Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

FernandoCechinel

Reajustando sistema de som Sub/Mid/High

Recommended Posts

Postado em

Segue configuração para facilitar entendimento:

Configuração:

Kenwood DDX814

Clarion APX4361 + HAT L6 (manta nas portas)+ L1Pro (em cima do painel direcionado para motorista)

Clarion DPX1851 + JL 12W6v2 (selada 35L conforme manual JL)

Esse mês voltei a usar o carro, e como estou usando o porta mala com mais frequência acabei passando meu JL 12W6V2 de uma caixa dutada, para uma selada (35L). Em primeira mão o grave ficou melhor, mais claro, nítido e muito mais controlado, tocando com uma pegada de subwoofer de home theater, porem estou com alguns problemas para ajustar o sistema:

1 - O sub parece não aparecer em volumes baixos/médios, isso é devido a caixa dutada ter ressonância e a selada não? Estou acertando o "ganho" no HU e no modulo com base no volume que escuto 90% do tempo, porem ao baixar o volume o grade desaparece. Alguma ideia de como ajustar melhor?

2 - Na dutada eu usava o JL com LPF 60Hz -12db e o L6 com HP 70Hz -24db. Porem agora com a selada parece que o grave desapareceu um pouco também em questão das frequências. Por ser selada eu devo cogitar subir um pouco o crossover para casa dos 100hz? (HU tem controle LPF e HPF de 40hz 50, 60, 70, 80, 90, 100, 120, 150 e -6db, -12db-18db-24db).

3- O crossover entre o L6 e o L1Pro eu faço exclusivamente pelo módulo, por que uso os 2 canais frontais par ao L6 e os 2 traseiros para o L1Pro. Tenho a opção entre 500-6000Hz com corte -12db. Atualmente estou usando aproximadamente em 3500Hz. Vocês acham essa frequência muito baixa?

4- Alinhamento de tempo entre tweeter/mid percebo que consegui fazer muito bem pelo HU, pegando a medida entre a posição do motorista e os falantes, para o SUB posso considerar da mesma forma?

Obrigado a todos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...