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*Arctic*

Thermal tape no coletor de escape

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Bão, quando eu tava tirando meu catalziador e colocando o abafador no carro la no Paulinho, vi um carro lá que tava com aquele thermal tape (acho que é assim que chama) aquele que o Giba vende a um preço absurdo ! rs tava envolvido em todo coletor de escape..

 

ai perguntei la no Paulinho se ajudava alguma coisa aquilo e tals

 

por incrivel que pareça, ela me falo (foi o funcionario, nao botei fé) falo que é zuado pq aquilo segura o calor no coletor, levando a trincar !!!!

 

Bom...fiquei com essa duvida a um tempo....mas vendo algumas fotos de pug´s la na europa...vi alguns que tinham essa fita em volta do coletor de escape

 

então pergunto ! AJUDA ? SERVE pra alguma coisa ? melhora noq ? vale a pena ???

 

foto do coletor de um 306 com a fita (é um 4x1 na foto ?????)

 

coletorcomtape.jpg

Editado por *Arctic*

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essa fita sai cara soh aqui, lah fora se compra a troco de banana

 

justamente, ela eh feita para segurar o calor no coletor para ele ficar mais quente (dã) e assim ter maior velocidade

 

vai tricar um coletor se for mal dimensionado para o carro ou de liga vagabunda, eu acho q soh tem uso em coletor de inox mesmo, fora isso acho q eh risco

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teoricamente um coletor corretamente dimensionado deveria ter no projeto a taxa de dissipação de calor, assim o termaltape não teria uso "pra dentro" do coletor, então o único uso seria diminuir a temperatura do cofre...

 

Mas como no brasil os melhores coletores são feitos de cano amassados... :angry:

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Até se tem algum ganho com esse tipo de proteção. Tanto por deixar o cofre mais frio, qnt a melhorar a "fluidez" dos gases de escape... Pois gases mais quentes = gases menos densos. Baixa densidade, mais "fácil" de escoar...

 

O único problema é que a FDP é cara para nós... :(

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Até se tem algum ganho com esse tipo de proteção. Tanto por deixar o cofre mais frio, qnt a melhorar a "fluidez" dos gases de escape... Pois gases mais quentes = gases menos densos. Baixa densidade, mais "fácil" de escoar...

 

O único problema é que a FDP é cara para nós... :(

Loko, isso não é bem assim!

 

Quando se aumenta a temperatura de um gás, sua viscosidade AUMENTA, isso é, ele fica MAIS ESPESSO (o mel é mais viscoso que a água), e não diminui, vamos pegar por exemplo o ar (eu lembro de cor, e tô com preguiça de pegar o livro):

 

Ar a 0ºC tem a viscosidade de 1,71E-4 Poise (isso é 0,000171 Poise)

Ar a 20ºC tem a viscosidade de 1,81E-4 Poise

Ar a 100ºC Tem a viscosidade de 2,18E-4 Poise

 

Ou seja, com o aumento da energia o gás fica mais espesso.

 

Em um liquido, realmente com o aumento da temperatura a viscosidade diminui, isso se deve ao "aumento das distancias entre as moleculas, assim diminuindo as forças de coesão do fluido

 

Os gases, DIFERENTEMENTE dos liquidos, tem moleculas bem separadas umas das outras, então o aumento das distancias não gera nenhuma mudança significativa, mas com o aumento da energia (movimentação das moleculas) aumenta o atrito entre as "camadas" do gás, assim dificultando o escoamento.

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então.......

 

AJUDA OU NAO ? hauhuahuahuahuahuhau jesus tenho muito que aprender ainda ! hehehehe

 

tem algum outro tipo de material que poderia ser recoberto o coletor sem ter que ser essa fita ae ???

 

kd o over ! heheheheh

 

ps:POISE ?!?! nunca vi essa denominação ! hehehehhehe, a nao ser para carros velhos e toscos ! uhahuahuahuahuahu POIZÉ

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Poise é o "apelido" de de um Físico francês chamado Jean Poiseuille (1797-1869), se pronuncia Poáze,

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No caso de motor a ar, dentro de um cofre de fusca isso eh necessário, para outras aplicações soh vi necessidade em casos específicos em que o calor fica muito próximo de certos locais.

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