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Guest jcesar

Projeto motor vw ar com veneno dos anos 60/70

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Guest jcesar

Amigos,

 

como está dificil achar um carro com mecânica vw a ar (karmann ghia ou puma), estava pensando em montar, aos poucos e devagar, um motor a ar "forte" usando peças e receitas dos anos 60/70 em especial as receitas e peças dos famosos Puma Kit.

 

O carro não vai ser usando em provas de arrancada, é para uso de rua, participar de rally regularidade de antigos e exposições.

 

meu projeto:

 

- bloco original vw usado com nota - R$ ????

 

- kit de pistões e camisas 90,5 mm - Mahle - R$ 1.050,00

 

- carburadores solex40H44EIS com coletores originais puma 1x2 - R$ 1.050,00

 

- Comando P3 - entre R$ 250,00 (réplica) a R$ 500,00 (original puma)

 

- cabeçote dupla entrada Puma 39/36 (pode ser original ou replica) - R$ ???? R$ 900,00 a R$ 1000,00 o par

 

- Virabrequeim 74 mm ou 78,4 mm - R$ ???? R$ 800,00 a R$ 900,00

 

- Bielas originais - ????

 

- bronzinas -???

 

- buchas de teflon - ???

 

- kit de lubrificação por carter seco - ????

 

- bomba de oleo dupla M6 ou M6 (pode ser similar) - ????

 

Estou aceitando dicas e sugestões...

Editado por jcesar

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E a ingnição?!?

 

Platinado e condensasor véio de guerra ou o sistema da Kumbuca?!?

 

Bloco usado Jão?!? :angry: Isso seria um PECADO!!! *rs*

 

Ow!!!

 

Os coletores do motor da Puma do Doug eu acho que são bem estreitos heim!!! Creio que "original" eles não poderiam ficar!

 

Essa carburação eu não achei nada a respeito... Mas se tinha no catálogo da Puma é pq existiram...

 

Comando?!? Hummm... Um legítimo Puma seria mais por prazer psicológico que por versatilidade... Uma cópia faria o mesmo trampo por um pouco menos.

 

Se tah ficando lelé tentando achar um par de cabeçotes PUMA ( preparados ) por 1 conto, né?!? :P Só vai achar um PUMA mesmo pra retífica...

 

Kitzinho 90.5 x 78.4 é bem malcriado! ( E eu nem curto, né?!? :rolleyes: )

 

Bielas, bronzinas, etc e talz creio que podem ser as "normais" pro motor a ar... Mesmo pq houve uma pequena melhora nos materias/processos de fabricação daquela época se comparados com os de hj, né?!?

 

Carter seco?!? É bom para o VW a Ar... E externamente fica de aparência "original" de época! Sem dizer que seu sistema pode ganhar um filtro de óleo, né?!? :P

 

Eu não conheço bombas de óleo para o manco... Sei que as Schadek são boas para o Herbie...

 

 

Ow!!!

 

Me manda seu mail por MP... Te mando o "manual" véio pra KCT das Solex ( em inglês - PDF file )... Só naum tem esse modelo aí... :(

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Guest jcesar
E a ingnição?!?

 

Platinado e condensasor véio de guerra ou o sistema da Kumbuca?!?

 

Bloco usado Jão?!? :angry: Isso seria um PECADO!!! *rs*

 

Ow!!!

 

Os coletores do motor da Puma do Doug eu acho que são bem estreitos heim!!! Creio que "original" eles não poderiam ficar!

 

Essa carburação eu não achei nada a respeito... Mas se tinha no catálogo da Puma é pq existiram...

 

Comando?!? Hummm... Um legítimo Puma seria mais por prazer psicológico que por versatilidade... Uma cópia faria o mesmo trampo por um pouco menos.

 

Se tah ficando lelé tentando achar um par de cabeçotes PUMA ( preparados ) por 1 conto, né?!? :P Só vai achar um PUMA mesmo pra retífica...

 

Kitzinho 90.5 x 78.4 é bem malcriado! ( E eu nem curto, né?!? :rolleyes: )

 

Bielas, bronzinas, etc e talz creio que podem ser as "normais" pro motor a ar... Mesmo pq houve uma pequena melhora nos materias/processos de fabricação daquela época se comparados com os de hj, né?!?

 

Carter seco?!? É bom para o VW a Ar... E externamente fica de aparência "original" de época! Sem dizer que seu sistema pode ganhar um filtro de óleo, né?!? :P

 

Eu não conheço bombas de óleo para o manco... Sei que as Schadek são boas para o Herbie...

 

 

Ow!!!

 

Me manda seu mail por MP... Te mando o "manual" véio pra KCT das Solex ( em inglês - PDF file )... Só naum tem esse modelo aí... :(

na ignição infelizmente vamos ter que transoformar para eletrônica, com central e uma bobina accel super coil... mas estava pensando em instalar o sistema novo escondido, deixando o platinando e condensador no lugar original, assim como a bobina...

 

cabeçotes... o dinas disse que acha cabeçote 39 x 32 por R$ 900,00.. agora não sei se é o par...

 

Os kit 40H40EIS e 40PII da puma vinham com coletores, provavelmente tem maior diamentro que os coletores originais do solex 32 (que eu acho que são os originais da puma do doug).

 

Voltando aos kits de carburadores, no catalogo da puma tem 2 kit de carburação solex 40 .. no primeiro a descrição fala em "kit dupla carburação 40H40EIS entrada dupla" e o segundo, apenas "kit dupla carburação 40 PII (pode ser PH, não dá para ler direito) ... o vendedor me disse que esses carburadores que ele tem para vender tem escrito no corpo 40H44EIS e que segundo proprietários de pumas, esses carburadores são do kit 40 PII ... mas sabe como é vendedor, para vender conta qualquer história, mas estou a fim de abraçar esses carburadores e coletores...

 

 

sobre o Bloco, compro um usado standart... não vou comprar um bloco novo.. deve ser muito carro...

 

o comando, se eu achar um original puma a um preço acessivel tudo bem caso contrário, vou de replica mesmo.. para vc ter um ideia, uma replica custa entre R$ 250,00 a 300,00 ... já um original que eu achei, custa R$ 500,00 ... mas acho que chorando o vendedor baixa um pouco, pena que não respondeu o meu e-mail...O bom seria achar um comando P4 ou P5.. mas dai é igual a acertar na Mega Sena, nunca vi alguém dizer que tem ou viu uma replica de um comando desses..

 

sobre o kit de 90.5 x 78.4.. espero não ter que usinar o bloco, acho que esse virabrequim entra tranquilo no bloco... tu que é bom de matematica... com quantos cm3 ficaria esse motor ????

 

Quanto ao sistema de lubrificação, a puma tinha dois kits de cartes seco o M6 e M8, assim como os kit bombas de oleo M6 e M8

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Vamos lah atualizar os valores cabei de cotar!!

 

 

- bloco original vw usado com nota - Isso eh um parto para achar!! Naum existe bom, todos são enchidos... mas se vc achar um bom que vc retifique pela primeira vez, ai tudo ok!! Geralmente o último mancal estraga.

 

- kit de pistões e camisas 90,5 mm - Mahle - R$ 975,00 (Sportsystem, cabei de pegar um cilindro novo)

 

- carburadores solex40H44EIS com coletores originais puma 1x2 - R$ 1.050,00 ( aí não sei)

 

- Comando P3 - entre R$ 250,00 (réplica) a R$ 500,00 (original puma) (Esse réplica achei kro), importado são 120 dólares na Ancona, liga que eles entregam.

 

- cabeçote dupla entrada Puma 39/36 (pode ser original ou replica) -

Agora o bixo pega!!!

Cabeçote eu vou comprar na sportsystem, pois eh mais barato.. aquele que eu achei era de um amigo que preparou mas naum usou.

Se vc naum for usar válvulas importadas, vale a pena pegar na sportsystem.

Tah 600 reais o novo lah mas sem trabalho.. eles trabalham e cobram bem mais barato que a Paula faria.

 

 

- Virabrequim 74 mm ou 78,4 mm - R$ ???? R$ 800,00 a R$ 900,00

Se for fundido tah 600 reais na LEPE, mas precisa mandar buscar, pois a fábrica naum entrega e demora 15 dias para fabricar (jah deixei o tel pra ti falar com a Katia)

Na sportsystem o forjado nacional desenvolvido por eles tah 2250 qqr tamanho.. forjado flangeado ateh 90mm.

Importado eh isso em dólar!!

Molas vc pode usar 2 molas uma do fusca e dentro uma fiat!! (dica de ouro), no meu caso tenho que pegar importadas.

 

- Bielas originais - Sim, mas precisa ser das antigas de aço 1050 (naum lembro), são muito mais resistentes

 

- bronzinas - Tem que ser Metal Leve dasantigas, mais escuras.. senão vai de Federal Mogul.

 

- buchas de teflon - use e 60 reais (comprei na Ancona)

 

- kit de lubrificação por carter seco - (maior facada!!) Coloca apenas uma bomb de circulação externa schadeck... custa 100 dólares, mas se vc achar a nacional vai ficar 150 reais (a schadeck fabrica exporta e depois vc importa de novo, sacanagem!!), coloca um radiador externo, custa 150 reais.

Mas naum custa pesquisar sobre carte seco.

 

 

Se naum for turbo vai de kit 94mm, usina a camisa que vc naum desgasta tanto o bloco.

Motor gira que eh uma beleza!!

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Guest jcesar
Vamos lah atualizar os valores cabei de cotar!!

 

 

- bloco original vw usado com nota - Isso eh um parto para achar!! Naum existe bom, todos são enchidos... mas se vc achar um bom que vc retifique pela primeira vez, ai tudo ok!! Geralmente o último mancal estraga.

 

- kit de pistões e camisas 90,5 mm - Mahle - R$ 975,00 (Sportsystem, cabei de pegar um cilindro novo)

 

- carburadores solex40H44EIS com coletores originais puma 1x2 - R$ 1.050,00 ( aí não sei)

 

- Comando P3 - entre R$ 250,00 (réplica) a R$ 500,00 (original puma) (Esse réplica achei kro), importado são 120 dólares na Ancona, liga que eles entregam.

 

- cabeçote dupla entrada Puma 39/36 (pode ser original ou replica) -

Agora o bixo pega!!!

Cabeçote eu vou comprar na sportsystem, pois eh mais barato.. aquele que eu achei era de um amigo que preparou mas naum usou.

Se vc naum for usar válvulas importadas, vale a pena pegar na sportsystem.

Tah 600 reais o novo lah mas sem trabalho.. eles trabalham e cobram bem mais barato que a Paula faria.

 

 

- Virabrequim 74 mm ou 78,4 mm - R$ ???? R$ 800,00 a R$ 900,00

Se for fundido tah 600 reais na LEPE, mas precisa mandar buscar, pois a fábrica naum entrega e demora 15 dias para fabricar (jah deixei o tel pra ti falar com a Katia)

Na sportsystem o forjado nacional desenvolvido por eles tah 2250 qqr tamanho.. forjado flangeado ateh 90mm.

Importado eh isso em dólar!!

Molas vc pode usar 2 molas uma do fusca e dentro uma fiat!! (dica de ouro), no meu caso tenho que pegar importadas.

 

- Bielas originais - Sim, mas precisa ser das antigas de aço 1050 (naum lembro), são muito mais resistentes

 

- bronzinas - Tem que ser Metal Leve dasantigas, mais escuras.. senão vai de Federal Mogul.

 

- buchas de teflon - use e 60 reais (comprei na Ancona)

 

- kit de lubrificação por carter seco - (maior facada!!) Coloca apenas uma bomb de circulação externa schadeck... custa 100 dólares, mas se vc achar a nacional vai ficar 150 reais (a schadeck fabrica exporta e depois vc importa de novo, sacanagem!!), coloca um radiador externo, custa 150 reais.

Mas naum custa pesquisar sobre carte seco.

 

 

Se naum for turbo vai de kit 94mm, usina a camisa que vc naum desgasta tanto o bloco.

Motor gira que eh uma beleza!!

vamos lá...

 

bloco: o negócio é comprar um motor usado com bloco, virabrequeim e bielas... dessa forma aproveito o bloco e as bielas e o vibrequim original eu vendo...

 

comando importando, vamos cotar com o dolar a R$ 3,00, dá 360 + envio.... achoque vou de P3 replica ou um original que consiga de barbada...

 

cabeçote... se um novo na sportsystem tá R$ 600,00 (é completo ????) um cabeçote original da puma, se eu achar, não pode custar mais que isso... quem sabe uns 100 a 200 a mais que um novo... Valeu pela dicas das molas fusca/fiat...

 

virabrequim... pode ser fundido mesmo, o carro não vai ser turbo e nem vai participar de provas de arrancada... é só para uso de rua e participar de rallys de regularidade de carros antigos... cadê o telefone da Katia ???? tem e-mail ??? é melhor para encher o saco... eheheheh

 

sobre o carter seco, a ideia era usar o kit puma... deve ter algum usado de barbada ....

 

essa do kit 94 mm é uma boa... mas a diferença de preço não é muito grande????... e a durabilidade da camisa ????

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Huehuehuehue!!!

 

Cê tah passando mal né Jão?!? 600 conto num cabeçote original Puma?!? Só se vc for muito rabudo a ponto de achar algum FDP que tenha um par "jogado" ao relento no quintal... *rs*

 

Kit 90.5mm x 78.4mm são 2017,27cc... Aprazível para um fuquinha, heim?!? :)

 

Só que vc terá um sério problema de alimentação... Os cabeçotes do Fusca não são nenhuma maravilha... De nada adiantará vc colocar um belo comando, válvulas gigantescas se o próprio desenho das câmaras não serem bons.

 

P4 é o mais "nervoso" do catálogo: 295°x297°, 107° Lobe center, 82­° de overlap e 10mm de levante... Ou seja, um comandinho feito para GIRAR... E muito!!!

 

O P5 é um pouco mais manso que o P4: 286°x286°, 107°, 72° e 10mm

 

Na pior das hipóteses vá de P5... Ficaria EXTREMAMENTE ruim um P4 pra rua. E mesmo assim, por ter esse lobe center "baixo", vc terá um motor "girador".

 

O P3: 278°x273°, 107,8° de lobe center, 60° overlap e 9mm de levante... Creio que esse seja mais "civilizado" para um uso na cidade.

 

Pow... Pq não uns comandões imports?!? Tô achando de custo/benefício caro as cópias. Tenha em mente que suas válvulas serão mais pesadas e vc terá mais carga nas molas... Exigirá pra caramba do comando.

 

Ahhh!!! E os balancins?!? Vc usará os "originais" ou tem em mente de colocar uns com uma relação de levante maior?!?

 

Carburação tmb será um problema...

 

Na época deles, taxa de 8,5:1 era alta! Inclusive era recomendado uso de gasolina "azul". Se v colocar taxa para álcool, pode ser que esse conjunto de carbs não fiquem adequados... Mas nada que seja tão ruim assim tmb.

 

Eu sei que as Solex 32 acabam ficando "pequenas" para usar álcool e mais de 11:1 de taxa... Num fica legal. É onde entra as Webber tão conhecidas.

 

Se bem que estamos falando de Solex dupla 40... Aí já muda um pouco o papo.

 

E larga de ser "turco" e compra logo um bloco NOVO pra poder fazer... Faço logo algo DESCENTE... Num vai ficar "acoxambrando" não... Hehehe... Não num clássico! :)

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Guest jcesar

quanto vc acha que eu vou morrer com os cabeçotes puma????

 

hummm 2.000 cc no motor a ar.. e com um kit 94 x 78,4 ???? e ensina a fazer o calculo????

 

sobre os cabeçotes.. mesmo o com dupla entrada não é bom ???? Mas tá para melhorar o original, não dá...????

 

não sabia que o P4 era mais nervoso que o P5...sempre achei o contrário... mas acho que vou de P3 mesmo... nunca achei um comando P4 ou P5 para venda...

 

 

sobre a taxa de compressão.. vou andar com gasolina, acho que uma leve rebaixada, levantando a taxa para 9,5:1 já fica bom

 

Os solex 40 são de corpo simples mas com admissão 1 x 2 (para cabeçotes com dupla entrada) .. A não ser que o kit 40 PII seja com os carburadores iguais aos do porsche 356, dai são corpo duplo.

 

o bloco vai ser o ultimo passo... pode ser que eu aproveita o original do carro.. .depende do carro que pegar (karmann ghia 1.200, 1500 e 1600 ou puma tubração 1500 ou GTE/GTI 1600)

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Bloco.. olha pegar um motor usado inteiro .. que esteja bom... nossa!!!! Eh um milagre... eh capaz de vc comprar um motor usado e naum aproveitar nada... sério!!! CUIDADO!!!!!!!!

Se for comprar usado compre tudo separado ou certifique-se que esteja tudo bom!!!

De qqr maneira vc vai ter que mandar retificar as bielas e balancear o conjunto, soh no balanceamento vc ganha 500rpm e reduz drasticamente o risco de quebra, aí vc aproveita para mandar trabalhar tudo para melhoria do fluxo do óleo.

 

Kit 94mm eu arriscaria somente ateh 1.9 (vira original 69mm).

A camisa do kit 94mm eh bem grossinha, deve ser ou igual a 90.5 ou ateh mais grossa. A do kit 92mm que eh a mais fina, eh uma 90.5 mais fina. Essa semana conversei com engenharia da Mahle e eles me explicaram várias coisas, aliás isso que eh empresa atenciosa.

 

Cabeçote... o puma se naum engano era 39x32. Vou exclarecer os valores:

Novo na concessionária tah 420 reais cada, mas eh completo.

Na sportsystem 600 reais cru, sem nada, sem pratinho mola ou válvula. Se vc for pegar lah o autolinea tah 820 cru tb.

Saí + - 900 reais, com trabalho de abertura para o kit e abertura de válvulas sedes e guias, mas sem nada, ou seja sem válvula, pratinho ou mola. Lembre-se tb que naum ter trabalho de ângulo e polimento.

Um completão tah 2000 a 2200.

Se vc botar na ponta o lápis eh isso mesmo, pois as válvulas custam 65 dólares escape e 65 admissão, mola 75 dólares, e pratinho 40 dólares.

Um dos motivos pelos quais ainda naum decido o que farei.

 

Comando jah postei no outro tópico sobre Engle, coloquei o link com as especificações.

W-120 boa pedida.

O que o Loko falou eh certo, comando nacional vc naum vai poder usar molas gringas e consequentemente naum vai girar tanto. Mas se vc analisar, vc economiza em mola e pratinho, em detrimento do desempenho.. mas dependendo do que se qr vale.

 

 

Balancin.. nossa tinha esquecido... balancin forjado tah 1.4 tah 150 dólares. Tem como vc fazer uma adaptação que no seu caso seria viável, muito usado na speed, deixando ele 1.25. Para mim eh ruim pois se quebrar o balancin.. jah viu neh?

 

Carburação quero soh ver!!!!!!!! Tb to com esse problema.. ahhh hoje comprei um digipulse.

 

Lembrei... vc precisa de varetas... tem muita gente que usa original.. eu vou comprar de aço. Vou ver isso essa semana.. parece que tem alternativas tb... se der certo te falo.

 

Fique no alcool dê um boa taxadinha.

Editado por Dinas

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Guest jcesar

cabeçote opcional da puma era 39/36.. estou com o catalogo aqui na frente:

 

cabeçotes dupla entrada c/ válvulas 39 e 36 montado - PE1.101.401

 

qual o site da mahle ?????

 

Dinas e Loko.... não vou fazer um motor de arrancada... é um motor para uso de rua e para participar de provas de rally de regularidade para carros antigos e usar em viagens para encontros de antigos... então não pode ser uma preparação muito pesada.. além disso, isso é um projeto de longo prazo.. acho que esse ano vou comprar apenas os carburadores e o comando (se achar um original barato)

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quanto vc acha que eu vou morrer com os cabeçotes puma????

 

hummm 2.000 cc no motor a ar.. e com um kit 94 x 78,4 ???? e ensina a fazer o calculo????

 

sobre os cabeçotes.. mesmo o com dupla entrada não é bom ???? Mas tá para melhorar o original, não dá...????

 

não sabia que o P4 era mais nervoso que o P5...sempre achei o contrário... mas acho que vou de P3 mesmo... nunca achei um comando P4 ou P5 para venda...

 

 

sobre a taxa de compressão.. vou andar com gasolina, acho que uma leve rebaixada, levantando a taxa para 9,5:1 já fica bom

 

Os solex 40 são de corpo simples mas com admissão 1 x 2 (para cabeçotes com dupla entrada) .. A não ser que o kit 40 PII seja com os carburadores iguais aos do porsche 356, dai são corpo duplo.

 

o bloco vai ser o ultimo passo... pode ser que eu aproveita o original do carro.. .depende do carro que pegar (karmann ghia 1.200, 1500 e 1600 ou puma tubração 1500 ou GTE/GTI 1600)

Bom...

 

O Doug tah procurando o vidro "vigia" traseiro do lado do motorista usado... SÓ o vidro original nego pede 100 conto e mais 50 com a borracha... Agora imagina qnt custaria um PAR de cabeçotes PUMA original ou mesmo que precisem de uma pequena retífica... :(

 

94 x 78.4 = 2176,31cc... Os cálculos são simples uai! Calcule o volume de um cilindro de 9,4cm de altura por 7,84cm de largura... Multiplique por 4 ( número de cilindros ) e BINGO! ;) Achou que era mais complicado é?!? *rs*

 

Bom... O cabeçote do Fusca não tem uma geometria interna muito boa para gerar um bom nível de turbolência na mistura... Tem como melhorar isso sim! Basta vc investir uns POUCOS CENTAVOS de dolares :blink: em um parzinho de cabeçotes Pauter ( É isso?!? ) ou "coizinha" parecida... Huehuehue... *rs* Tem como melhorar os originais... Mas sei que é um trampo CARO pra carajo!!!

 

Eu tmb achava que a escala era P4 e P5... Mas se vc olhar os diagramas de cada um ( e souber o que aqueles "numerinhus" significam, né... ) no catálogo da Puma, vc verá isso. Eu tmb imaginava o P5 como sendo o mais "brabo".

 

Eu tmb iria de P3... No máximo para rua! Se fosse um motor extremo de rua, aí sim iria de P5... Mas aê os gastos são muito maiores dado os alívios e peças especiais, etc e talz... Aliás esse é o comando que o Doug quer para o felino dele...

 

9,5:1 no motor refrigerado a ar já é considerável. Ele não aceita muito taxas elevadas assim como a maioria dos motores com refrigeração líquida e melhores geometrias de câmaras de combustão. Já ouvi dizer que 10,5:1 é um limite muuuito bom para usar ele tranquilo na rua... Mas isso já contando com um BOM sistema de refrigeração do óleo.

 

Pq já não pensar nos 40PII?!? Investimento por investimento, é melhor que seja investido em algo que ao menos não servirá de gargalo!

 

E "pelamôr di Deus"!!! Tira da cabeça de usar um bloco usado!!! Não arrisque todo esse seu investimento nas outras peças, usando um outra "fu.di.da"... :angry:

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Guest jcesar

sobre os kit de carburação 40 PII o vendedor me disse que eram composto pelos carburadores solex H40/44EIS ... e não pelos soles 40 PII que equipavam os posche 356.... vai saber se é verdade...

Editado por jcesar

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cabeçote opcional da puma era 39/36.. estou com o catalogo aqui na frente:

 

cabeçotes dupla entrada c/ válvulas 39 e 36 montado - PE1.101.401

 

qual o site da mahle ?????

 

Dinas e Loko.... não vou fazer um motor de arrancada... é um motor para uso de rua e para participar de provas de rally de regularidade para carros antigos e usar em viagens para encontros de antigos... então não pode ser uma preparação muito pesada.. além disso, isso é um projeto de longo prazo.. acho que esse ano vou comprar apenas os carburadores e o comando (se achar um original barato)

Eu até entendo que vc quer uma prep de época J...

 

O problema é que uma preparação de motores, não é somente "pendurar uma turbina, travar o ponto e arrombar um gicleur" ou simplesmente arrombar o cabeçote com válvulas maiores um comando de 325° e um carburador de 100mm de venturi para cada cilindro... Existe uma tonelada de fatores que devem ser pensados/imaginados ANTES de vc começar... Pois esses fatores ou acabam com a sua preparação ou com o seu bolso... :(

 

Hehehe...

 

Com sinceridade eu lhe respondo... Vai de vagar!

 

Vc não precisa desse carro, certo?!? Ache um KG ou Puminha de sua preferência, dê um UP no visual/acabamento do carro e vá para o motor. Parece que não, mas vc investirá uma pu.ta grana no UP do visual ( Funilaria, pintura, tapeçaria, detalhes, som, etc... )

 

Feito isso, "ranque o anêmico motor véio" em casa mesmo *rs* e veja o q vc eventualmente pode aproveitar e o que já deveria estar no lixo faz tempo... Ou seja: O conjunto mecânico todo!!! *rs* Hehehe... Zuera. Mas não exite trocar as peças que já não apresentarem estar boas.

 

Vá aos poucos fazendo o manco... Assim o manco lhe trará um "tesão" por vários anos... E não vários dias assim como tem muito "boy" que enfia o carro na preparadora assina um cheque de 100.000 e depois de 1 mês descobre que o manco já não tem mais graça... :( Phoda isso.

 

Eu tô numa pindica danada agora... A Belina só saiu do papel pois eu comprei ela... Mas o motor turbo tô vendo que só no final de 05 ou começo de 2006... :(

 

Mas eu conservarei o motor original dela ( AP1.8 de jul de 1989 ) guardado e montarei um outro 1.8 INJETADO para brincar.

 

Posso até "perder" um pouco de grana investindo num motor injetado... Mas não sou fã de buras... :( Mas que eu ainda terei uma Belina turbo injetada, eu ainda terei! )

 

Montarei a Belosa ao longo dos anos... Mesmo pq ela não é nenhuma "prioridade" para mim. E sim, uma forma de passatempo/hobby.

 

Eu compraria primeiro o manco... E veria o que poderia ser aproveitado nele, para depois "arquitetar" o que será feito!

 

:legal:

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sobre os kit de carburação 40 PII o vendedor me disse que eram composto pelos carburadores solex H40/44EIS ... e não pelos soles 40 PII que equipavam os posche 356.... vai saber se é verdade...

Será que no Clube do Puma nego não saberia responder isso pra vc?!?

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Guest jcesar

Com sinceridade eu lhe respondo... Vai de vagar!

 

Vc não precisa desse carro, certo?!? Ache um KG ou Puminha de sua preferência, dê um UP no visual/acabamento do carro e vá para o motor. Parece que não, mas vc investirá uma pu.ta grana no UP do visual ( Funilaria, pintura, tapeçaria, detalhes, som, etc... )

mas é isso que eu vou fazer...

 

sobre os carburadores... ninguém sabe, nem o pessoal do FNVA

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Isso mesmo o espirito eh esse. Com calma.

Meu carro jah tenho a bastante tempo... meu projeto mais ousado será finalizado em 2006 com certeza... tenho outros gastos e o carro tem que ser um hobby.. vai fazendo a medida que dah.. naum pode ser o centro da sua vida.

Quer um carro tranquilo que naum gaste muito e tenha desempenho digno.

Monte um 1915cc aspiradinho básico

 

virabrequim 69mm

Pistão 94mm

Olha a conta:

 

3,14*((94/2)^2)*69*4/1000

 

3,14 =pi

2 eh para achar o raio

4 eh o número de cilindros

 

Agora vc sabe calcular qqr cilindrada!!

 

Vc usa o virabrequim original e economiza uma jah uma boa grana.

Monta um cabeçote mais básico, compra um novo ou um usadinho naum retificado (difícil achar um descente), e manda fazer um trabalho bem básico, acredito que por aí a mão de obra naum seja tão kra.. eu levo na Paula Faria, que se naum for a melhor está entre as melhores... por isso fica tudo mais kro.

 

Comandinho nacional vc econoniza tb, se eh para o dia a dia sem abusos e sem grandes pretenções.. eh feito na medida para vc.

 

Se naum der para comprar as W40 ou S40, vai de solex 32.. um pqno trabalho jah melhora bem.

 

Bucha de teflon compre de qrr maneira.. isso naum dah para economizar pois se usar as travas de metal vc pode perder um cilindro ou mais.

 

Eu montaria basicamente isso de início.. mais para frente com passar dos anos vc decide sobre a alimentação e sobre o cabeçote.

 

Vc tem muita coisa ainda, velas, ignição eletrônica. Eu jah passei por toda essa fase que vc tah passando, agora to na fase dos upgrades.

 

www.mahle.com.br

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quanto sai um bloco novo ?

 

to pensando em montar um na bancada pra brincar e aprender um pouco numas coisas q quero inventar

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Guest jcesar

sobre os comandos P, achei um no ML que vende as réplias, inclusive do P4 por 122,00 + envio... acho que vou arriscar a comprar comprar um P3 e um P4 .. não agora, mais tarde...

 

http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?sit...MLB&id=22530035

Comando de Valvula para Fusca P1, P2, P3 ou P4.

Acompanha engrenagem e parafusos de aço

Sob encomenda

Garantia de 6 meses

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Guest jcesar

um amigo me passou uma receita de veneno onde diz para usar os cabeçotes do SP2 ...

 

alguém sabe me dizer qual a diferença dos cabeçotes do SP2 para os outros cabeçotes da linha vw a ar...?????

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Comando eu saria uma pensada melhor... comando jah conhecido eh complicado.. imagina desconhecido.

Sobre o cabeçote o SP2 eh 39x32 jah eh um cabeçote melhor que o original.

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Guest jcesar
Comando eu saria uma pensada melhor... comando jah conhecido eh complicado.. imagina desconhecido.

Sobre o cabeçote o SP2 eh 39x32 jah eh um cabeçote melhor que o original.

é muito difícil pegar um cabeçote original e transforma-lo para 39 x 36 ?????

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Se for somente tranformar, naum eh dificil nem muito kro. Pois eh soh abrir para o tamanho do pistão e tb para o tamanho das válvulas.

O que sai kro no cabeçote eh o trabalho de angulo e equalização das câmaras, pois eh necessário colocar em bancada de fluxo e isso sai kro.

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Guest jcesar
Se for somente tranformar, naum eh dificil nem muito kro. Pois eh soh abrir para o tamanho do pistão e tb para o tamanho das válvulas.

O que sai kro no cabeçote eh o trabalho de angulo e equalização das câmaras, pois eh necessário colocar em bancada de fluxo e isso sai kro.

e no meu caso.. que é um veneno de epoca, usando receitas antigas.. será que vale a pena colocar na bancada de fluxo, considerando o custo x benefício?????

 

estou mais inclinado em pegar 2 cabeçotes novos na autorizada e mandar abrir para pistão de 90,5 mm e colocar valvulas de 39 x 36, usando a dica das molas duplas (originais + fiat) que vc passou...

Editado por jcesar

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Faça uma cotação aí no Sul, de repente o valor naum é tão alto.

Deixe para ver isso por último. Bancada de fluxo eh bem kro, em aspro faz a diferença, mas vc andando com válvulas maiores jah dah um bom ganho.

Tem que cotar e ver qto sai. Eu por eqto naum vou colocar em bancada, pois o trabalho que quero fazer vai sair muito kro, mas no seu caso se for algo mais simples as vezes compensa.

Faça uma cotação detalhada, item a item e veja ateh onde vc pode pagar, ou seja, faça o destrinchamento da M.O. sobre o cabeçote e depois veja ateh onde vc pode fazer, cada etapa dah um ganho.

Eu estava vendo, tem cabeçote mais em conta em lojas paralelas, veja se consegue um novo, por exemplo vi por 240 cada um, no seu caso para aspro jah serviria.

No meu caso eu preciso pegar um meio kro mesmo, jah que o valor da M.O. que vou colocar em cima eh bem alto, então naum compensa eu pegar algo mais barato.

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Guest jcesar
Faça uma cotação aí no Sul, de repente o valor naum é tão alto.

Deixe para ver isso por último. Bancada de fluxo eh bem kro, em aspro faz a diferença, mas vc andando com válvulas maiores jah dah um bom ganho.

Tem que cotar e ver qto sai. Eu por eqto naum vou colocar em bancada, pois o trabalho que quero fazer vai sair muito kro, mas no seu caso se for algo mais simples as vezes compensa.

Faça uma cotação detalhada, item a item e veja ateh onde vc pode pagar, ou seja, faça o destrinchamento da M.O. sobre o cabeçote e depois veja ateh onde vc pode fazer, cada etapa dah um ganho.

Eu estava vendo, tem cabeçote mais em conta em lojas paralelas, veja se consegue um novo, por exemplo vi por 240 cada um, no seu caso para aspro jah serviria.

No meu caso eu preciso pegar um meio kro mesmo, jah que o valor da M.O. que vou colocar em cima eh bem alto, então naum compensa eu pegar algo mais barato.

R$ 500,00 0s dois cabeçotes seria uma barbada... e aposto que o paralelo como o original são montados pelo mesmo fabricante.. só que um tem a marca vw gravada....

 

outra coisa dinas... será que se eu realmente precisar, vc compra essas peças e envia para o RS.. eu deposito o dinheiro na sua conta e vc compra, manda buscar de motoboy e envia ... eu pago todas as despesas...

Editado por jcesar

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