Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
fabianok

Carro turbinado pode ter comando brabo?

Recommended Posts

Dai pessoal! seguinte: meu preparador diz que "carro turbo não pode ter comando brabo". Isso confere?

Claro que existem comandos "brabos" para turbinados mas qual a diferença destes para os comandos de aspirados?

Me veio aqui na cabeça: será que é por causa que os comandos aspirados geralmente possuem "overlap" e colocando isto num turbo faz a pressão da turbina empurrar os gazes direto pelo escape junto com uma BOA parte do combustível direto para fora? ou não tem nada a ver? :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

é exatamente o que vc disse.

 

Comando para turbo tem que ter pouco cruzamento, ponto final.

 

Essa é a diferença entre comandos aspirados e turbos.

 

Agora se o comando é agressivo ou não vai da faixa de uso dele.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É... Não é que não pode... Mas para uso em rua, realmente não há nescessidade.

 

Por causa do grande "overlap" ou simplesmente cruzamento de válvulas ( tempo que que tanto as válvulas de admissão, qnt as válvulas de escape estão abertas ) perde-se muuuuuuito da mistura ainda fresca para o escape, fazendo esse queimar no coletor/turbina/escape...

 

Mas um comando ( ou os conjuntos de acionamento das válvulas ) não tem somente o overlap como parâmetro... Temos outros parâmetros tmb que influenciam... Mas basicamente, o overlap é o principal.

 

Se ele é "agressivo" ou não, dependerá de uma série de fatores... Até do enquadramento.

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

um comando 272 por exemplo.. tem diferença pra aspirado pu turbo

por exemplo, se eu coloko esse no meu carro hj.. e depois turbino, fika ruim?

teria q ser um especifico pra turbo?

como funciona esse negocio de gaus ae.. hehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Loko, um carinha ae tem um S16 turbo com comando bravo..... sera que ele mando fazer PRA turbo, ou um comando bravo de aspirado e depois turbinar rola tb ????

 

eu perguntaria pra ele...mas perdi contato com o fdp ! hehehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um comando para motor aspro funciona com um turbo "assoprando"... Só não é o mais indicado.

 

Uma das "diferenças" do comando para turbo é o fato das válvulas de escape abrirem um pouco mais cedo, ajudando na diminuição do turbo lag/pegada da turbina.

 

Outra diferença está no levante... Geralmente o comando aspro tem mais levante ( lift ), justamente para deixar uma "maior" passagem para os gases fluírem "mais fácil". Não que isso seja REGRA. Mas em motores turbo-alimentados, boa parte da mistura entra "sob pressão", não havendo nescessidade de abrir muito além. A não ser que seja usado um comando "insano", etc...

 

Pode-se usar um comando para turbo, em um motor de aspiração natural tmb... Mas, obviamente, o motor não terá o mesmo desempenho, principalmente por não deixar o motor tão "elástico" como um comando aspro deixaria... ;)

 

É mais ou menos isso... :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

em outras palavras, caso um dia eu queria fazer um comando PRA aspirado.... o mesmo nao é recomendado se um dia eu for turbinar ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
em outras palavras, caso um dia eu queria fazer um comando PRA aspirado.... o mesmo nao é recomendado se um dia eu for turbinar ?

É...

 

O pessoal costuma fazer a prep "por passos"... Eu acho meio errado isso.

 

Primeiro vc "aspira", depois mete um turbo...

 

A concepção de preps ASPRO é bem diferente de uma Turbo... No tocante do comando, todo o "timing"/parâmetros são um "pouco" diferenciados...

 

Pra mim, ou vc tem em mente montar um aspro ou um turbo... Começar e terminar um projeto com uma linha definida... Pois, se no meio do caminho vc resolve mudar, os gastos serão majorados...

 

Exemplo... Motor aspro = Taxa compressão alta, comando com muito lift e cruzamento, Coletor de escape "especial", escape bem livre, válvulas de escape menores que em turbo, molas de válvulas mais "duras", alívios de massa móvel, etc e por consequencia motores giradores.

 

Motor turbo-alimentados = Taxa de compressão baixa, comando com menor lift e cruzamento, coletor específico para turbina, escape tmb livre, válvulas de escape podem ser maiores comparadas a um aspro, molas de válvulas podem muitas vezes serem original ( pois o comando não precisa ser tão agressivo ), não convém aliviar partes do tipo bielas, uma vez que o torque que essas suportaria são bem maiores que as condições que foram projetadas...

 

 

Se vc quiser por um "comando aspro brabo" em um motor turbo vc até pode, o motor vai funcionar e virá força obviamente... Mas vc pode ter um carro beberrão e uma turbina que vai pro saco rapidinho, dado que boa parte da mistura ainda "sairá fresca" para queimar na turbina/coletor, dado ao maior cruzamento de válvulas... Sem dizer que, ela não terá uma pegada mais rápida etc e talz...

 

É mais ou menos isso...

 

O Over poderia te dar uma explicação beeeeem melhor que a minha nessa parte! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E se eu preferir um comando nem tão insano assim, tipo... 268º?

Ou se eu for turbinar um gol GTS q tem um comando 49G? Não sao comando insanos, ams tmb num sao originais. Aí dá pra conciliar com o turbo???

 

 

"If you feel in control you're not fast enough" :mac1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...