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fabianok

Air Ram caseiro

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Pessoal, tava eu aqui pensando: Como extrair um pouquinho mais de potência do carro sem gastar muito...

Bom, já ouviram falar em Air Ram? Pelo que sei é um sistema onde a própria velocidade de movimento do carro faz um pouco mais de ar entrar para dentro do motor - quase como um turbo 'natural'.

Estava pensando em pegar um cano de PVC bem grande e adaptar uma boa na grade dianteira do carro e a outra jogar para dentro do carburador. Será que daria alguma diferença? alguém já fez isto? Acho que só começaria a render acima de 120Km/h mais ou menos né?

Fabiano.

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Pessoal, tava eu aqui pensando: Como extrair um pouquinho mais de potência do carro sem gastar muito...

Bom, já ouviram falar em Air Ram? Pelo que sei é um sistema onde a própria velocidade de movimento do carro faz um pouco mais de ar entrar para dentro do motor - quase como um turbo 'natural'.

Estava pensando em pegar um cano de PVC bem grande e adaptar uma boa na grade dianteira do carro e a outra jogar para dentro do carburador. Será que daria alguma diferença? alguém já fez isto? Acho que só começaria a render acima de 120Km/h mais ou menos né?

Fabiano.

Hehehe...

 

SRAD na motos Suzuki quer dizer Suzuki Ram Air Direct... E não é algo muito novo não... ;)

 

Um verdadeiro Ram Air dependeria de estudos da dinâmica do ar desde a "tomada" de ar até o venturi do buras/corpo de borboletas...

 

O único problema que vejo no Ram Air caseiro é o de sujar o filtro com facilidade e dos possíveis problemas que podemos ter com água da chuva... :(

 

Basicamente, um tubo que leve o ar de uma zona de alta pressão na frente do carro até o buras/tbi já é o suficiente... O problema é que muitas vezes esse "tubo" não tem um formato adequado para uma boa passagem de ar... E tmb não pode ser de diâmetro muito pequeno... Aliás... Deve ser bem grandinho para não ocorrer de amarrar o motor em alta rotação em velocidades ainda "baixas".

 

Da mesma forma que não convém que um coletor de escape tenha muitas dobras, fica valendo para o Ram Air... Nada de "junções" tipo cotovelo... *rs*

 

É lógico que é praticamente impossível um tubo reto... Mas se der para fazer curvas com o maior raio possível, melhor.

 

Só não se esqueça de adicionar um filtro "no meio do caminho"... ESSENCIAL!

 

E outra... Qnd estiver "correndo", pode ser que a mistura torne-se um pouquinho pobre... Nada que assuste... Mas seria conveniente que pelo menos o segundo estágio do buras tivesse uma giclagem um pouquinho maior tmb.

 

O rendimento dependerá do conjunto... Principalmente do tamanho da "boca" do sistema... Fica difícil estipular uma velocidade.

 

:legal:

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Show de bola! MAS acho que os ganhos não recompensam o trabalho de fazer o sistema inteiro e os riscos envolvidos, acho que vou deixar pra lá...

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NOVAMENTE...

 

Não use PVC!!!

 

PVC degrada com o calor e vai liberar Cloro pra dentro do motor!!!

 

Cloro é um dos agentes mais corrosivos conhecidos!

 

Prefira ABS (Cano de instalação eletrica- é um preto da tigre, e é mais barato que pvc, tem as curvas mais suaves... só vantagens!), pois, apesar de ser bem menos resistente, ele não libera cloro com o calor (se for extremo ele derrete, se eu não me engano ele é um termoplastico, mas o pvc tb é), ele é mais leve, mais bonito...

 

MAS SE TIVER UMA DIFERENÇA DE PRESSÂO GRANDE (carro turbo...) não use ABS, use canos metalicos, ABS não é seguro pra pressão, pois tem construção "microporosa", ou seja, ele tem microbolhas de ar dentro para ficar mais leve.

 

Outra coisa, PVC de diametros maiores que 2,5" são bem caros e pesados, vc teria que criar apoios para funcionar direito, ou então ia ficar porco demais...

 

eu pago GERALMENTE algo em torno de 10reais o metro do PVC 75 marrom, já as conecções são na faixa de 15 a 20 cada uma... beeeeem caro!!!

 

Ah, se vc queria dizer os DWV "branquinhos", esqueça, aquele cano não presta pra isso não, muito fino, ele vai "esquentar" seu ar muito rápido!

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hehehhehe ACIMA de 220km/h... é, meu voyage aspirado vai levar um tempo ainda pra chegar la... :( Mas 195 já pega :) queria ver mesmo se vale a pena tentar construir algo assim - para quando estiver acima de 180 ganhar alguns cavalinhos extra para atingir um pouco mais de velocidade final - tipo 200 :ol

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