Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

z3h

bridge x stereo

Recommended Posts

Tenho um amplificador GMX 904 (4x50W) que aceita bridge, se não me engano 2x150W.

Algo inviabiliza usar esse amp em bridge para tocar um kit stereo de uns 100 RMS? Bridge pode ser utilizado para stereo? Acho q não né?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

pode sim....

se ele aceitar fazer bridge entre canal direito com direito e esquerdo com esquerdo num tem segredo.....

se não, vc faz os bridges normais só que vc liga as rcas da direita no canal traseiro e as rcas da esquerda no canal frontal..... ae vc liga os falantes da direita em bridge nos canais traseiros e os da esquerda nos frontais....

t+

Compartilhar este post

Link para o post

Pode sim. O meu RF 4.6x tá em Bridge. Só precisa de dois cabos RCA em "Y".

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post
Pode sim. O meu RF 4.6x tá em Bridge. Só precisa de dois cabos RCA em "Y".

Abraço

o uso do y é facultativo....

se vc ainda não tiver os cabos, é melhor usar o y pq ae vc economiza....

Compartilhar este post

Link para o post

Pra que Y ?

é só encaixar uma "boca" do RCA em cada canal mono do amp (geralmente é o left), se precisar, chaveá-lo para mono e boa! Lado esquerdo numa bridge, lado direito na outra. De preferência, procure fazer tri-mode, para evitar agudos irritantes. Regule direitinho o ganho e pronto. :)

Lembrando que seu som será stereo, que nada mais é que a "soma de dois sinais mono" ;)

Abraços, Thiago!

Compartilhar este post

Link para o post

Nossa ...

Vcs num tem noção de como me animaram.

Só não entendi o porque do "Y".

Agora .. 2x150W .pra setereo deve virar o bixo.

Tadinho do meu kit MTX .. acho q vou ter que descolar outro de uns 100W pelo menos.

Puts ... esse amp é velhinho, mais quanto mais velho .. mais alegrias me dá :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Esse amp é um puta amp, velho!

Se desfaça dele não!!

Compartilhar este post

Link para o post

Vixi .. nem precisa me dizer isso.

Ainda mais que to com ele desde novo. Lacradinho, sem nenhum risco!

Ainda mais agora com 2x150!

Compartilhar este post

Link para o post
Pra que Y ?

é só encaixar uma "boca" do RCA em cada canal mono do amp (geralmente é o left), se precisar, chaveá-lo para mono e boa! Lado esquerdo numa bridge, lado direito na outra. De preferência, procure fazer tri-mode, para evitar agudos irritantes. Regule direitinho o ganho e pronto. :)

Lembrando que seu som será stereo, que nada mais é que a "soma de dois sinais mono" ;)

Abraços, Thiago!

quer dizer então que quando eu faço bridge o amp só 'lê' o rca esquerdo geralmente?

mas ai quando por causa do som estereo o som vai todo pra direita por exemplo eu fico sem som no bridge?

dessa eu não sabia..... acho que o amp deveria 'fazer uma media' entre direita e esquerda....

Compartilhar este post

Link para o post
Pra que Y ?

Abraços, Thiago!

quer dizer então que quando eu faço bridge o amp só 'lê' o rca esquerdo geralmente?

mas ai quando por causa do som estereo o som vai todo pra direita por exemplo eu fico sem som no bridge?

dessa eu não sabia..... acho que o amp deveria 'fazer uma media' entre direita e esquerda....

Confesso que não sabia dessa...

Mas garanto que no meu RF4.6x se eu não ligar os dois RCAs, o som fica mais fraco.

Alguém sabe explicar??

Compartilhar este post

Link para o post

Vixi MAIA. Isso ai ta parecendo o sub do meu HT.

No manual diz que não precisa de Y, mais qdo ligo o Y com certeza absoluta o sub toca mais.

Compartilhar este post

Link para o post
Pra que Y ?

Abraços, Thiago!

hehe ta doido ?! o amp acabaria com toda a fidelidade do som, que já é complicada de ser encontrada :)

Quando você liga uma ponta do RCA num canal é exatamente isto que o amp faz, reproduz esse canal na saída planejada.

E o canal mono/bridges dos amplificadores nada mais é que "apenas um canal com uma potência superior", geralmente em amps nacionais equivale à potência de 4 canais a 4 ohms.

Por isso a ligação em bridge é feita assim, uma ponta RCA em cada entrada mono (tem de ver no manual qual é, mas por padrão é a left, idem à entrada left (branca) de audio das televisões, que funcionam em mono também) e na saída, segue o manual para utilizações de bridge e ligue corretamente o falante, quanto à polaridade.

Quanto à dúvida de ligar as 2 pontas e o "sub falar mais alto", deixo pra outro alguém responder, que, pra ser sincero, não faz sentido algum para mim :)

Abraços, Thiago!

Compartilhar este post

Link para o post

No mínimo 4 ohms! Dá pra trabalhar com mais, tranquilamente...

Com impedancias menores que esta você corre o risco de derreter teu amp.

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto à dúvida de ligar as 2 pontas e o "sub falar mais alto", deixo pra outro alguém responder, que, pra ser sincero, não faz sentido algum para mim :)

Abraços, Thiago!

Mesmo não fazendo sentido, aqui vai (direto do manual):

post-5-1101515183.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Abraços, Thiago!

Mesmo não fazendo sentido, aqui vai (direto do manual):

hehehehe.

Cacei meu manual até agora e achei.

Aqui fala pra colocar somente 1 par de rca, mesmo em Two-channel mode (stereo). Na saída dos falantes é como se fosse 2 bridges normais, só que troca os negativos entre a direta e esquerda.

Já podem ir indicando kit entre 100 e 150W RMS por menos de 1k :)

Compartilhar este post

Link para o post

tenho uma duvida antiga sobre esse assunto que perguntei em outro topico e nao responderam :mellow:

Não tem problema de derreter o Xover não? afina lele foi projetado para receber 100wrms e pode vir a receber mais dependendo do volume.

valeu, falo !

Compartilhar este post

Link para o post

DESTA FORMA NÃO PRECISA TROCA OS RCA'S UM CANAL PRA UM LADO E O OUTRO PRO OUTRO E SÓ LIGAR TUDO QUE FICA EM STEREO !!!

segue foto:

manulafotoRF.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Heheheeee, vc`s discutem mto sem saber...

Seguinte, alguns amplificadores, geralmente os mais antigos, não necessitam de cabo Y. Eles tem uma chave seletora, que quando está em Bridge/Mono (ou seja lá que nome tiver na chave) necessita de apenas 1 RCA ligado, pois o som será mono de qualquer jeito.

Porem, 99% dos amplificadores tem que estar com todos os RCA ligados para tocar com toda sua potencia.

O meu MTX por exemplo, se eu não usar o "Y" a potencia dele cai pela metade.

Simples né?

Quanto ao topico, pode, e deve, usar o amplificador em bridge. Vc sentirá claramente a diferença. Pegue os 2 RCA que vem do player, (L e R) e conecte um cabo "Y" em cada um, gerando 4 saidas. Escolha qual bridge será o direito e qual será o esquerdo e conecte os cabos corretamente. Regule o ganho dos 2 bridges de forma que eles fiquem 100% iguais.

Só isso...

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Abreu muito boa sua explicação ficou bastante claro e pelo que entendi vc perderá o controle de direito e esquerdo que controla-se no player é isso mesmo ou entendi errado?

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Opa lá.

No x979 eu tenho controle de posição dos kits, não é bem do DTA que to falando, é da posição mesmo (que vc seta num grafico x/y). Se perder controle R/L perco essas funções que acho q não consigo mais viver sem.

Acho que pelo menos no meu amp não perde o controle de L/R, afinal tem uma chave para indicar se vai ser utilizado 2/4 canais.

Compartilhar este post

Link para o post
Abreu muito boa sua explicação ficou bastante claro e pelo que entendi vc perderá o controle de direito e esquerdo que controla-se no player é isso mesmo ou entendi errado?

Abraço

vc não perde nem o balanço nem o fader....

Compartilhar este post

Link para o post

Bom então entendi errado, vamos supor como ficará a ligação:

RCA L e R serão conectados aos cabos "Y" e assim resultarão em 4 canais RCA que para nivel explicativo chamarei-os de L1 L2, R1 R2, ou seja 2 L's e 2 R's.

No amplificador deve-se ligar L1 no L do amp. e L2 no R do amp de um dos bridges e a mesma coisa para R1 e R2?

É isso?

Não sei se ficou claro

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

RCA L e R serão conectados aos cabos "Y" e assim resultarão em 4 canais RCA que para nivel explicativo chamarei-os de L1 L2, R1 R2, ou seja 2 L's e 2 R's.

No amplificador deve-se ligar L1 no L do amp. e L2 no R do amp de um dos bridges e a mesma coisa para R1 e R2?

É isso?

Não sei se ficou claro

Abraço

exato....

Compartilhar este post

Link para o post

É isso?

Não sei se ficou claro

Abraço

Isso, ai vc tera uma bridge com L e outra com R. O balanco funciona normal.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...