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- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

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Guest jcesar

sistema de lubrificação por carter seco

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Guest jcesar

Alguém poderia me explicar como funciona o sistema de lubrificação de carter seco, usado nos motores vw a ar ????

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sempre ouvi falar q o carter "seco" eh um sistema onde o bujao do oleo nao fica sob o motor, mas longe dele, pro oleo nao esquentar. seria tipo um botijao de gas perto do motor (claro, nao do tamanho de um botijao)... isso eh o q eu sempre soube, nao sei se em motor vw a ar tb eh assim.

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Em motor a ar em geral pessoal deixa no chiqueirinho do fusca, eh um reservatório e existe uma bomba específica para ele que naum eh a mesma bomba que a original nem mesmo a bomba com engrenagens duplas (a que eu tenho).

Dizem que eh o melhor sistema para motor a ar, no meu caso eu utilizo 1 radiador relativamente grande, mas vou colocar 2 e vou adaptar uma ventoinha de moto com acionamento automático. Ainda estou estudando isso.

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Olha, até onde eu saiba o sistema de cárter seco existe por 2 motivos:

1- Como não existe mais o carter em baixo do motor (ele pode ficar onde seja mais conveniente) o motor fica com uma altura menor, então é possível instala-lo mais próximo do solo, abaixando o centro de gravidade do veículo permitindo que ele tenha maior estabilidade.

2- Em carros que fazem curvas a alta velocidade - tipo uma curva um pouco acentuada a mais de 250Km/h... Isto pq o óleo nessa curva é jogado para o lado de fora da curva (como nosso corpo no banco do motorista) e ele não fica mais no fundo do cárter, então o pescador de óleo não suga o óleo (que não está mais no fundo mas sim na lateral do carter) e derrepente o motor fica sem óleo - a 250Km/h ou mais!!! (imagina o RPM nessa hora).... Bom, dai nem precisa falar o que acontece né! motor já era!

A desvantagem do carter seco é que ele é mais caro - só isso... <_<

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o carter seco usa uma bomba de oleo externa q tira o oleo q cai no carter e joga em um reservatorio, desse jeito o carter pode ser menor e o motor pode ser baixado, melhorando a estabilidade...

como o oleo não fica mais no carter, isso tb ajuda nos giros do motor q não tendo o virabrequim no oleo acaba com a turbulencia gerada pelo vira, dexando o motor mais solto

esse sistema tb melhora a lubrificação do motor

quem usa esse sistema q eu saiba é o Vicente Orige no kadett GSI dele

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Eita forum bom! vivendo e aprendendo! e eu que pensei que já tinha uma boa "base" sobre cárter seco... nem tinha me dado conta que o virabrequim não sendo banhado pelo óleo o motor melhoraria de giro. :legal:

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isso sem contar que o óleo refrigera mais rápido, assim mantendo melhores caracteristicas por uma maior kilometragem

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Guest jcesar

agora vamos para a parte chata... quanto custa um kit de carter seco para fusca ????

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Eita forum bom! vivendo e aprendendo! e eu que pensei que já tinha uma boa "base" sobre cárter seco... nem tinha me dado conta que o virabrequim não sendo banhado pelo óleo o motor melhoraria de giro. :legal:

pra motor aspirado não tem coisa melhor

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Ixxxxiiiiiiii!!!

A minha bomba que eh para circulação externa paguei 100 dólares.

O reservatório naum eh tenho idéia, mas acho que eh para 10L agora naum sei a medida exata.

Sábado eu vejo como meu preparador.

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Pergunta: Dá pra fazer este sistema de cárter seco no AP? quais as modificações? quanto sai +-?

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Guest jcesar
Ixxxxiiiiiiii!!!

A minha bomba que eh para circulação externa paguei 100 dólares.

O reservatório naum eh tenho idéia, mas acho que eh para 10L agora naum sei a medida exata.

Sábado eu vejo como meu preparador.

Dinas,

 

olha eu abusando novamente, falei com o meu preparador hoje, fui levar um jogo de juntas para os meus solex 40.

 

Um desabafo antes do assunto principal: pelo amor de deus, se alguém em SP morar perto de alguma loja que vende peças para carburadores, faça o favor de chegar é perguntar quanto custa um jogo de juntas - de base e tampa - para os Solex 40 EIS. Aqui na minha cidade eu tive que comprar um jogo completo com diafragma e outras talhas só para usar as juntas. Dai fiquei com raiva e mandei o mecânico colocar tudo novo nos 2 carburadores. Resultado: tive que comprar 2 jogos de reparos. A alma caridosa que fizer esse favor aproveita e pergunte se tem as Boias desse carburador, porque o fdp do antigo dono colocou boia da linha vw, e aqui nesse fim de mundo não tem as boias originais.

 

Mas vamos lá:

 

1 - alguém pode me dizer exatamente o que eu preciso para montar um kit de carter seco para um motor vw a ar - bloco original - (bomba, bujão, etc...) ????

 

2 - essa bomba do ML - bomba de oleo dupla para carter seco de 4 engrenagens - é a correta para o sistema de carter seco ????

 

3 - como eu vou "rebaixar" o carter original do motor vw a ar ???

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1 - alguém pode me dizer exatamente o que eu preciso para montar um kit de carter seco para um motor vw a ar - bloco original - (bomba, bujão, etc...) ????

 

3 - como eu vou "rebaixar" o carter original do motor vw a ar ???

1 - tu deve precisa de um reservatório externo, bomba pra retira e leva óleo pro motor (não sei se a mesma bomba faz esse serviço), carter especial, linha de óleo e se quiser coloca um radiador de óleo no meio do caminho

 

3 - com o carter de menor altura, tu deve poder mexer nos apoios do motor colocando eles mais pra baixo, deve ter q mandar fazer novos, dae tu tb deve ter q mexer na posição da caixa de câmbio

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"Rebaixar o cárter"?!? Pra quê?!? Caber mais óleo?!? :blink:

 

Não seria Rebaixar o motor, para baixar o centro de gravidade?!? ;)

 

Putz! Pode ser meio "carinho" o sistema de carter seco Jão... Mas são ouuuuutros quinhentos para uma boa preparação.

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Guest jcesar
"Rebaixar o cárter"?!? Pra quê?!? Caber mais óleo?!? :blink:

 

Não seria Rebaixar o motor, para baixar o centro de gravidade?!? ;)

 

Putz! Pode ser meio "carinho" o sistema de carter seco Jão... Mas são ouuuuutros quinhentos para uma boa preparação.

então dá para deixar o carter original ????

 

eu achei que tinha que rebaixar o carter (diminuir a capacidade - volume) pois como vai ter um reservatório de oleo fora do motor não seria necessário mais usar o carter com o tamanho original

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então dá para deixar o carter original ????

isso eu não sei pq eu sempre vi os kits com um carter especial, de menor altura e se tu usa o carter original, tu não vai poder rebaixar o motor...

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jcesar, acho q a tua preparação não eh tão pesada para exigir cárter seco...acredito q uma boa bomba de óleo já seja suficiente

 

esse sistema, se bem feito, com certeza, eh muito melhor q o normal, mas o custo eh razoavelmente alto para um motor q não vai ter tanta preparação

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Guest jcesar
jcesar, acho q a tua preparação não eh tão pesada para exigir cárter seco...acredito q uma boa bomba de óleo já seja suficiente

 

esse sistema, se bem feito, com certeza, eh muito melhor q o normal, mas o custo eh razoavelmente alto para um motor q não vai ter tanta preparação

também acho isso ... vou falar com o meu preparador ... ele é meio "pancada" já queria que eu comprasse um bloco especial de aluminio .... eheheheheh ... mas o cara é detalhista e paciente.. tem que ver o trabalho que ele fez nos meus solex 40 ...

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jcesar, acho q a tua preparação não eh tão pesada para exigir cárter seco...acredito q uma boa bomba de óleo já seja suficiente

 

esse sistema, se bem feito, com certeza, eh muito melhor q o normal, mas o custo eh razoavelmente alto para um motor q não vai ter tanta preparação

também acho isso ... vou falar com o meu preparador ... ele é meio "pancada" já queria que eu comprasse um bloco especial de aluminio .... eheheheheh ... mas o cara é detalhista e paciente.. tem que ver o trabalho que ele fez nos meus solex 40 ...

Eh, mas por um lado eh bom ter um preparador assim. Ele te indica peças boas para vc ter um motor confiável, mas por outro lado te faz gastar mais. Nem sempre eh necessário, mas realmente seu preparador sabe oq eh bom.

 

ps: Acho q vai ficar bom o motorzim, simples, confiável e vai andar muito bem.

Editado por CesarCTBA

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Guest jcesar
Eh, mas por um lado eh bom ter um preparador assim. Ele te indica peças boas para vc ter um motor confiável, mas por outro lado te faz gastar mais. Nem sempre eh necessário, mas realmente seu preparador sabe oq eh bom.

 

ps: Acho q vai ficar bom o motorzim, simples, confiável e vai andar muito bem.

é Cesar ... por um lado é bom .. mas pelo outro.. doi no bolso... ehehheh

 

a ideia do meu motor é algo simples, bom e barato...

 

já abandonei a ideia de carter seco .. é muito complicado.. vou colocar uma bomba de circulação externa schadek + radiador de oleo (não sei a onde) e um adaptador para filtro de oleo (no motor do fusca tem apenas uma peneira para filtrar)

 

bielas, varetas e balancins vou usar tudo original da vw .. me disseram que as da kombi modernas dá um bom rendimento .. tenho que estudar o assunto ....

 

estava pensando em insatlar o radiador de oleo no "chiqueirinho" coloco umas ventoinhas eletricas para refrigerar ... mas é tudo questão de estudo ...

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Eh, mas por um lado eh bom ter um preparador assim. Ele te indica peças boas para vc ter um motor confiável, mas por outro lado te faz gastar mais. Nem sempre eh necessário, mas realmente seu preparador sabe oq eh bom.

 

ps: Acho q vai ficar bom o motorzim, simples, confiável e vai andar muito bem.

é Cesar ... por um lado é bom .. mas pelo outro.. doi no bolso... ehehheh

 

a ideia do meu motor é algo simples, bom e barato...

 

já abandonei a ideia de carter seco .. é muito complicado.. vou colocar uma bomba de circulação externa schadek + radiador de oleo (não sei a onde) e um adaptador para filtro de oleo (no motor do fusca tem apenas uma peneira para filtrar)

 

bielas, varetas e balancins vou usar tudo original da vw .. me disseram que as da kombi modernas dá um bom rendimento .. tenho que estudar o assunto ....

 

estava pensando em insatlar o radiador de oleo no "chiqueirinho" coloco umas ventoinhas eletricas para refrigerar ... mas é tudo questão de estudo ...

acredito q já será suficiente bomba schadek + radiador de óleo

 

acho q dá pra fazer sim no chiquerinho, mas tem q organizar bem (vc vai colocar a ignição ali tbm, né?), eh uma boa idéia

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Guest jcesar
acredito q já será suficiente bomba schadek + radiador de óleo

 

acho q dá pra fazer sim no chiquerinho, mas tem q organizar bem (vc vai colocar a ignição ali tbm, né?), eh uma boa idéia

o plano inicial é esse .. mas vc sabe.. na hora de montar as coisas não acontecem como planejado ... :rolleyes:

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