Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
fabianok

Air Ram caseiro

Recommended Posts

Pessoal, tava eu aqui pensando: Como extrair um pouquinho mais de potência do carro sem gastar muito...

Bom, já ouviram falar em Air Ram? Pelo que sei é um sistema onde a própria velocidade de movimento do carro faz um pouco mais de ar entrar para dentro do motor - quase como um turbo 'natural'.

Estava pensando em pegar um cano de PVC bem grande e adaptar uma boa na grade dianteira do carro e a outra jogar para dentro do carburador. Será que daria alguma diferença? alguém já fez isto? Acho que só começaria a render acima de 120Km/h mais ou menos né?

Fabiano.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pessoal, tava eu aqui pensando: Como extrair um pouquinho mais de potência do carro sem gastar muito...

Bom, já ouviram falar em Air Ram? Pelo que sei é um sistema onde a própria velocidade de movimento do carro faz um pouco mais de ar entrar para dentro do motor - quase como um turbo 'natural'.

Estava pensando em pegar um cano de PVC bem grande e adaptar uma boa na grade dianteira do carro e a outra jogar para dentro do carburador. Será que daria alguma diferença? alguém já fez isto? Acho que só começaria a render acima de 120Km/h mais ou menos né?

Fabiano.

Hehehe...

SRAD na motos Suzuki quer dizer Suzuki Ram Air Direct... E não é algo muito novo não... ;)

Um verdadeiro Ram Air dependeria de estudos da dinâmica do ar desde a "tomada" de ar até o venturi do buras/corpo de borboletas...

O único problema que vejo no Ram Air caseiro é o de sujar o filtro com facilidade e dos possíveis problemas que podemos ter com água da chuva... :(

Basicamente, um tubo que leve o ar de uma zona de alta pressão na frente do carro até o buras/tbi já é o suficiente... O problema é que muitas vezes esse "tubo" não tem um formato adequado para uma boa passagem de ar... E tmb não pode ser de diâmetro muito pequeno... Aliás... Deve ser bem grandinho para não ocorrer de amarrar o motor em alta rotação em velocidades ainda "baixas".

Da mesma forma que não convém que um coletor de escape tenha muitas dobras, fica valendo para o Ram Air... Nada de "junções" tipo cotovelo... *rs*

É lógico que é praticamente impossível um tubo reto... Mas se der para fazer curvas com o maior raio possível, melhor.

Só não se esqueça de adicionar um filtro "no meio do caminho"... ESSENCIAL!

E outra... Qnd estiver "correndo", pode ser que a mistura torne-se um pouquinho pobre... Nada que assuste... Mas seria conveniente que pelo menos o segundo estágio do buras tivesse uma giclagem um pouquinho maior tmb.

O rendimento dependerá do conjunto... Principalmente do tamanho da "boca" do sistema... Fica difícil estipular uma velocidade.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Show de bola! MAS acho que os ganhos não recompensam o trabalho de fazer o sistema inteiro e os riscos envolvidos, acho que vou deixar pra lá...

Compartilhar este post

Link para o post

NOVAMENTE...

Não use PVC!!!

PVC degrada com o calor e vai liberar Cloro pra dentro do motor!!!

Cloro é um dos agentes mais corrosivos conhecidos!

Prefira ABS (Cano de instalação eletrica- é um preto da tigre, e é mais barato que pvc, tem as curvas mais suaves... só vantagens!), pois, apesar de ser bem menos resistente, ele não libera cloro com o calor (se for extremo ele derrete, se eu não me engano ele é um termoplastico, mas o pvc tb é), ele é mais leve, mais bonito...

MAS SE TIVER UMA DIFERENÇA DE PRESSÂO GRANDE (carro turbo...) não use ABS, use canos metalicos, ABS não é seguro pra pressão, pois tem construção "microporosa", ou seja, ele tem microbolhas de ar dentro para ficar mais leve.

Outra coisa, PVC de diametros maiores que 2,5" são bem caros e pesados, vc teria que criar apoios para funcionar direito, ou então ia ficar porco demais...

eu pago GERALMENTE algo em torno de 10reais o metro do PVC 75 marrom, já as conecções são na faixa de 15 a 20 cada uma... beeeeem caro!!!

Ah, se vc queria dizer os DWV "branquinhos", esqueça, aquele cano não presta pra isso não, muito fino, ele vai "esquentar" seu ar muito rápido!

Compartilhar este post

Link para o post

hehehhehe ACIMA de 220km/h... é, meu voyage aspirado vai levar um tempo ainda pra chegar la... :( Mas 195 já pega :) queria ver mesmo se vale a pena tentar construir algo assim - para quando estiver acima de 180 ganhar alguns cavalinhos extra para atingir um pouco mais de velocidade final - tipo 200 :ol

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...