Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
FernandoCechinel

Reajustando sistema de som Sub/Mid/High

Recommended Posts

Segue configuração para facilitar entendimento:

Configuração:

Kenwood DDX814

Clarion APX4361 + HAT L6 (manta nas portas)+ L1Pro (em cima do painel direcionado para motorista)

Clarion DPX1851 + JL 12W6v2 (selada 35L conforme manual JL)

 

Esse mês voltei a usar o carro, e como estou usando o porta mala com mais frequência acabei passando meu JL 12W6V2 de uma caixa dutada, para uma selada (35L). Em primeira mão o grave ficou melhor, mais claro, nítido e muito mais controlado, tocando com uma pegada de subwoofer de home theater, porem estou com alguns problemas para ajustar o sistema:

1 - O sub parece não aparecer em volumes baixos/médios, isso é devido a caixa dutada ter ressonância e a selada não? Estou acertando o "ganho" no HU e no modulo com base no volume que escuto 90% do tempo, porem ao baixar o volume o grade desaparece. Alguma ideia de como ajustar melhor?

2 - Na dutada eu usava o JL com LPF 60Hz -12db e o L6 com HP 70Hz -24db. Porem agora com a selada parece que o grave desapareceu um pouco também em questão das frequências. Por ser selada eu devo cogitar subir um pouco o crossover para casa dos 100hz? (HU tem controle LPF e HPF de 40hz 50, 60, 70, 80, 90, 100, 120, 150 e -6db, -12db-18db-24db).

3- O crossover entre o L6 e o L1Pro eu faço exclusivamente pelo módulo, por que uso os 2 canais frontais par ao L6 e os 2 traseiros para o L1Pro. Tenho a opção entre 500-6000Hz com corte -12db. Atualmente estou usando aproximadamente em 3500Hz. Vocês acham essa frequência muito baixa?

4- Alinhamento de tempo entre tweeter/mid percebo que consegui fazer muito bem pelo HU, pegando a medida entre a posição do motorista e os falantes, para o SUB posso considerar da mesma forma?

 

Obrigado a todos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...