Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
hudsoncl

[FOTOS] Caixa pa NAR de 10"

Recommended Posts

Faz com 20 mm...

 

tenhu aki um caixa de 30 mm para um sub de 12 (upgrade)... e mesmo com trava interna, composto asfaltico.. pesadaaaa bagarai, ela vibra....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
se com 30mm vibra imagina com 20m !!!!!

Tamos acustumado com caixa de papelão usada como sub..... por isso esse espanto!!

 

 

Se vc quer um sistema barato, vai de 15 mm, 18mm.. naum passe disso, agora se vcs querem utilizar o falante e fazer render todo investimento empregado nele... invista numa chpa de 25 com trava interna....

 

vou tirar fotos da minha (ex do sumido) depois posto aki....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Tamos acustumado com caixa de papelão usada como sub..... por isso esse espanto!!

 

 

Se vc quer um sistema barato, vai de 15 mm, 18mm.. naum passe disso, agora se vcs querem utilizar o falante e fazer render todo investimento empregado nele... invista numa chpa de 25 com trava interna....

 

vou tirar fotos da minha (ex do sumido) depois posto aki....

to no aguardo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mais pesada... dependendo do quanto... chega a alterar consumo

nao sei se de 15 pra 20 inteferiria...

 

ah! calculasse o volume livre descontando duto tambem?

 

concordo com o luiz...

se for so uma caixa.. simples caixa... de 15 ta legal

mas uma mais rigida e com reforcos... acho que de pra sentir diferenca

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O acabamento ficou bastante bom...

Mas usar 3 parafusos em cada lateral... <_<<_<<_<

Acho que ele podia ter te cobrado 1 real a mais e ter colocado o dobro de parafusos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desculpe a ignorancia, mas o que é trava interna? e para unir as madeiras eu uso apenas cola de madeira e prego? ou tem algum outro material especifico para fixa-la?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Faz com 20 mm...

 

tenhu aki um caixa de 30 mm para um sub de 12 (upgrade)... e mesmo com trava interna, composto asfaltico.. pesadaaaa bagarai, ela vibra....

Mas não existe caixa que não vibre.

 

Cara vai de mdf 15mm que não se arrependerá. Com Mdf 20mm vai aumentar o peso da caixa, o volume, aumentar o consumo de combustível também. Caixas mais rígidas servem para não perder energia com vibração, pedendo assim um pouco de spl.

Agora me explica pq vale a pena com 1 sub de 125rms e 150 reais, que necessita de um amplificador barato e fraco para tocar, você gastar 200 reais em uma caixa para ele, aumentar o consumo do carro, perder porta-malas e ganhar 0,3 db (no máximo). Pelos gastos não vale a pena. Você pode comprar outro nar e fazer outra caixa em mdf 15mm. Assim vai ganhar mais 3 db.

 

Por mim só faria Mdf 30mm se fosse usar no mínimo 4 subs tipo 2k (700 rms), senão não usaria mdf 30.

 

Parafusos se usa de 7 em 7 cm em média.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Paguei R$100,00 cada caixa, porque não consegui achar MDF de 25mm aqui. Então, o cara teve que comprar uma placa só pra mim.

 

 

Hudson

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu acho assim.. depois de achar um absurdo uma caixa por 150 pau nas lojas por ai.. vou fazer a minha propria..

 

- Faca a sua medida usando o site do fabricante e este aqui:

http://www.bravox.com.br/calculos_trapezoidal.asp

 

- Tire todas suas duvidas com os topicos ja existentes aqui... e se tiver mais, pergunte!

- Faca e refaca as contas da litragem correta. .e nao esqueca de descontar a litragem da madeira!

 

- Va ao marcineiro mais proximo e veja quanto ele cobra... na boa, deve dar uns 50 pau.. ainda mais que MDF nao eh caro!!!!

 

- Se der mais que 50 pau.. procura uma madereira.. compra a mdf... pega as ferramentas certas e faca voce mesmo!!!!

 

 

eu vou tentar ir no marcineiro e em ultimo caso, eu ja tenho as medidas de todas minhas chapas... depois eh soh pregar e colcaor carpete.. nao eh mesmo..

 

Pra ficar bom, faz vc memso!!!! bem mais barato, e 100% confiavel!!!

 

O pessual do forum ajuda mto tbem!!

 

Fui!!

:o

 

Caixa para um NAR 10 na minha opinião deve ser de pelo menos 18 mm, pra ficar um trabalho profissional.

 

Outra coisa, existem caixas e caixas. Com acabamento, sem acabamento, quadrada, redonda, com vazamento, sem vazamento, etc...

 

 

Eu não acho caro uma caixa em mdf bem projeta e acabada por 150,00

 

Uma chapa de mdf custa pelo menos uns 130,00 e não vende retalhos,

 

 

Não quero gerar polêmica, mas nenhuma instaladora que preste deve fazer uma caixa "de verdade" por menos de 150,00. A não ser que seja apenas um caixote!

 

 

;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

me diz uma coisa, vc já comprou os sub's, quanto pagou? estou perguntando pq preciso comprar também...............

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
E os dutos ??? :blink:

Vou levar ela para o instalador aí ele fará a furação dos dutos. E fará o acabamento final na caixa.

 

Hudson

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Vou levar ela para o instalador aí ele fará a furação dos dutos. E fará o acabamento final na caixa.

 

Hudson

parabens! Kra ficou perfeita ! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
ficou loco, também achei desnecessário esses 30mm, minha caixa tem 18mm, E2k + 9.8 e nem mexe........

Ainda é bastatnte mas são 25mm. hehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ainda é bastatnte mas são 25mm. hehehe

tem uma vantagem, vai que depois vc não goste dos NAR, sente falta de grave, ai vc pode colocar um sub mair forte e que dá certo nessa caixa......

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso é verdade.

 

 

Fiz minha caixa mdf 18mm por 20 reais. Só isto. Levei em um marcineiro que estava fazendo todos os armários da futura casa de meus pais. Ele nem cobrou mão de obra. A caixa tem 50 litros e ficou perfeita.

Quem se aventurar em fazer a caixa sózinho boa sorte, mas prefiro levar em marcineiro. Fica bem mais barato que em loja de som e com muito mais qualidade, afinal normalmente o cara trabalha com madeira a uns 10 anos e tem um puta maquinário.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Caixa para um NAR 10 na minha opinião deve ser de pelo menos 18 mm, pra ficar um trabalho profissional.

 

Outra coisa, existem caixas e caixas. Com acabamento, sem acabamento, quadrada, redonda, com vazamento, sem vazamento, etc...

 

 

Eu não acho caro uma caixa em mdf bem projeta e acabada por 150,00

 

Uma chapa de mdf custa pelo menos uns 130,00 e não vende retalhos,

 

 

Não quero gerar polêmica, mas nenhuma instaladora que preste deve fazer uma caixa "de verdade" por menos de 150,00. A não ser que seja apenas um caixote!

 

 

;)

Trabalho profissional?! ;) Como assim? Explica melhor.

 

Se você refere à qualidade, a rigidez da caixa só serve para diminuição da perda de spl. E Nar de 10 pol não dá nada de spl.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguém aí simulou no WINISD como fica a resposta dos NAR em caixa dutada? Quem tiver os dados aí posta pra gente...

Valeu!!! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Caixa para um NAR 10 na minha opinião deve ser de pelo menos 18 mm, pra ficar um trabalho profissional.

 

Outra coisa, existem caixas e caixas. Com acabamento, sem acabamento, quadrada, redonda, com vazamento, sem vazamento, etc...

 

 

Eu não acho caro uma caixa em mdf bem projeta e acabada por 150,00

 

Uma chapa de mdf custa pelo menos uns 130,00 e não vende retalhos,

 

 

Não quero gerar polêmica, mas nenhuma instaladora que preste deve fazer uma caixa "de verdade" por menos de 150,00. A não ser que seja apenas um caixote!

 

 

;)

Trabalho profissional?! ;) Como assim? Explica melhor.

 

Se você refere à qualidade, a rigidez da caixa só serve para diminuição da perda de spl. E Nar de 10 pol não dá nada de spl.

hehe . faça uma caixa que vibre mto com esse NAR pra vc ver se é só SPL que vc perde!!! Perde tambem em qualidade de som, pois as paredes vão reverberar o som e criar uma coloração no som!! Não importa o falante. A caixa tem que ser rigida!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Alguém aí simulou no WINISD como fica a resposta dos NAR em caixa dutada? Quem tiver os dados aí posta pra gente...

Valeu!!! :legal:

Na caixa que o cara que iniciou o tópico fez:

43 litros

1 duto de 3 pol de 28,5 mm (30,5 Hz)

Com 125 rms

 

Spl:

30 Hz = 103,5 db

40 Hz = 108 db

50 hz = 109,6 db

60 hz = 109,6 db

70 hz = 109,2 db

80 hz = 108,8 db

 

F3 = 31 hz

f0 = 37,3 hz

Pico de 2,5 Db a 53 Hz.

 

Excursão máxima do cone

16,7 mm a 46,6 Hz

 

Ground delay

20 hz = 20 ms

26,5 hz = 15,5 ms

80 hz = 2,2 ms

 

Vel máxima do ar no duto

31,5 m/s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desculpe a ignorancia, mas o que é trava interna? e para unir as madeiras eu uso apenas cola de madeira e prego? ou tem algum outro material especifico para fixa-la?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...