Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
queroturbina

WinISD,como?

Recommended Posts

alguem que saiba mexer no programa WinISD poderia explicar como ajustar a caixa?

JA USEI A PESQUISA, NAO ADIANTA QUE NAO TEM NENHUM PASSO-A-PASSO A RESPEITO!

entao,eu nao entendo nada,nao sei quando que chega na litragem e nem na sintonia ideal,alguem se habilita? :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, tudo depende de como tu quer que tua caixa responda...

Tem que ver se a curva ta sem picos.. no caso de SQ.. ou se quer SPL tentar posicionar o pico na frequencia desejada!

Tem que prestar a atenção para o grafico que mostra velocidade do vento em caixas dutadas.. assim como no group delay...

Mas tudo tem que ser ajustado conforme teu gosto..

Compartilhar este post

Link para o post

Olha cara o pouco que consegui descobrir foi lendo os vários e vários tópicos a respeito e mechendo ao mesmo tempo... bem vamos ver se consigo ajudar-lhe na medida do possível...

decida um range de volumes ao qual vc poderá trabalhar em seu carro.

Ao menos uma idéia de volume da caixa vc vai ter que ter antes de iniciar a caixa.

insiriu todos os valores no winisd salvou os dados do transdutor começe escolhendo o tipo de caixa.

como?

pelo valor de EBP

salve engano EBP menor que 50 CAIXA SELADA

EBP maior que 50 CAIXA DUTADA

nada que impessa uma ou outra mas é o tipo de caixa ao qual o falante se adequa mais!

aí vc começará a inserir os valores de volume da caixa e sintonia da mesma vá trabalhando com estes valores até que vc chegue em uma curva que lhe agrade

no caso de qualidade procure uma curva mais plana com pico mediano e sintonia mais baixa tipo 40hz pra baixo

no caso de SPL use sintonia um pouco acima de 40hz e com pico (não muito exagerado) alto mas que abrange na amplitude uma boa faixza dos graves...

pra trio sintonia um pouco acima do SPL em torno de 60 Hz ou ateh mais jah que o intuito é som externo.

depois disso é hora de ver as outras variáveis (setando o tipo de curva na setinha onde está Transfer function magnitude)

as mais importantes curvas no meu ponto de vista são:

Group delay - descobre o atraso nos graves

cone excursion - qto o cone do falante excursionará em referencia a Frequencia

air velocity - descobre a velocidade de saída do ar pelos dutos ( no caso da caixa selada não há esse gráfico)

SPL - (não tão importante) pra saber qul a maior pressão alcançada e em qual frequencia.

bem vamos por partes:

analisando o gráfico de group delay...

segundo o que li, valores ideais se enquadram na faixa de 25 e 15 milisegundos com o atraso muito alto vc vai começar a sentir como se fosse outra musica tocada pelo falante.

a solução seria uma caixa aumentar a caixa ou a frequencia de sintonia da mesma.. qto mais baixa a sintonia maior a probabilidade de atraso.

analisando o gráfico cone excursion - vc terá que compará-lo ao valor de Xmax pelo que li o pessoal experiente diz que esse valor pode ser o até o dobro do Xmax... porém não sei se o progrma cálcula isso corretamente o valor asvezes se monstra preocupante mas na prática não acarreta problemas esquente a cabeça qdo os valores forem muito elevados...

para solucionar o problema ajusta-se volume e sintonia de caixa novamente (repare que vc trabalhará correndo de um gráfico a outro pois uma coisa depende da outra) valores menores de caixa tendem a diminuir o excursionamento porém deve-se atentar aos subgraves pra não aproximar a queda inicial pra uma frequencia que seja muito atuável por exemplo ela chegar próxima dos 30hz já é perigoso tente deixar com que o valor em 20hz não seja muito elevado

sintonias mais altas tendem a diminuir o excursionamento no pico porém aproximam o começo da curva, que é uma queda, das frequencias mais baixas que tbm seriam reproduzíveis, podendo acarretar problemas ao falante.

Se for um trio por exemplo seria bom o amplificador ter filtro subsônico ae resolve-se o problema do sobre excursionamento em subgraves.

PS: neste item não esqueça de especificar a potência aplicada!!!!

analisando air velocity - estes valores pelo que constam seria bom abaixo de 40m/s acima disso já caricterizaria sopro e em baixas frequencias aquele som embolado que é horrível!!!!

pra resolver esse problema deve-se aumentar a área de saída do ar seja aumentando o diâmetro do duto ou o n° deles!!!

PS: uma coisa que tenho duvida nesta questão um valor baixo seria prejudicial em SPL?!?!?! ou qto mais baixo melhor!!! creio que não pois se pra propagar o som têm de se ter um deslocamento de ar qto mais baixo menos pressão ceto ou equívoco!!?!!?!?!

bem em suma seria isso

teria o gráfico de SPL que pra um som do dia dia cada um tem uma exigência e é muito questionável um valor na minah caixa com NAR 12" pelo gráfico vejo um valor de pico de 115dB ´na teoria acho esse valor baixo porém na prática mesmo meu carro sendo sedan ela está dando uma pressão incrível muito mais do que eu esperava para um sub de 125WRMS.

só lembrando que tudo que eu disse está PASSÍVEL DE ERRO E SE ALGUÉM CORRIJIR SERIA ÓTIMO POIS EXISTEM VÁRIOS TÓPICOS A RESPEITO E NENHUM QUE SOLUCIONE EM BOA PARTE AS DUVIDAS DO PESSOAL!!!

outra coisa é na minha opinião nenhuma teoria supera a prática e muito do que eu disse foi o que aprendi apenas lendo não tenho comparações práticas pra lhe afirmar, ISTO ESTÁ CERTO!!! afirmo que no meu caso sempre funcionou...

espero ter lhe ajudado

[]'s ROGER!

Editado por rogerCWB

Compartilhar este post

Link para o post

peço pra quem tem uma boa prática com o programa que corrija o que eu possa ter me equivocado.... assim tirando minhas dúvidas eu me comprometo a fazer um passo a passo com ilustração e tudo

isso ajudaria e MUITO o pessoal e diminuiria em grande parte os questionamentos

vamos lá ;)

Editado por rogerCWB

Compartilhar este post

Link para o post

correções?? sugestões???

tenho cruiosidde qto ao valor de velocidade de saída do ar..

se o valor for muito baixo prejudicaria de alguma forma o rendimento???

Compartilhar este post

Link para o post
peço pra quem tem uma boa prática com o programa que corrija o que eu possa ter me equivocado.... assim tirando minhas dúvidas eu me comprometo a fazer um passo a passo com ilustração e tudo

vamos lá ;)

po,detonou. :rever1:

100% apoiado na criaçao desse tutorial.

nao manjo nada,mas o incentivo ja vale.

AJUDA O ROGER AE PESSOAL,ELE TA QUERENDO CRIAR UM TUTORIAL DO WINISD PRA NOS :rever1::banghead:vts

Compartilhar este post

Link para o post

Up de leve

pois ainda tenho muito que aprender sobre o winisd

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Bom, tudo depende de como tu quer que tua caixa responda...

Tem que ver se a curva ta sem picos.. no caso de SQ.. ou se quer SPL tentar posicionar o pico na frequencia desejada!

Tem que prestar a atenção para o grafico que mostra velocidade do vento em caixas dutadas.. assim como no group delay...

Mas tudo tem que ser ajustado conforme teu gosto..

E como seria o gráfico do TRIO?

Compartilhar este post

Link para o post

vamos lá ;)

OW O TIO ROGER, mando bem !

e com a ajuda dos experts FAÇA o tutorial !!! vai ajudar e muito a galera !!

Falow !

Compartilhar este post

Link para o post

valew ae...

pow realmente penei um pouco pra achar as informações por que está tudo muito disperso em tópicos de meses atrás!!!

e qdo o pessoal pergunta a primeira coisa que se oouve é:

TEM 1000 TÓPICOS SOBRE ISSO!!!!!!!

é tem mas nenhum que tire descentemente as duvidas....

sei que tem bastante gente que manja mas nem se quer opina pra acrescentar....

nem que seja pra dizer eu acho que isso aqui não é bem assim e tal...

já ajuda e muito....

só que tem muita coisa que naum apliquei em prática e levo no ACHO QUE....

aí fica difícil.. e só quem tem mais experiencia com caixas sabe....

qto a caixa para trio acho que uma sintonia próxima dos 60Hz é boa principalmente pra quem usa falantes automotivos tipo street e BP em trio.... já em woofers próprios pra som profissional dá pra elevar um pouco a sintonia.... só tem que ficar atento com o alto excursionamento em frequencias mais baixas... queira ou não as frequencias estão sendo enviadas...aí um amplificador com filtro subsônico é importante.. assim como um equalizador que tem suma importância em um trio com equilíbrio!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

qto a caixa para trio acho que uma sintonia próxima dos 60Hz é boa principalmente pra quem usa falantes automotivos tipo street e BP em trio.... já em woofers próprios pra som profissional dá pra elevar um pouco a sintonia.... só tem que ficar atento com o alto excursionamento em frequencias mais baixas... queira ou não as frequencias estão sendo enviadas...aí um amplificador com filtro subsônico é importante.. assim como um equalizador que tem suma importância em um trio com equilíbrio!!!!

A sintonia que vc fala é a f3?

Compartilhar este post

Link para o post

Fs

já que é pra trio e o esquema é ao ar livre..

Editado por rogerCWB

Compartilhar este post

Link para o post
Fs

já que é pra trio e o esquema é ao ar livre..

No casa seria um woofer. A f3 tem que fiar em quanto +- e o pico?

Compartilhar este post

Link para o post

aí entra a questão de gosto pessoal e necessidade..

eu não sou muito de trio e tenho muita pouca experiencia com esse tipo de sistema...

mas uma dica útil seria...

se for um trio para o dia-a-dia onde vc tbm acabará ouvindo o som com mala fechadas... acho importante o F3 mais baixo creio que em torno de 40hz (menos até melhor) já é o suficiente... pq se f3 for muito elevado vc ficar sem presença de subgrave aí fica ruim aquele pá pá pá do woofer hehe...

agora se for só pra aterrorizar de mala aberta não tem elevada importancia de um f3 baixo mesmo pq pra fora fica muito difícil de se reproduzir essas frequencias mas baixas...

mas é aquela história pra se ter um f3 mas baixo terá de ter um Fs mais baixo tbm e volume maior de caixa o que pode acarretar em outros problemas..... não dá só pra analisara curva de respota tem que ver o restante em conjunto pra não exceder os limites do falante...

Editado por rogerCWB

Compartilhar este post

Link para o post
aí entra a questão de gosto pessoal e necessidade..

eu não sou muito de trio e tenho muita pouca experiencia com esse tipo de sistema...

mas uma dica útil seria...

se for um trio para o dia-a-dia onde vc tbm acabará ouvindo o som com mala fechadas... acho importante o F3 mais baixo creio que em torno de 40hz (menos até melhor) já é o suficiente... pq se f3 for muito elevado vc ficar sem presença de subgrave aí fica ruim aquele pá pá pá do woofer hehe...

agora se for só pra aterrorizar de mala aberta não tem elevada importancia de um f3 baixo mesmo pq pra fora fica muito difícil de se reproduzir essas frequencias mas baixas...

mas é aquela história pra se ter um f3 mas baixo terá de ter um Fs mais baixo tbm e volume maior de caixa o que pode acarretar em outros problemas..... não dá só pra analisara curva de respota tem que ver o restante em conjunto pra não exceder os limites do falante...

BLZ_! Deu pra entender. Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

roger, procura "winisd tutorial" no goole, que tem um tutorial em espanhol excelente e bem completo (quem fica abrindo tópico nunca se deu a este trabalho - jah foi citado várias vezes e é rapidamente encontrado por quem tentou se aprofundar usando ferramentas de pesquisa)

existe outro tutorial em português também, o link está postado em algum tópico aí (viram o problema se abrir novos e novos tópicos? aonde está o link agora, em qual dos 100???)

bom se te interessar aprofundar, aí vão 2 dicas boas, o tuto em portugues é bem básico e o espanhol é mais avançado

se tiver dúvidas, conte com a gente.

sobre teu texto:

o valor de delay deve ser comparado pico a pico, do menor para o maior e, analisando essa diferença verá que caixas seladas não costumam ultrapassar 6-7ms, e caixas dutadas não deveriam ultrapassar uns 12-15ms. Valores acima disso são complicados, sempre lembrando que dependendo do tipo de música deve-se almejar valores mais baixos ou tolerar valores altos (alguém que só ouve pagode, por exemplo)

a questão da sintonia é complicada, para qualidade costuma-se tentar f3 próxima a 25-30Hz, o que pode implicar em sintonias variadas dependendo do falante, fs e demais parametros.

pra SPL, a sintonia deseja um pico alto em torno de 60Hz, mas não significa que a caixa esteja sintonizada em 60hz

antes de projetar a caixa todo mundo deveria conhecer a função de transferÊncia da cabine de um carro, que dá ganhos monstruosos desde 10Hz (coisa de + de 10dB) e, com isso, reforça até os sons mais cavernosos

espero ter ajudado

Abraços

Editado por gusk4x4

Compartilhar este post

Link para o post

valew gustavo,

lembro realmente que vc tinha me dito sobre o delay tbm... que não deveria ter uma variação grande nas frequencias de resposta pretendidas...

vou pesquisar esses tutoriais hehe vlw!!!

Editado por rogerCWB

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...