba de circulação de óleo, jah que a original naum foi projetada para fazer circular o óleo para fora.

Melhor sistema de todos eh o de carter seco, para isso vc precisa de uma bomba de 4 engrenagens e um reservatório externo.

Segundo sistema eh usar a circulação externa através de + 1 ou 2 radiadores de óleo. Vc precisa de um bomba de 2 engrenagens. Melhor local para colocar o radiador seria onde vc consegue captar maior fluxo de ar, por isso a maioria usa no para-choque, porém as mangueiras ficam mais vulneráveis.

 

Uma das melhores dicas eh trabalhar os dutos do virabrequim para naum faltar lubrificação em rotações onde o motor original naum foi projetado.

 

Eu por exemplo vou usar circulação externa, mas vou refrigerar meus radiadores com ventoinhas automáticas, pois meus radiadores estão escondidos para manter as caracteristicas originais do carro.

Postado em

então o ideal seria a capela do fusca 1200 , e a ventuinha é bom fazer um trabalho nela também ou não é preciso?

 

A circulação externa que vc citou seria o uso do radiador de oleo la na no choke do fusca né?

 

então o uso de um carter seco + a capela do 1200 e uma bomba dupla seria a melhor maneira de deixar uma ar sem perigo de quebra com potencia de 200cv?

Postado em

Para carter seco vc tem que usar bomba de 4 engrenagens.

Para bomba de circulação externa (radiador externo) vc usa bomba dupla.

Circulaçao externa seria vc usar radiador externo em qqr lugar desde que refrigere.

Postado em
O ideal eh ter o manometro da pressão de óleo e tb a temperatura de óleo. Assim vc consegue preservar o motor mesmo que de algum problema.

verdade, essas coisinhas ajudam e muito hehehe,

 

agora como seria esse trabalho nos dutos do virabrequim?

Postado em

Vc tem que mudar o desenho dos dutos de passagem de óleo do virabrequim, isso naum dah para explicar aqui, mas eh algo conhecido de preparadores de motor a ar e de retíficas especializadas em preparação.

Postado em
Vc tem que mudar o desenho dos dutos de passagem de óleo do virabrequim, isso naum dah para explicar aqui, mas eh algo conhecido de preparadores de motor a ar e de retíficas especializadas em preparação.

então essas do virabrequim eu não sabia não hehe

 

agora, tem como usar um intercooler no motor ar ?

aqui nessa foto tem um :http://www.fusca.net/articulos/tecnico/turbo/foto5.jpg ://http://www.fusca.net/articulos/tecn...urbo/foto5.jpg

 

mas será que é funcional, por causa do lugar onde está?

Postado em

Eh muito difícil achar um local funcional para o intercooler no fusca, por isso eh difçil vc encontrar algum instalado.

Qqr coisa ali atraz do motor frita literalemente, seria o último local a se colocar qqr coisa para refrigerar.

O intercooler tem que ficar em local onde há passagem de ar, como qqr trocador de calor ar-ar.

Sinceramente naum vejo local para isto no fusca, e olhe que na sua foto esse kit turbo está atrás do motor, mesmo assim ali onde está soh troca calor por ar tão quente qto o que está passando por ele.

Postado em
Eh muito difícil achar um local funcional para o intercooler no fusca, por isso eh difçil vc encontrar algum instalado.

Qqr coisa ali atraz do motor frita literalemente, seria o último local a se colocar qqr coisa para refrigerar.

O intercooler tem que ficar em local onde há passagem de ar, como qqr trocador de calor ar-ar.

Sinceramente naum vejo local para isto no fusca, e olhe que na sua foto esse kit turbo está atrás do motor, mesmo assim ali onde está soh troca calor por ar tão quente qto o que está passando por ele.

resumindo hehe: o gasto não justifica um melhor desempenho , pelo contrario pode até piorar ainda mais .

Postado em

usa o sistema (capela ou lataria) dos motores vw a ar novos... não tem o problema de esquentar no 3.° pistão/camisa.

 

coloca uma bomba de circulação externa - schadek (R$ 110,00 no ML + envio) e um radiador de oleo.. aproveita e coloca um adaptador para filtro de oleo ....



AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...