Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Korgan

Fazer Xover passa baixa em WPU 1505

Recommended Posts

Poiseh, pq no modulo, tem o modo SubWoofer, ae tava pensando em por pra passar frequencias abaixo de 160hz apenas para os WPU. Isso eh bom, pq nao vai distorcer o falante com frequencias medias, ou vai ser ruim pq o WPU nao distorce com essas freqs e vou perder eh desempenho?

Vlw.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O meu som eh:

2 tweeters Selenium ST322

2 drivers Selenium D250

2 woofers Selenium WPU1505

ae cada wpu eh puxado por um 2080 em bridge de 4 ohms 400w. E as cornetas e tweters sao outro 2080.

Ae no modulo, tem la o passa baixa pra subwoofer, entao queria saber se eh bom eu ativar esse lance, pra passar somente freqs abaixo de 160 hz, ou libero tudo.

vlw.

Compartilhar este post

Link para o post
O meu som eh:

2 tweeters Selenium ST322

2 drivers Selenium D250

2 woofers Selenium WPU1505

ae cada wpu eh puxado por um 2080 em bridge de 4 ohms 400w. E as cornetas e tweters sao outro 2080.

Ae no modulo, tem la o passa baixa pra subwoofer, entao queria saber se eh bom eu ativar esse lance, pra passar somente freqs abaixo de 160 hz, ou libero tudo.

vlw.

O d250 começa a responder em quantos Hz? 1000 Hz?

De qualquer maneira, nem deixa em full se puder fazer um corte na frequencia que os 250 começam a tocar ta bom. Se fizer o corte em 160, as frequencias acima disso até o início do D250 não irão tocar. Assim você terá um buraco no seu som.

Compartilhar este post

Link para o post

Kra, os D250 começam a responder em 800hz +/-, so q como eh crossover passive e 6db, acho q freqs um pouco abaixo passam.

Ae tipo assim, eu acho q essas freqs de 200 ateh os 700 hz +/- nao so fazem eh distorcer o som de um woofer nao?

Compartilhar este post

Link para o post
Kra, os D250 começam a responder em 800hz +/-, so q como eh crossover passive e 6db, acho q freqs um pouco abaixo passam.

Ae tipo assim, eu acho q essas freqs de 200 ateh os 700 hz +/- nao so fazem eh distorcer o som de um woofer nao?

Não entendi o que você quiz dizer.

Vai ficar complicado então usar o corte

a 320 Hz vai ser -12

a 640 vai ser -24

Eu acho que é muita coisa.

O D250 só vai responder então de 800 para cima. Abaixo disso acho que nem toca.

Compartilhar este post

Link para o post

Poiseh, q vai ficar buraco eu sei, so q a duvida eh: as freqs entre 200 e 700 hz sao cruciais? Pq eu vejo aqui no soundforge q essas freqs vazem muito eh distorcer o som como um todo

Compartilhar este post

Link para o post

opa... deixa ele em full mesmo, se seu amp tiver um xover utilize ele abaixo de 800 hz....

se vc cortar em 160 hz, vc vai perder muito médio-grave...

tipo.. faz o teste... afinal, só apertar 3-4 botões do player!

Compartilhar este post

Link para o post

se tu tiver 2 medio grave pra ir ateh os 800hz dos d-250 fica muito bom, o ideal era cortar o grave em 200hz ou +, a parte do som que vai de 160/200hz ateh os 800/1000hz é a faixa que tem praticamente toda a voz das musicas, sem essa faicha de frequencia o som perde totalmente a presença, se tu nao for usar medio grave de 10"ou 12" nao usa os cortes, os wpu repondem bem ateh os 800hz, se estiver em caixa dutada, nao tem pq usar os cortes se tu nao for colocar os medio grave.

Compartilhar este post

Link para o post
Poiseh, q vai ficar buraco eu sei, so q a duvida eh: as freqs entre 200 e 700 hz sao cruciais? Pq eu vejo aqui no soundforge q essas freqs vazem muito eh distorcer o som como um todo

Faz o teste e verá como estas frequencias são cruciais. Tipo, liga com corte do player, ouve e perceba como falta som.

Agora que estou me lembrando, uma vez fiz isso para mostrar para um colega o que era crossover. Ele tinha um falante de 10 (não me lembro qual era) e um tweeter que deveria responder a uns 2500 a 3000Hz. Ele estava usando em full, aí liguei para ele o cross só para mostrar para ele o que era. O grave ficou muito melhor, porém ficou com um buraco monstro. Ficou muito estranho o som.

Compartilhar este post

Link para o post

O wpu jah toca a medio grave legal.

Arruma um cross ativo e faz low pass no WPU entre 900 e 2000hz e a corneta vc faz o hipass na mesma frequencia do wpu.

Fica file.

Compartilhar este post

Link para o post
O wpu jah toca a medio grave legal.

Arruma um cross ativo e faz low pass no WPU entre 900 e 2000hz e a corneta vc faz o hipass na mesma frequencia do wpu.

Fica file.

:+1

to vendendo um crossover ativo pyramd (120 reais). Se quizer é só MP.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa! Se ñ tiver outros alto-falantes pra tocar na faixa de 160hz a 800hz, deixa eles em full, se ñ vai ficar orrivel. Valeu :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Hehe, fiz o teste aqui, realmente ficou uma verdadeira shit com o crossover LP de 160 hz... tipo, o falante ficou um papoco pros graves, bem melhor, so q some completamente a voz do povo... Fica estranho, uma arruma de instrumento, so q guitarra e voz some completamente... To vendo q vou ter q deixar full mesmo, pq o porta mala aqui ta entupido de falante, corneta e tweeter :(

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...