Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
leandrovisk

Projeto hair trick CxB

Recommended Posts

Já tunei em torno de 32Hz uma caixa grande com 2 RF P3 12" e não me agradou tanto, funcionava bem pra rap e decaf apenas hahahaha... Talvez com os ruzz funcione melhor mas toma cuidado com a excursão do falante, pelo tamanho da caixa vai ficar no limite bem facil.

Posta aqui quando tiver pronto pra ver como ficou!

Dá uma olhada nesses 2 Pioneer em uma caixa em 22hz pouquíssima área de duto, 1 de 4' apenas e a caixa tava em uns 120 litros, ali tava tocando 23hz https://youtu.be/r1oW0QSg0Jw Editado por RobsonHille1112

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dá uma olhada nesses 2 Pioneer em uma caixa em 22hz pouquíssima área de duto, 1 de 4' apenas e a caixa tava em uns 120 litros, ali tava tocando 23hz

Pra 2 pioneer ta bom dms hahahaha... Mas veja que a caixa é pequena, ai consegue um controle melhor do cone.

Veja que frequência te agrada, simulei aqui com 250L, 28 Hz e desceria bem até 24Hz com pico bom de 27Hz até 35Hz

Editado por leandrovisk

Compartilhar este post

Link para o post

Pra 2 pioneer ta bom dms hahahaha... Mas veja que a caixa é pequena, ai consegue um controle melhor do cone.

Veja que frequência te agrada, simulei aqui com 250L, 28 Hz e desceria bem até 24Hz com pico bom de 27Hz até 35Hz

Vc Dizendo que dá um controle melhor de cone utilizando uma caixa mais pequena está fazendo uma boa observação, não estava vendo por esse lado, com até 250 litros eu me arriscaria fazer sim, mas gostaria de deixar em 22hz msm ou até msm abaixo sabe, eu percebi uma coisa no meu set com os pioneer, tipo, tocando um 26hz na caixa sintonizada em 28hz ela dava um grave tipo mais profundo e bem macio tbm, e na caixa em 22hz era uma coisa bem diferente, parecia que tava tocando uns 23hz por ai, preenchia o carro todo tremia o painel todo volante porta tudo, e dava um bom deslocamento de ar tbm, eu gostava disso, Editado por RobsonHille1112

Compartilhar este post

Link para o post

As vezes penso em ir em 6 Pioneer, com a msm conf, só trocando o módulo kkkkkkkkkkkk mas agora já comprei os ruzz, só falta chegar kkkkkk

Editado por RobsonHille1112

Compartilhar este post

Link para o post

Leandrovisk ? Uma dúvida que tive antes pensando uma coisa aqui, utilizando pouca área de duto eu consigo tbm ter um controle de cone melhor ou não ? Cheguei nesse pensamento pq tipo, quando eu tampei 1 duto dos meus pioneer e ficou só um la, eu percebi que os subs tipo batiam pesado, tipo freiado sabe, não sei se era por causa da sintonia ou ou pouca área de duto mesmo, se não me engano os gringos usam o termo "o sub está sufocando" pra isso, é quando tem pouca área de cone e o ar que o sub gera não dá conta de entrar e sair do duto

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente é algo difícil de se fazer, até de pesquisar, não tem muita informação por ai... To pegando de base o que vejo em vídeos, gringo montando, tipo da caixa e tal...

Com 2 acho difícil mesmo, só se for uns sundown da vida, por isso pretendo por de 4 a 8.

me desculpe mas eu tinha lido com apenas 2 subs, se vc usar 4subs com certeza vai conseguir mesmo com subs q nao sejam os de ponta pra spl, acho q com subs intermediarios vai dar certo. tente usar subs de 15'' !! acompanhando aew amigao

Compartilhar este post

Link para o post

Leandrovisk ? Uma dúvida que tive antes pensando uma coisa aqui, utilizando pouca área de duto eu consigo tbm ter um controle de cone melhor ou não ? Cheguei nesse pensamento pq tipo, quando eu tampei 1 duto dos meus pioneer e ficou só um la, eu percebi que os subs tipo batiam pesado, tipo freiado sabe, não sei se era por causa da sintonia ou ou pouca área de duto mesmo, se não me engano os gringos usam o termo "o sub está sufocando" pra isso, é quando tem pouca área de cone e o ar que o sub gera não dá conta de entrar e sair do duto

pelo q ja li por aqui , area menor de duto vai frear sim, tem limite toleravel para cada sub, se for maior vai ficar bobo, se for pequeno vai ficar soprando

Compartilhar este post

Link para o post

pelo q ja li por aqui , area menor de duto vai frear sim, tem limite toleravel para cada sub, se for maior vai ficar bobo, se for pequeno vai ficar soprando

Não sei se vc leu minhas postagens acima, utilizarei 2 dutos de 6' para 2 de 15, e queria fazer com 300 litros livres ainda, o amigo Leandro me fez ver por esse lado do controle de sub e eu não estava olhando muito isso, 1 duto de 8' tem menos área que 2 de 6' e ainda posso diminuir a caixa de 300 livre para uns 250 livres tbm, porque quero descer to hell como falam os americanos kkkkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Cara não sei te dizer sobre isso, pelo que eu saiba o que causa resistência pro sub é o volume e frequência do duto, aumentar ou diminuir vai mudar a velocidade do ar do duto e podendo gerar sopros.  Vamos ver se algum outro user que saiba mais, poste aqui.

me desculpe mas eu tinha lido com apenas 2 subs, se vc usar 4subs com certeza vai conseguir mesmo com subs q nao sejam os de ponta pra spl, acho q com subs intermediarios vai dar certo. tente usar subs de 15'' !! acompanhando aew amigao

Opa, vlw!!

Essa é a idéia, usar subs mais fracos porém em quantidade. Tô aguardando resposta de alguns fabricantes pra ver o que me dizem mas até o momento o que se destacou foi o Bomber 15" mesmo.

Não sei se vc leu minhas postagens acima, utilizarei 2 dutos de 6' para 2 de 15, e queria fazer com 300 litros livres ainda, o amigo Leandro me fez ver por esse lado do controle de sub e eu não estava olhando muito isso, 1 duto de 8' tem menos área que 2 de 6' e ainda posso diminuir a caixa de 300 livre para uns 250 livres tbm, porque quero descer to hell como falam os americanos kkkkkkkk

Recomendo vc usar dutos fixos tbm (de mdf), sempre tive problemas com os de plásticos de vibrarem ou descolar. Mas aparentemente vc vai fabricar um ? Pois duto cilindrico de 6" ou 8" acho que não tem.

Compartilhar este post

Link para o post

Blz?? ... eu tinha um sub da questo o qsp 1000 15" e usava ele em caixa de 128L se não me engano com 2 dutos de 4" e com sintonia em 28hz, descia bem e com um controle de cone mt bom...

Eu no seu lugar não faria a caixa tão grande, faria com 170L bruto pra cada sub com sintonia em 27hz...

Compartilhar este post

Link para o post

Vc Dizendo que dá um controle melhor de cone utilizando uma caixa mais pequena está fazendo uma boa observação, não estava vendo por esse lado, com até 250 litros eu me arriscaria fazer sim, mas gostaria de deixar em 22hz msm ou até msm abaixo sabe, eu percebi uma coisa no meu set com os pioneer, tipo, tocando um 26hz na caixa sintonizada em 28hz ela dava um grave tipo mais profundo e bem macio tbm, e na caixa em 22hz era uma coisa bem diferente, parecia que tava tocando uns 23hz por ai, preenchia o carro todo tremia o painel todo volante porta tudo, e dava um bom deslocamento de ar tbm, eu gostava disso,

Realmente nessas frequências é onde vai ter maior deslocamento do sub / ar. O bom era vc conseguir simular e casar certinho a caixa que vc quer com o sub.

Compartilhar este post

Link para o post

Bruno Henrique, pelo que vi aqui, 2 de 4' tem menos área que 1 de 6' mas é pouca coisa só, se eu fizer 170 brutos pra cada sub como falou vai ficar 340L brutos e uns 300 livres pra mim, queria diminuir pra uns 250 livres ou pouco menos talvez, fazer com uns 300L Brutus a caixa,

Leandrovisk, nessa parte de duto estou pensando em fazer uma coisa para fixar os dutos dentro da caixa, pq já como eles vão ficar compridos tenque usar trava pra eles, e eu acho sim dutos de 6 ou 8 polegadas, pq um cano PVC de 150mm = 6' e 200mm = 8'

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente nessas frequências é onde vai ter maior deslocamento do sub / ar. O bom era vc conseguir simular e casar certinho a caixa que vc quer com o sub.

Era o certo sim, nem que eu pagaria pra alguém fazer isso pra mim

Compartilhar este post

Link para o post

Bruno Henrique, pelo que vi aqui, 2 de 4' tem menos área que 1 de 6' mas é pouca coisa só, se eu fizer 170 brutos pra cada sub como falou vai ficar 340L brutos e uns 300 livres pra mim, queria diminuir pra uns 250 livres ou pouco menos talvez, fazer com uns 300L Brutus a caixa,

Leandrovisk, nessa parte de duto estou pensando em fazer uma coisa para fixar os dutos dentro da caixa, pq já como eles vão ficar compridos tenque usar trava pra eles, e eu acho sim dutos de 6 ou 8 polegadas, pq um cano PVC de 150mm = 6' e 200mm = 8'

Ah sim, de PVC serve de duto. Tenta fazer o maior possível então pra não ocorrer sopros.

Compartilhar este post

Link para o post

Mais um vídeo com os bombers, 2 deles dessa vez:

To cada vez tendendo mais pra eles... Vou ver se consigo algum desconto hahaha

Compartilhar este post

Link para o post

Kkkkk os subs são legais sim mano, slc imagine 6 monstros desses tocando no seu carro,

2QuwMHo.png

deve ser muito top, e com investimento até que baixo, essa carcaça lembra a versão SA da Sundown muito top.

Compartilhar este post

Link para o post

Mais um vídeo com os bombers, 2 deles dessa vez:

https://www.youtube.com/watch?v=5by4vmwgjUs

To cada vez tendendo mais pra eles... Vou ver se consigo algum desconto hahaha

De uma olhada nesses 4 bicho papão de 12' parece que tá até dando pra fazer um airtrick bom já com apenas 4 de 12, aí da pra vc ter uma noção boa ja, imagina se você ir intao com 6 de 15'

https://youtu.be/0UlL4ST8zow

Compartilhar este post

Link para o post

De uma olhada nesses 4 bicho papão de 12' parece que tá até dando pra fazer um airtrick bom já com apenas 4 de 12, aí da pra vc ter uma noção boa ja, imagina se você ir intao com 6 de 15'

https://youtu.be/0UlL4ST8zow

Tô ficando com medo de por 6 e meu parabrisa ir pro beleléu hahahahaa

Compartilhar este post

Link para o post

Sim e não ao mesmo tempo, tudo isso depende da sintonia e litragem da caixa.

Se você tem uma área pequena você pode gerar uma turbulência (de ar) dentro da caixa fazendo com que o falante se descontrole pela falta de vazão, e isso vai gerar sopro também em determinadas frequências (e) momentos.

Agora uma abertura muito grande também gera excesso de excursão (em determinadas frequências) pois o falante começa a trabalhar como se fosse em "free air" (bobo e descontrolado) então sempre é bom ter uma base para fazer tudo ficar nos conformes.

Editado por dihzinhow
  • Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Sim e não ao mesmo tempo, tudo isso depende da sintonia e litragem da caixa.

Se você tem uma área pequena você pode gerar uma turbulência (de ar) dentro da caixa fazendo com que o falante se descontrole pela falta de vazão, e isso vai gerar sopro também em determinadas frequências (e) momentos.

Agora uma abertura muito grande também gera excesso de excursão (em determinadas frequências) pois o falante começa a trabalhar como se fosse em "free air" (bobo e descontrolado) então sempre é bom ter uma base para fazer tudo ficar nos conformes.

Mano, tipo, acho que quanto ao duto não me sobra muita duvida, é 2 dutos de 6 polegadas ou apenas 1 de 8', os dois não dão muito diferença em área não, um de 8' eu tenho mais ou menos em torno de 50~53sq.in, pelos fóruns gringos que eu andei pesquisando e aqui tbm http://www.carstereo.com/help/Articles.cfm?id=31 (para calcular área que duto que nessecita) eleziam que para o meu propósito que é tentar tocar abaixo dos 30hz e pelo menos até 16hz ainda forte, isso já estaria bom para 2 de 15', nesses últimos dias estou pensando muito em utilizar apenas um único de 8', mas minha grande dúvida e medo e quanto a litragem, meu medo é ir em 300l e ficar muito grande, para isso seria melhor um sub com melhor xmax. Editado por RobsonHille1112

Compartilhar este post

Link para o post

Neste site ele te dá o mínimo de área de acordo com seu xmax e sintonia, mas é um cálculo "base, simples" nada tão específico do que fazer uma simulação e entender como seu falante vai trabalhar dentro desse uma caixa específica.

Você sabe que você tem um falante não voltado para "SLOW" mas você está conseguindo descer até que legal pelos vídeos, porém se for muito na empolgação ele vai acabar danificando o reparo.

Eu acho que se o pensamento é trabalhar nas baixas assim, você pode pensar em algum único falante de 15" voltado a subgrave, com pelo menos 20 a 25mm de xmax (estaria ótimo) e assim você seria mais tranquilizado em relação as baixas, pegando um falante para essa finalidade com um conjunto que aguenta o "TRANCO".

Compartilhar este post

Link para o post

Neste site ele te dá o mínimo de área de acordo com seu xmax e sintonia, mas é um cálculo "base, simples" nada tão específico do que fazer uma simulação e entender como seu falante vai trabalhar dentro desse uma caixa específica.

Você sabe que você tem um falante não voltado para "SLOW" mas você está conseguindo descer até que legal pelos vídeos, porém se for muito na empolgação ele vai acabar danificando o reparo.

Eu acho que se o pensamento é trabalhar nas baixas assim, você pode pensar em algum único falante de 15" voltado a subgrave, com pelo menos 20 a 25mm de xmax (estaria ótimo) e assim você seria mais tranquilizado em relação as baixas, pegando um falante para essa finalidade com um conjunto que aguenta o "TRANCO".

Sim, danificando isso eu tenho ciência que que está, kkkkk por isso estou com medo de errar na caixa, e tbm já sei que não vou descer assim com tanta força tbm, intenção e ir até pelo menos uns 18hz (com força msm) ou tentar ne, e daí pra baixo ir mais com calma, negócio é ir conhecendo o sub e até onde ele aguenta,

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, danificando isso eu tenho ciência que que está, kkkkk por isso estou com medo de errar na caixa, e tbm já sei que não vou descer assim com tanta força tbm, intenção e ir até pelo menos uns 18hz (com força msm) ou tentar ne, e daí pra baixo ir mais com calma, negócio é ir conhecendo o sub e até onde ele aguenta,

Exato, mas 18hz é uma coisa mais "gringa" eu não acredito muito que falantes nacionais aqui consigam chegar ai, e se chegar teria uma atenuação negativa ao meu ver. Mas como você disse, tem que ir conhecendo o sub tanto em resistência como também aonde ele pode chegar, porém buscando pegar um que tenha uma FS bem baixa e uma boa área, igual como falamos no face e o vídeo que me enviou em 15hz, certamente é um falante bom pra chegar naquele nível. E quando for montar uma caixa assim, não erre nos cálculos e desconte tudo (imã do falante, parede do duto, comprimento total, mdf do duto, etc...) pra se ter uma sintonia exata, porque depois o resultado vai ser com o sub! Procure no mínimo 15" ou se possível 18", pois quanto mais área de cone, mais fácil seria você chegar onde quer.  :legal:

Alto xmax, centragem bem resistente, cone reforçado e bora pros testes!  [-]

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...