Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Junior-inf

4x1 e filtro

Recommended Posts

Salve galera...

Sou novo no pedaço, sou participante do fórum do e da lista da Autosom, mas como nem só de som vive um homen q gosta de carro....

Acho que este tópico até já deve ter sido levantado aqui na lista, desculpem, mas não achei nada específicamente falando deste assunto.

Bom , tenho um corsinha 1.0 8v 98, e o bichinho é muito manco, pra não dizer alejado de tudo, andei lendo aqui no fórum sobre a combinação 4x1 e filtro esportivo, mas como vi que carro 1.0 é bom original, não pretendo trocar chip e nem converter o combustível, então gostaria de saber :

Quais os prós e os contras desta combinação, tipo assim, ganho aonde e perco aonde?

È necessário mexer em cabeçote/comando?

Onde fazer o escap e qual filtro colocar?

As dicas pra fazer esta "preparação" com segurança, de repente onde fazer.

Como já tive um carro com 4x1(passat pointer) e vi que além de ronco o motor fica diferente, gostaria de saber se nestes "motorzinhos 1000" surte algum efeito satisfatório.

Obs: A minha maior preocupação é não aumentar muito o gasto com combustível.

Obrigado pela força

[ ]

Junior.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

:banghead Amigo... seu corsa nunca vai deixar de ser manco

AT POWER! :legal:

PS: eh sacanagem viu eu q nao gosto de corsa mesmo :hug

Compartilhar este post

Link para o post

Filtro esportivo + um Abador esportivo, vai render uns 4 no máximo 5 cv a mais, mas já da uma diferença na hora de guiar, principalmente em rotações mais altas.

Agor 4X1 em carro 1.0 eu não acoselharia, pois ele melhora o desempenho em alta, mas em baixa rotação o carro vai ficar mais manquinho ainda hehe... ;)

Compartilhar este post

Link para o post
:banghead Amigo... seu corsa nunca vai deixar de ser manco

AT POWER! :legal:

PS: eh sacanagem viu eu q nao gosto de corsa mesmo :hug

Comentário lamentável amigo, se vc não tem nada a acrescentar ao tópico, simplesmente não poste, assim evita-se confusão... ;)

Compartilhar este post

Link para o post
Filtro esportivo + um Abador esportivo, vai render uns 4 no máximo 5 cv a mais, mas já da uma diferença na hora de guiar, principalmente em rotações mais altas.

Agor 4X1 em carro 1.0 eu não acoselharia, pois ele melhora o desempenho em alta, mas em baixa rotação o carro vai ficar mais manquinho ainda hehe... ;)

é verdade, percebi que o 4x1 deixa o carro mais manco em baixa, e nem da tanta diferença assim em alta....

Compartilhar este post

Link para o post

Opa amigo obrigado, toda AJUDA é bem vinda!

O lance do 4x1 eu escutei até preparador falar, mas não foi tocado no ponto de que em baixa o carro ficaria mais manco não...

Mesmo o motor 1.0 q sempre trabalhar em alta, seria disperdício colocar, pois pra trocar o abafador e colocar um decente e colocar o escapamento completo incluindo o coletor a diferença não é tão alta não.

5 cavalinhos que sejam se não me aumentar o consumo, acho válido.

Obrigado mesmo pela ajuda!

[ ]

Junior.

Compartilhar este post

Link para o post

O lance do 4x1 eu escutei até preparador falar, mas não foi tocado no ponto de que em baixa o carro ficaria mais manco não...

Mesmo o motor 1.0 q sempre trabalhar em alta, seria disperdício colocar, pois pra trocar o abafador e colocar um decente e colocar o escapamento completo incluindo o coletor a diferença não é tão alta não.

[ ]

Junior.

seria um desse q tá afim de por no seu carro?

post-24-1101243356.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade todos os escapamento são 4x2 ou outra coisa o importante é vc fazer o dimensionado que seria o ideal pro seu carro e com a combinação do filtro de ar com certeza vai melhorar e juntando isso pode colocar ai com certeza em torno de 5 a 7 cvs a mais e sem aumentar muito o consumo.

Lugar legal pra vc fazer escape é:

-GIBA

-PAULINHO

Os dois ficam em SBC

Compartilhar este post

Link para o post

no lugar disso, tenta passar pro alcool, vai render a mesma coisa em cavalaria (ou mais...) e vai diminuir seu gasto com combustivel...

ou então tenta fazer o kit alcool(chip)+ filtro+escape... dai deve render uns 9cv (o que é ~15% a mais...)

Compartilhar este post

Link para o post

eh impossivel...

ter ganho de potencia..., sem aumento de consumo...

+ POTENCIA = + CONSUMO... ;)

Compartilhar este post

Link para o post

para falar a verdade, é possivel, mas os ganhos de potência são minimos...

vc sempre pode, por exemplo, atrasar um pouco o ponto (supondo um combustivel bom)

aumentar a taxa de compressão pode melhorar bastante a potencia, e não afeta o consumo.

agora os ganhos mínimos:

ou então, com um bom trabalho no escapamento, vc pode minimizar as perdas na exaustão, assim aumentando a potencia.

usando um óleo um pouco melhor, e mais "leve", vc pode diminuir a perda mecanica pela bomba de óleo e pelo arraste do atrito do motor

em um plano menos tangivel, temos a transmissão, com engrenagens de melhores materiais, podemos diminuir a massa (trocando as de aço carbono por titânio, por exemplo), assim diminuindo o momento de inércia e assim diminuindo as perdas de energia.

as rodas, se de ferro, tem o mesmo efeito quando trocadas por materiais mais leves, como o magnésio.

tirar peso do carro, ou então melhorar sua aerodinâmica tem um efeito parecido, mas diferente, pois não aumenta a potencia do carro, mas melhora a relação perda/potencia ou peso/potencia, assim gerando um efeito igual a uma maior potencia.

substituindo as bombas por eletricas (comb/óleo/água/DH), consegue-se um motor mais leve, com menores perdas mecanicas assim girando mais forte, com menores perdas de potencia.(vale lembrar que a eficiencia da conversão da energia PODE ser vantajosa, como já foi compravado em testes para os sistemas eletricos de 48V que equiparão as mercedes em um futuro proximo. pois vários fluidos podem ser substituidos, polias e outros meios podem ser eliminados, diminuindo a massa do conjundo movel.)

medidas proibidas, como tirar o catalizador também pode melhorar a potencia sem aumentar o consumo.

pneus mais finos, discos de freios menores, são medidas que também podem ajudar, mas são perigosas demais para sequer serem testadas.

Como você já deve ter reparado, tudas as medidas visam um melhor aproveitamento do combustivel, ou seja, melhorar a eficiencia, diminuir a curva de consumo especifico (volume de combustivel/potencia gerada- nas rodas, nesse caso)

Compartilhar este post

Link para o post

para 1.0 ainda acho q a melhor solução eh o turbo...se não quer turbo, guarde dinheiro e compre outro carro pra preparar ou troque o motor, essa eh a minha opinião

Compartilhar este post

Link para o post
para 1.0 ainda acho q a melhor solução eh o turbo...se não quer turbo, guarde dinheiro e compre outro carro pra preparar ou troque o motor, essa eh a minha opinião

Eu to meio que nessa, deui uma maelhorada no Corsinha com Chip+Filtro+escape, só pra ficar mais esperto na estrada mesmo, e agora vou juntar uma grana pra ou pegar um carro mais fortinho, ou pra partir pra um motor mais preparado... ;)

Compartilhar este post

Link para o post

[ ]

Junior.

É quem sabe um dia eu ponho um desses...

[ ]

Junior.

Compartilhar este post

Link para o post
Na verdade todos os escapamento são 4x2 ou outra coisa o importante é vc fazer o dimensionado que seria o ideal pro seu carro e com a combinação do filtro de ar com certeza vai melhorar e juntando isso pode colocar ai com certeza em torno de 5 a 7 cvs a mais e sem aumentar muito o consumo.

Lugar legal pra vc fazer escape é:

-GIBA

-PAULINHO

Os dois ficam em SBC

Opa Fer....

Na verdade como voce falou todos são 4x2, mas eu quero é um 4x1.

Na giba eu já liguei, agóra no paulinho eu ainda não cotei não.Queria saber a opinião da galéra antes.

Valeu pela força.

[ ]

Junior.

Compartilhar este post

Link para o post
para falar a verdade, é possivel, mas os ganhos de potência são minimos...

vc sempre pode, por exemplo, atrasar um pouco o ponto (supondo um combustivel bom)

aumentar a taxa de compressão pode melhorar bastante a potencia, e não afeta o consumo.

agora os ganhos mínimos:

ou então, com um bom trabalho no escapamento, vc pode minimizar as perdas na exaustão, assim aumentando a potencia.

usando um óleo um pouco melhor, e mais "leve", vc pode diminuir a perda mecanica pela bomba de óleo e pelo arraste do atrito do motor

em um plano menos tangivel, temos a transmissão, com engrenagens de melhores materiais, podemos diminuir a massa (trocando as de aço carbono por titânio, por exemplo), assim diminuindo o momento de inércia e assim diminuindo as perdas de energia.

as rodas, se de ferro, tem o mesmo efeito quando trocadas por materiais mais leves, como o magnésio.

tirar peso do carro, ou então melhorar sua aerodinâmica tem um efeito parecido, mas diferente, pois não aumenta a potencia do carro, mas melhora a relação perda/potencia ou peso/potencia, assim gerando um efeito igual a uma maior potencia.

substituindo as bombas por eletricas (comb/óleo/água/DH), consegue-se um motor mais leve, com menores perdas mecanicas assim girando mais forte, com menores perdas de potencia.(vale lembrar que a eficiencia da conversão da energia PODE ser vantajosa, como já foi compravado em testes para os sistemas eletricos de 48V que equiparão as mercedes em um futuro proximo. pois vários fluidos podem ser substituidos, polias e outros meios podem ser eliminados, diminuindo a massa do conjundo movel.)

medidas proibidas, como tirar o catalizador também pode melhorar a potencia sem aumentar o consumo.

pneus mais finos, discos de freios menores, são medidas que também podem ajudar, mas são perigosas demais para sequer serem testadas.

Como você já deve ter reparado, tudas as medidas visam um melhor aproveitamento do combustivel, ou seja, melhorar a eficiencia, diminuir a curva de consumo especifico (volume de combustivel/potencia gerada- nas rodas, nesse caso)

Valeu pela aula...

O bom daqui é que tem muita gente bacana então a gente acaba aprendendo algo sempre.

È a relação é sempre pra q se tenha + potencia se tenha mais consumo, seria impossível eu querer aumentar a cavalaria sem querer elevar o gasto, mas o que eu to querendo é ser coerente.

Pensei em conversão do combustível para o alcool a princípio, mas tanto se escuta que não causa danos a um motor originalmente gasolina quanto se escuta que o original é melhor, eu acredito que se um motor é feito a gasolina é pra usar gasolina, não acredito em tanta modernidade assim, senão porque de um certo tempo pra cá não é tudo flex??

Então a conversão está descartada no meu caso.

O chip eu até colocaria se soubesse de algum lugar de confiança e q o processo fosse totalmente reversível.

Pensei em escap e filtro por ser a solução mais simples e talvez mais economica de deixar o carro mais espertinho um pouco.

Obrigado e valeu pela força

[ ]

Junior.

Compartilhar este post

Link para o post
Eu to meio que nessa, deui uma maelhorada no Corsinha com Chip+Filtro+escape, só pra ficar mais esperto na estrada mesmo, e agora vou juntar uma grana pra ou pegar um carro mais fortinho, ou pra partir pra um motor mais preparado... ;)

Opa Beto...

Voce chegou no ponto que quero chegar, deixar o bichinho mais esperto na estrada, se ganhar algo pra cidade, é lucro, mesmo pq não pego tanto transito assim direto.

Voce fez seu serviço onde, mais precisamente o chip??

Converteu o combustível?

È reversível??

Aumentou muito o consumo??

Se puder me dar estas dicas eu agradeceria, pelo menos pra começar a me programar pra fazer isto. :legal:

[ ]

Junior.

Compartilhar este post

Link para o post
Opa Beto...

Voce chegou no ponto que quero chegar, deixar o bichinho mais esperto na estrada, se ganhar algo pra cidade, é lucro, mesmo pq não pego tanto transito assim direto.

Voce fez seu serviço onde, mais precisamente o chip??

Converteu o combustível?

È reversível??

Aumentou muito o consumo??

Se puder me dar estas dicas eu agradeceria, pelo menos pra começar a me programar pra fazer isto. :legal:

[ ]

Junior.

O trampo eu fiz numa oficina daqui de Ibiúna mesmo, de um preparador amigo meu, o chip foi remapeado visando melhor desenpenho em estrada mesmo, mas continua rodando na gasola, o serviço é reversível, e o carro ficou até mais economico na estrada, com medias de 17km/l, na estrada realmente é outro carro, subi a serra essas dias com 4 pessoas mais bagagem, e o carro foi mto bem!! Na minha opnião vale a pena o investimento... ;)

Compartilhar este post

Link para o post

O que o Verme falou é mais do que verdadeiro.

Vc só conseguirá aumentar a potência e diminuir o consumo SOMENTE se vc aumentar as eficiências térmicas e mecânicas do manco...

Sinceramente?

Eu não fuçaria num 1.0... A grana que é investida é relativamente alta para o desempenho conseguido... E se o serviço não for bem executado ( O chip principalmente! ) o manco pode ficar mais beberrão e MENOS potente.

Eu não curto a idéia de fazer "chip" para gasolina, pois ela, qnd não é bem queimada ( Em geral os chips de "potência" injetam bem mais combustível que os originais ), começa a formar depósitos de carvão ( fuligem ) nos cilindros/velas/válvulas, etc... E isso gera pontos de "calor" na câmara de combustão, o que poderá gerar os inconvenientes das "batidas de pino".

Eu transformaria para álcool.

Pela própria química da combustão, o combustível vegetal, desenvolve maior potência se comparado a um mesmo motor usando derivados de petróleo. Tudo isso só regulando a mistura estequiométrica da mistura... Sem alterar ponto de ignição, taxa de compressão e talz.

O álcool proporciona AINDA uma possibilidade de trabalhar com um ponto de ignição mais "avançado" em relação a gasolina, dado a sua "baixa" velocidade de flamabilidade ( demora mais tempo para ele queimar um mesmo volume de combustível ). Isso TMB traduz em um ganho de potência e torque, se comparados com a gasolina.

E o melhor... Ainda é mais barato rodar na cana. *rs* :legal:

O único problema que vejo é o das bombas de combustível originais não durarem muito com o álcool... :( Mas pra quem roda bastante, o valor dela acaba diluído.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...