Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Verme

Calculo da potência necessária

Recommended Posts

Em outro Post me perguntaram como faz para calcular, eu decidi criar um tópico para isso, pois acredito que seja de interesse de um número grande de pessoas.

 

é um pouco complicado fazer "da forma correta", pois devemos estimar as perdas mecanicas, pois o motor, o cambio, os eixos, a embreagem etc... tem massa, e essa massa gera as perdas mecanicas... mas, uma vez que a potencia foi transferida para o solo, as coisas simplificam um pouco... Portanto eu vou ensinar como faz para calcular Para a "potencia nas rodas" (que é o que o dinamometro mostra).

 

Uma força resistiva proporcional a velocidade, no caso o arraste aerodinamico, é proporcional ao quadrado da velocidade, e segue essa regra:

 

F = 0,5 * Cx * d * A * V²

 

onde

F é a força

Cx é o coeficiente aerodinamico

d é a densidade do meio imerso (no caso, ar)

A e a Area frontal do carro

V é a velocidade

 

A densidade do ar deve ser calculada usando uma fórmula que é inversamente proporcional a temperatura e diretamente proporcional a pressão, mas como a variação é pequena, nos podemos aproximar o valor

 

d = 1,225 Kg/m³

 

Isso em uma atmosfera ISA ( 15ºC e 101.325 Pa) - Logicamente para aviões esse valor não deve ser usado, pois existe grande variação de altitude (pressão) e temperatura.

 

A área frontal pode ser aproximada muito bem pelas dimensões do fabricante, que seria altura x largura, uma vez que geralmente os fabricantes não consideram os retrovisores nessas medidas.

 

Mas a força resistiva não é o que queremos saber, mas sim a potencia, então vamos calcular a potencia de uma força:

 

P = F * V

 

No nosso caso, onde F = 0,5 * Cx * d * A * V²

 

P = 0,5 * Cx * d * A * V³

 

Então essa é a potência necessária... MASSSS PERALÁ... Como tudo aqui está no SI (sistema internacional de medidas) e os valores que nós estamos acustumados a trabalhar não estão, precisamos converter...

 

V[m/s] = (10/36) * V[Km/H]

 

P[Cv] = (1/735)P[W]

 

Então a formula fica assim:

 

P[Cv] = 0,5 * Cx * d * A * (10/36)³ * V[Km/h]³ *(1/735)

 

Trocando d = 1,225 e simplificando os fatores de conversão:

 

P = 0,00001786 * Cx * A * V³

 

Para

P em Cv,

A em m² e

V em Km/h

 

Acho que é isso!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

noossaaaaaaaaa... hehe que massa....

qualker hora vou tentar calcular o meu...

complicadinho neh...

hehe parabens cara.. mto legal a sua formula

 

como eu descubro a area? tem no manual? ou eu vo te q medi?

eh a lagura do carro pela altura do carro neh?

e o cx onde eu axo? hehe

Editado por -rOdRiGo¬

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O cx naum é tão simples qnt calcular a área frontal do veículo, não é?!?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

não... o cx pode ser ESTIMADO usando ESCOAMENTO EM CAMADA LIMITE, mas o nº de Pequenos detalhes impedem uma aproximação "facil"... por isso usa-se programas de Cad + Mecanica dos fluidos para calcular... mas mesmo assim o resultado final é obtido por medição em tunel de vento.

 

Geralmente para o usuario final só resta pegar o número em uma tabela...

 

 

MAS reza a lenda que o professor Porsche calculou SEM PROGRAMA ALGUM, TUDO NO BRAÇO o Cx do fusca até a 3ª casa depois da virgula... isso PQ Hitler queria o carro mais barato/economico que fosse capaz de viajar a 120Km/h...

 

Ou seja... dá pra calcular... e isso ocupa 3 capitulos de um livro meu... nada facil!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hehe...

 

Possível até é realmente! Mas convenhamos que a simples área frontal é algo meio "berrante" perto de um cx calculado.

 

Qualquer 0,1 num coeficiente desses, é algo nada menosprezível a ser considerado no cálculo da potência nescessária...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...