Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
queroturbina

potencia distribuida conforme impedancia

Recommended Posts

pessoal,segundo meu projeto,preciso ligar 4 cornetas de 60 watts 8 ohms junto com um falante de medio grave de 250 watts 4 ohms, em 1 canal de 490 watts em 2 ohms.

so que tem um porem o falante de grave precisa receber mais potencia do que as cornetas devido a impedancia dele.

o que acham de:

OPCAO 1:

4 cornetas em serie: impedancia = 32 ohms, em paralelo com o falante de grave, o falante tem 4 ohms, impedancia final: 3.55 ohms.

OPCAO 2:

2 cornetas em serie, juntando em paralelo com, mais 2 cornetas em serie: impedancia = 8 ohms, em paralelo com o falante de grave, impedancia final: 2.66 ohms

porem, nao sei qual é a melhor opçao, pq o falante de grave tem que pegar mais potencia do que as cornetas, teria que pegar uns 250 a 300 watts so pra ele e deixar o resto so pra cornetas.

alguem tem alguma ideia,soluçao,sabe fazer um calculo pra isso?

ajuda eu :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A impedancia de drivers e woofers nao se misturam, ja q os falantes tocam em frequencias diferentes. Ou seja, corneta de 8ohms em serie com woofer de 8 ohms da 8 ohms, e nao 16 ohms, e cada um recebe a mesma potencia enviada pelo amplificador.

Vc nunca vai conseguir fazer com q no mesmo canal 1 woofer toque mais q 4 cornetas, isso eh um sistema completamente desequilibrado. O correto seria adquirir mais woofers para equilibrar o som. COmo seu woofer eh de 4 ohms, tente ligar 1 woofer e 2 drivers por canal, tendo assim 4 ohms de impedancia final.

Se ainda quiser fazer isso (4 cornetas + 1 woofer) utiliza bastante resistores para atenuar as cornetas, so que vou avisando, alem de perder potencia a corneta ainda falara mais alto

[]s

Editado por jvfonseca

Compartilhar este post

Link para o post

perai fonseca, não é bem assim! Os falantes devem estar com seus devidos cortes

Compartilhar este post

Link para o post

Dependendo do corte até da para ligar os woofers junto com os drivers. Se for fazer corte HP para o woofer não tem problema não, já que vai usar capacitor para fazer outro HP no driver (espero que sim). Ligue tudo em paralelo no canal. Fazendo as contas ira ver que seu sistema vai render 245 rms para o woofer e 122 rms para cada driver! (não esqueça dos capacitores, se não o módulo vai torrar). Como nosso amigo fonseca falou te aconselho a comprar mais um woofer igual o que vc já tem e alguns resistores para atenuar o driver! Depois é só jogar esse woofer a mais em paralelo tb!

Editado por Hellmind

Compartilhar este post

Link para o post
perai fonseca, não é bem assim! Os falantes devem estar com seus devidos cortes

é mesmo Fonseca.... se não tiver um corte, mesmo que passivo de 1ª ordem as impedâncias vão se "embolar" tudo..... :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

mas entao galera,tem corte highpass em 100,125 Hz (sei la) mas tem,pras cornetas vai rolar os capacitores adequados tb.

entao,qual seria o melhor esquema de ligaçao?

é que eu queria usar so um woofer mesmo.

antes que me chamem de corneteiro,isso é so uma parte do meu mini-trio,é a parte de medio grave, o grave vai ser garantido por 1 wpu em bandpass.

:legal:

Editado por queroturbina

Compartilhar este post

Link para o post

Se rolar capacitor vai ter que rolar resistor tb. Como descrevi acima ligando tudo em paralelo, cada driver ira receber 122 rms, mais do que o dobro do que vc falou, passa ai a marca e o modelo deles!

Compartilhar este post

Link para o post
é mesmo Fonseca.... se não tiver um corte, mesmo que passivo de 1ª ordem as impedâncias vão se "embolar" tudo..... :legal:

Galera, eu parti do principio q vamos usar cortes, claro, ate pq se nao usarmos um driver nao toca 3 segundos sem capacitor. Manda 30hz pro driver e olha o q acontece. Frita na hora, o woofer tb vai se auto-cortando quando a frequencia fica mtt alto, ja q a impedancia sobe mtt. Se cortarmos o woofer em LP 1khz e o driver em HP 1,2Khz, as impedancias nao vao se misturar

[]s

Compartilhar este post

Link para o post
mas entao galera,tem corte highpass em 100,125 Hz (sei la) mas tem,pras cornetas vai rolar os capacitores adequados tb.

entao,qual seria o melhor esquema de ligaçao?

é que eu queria usar so um woofer mesmo.

antes que me chamem de corneteiro,isso é so uma parte do meu mini-trio,é a parte de medio grave, o grave vai ser garantido por 1 wpu em bandpass.

:legal:

Driver toca de 800hz pra cima, isso os melhores TI, normalmente eh 1,2khz pra cima. Menos q isso pode queimar o driver, alem de nao tocar

[]s

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...