Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Lee

Pergunta sobre ajuste do ganho

Recommended Posts

E ai galera! é o seguinte... eu tenho um CD-Player Clarion com 3 saídas RCA de 4V e um Amp JBL com sensibilidade de entrada até 4V tb... então na teoria, o ganho do amp deveria ficar no minimo não?

Eu fiz isso mas eu acho q fica faltando volume... então eu to acostumando deixar o ganho em 2/5 +ou-... um pouco antes da metade...

To fazendo errado?

Valeu!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
E ai galera! é o seguinte... eu tenho um CD-Player Clarion com 3 saídas RCA de 4V e um Amp JBL com sensibilidade de entrada até 4V tb... então na teoria, o ganho do amp deveria ficar no minimo não?

Eu fiz isso mas eu acho q fica faltando volume... então eu to acostumando deixar o ganho em 2/5 +ou-... um pouco antes da metade...

To fazendo errado?

Valeu!!

Isso acontece mesmo, tem amps q nao tocam nada com o ganho no minimo.

Faz o seguinte. Poe o player todo em flat (tudo desligado) e o volume em 75% do maximo. Ai vai aumentando o ganho do amp, quando comecar a distorcer vc volta um pouco e para. Pronto, ganho regulado.

Aqueles 75% vao ser o seu maximo, acima disso tem distorcao gerada ate pelo rca do player.

[]s.

Tem outro topico ai falando sobre isso, 4V do wharf, da uma acompanhada la.

Compartilhar este post

Link para o post

Se vc conseguir um voltímetro fica melhor ainda!

Dae vc liga o voltimetro nos RCA... e vai aumentando o volume até chegar na tensão máxima que é liberada...

Dae vc vê o volume que deu e sabe que até ali vc pode chegar, mais que isso não!

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu galera! acabei de ver aquele tópico...to dando uma lida la!

bom, acabei de descobrir q o volume máximo do meu player é 33, e eu to acostumado a escutar em torno de 22 a 27... eu achei algo meio alto, ainda mais pro ganho ta regulado acima do minimo...

Compartilhar este post

Link para o post
Se vc conseguir um voltímetro fica melhor ainda!

Dae vc liga o voltimetro nos RCA... e vai aumentando o volume até chegar na tensão máxima que é liberada...

Dae vc vê o volume que deu e sabe que até ali vc pode chegar, mais que isso não!

hehe preciso comprar um voltimetro!! valeu pela dica! :)

Editado por Lee

Compartilhar este post

Link para o post

Acabei de regular o ganho... coloquei o volume em 75%, tudo flat, e o ganho ficou na metade +ou-... e mesmo assim não ta dando muito volume... to achando q o player não ta mandando 4V coisa nenhuma...

o q vcs acham?

Compartilhar este post

Link para o post

Tem uma coisa q na verdade eh duvida minha, mas pode servir de pista sobre pq isso ta acontecendo com voce.

Se nao me engano, a funcao do numero do volume com relacao a voltagem da rca eh exponecial... entao em 75% vc vai estar longe dos 4v msm....por isso o ganho +- no meio....

qto a questao dos acima de 75% ter distorção, tbem depende do aparelho. No hot-topics, no topico de teste de distorcao no player, tem uns graficos de testes de rca q uma revista norte americana fez... em alguns aparelhos, o menor nivel de distorcao apareceu com o volume no talo... como nakamichi cd 700, pioneer 9300... apesar de nao ter grafico, um kenwood q eu tinha tbem tinha essa caracteristica... o kdc-X915. O dificil eh conseguir aparelhagem para descobrir isso.

Compartilhar este post

Link para o post
Tem uma coisa q na verdade eh duvida minha, mas pode servir de pista sobre pq isso ta acontecendo com voce.

Se nao me engano, a funcao do numero do volume com relacao a voltagem da rca eh exponecial... entao em 75% vc vai estar longe dos 4v msm....por isso o ganho +- no meio....

qto a questao dos acima de 75% ter distorção, tbem depende do aparelho. No hot-topics, no topico de teste de distorcao no player, tem uns graficos de testes de rca q uma revista norte americana fez... em alguns aparelhos, o menor nivel de distorcao apareceu com o volume no talo... como nakamichi cd 700, pioneer 9300... apesar de nao ter grafico, um kenwood q eu tinha tbem tinha essa caracteristica... o kdc-X915. O dificil eh conseguir aparelhagem para descobrir isso.

Com osciloscopicio da pra ver a distorcao. A onda vai ficando quadrada

[]s

Compartilhar este post

Link para o post
Acabei de regular o ganho... coloquei o volume em 75%, tudo flat, e o ganho ficou na metade +ou-... e mesmo assim não ta dando muito volume... to achando q o player não ta mandando 4V coisa nenhuma...

o q vcs acham?

Qual a potencia do seu amplificador? O player em flat abaixa bem o volume mesmo, tem a aumentar legal.

Ta estranho isso ai.

[]s

Compartilhar este post

Link para o post

rammingpiston, cê tá certo. dá pra usar TRANQUILAMENTE um Flat ou um Fosgate linha DSM em HUs com 4 ou 6V de saída, pq elas só dão esses 4 ou 6V de saída nos finais dos cursos dos botões de volume. vc ainda tem toda a gama baixa de volume pra mexer.

e eu nunca vou contar isso pra ninguém mas sempre acertei ganho de acordo com o que soava melhor, em relação ao conjunto HU/amp/falante. tem vezes que é no mínimo, tem vezes que é no meio, depende do equilíbrio entre um falante e outro, depende da caixa e do corte do sub... o negócio é que 1) acerta-se o sistema pra que ele fique equilibrado, ou seja, pra que a uma dada posição do botão de volume toquem o mid, o tw e o sub razoavelmente no mesmo volume; 2) eu tenho CERTEZA ABSOLUTA, TOTAL, COMPLETA, INEGÁVEL, INCONTESTE que NÃO TOU mandando sinal clipado pro amp nem fazendo ele clipar sinal de saída, pq NÃO EXCEDO o que o conjunto HU/amp/falante podem fazer. se o camarada tá querendo simplesmente botar pra tocar de um jeito em que não corra risco absolutamente nenhum, nem que o amigo (da onça) cole no carro e torça o volume até o 125%, o ajuste da sensibilidade é pra ser feito do jeito trivial. agora, se se está buscando um equilíbrio melhor em aplicações judiciosas com o botão de volume (principalmente SQ e som interno "sem disparação de alarme/sem chamar atenção já desde a esquina da rua da balada"), dar uma viradinha a mais no ganho não é pecado nenhum.

E EU NÃO ME RESPONSABILIZO se alguém levar o que eu postei a sério, se meter a querer ajustar ganho no ouvido e queimar um falante. problema é seu, do it at your own risk!

Editado por supersonico

Compartilhar este post

Link para o post
E EU NÃO ME RESPONSABILIZO se alguém levar o que eu postei a sério, se meter a querer ajustar ganho no ouvido e queimar um falante. problema é seu, do it at your own risk!

Hoje em dia tem que ser assim mesmo.... se nao ja vai ter gente querendo te processar e tal... hehehehhe

eu dou sorte de ter um conhecido com osciloscopio.... entao sempre que vou instalar, meço tudo por ele.....

Compartilhar este post

Link para o post
Com osciloscopicio da pra ver a distorcao. A onda vai ficando quadrada

[]s

O dificil eh arranjar osciloscopio com precisao suficiente para vc poder diferenciar 0.007% de 0.008%.... em osciloscopio comum acho q eh impossivel pegar isso no visual....

Compartilhar este post

Link para o post

o q vcs acham?

Qual a potencia do seu amplificador? O player em flat abaixa bem o volume mesmo, tem a aumentar legal.

Ta estranho isso ai.

[]s

A potência é de 75w por canal e os falantes são os triaxiais Bomber de 60w RMS

Compartilhar este post

Link para o post

Galera acabou de me ocorrer algo aqui... será q falta força pro meu amp? a bateria do carro é original, de apenas 42A...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...