Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Guest SeaL

Motor Renault 1.6 16v...

Recommended Posts

Postado em

Andei lendo...

E no meio das minhas andanças, li um negócio muito legal... e que me surpreende muito...

O motor 1.6 16v (destes últimos) da Renout, tem um ENOOOORME gargalo em questão de potência...

Segundo o que eu lí...

Quando a Renault deixou de fabricar os motores da Benetton, pegaram o engenheiro que construía os motores pra F1 e mandaram ele fazer um motor com "x y z" de potência, torque, e consumo médio... a partir de um 2.0L.... depois de estudar mais um pouco sobre o que os diretores da Renout tavam querendo, ele entregou um motor 1.6!!!! (fugindo das especificações dos diretores, e surpreendendo a todos com um motor feito pra girar ateh seus 8000 rpm e superar a barreira dos 150cv com saúde)... mas por questão de não necessidade, de "tudo isso" nas ruas, colocaram um comandinho mais manso e baixaram o corte pra 6000 rpm...

o que resultou em:

MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; duplo comando no cabeçote, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 79,5 x 80,5 mm. Cilindrada: 1.598 cm3. Taxa de compressão: 10:1. Injeção multiponto. Potência máxima: 110 cv a 5.750 rpm. Torque máximo: 15,1 m.kgf a 3.750 rpm.

Na TEORIA, segundo o que eu li, o motor com preparação aspro, bem equalizado, mantendo todas as peças internas, menos comando, consegue girar ateh 9200 rpm com segurança, gerando 176cv(!!!) no 1.6L somente remapeando as curvas de injeção...

Claro que o torque em baixa rotação seria sacrificado, assim como consumo.... mas... ainda assim... agradável o carrinho....

Ninguém mencionou nada sobre taxa de compressão... logo... eu entendo que ela seja a mesma... ehehehe

O que mais me chateia ainda eh a tendência do coletor plástico... mas isso dá-se jeito...

Alguém jah viu um Clio com preparação aspro ae???

hehehehehehee :D:D:D:D:D:D

Finalmente mais opções de motores giradores...

Outra boa opção eh o 1.6 da fiat... mas nao sei nada sobre eles..

ZEEEEEEEEEEEEED??? LEEEEEEEEEBRA???? hehehehe... vamo partilhar conhecimento aew!! :D:D

Postado em

Desci umas 120 revistas do guarda roupa(gurado minhas revistas no guarda roupa)e pegeui um JC q ujm cara pergunto sobre a Clio da F-Clio, ele usa o motor 1.6 16v com 140pocotos, "apenas" trocando o chipe e troca do comando de valvula.

Putz cara deve se tesao faze esse motort gira a 9200rpm e faze um preparaçao aspro fo**.

Postado em

Seal, esse motor renault é oq equipa os 206 aqui no Brasil, é parceria da pug com a renault... acho que tb vale pros 1.6 ACHO, (os 1.0 é certeza) agora os 1.6 16v eu nao lembro, mas acho que é tb

vou te dizer oq conheço sobre esses motores (tipico de dono de dono, num ta nem ae, mas quer fazer girar o motor) huahuahuahuahuahua

9200 ! PRA Q huahuahua

então....estes motores, são os motores dos 206 de rallye aqui no brasil, estes que possuem comando mais bravo, escape menos restrito, filtro de ar e ACHO que 4x1..... gerando potencia em torno de 136cv pelo que me lembro.

eu nao sabia dessa que estes motores podiam girar tanto e tals..

sei que este motor turbo, é o CAPETA, bem feito, atinge 250cv sem muitas dificuldades...

quebras é dificil (se falando em original) motor pra sentar o kct mesmo, tendo sua revisão em dia..motor pra 200mil facil !

qualquer tipo de preparação ja deixa ele bem agradavel ! peças hj em dia nao é cara pois ja se tem um numero razoavel de carros no brasil com este motor ! peças para preparaçao ainda esta dificil, mas se acha até em concessionaria se vc vai la e fala q quer os comandos mais bravos dos 206 de rallye aqui no brasil..mas se prepara no preço

opoko que sei é isso acho ! hehehehehe, motor bão pra malcriadar viu !

Postado em

arctic acho q nem eh o mesmo motor esse 1.6

o 1.0 eu to ligado q eh

mas o 1.6 tem o diametro e curso um pouco diferente

Postado em

o 1.0 eu to ligado q eh

vc diz da renault e da peugeot ?

nao to dizendo que o 1.0 é igual o 1.6 heuahuehaueahe

to dizendo que os 1.6 16v são iguais renault e peugeot....inclusive ACHO que aqui no brasil os motores dos 206 1.6 e 307 1.6 é tudo renault...os 1.0 eu TENHO certeza que é renault..mas os 1.6 eu nao lembro saca !

mas são iguais, mesmas caracteristas 110cv, giros, tudo mais

esqueci de dizer...

Seal, os 1.6 16v NAO tem coletor de plastico !

Postado em

o 1.0 eu to ligado q eh

to dizendo que os 1.6 16v são iguais renault e peugeot....inclusive ACHO que aqui no brasil os motores dos 206 1.6 e 307 1.6 é tudo renault...os 1.0 eu TENHO certeza que é renault..mas os 1.6 eu nao lembro saca !

esqueci de dizer...

O motor 1,6 16v da Renault, Peugeot e Citroen(q equipa Scenic, Clio, 206, 307e C3) sao feitos pela PSA(Grupo formado por Renault, Peugeot e Citroen).

Postado em

o 1.0 eu to ligado q eh

esqueci de dizer...

po c eu falasse q o 1.0 eh igual o 1.6 eu ja me auto bania da scbr eahhaehaehaeh

to falando o 1.6 da renault e da peugeot

curte soh

http://carroonline.terra.com.br/serverpage...o=7730&subcod=3

a cilindrada deles eh diferente... bto feh q num eh o mesmo motor nao

Postado em

o 1.0 eu to ligado q eh

esqueci de dizer...

po c eu falasse q o 1.0 eh igual o 1.6 eu ja me auto bania da scbr eahhaehaehaeh

curte soh

gbg, outro dia li num blog q o bloco do 1.0 16v e do 1.6 da psa eh o mesmo..o q muda e diametro, curso e virabrequim.(cm li em blog nao temho certeza)

Postado em

Bom, ja coloquei isso na parte de preparação, mas vai só 1 preview dum caso REAL do motor 1.6 16v FIAT

Fiat Uno

Ano:1990

Cor: Azul Florença87/90.

Motor:1.6 16v aspirado, injetado, movido a Gasolina Podium, (ele nunca bebeu outra, só a Premium) a mesma preparação da Formula FIAT, (centralina, dimensionada e comando).

Cabeçote é preparado pela AD performance.

Potência: 150cv a 7.500rpm (estimados).

Torque: entre 17 a 18kgmf acima dos 5.500rpm.

Regime Maximo: 8.200rpm

Consumo: 8km/L na cidade e 10km/L na estrada.

Marcha lenta: 1.500rpm

Ignição: Magneti Marelli com bobinas duplas e cabos de velas originais.

Cambio: Utiliza as relações de marchas do Palio16v, com triambulador a cabo.

Peso: Retirando os itens permitidos no regulamento (macaco, estepe, triangulo e tampão) 975kg com piloto, (peso minimo para os carros 16v na arrancada é de 970kg) quase 100kg a cima do peso minimo obrigatório para os carros com motores 8v que é de 890kg.

Suspenção: Original do Uno turbo.

Freios: Originais do Tempra turbo (disco nas 4 rodas).

Rodas: Originais do Marea turbo 15 por 6,5pol com pneus 195/50

Melhor tempo nos 402 metros:

15,9s (ano passado em Goiania).

Postado em

o 1.0 eu to ligado q eh

esqueci de dizer...

O motor 1,6 16v da Renault, Peugeot e Citroen(q equipa Scenic, Clio, 206, 307e C3) sao feitos pela PSA(Grupo formado por Renault, Peugeot e Citroen).

PSA é Peugeot Citroen apenas...Renault num faiz parte da PSA, que forma outro grupo com Nissan e Samsung (nada a ver né) hehehehe

Postado em

o 1.0 eu to ligado q eh

esqueci de dizer...

curte soh

pode cre...realmente acho que nao é o mesmo não

joguei no testo numa lista de discussão pug e citroen, vo ver oq os caras falam

Postado em

Renault Clio Sedan 1.6 16V

Com seus 110 cv, ele anda muito bem, mas beeeeeebeeeeeeeee muuuuito... Além do mais ele faz um barulho horrível de carro velho acelerando, seilá! Além do mais, o câmbio dos Renault nunca me agradou. Ele tem uma folga muito grande e dá muitos trancos qdo se acelera o carro bruscamente sendo sucessível à defeitos nos coxins (defeito muito comum em quase todos os modelos Renault acima de 1000 cm³). Os Peugeot 206 mais recentes tambem utilizam este mesmo motor, ams não sei muito sobre ele. Creio que o cambio do peugeot seja melhor que o dos Renault

Motor Fiat 1.6 16V

Projeto de 1996 sendo o primeiro motor a equipar um Fiat Palio saído de fábrica. O Palio, por ser leve, desenvolve muito bem a potência e o barulho do motor é genial. Esse motor equipa tambem os Fiat Brava SX/ELX (99 a 2001 - 99 cv / 2002 e 2003 - 106 cv), Fiat Palio Stile, Palio Weekend Stile/ Sport, Siena Stile/ Sport/ MTV, Strada Adventure e Palio Adventure (2001 pra frente)... Esse motor foi substituido em toda a linha desde 2003 pelo motor 1.8 8V da GM (Powertrain), mesmo motor que equipa a linha Corsa/ Montana 2003 a 2005 na opção Flex e desenvolve 105 cv na gasolina e 109 cv no alcool na linha GM e desenvolve 106 cv na gasolina e 111 cv no alcool. essa diferença se dá pelo sistema de injeção ser diferente entre ambos, sendo os GM usando Modulo da Delphi e os Fiat utilizando modulo da Magnetti Marelli...

Postado em

80mm de curso girando a 9200?!? :blink:

Olha... Para uma prep aspro FORTE isso seria plausível... Mas tô achando meio "esquisito" um motor com tamanho curso virando tudo isso...

Não calculei, mas a velocidade média dos pistões ( VMP ) de certo extrapolariam os 20~22m/s, o que torna o motor bastante sucetível, principalmente usando as pesadas peças móveis que normalmente são usadas nos originais...

C ainda tem esse material Fer?!? Gostaria de ver... :)

Postado em

Eu tenho um Megane hatch com esse motor , o bichinho anda bem pacas e é extremamente econômico. Estava pensando em troca-lo mas nao acho um outro carro melhor. Em cada um dos concorrentes vejo um defeito: ou são carissimos(stilo e a3), ou bebem muito (astra), ou tem seguro proibitivo (golf e a3) ou tem motor fraco (focus, sacanagem passarem de 1.8 16v p/ 1.6 8v). Alem disso para ter tudo q ele tem de serie eu teria q pagar uma fortuna a mais. Na boa: o carrinho ta com 45.000 km é meu desde zero, nunca bateu, trocar p/ q ????

Ahhhhh... antes q me esqueça, descobri porque gosto tanto do Renault: com certeza é mensagem subliminar. Já notaram com que o símbolo da Renault se parece ?????

Rsssss....

Postado em

ow falando nisso... eu vi esse topico e por coincidencia meu amigo foi essa semana toda pra facul com o Clio sedan 1.6 16V da mãe dele.... heheehhe eu experimentei....

não é que o carrinho anda bem msm.... puxa que é uma maravilha....

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...