Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Abreu

CS-60D -> Impressões e duvidas...

Recommended Posts

Galera, Acabei de instalar o CS-60D. IMPRESSOES:

O que gostei na mudanca?

O Tw eh excelente, esta atenuado em -3db e tocando muito suave, deu vontade de jogar o NEO-25 no lixo. Nao da nem pra comparar, ao meu ver. Mesmo sem atenuar no cross fica mtt bom. Eh o tipo de tweeter que EU gosto, ate que enfim achei. :rolleyes:

O Mid desce muito, fiz o teste com o cd de frequencias e o bichinho toca 40hz na porta, atenuado, mas toca. :o 60 Hz ele ja aparece tranquilo, sem distorcer, mas a pressao mesmo na porta comeca aos 70hz e espanca a mesma em 80hz. A porta treme toda, bate muito. O Corte passa baixa em 3500hz pelo bobina embutida no conjunto magnetico eh mtt bem executado, nao toca agudo nenhum.

Eh um kit muito flexivel, toca bem com pouca potencia, ao contrario do CS-K, que pede um amp de pelo menos 100rms pra tocar. Com o ab4050 no talo com o carro ligado, jogando 60rms o bichinho nem pensa em distorcer, claro que esta tudo em flat. Senti que o kit gosta de ser espancado, por isso aconselho ao pessoal que queira rendimento a utilizacao de amps com pelo menos 70rms por canal, a potencia suportado por ele no manual. Quando o Fosgate 400.4 entrar no lugar do AB4050 posto aqui as diferencas, q vao ser muitas. Quem for usar banda 2.4 ou outros amps com menos de 50rms se sairam bem com ele, mas o mid ficara melhor com o CSB (troquem o tw pelo neopoint, sendo que vai ficar o mesmo preco do CS-D eheheh).

Para todos terem uma ideia, tive q mudar as regulagens e diminuir o ganho do amp dos kits, pq antes os subs engoliam o kit, depois o kit comecou a engolir os subs. Baixei o ganho do amp e passei o ganho dos subs no player de -2 para -1.

ANTES - HP 125Hz / LP 80Hz / SUB -2 / LOW +1 / MID +3 / HIGH -2 / LOUD LOW

DEPOIS - HP 80Hz / LP 50Hz / SUB -1 / LOW 0 / MID +1 / HIGH 0 / LOUD LOW

Assim da pra vcs terem uma nocao da melhora com a troca do kit.

O que nao gostei na mudanca?

Apesar de tudo estar bem mais nitido, o palco abaixou um pouco, mesmo o tweeter saindo em 4000hz e o mid tocando 3500hz ficou mais baixo. O Neo 25 saia em 3000hz, talvez seja isso. :pirou:

O mid apesar de descer nao eh tao detalhado quanto o CS-K. Claro que nao eh nenhum destroyer, nao da nem pra comparar, mas ele toca com poucos detalhes as frequencias na faixa de 1k, parece o antigo 6MB2. Nao sei se eh pq essa faixa ja pede um direcionamento do falante, mal ou bem o tweeter esta na coluna, o buraco fica apenas nessa faixa. Ainda nao botei o ouvido na direcao do falante pra ver se melhora.

Na minha opiniao o Carbon se sai melhor que ele nessa faixa (se bem que ouvi o carbon em pezinho e o cs-d na porta). Acho que o CS-K eh o melhor nessa faixa, muito detalhado mesmo em free-air, apesar de estridente. O E2K e o Premium tb sao fracos muito fracos nessa faixa.

O tw ta tocando os ruidos gerados pelo player, mesmo com o volume no zero. Nao fazia barulha quando estava o neo-25, agora nao sei se deve ser da instalacao (deve ser, espero) ou do crossover, mas q ta chato ta. Espero ajuda de quem ja teve esse problema. :banghead

RESUMINDO - Valeu a pena os 220 reais pelo kit. Excelente custo-beneficio. :rever1: Tou pensando seriamente em colocar um CS-50D atras, apesar desse tocar melhor no pezinho.

CONCORRENTE PARA ELE - Acho que so o Carbon+1TW1, se bem que o preco fica + salgado.

Mal pela biblia, mas o pessoal agora pode ter uma boa nocao do som produzido pelo kit. Postarei fotos que tirei com detalhes + tarde.

100 WATTS RMS PARA O CSK ???? :pirou:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Galera, Acabei de instalar o CS-60D. IMPRESSOES:

O que gostei na mudanca?

O Tw eh excelente, esta atenuado em -3db e tocando muito suave, deu vontade de jogar o NEO-25 no lixo. Nao da nem pra comparar, ao meu ver. Mesmo sem atenuar no cross fica mtt bom. Eh o tipo de tweeter que EU gosto, ate que enfim achei. :rolleyes:

O Mid desce muito, fiz o teste com o cd de frequencias e o bichinho toca 40hz na porta, atenuado, mas toca.  :o  60 Hz ele ja aparece tranquilo, sem distorcer, mas a pressao mesmo na porta comeca aos 70hz e espanca a mesma em 80hz. A porta treme toda, bate muito. O Corte passa baixa em 3500hz pelo bobina embutida no conjunto magnetico eh mtt bem executado, nao toca agudo nenhum.

Eh um kit muito flexivel, toca bem com pouca potencia, ao contrario do CS-K, que pede um amp de pelo menos 100rms pra tocar. Com o ab4050 no talo com o carro ligado, jogando 60rms o bichinho nem pensa em distorcer, claro que esta tudo em flat. Senti que o kit gosta de ser espancado,  por isso aconselho ao pessoal que queira rendimento a utilizacao de amps com pelo menos 70rms por canal, a potencia suportado por ele no manual. Quando o Fosgate 400.4 entrar no lugar do AB4050 posto aqui as diferencas, q vao ser muitas. Quem for usar banda 2.4 ou outros amps com menos de 50rms se sairam bem com ele, mas o mid ficara melhor com o CSB (troquem o tw pelo neopoint, sendo que vai ficar o mesmo preco do CS-D eheheh).

Para todos terem uma ideia, tive q mudar as regulagens e diminuir o ganho do amp dos kits, pq antes os subs engoliam o kit, depois o kit comecou a engolir os subs. Baixei o ganho do amp e passei o ganho dos subs no player de -2 para -1.

ANTES - HP 125Hz / LP 80Hz / SUB -2 / LOW +1 / MID +3 / HIGH -2 / LOUD LOW

DEPOIS - HP 80Hz / LP 50Hz / SUB -1 / LOW 0 / MID +1 / HIGH 0 / LOUD LOW

Assim da pra vcs terem uma nocao da melhora com a troca do kit.

O que nao gostei na mudanca?

Apesar de tudo estar bem mais nitido, o palco abaixou um pouco, mesmo o tweeter saindo em 4000hz e o mid tocando 3500hz ficou mais baixo. O Neo 25 saia em 3000hz, talvez seja isso.  :pirou:

O mid apesar de descer nao eh tao detalhado quanto o CS-K. Claro que nao eh nenhum destroyer, nao da nem pra comparar, mas ele toca com poucos detalhes as frequencias na faixa de 1k, parece o antigo 6MB2. Nao sei se eh pq essa faixa ja pede um direcionamento do falante, mal ou bem o tweeter esta na coluna, o buraco fica apenas nessa faixa. Ainda nao botei o ouvido na direcao do falante pra ver se melhora.

Na minha opiniao o Carbon se sai melhor que ele nessa faixa (se bem que ouvi o carbon em pezinho e o cs-d na porta). Acho que o CS-K eh o melhor nessa faixa, muito detalhado mesmo em free-air, apesar de estridente. O E2K e o Premium tb sao fracos muito fracos nessa faixa.

O tw ta tocando os ruidos gerados pelo player, mesmo com o volume no zero. Nao fazia barulha quando estava o neo-25, agora nao sei se deve ser da instalacao (deve ser, espero) ou do crossover, mas q ta chato ta. Espero ajuda de quem ja teve esse problema.  :banghead

RESUMINDO - Valeu a pena os 220 reais pelo kit. Excelente custo-beneficio.  :rever1: Tou pensando seriamente em colocar um CS-50D atras, apesar desse tocar melhor no pezinho. 

CONCORRENTE PARA ELE - Acho que so o Carbon+1TW1, se bem que o preco fica + salgado.

Mal pela biblia, mas o pessoal agora pode ter uma boa nocao do som produzido pelo kit. Postarei fotos que tirei com detalhes + tarde.

100 WATTS RMS PARA O CSK ???? :pirou:

Nao precisa ser 100rms, isso eh modo de dizer. O CsK eh um kit q aguenta 80 rms, nao adianta ir de amps de 40 ou 50 rms por canal q vai ficar fraco. Botei 100 pro pessoal ter uma nocao e pegar um AB4100.

Ja o CSD, toca legal com 40rms, qq um q coloque um amo ja se satisfaz com esse kit

[]s

Compartilhar este post

Link para o post

aproveitando o topico q ja é sobre os CS-D...

to usando os e2k em pezinho d 2,5L (assim como 99% do forum.. :rolleyes:) em conjunto com 3/4" TW1, só q houve um imprevisto... digamos um acidente d percurso essa semana

estava voltando da faculdade com o som alto, eis q o tw da direita simplesmente parou d funcionar... acho q foi pro saco e queimou :(

entao pensei q ja q vou ter q trocar os tw, vou investir em algo decente d vez né... pq ja é a segunda vez q torro um 3/4" tw1 (o corte tava em 2.700Hz - 6dB/8ª) e acho q insistir neles é perda d tempo pq nao servem pro meu sistema, paesar d ter um som legal

entao vem a duvida: sera q vale mais a pena investir num kit CS 60D e jogar d volta pra dentro da porta (gol g3), aposentando os pezinhos ou vale mais a pena manter os e2k nos pezinhos e comprar um par d 1TW1 pra fazer compania pra eles? ambos estao na mesma faixa d preço

to com essa duvida pq faz um tempo ja q eu to querendo eliminar o som da vista no meu carro.... toda vez q eu saio d casa é preocupaçao pra nao verem os falantes la e tentrem roubar... fora em balada qdo vc deixa o carro com manobrista e os falantes junto nos pezinhos... trsiteza... as vezes to no semaforo parado ai passa gente olhando pra dentro do carro do lado d fora e fica só filmando os e2k nos pezinhos... nao tem jeito, esses falantes chamam mt a atençao e eu nao quero vagabundo olhando pro meu carro :angry:

e entao? 1tw1 ou CSD?? favor opinem... lembrando q nao preciso q os mids cheguem mt abaixo dos 100Hz, ja q uso o corte em 100Hz no amp (AB4050)

Compartilhar este post

Link para o post

Eu colocaria o CSD na porta, mesmo a do Gol sendo bem ruim.

O E2K não toca nada com essa miniatura de pezinho...

Compartilhar este post

Link para o post

GGG, o problema é que estás utilizando o corte errado para o tweeter, a selenium recomenda um corte de 5.000hz 12db, está cortando em 2800hz 6db, fica impossível obter outro resultado além da queima do tweeter.

Qual é a fs deste tweeter? O ideal é cortar em 12db uma oitava acima do frequência de ressonância.

Abraços

Márcio

Compartilhar este post

Link para o post
GGG, o problema é que estás utilizando o corte errado para o tweeter, a selenium recomenda um corte de 5.000hz 12db, está cortando em 2800hz 6db, fica impossível obter outro resultado além da queima do tweeter.

Qual é a fs deste tweeter? O ideal é cortar em 12db uma oitava acima do frequência de ressonância.

Abraços

Márcio

é... eu to ciente disso... :unsure:

eu tentei baixar tanto assim o corte do tw pra casar com os e2k!! a Fs deles é d 1500Hz, mas eu achei q o corte em 3kHz nao me traria um resultado mt bom

e tb levei em consideraçao q os AB mandam no MAXIMO 60Wrms teoricos, e a potencia musical anunciada pela Selenium é de 70W... ou seja... eles garantem q com o corte d 5kHz/12dB da pra mandar 70Wrms pros falantes...

arrisquei trabalhar na margem d incerteza e... ME FERREI..... hehehhe

Compartilhar este post

Link para o post
ele é tweeter direcionável como o CSK ?

Eh direcionavel sim, a rodela em volta eh removivel. Esqueci de tirar fotos doas outras bases. Tem opcao de montar faceado no painel tb

[]s

Compartilhar este post

Link para o post
Eu colocaria o CSD na porta, mesmo a do Gol sendo bem ruim.

O E2K não toca nada com essa miniatura de pezinho...

Pega o CS-D. Poe o mid na porta e o tw no buraco da saida de ventilacao. Vai ficar show. Esse kit na porta eh melhor q o E2K nesse mini-pezinho

[]s

Compartilhar este post

Link para o post

Abraços

Márcio

é... eu to ciente disso... :unsure:

eu tentei baixar tanto assim o corte do tw pra casar com os e2k!! a Fs deles é d 1500Hz, mas eu achei q o corte em 3kHz nao me traria um resultado mt bom

e tb levei em consideraçao q os AB mandam no MAXIMO 60Wrms teoricos, e a potencia musical anunciada pela Selenium é de 70W... ou seja... eles garantem q com o corte d 5kHz/12dB da pra mandar 70Wrms pros falantes...

arrisquei trabalhar na margem d incerteza e... ME FERREI..... hehehhe

O tw do cs-d corta em 4000hz pra cima. Se quer cortar baixo pega o 1tw1, q da pra cortar em 1200hz, quase um mid eheheh

[]s

Compartilhar este post

Link para o post

mas os e2k nao estao tao claustrofobicos nos pezinhos q eu dei pra eles nao!! hehehe

tao tocando legal até... acredito q eles cheguem até uns 60 a 70Hz tranquilo.... qdo eu deixo o sub em casa pq preciso do porta-malas da pra enganar usando só os e2k até....

Compartilhar este post

Link para o post

to pendendo pro lado dos CSD... mas to com medo do desempenho deles me decepcionar na porta se comparados co os e2k q tao rendendo bem nos pezinhos... :unsure:

Compartilhar este post

Link para o post

Se tá chegando em 60Hz audiveis, não tem pra que abrir mão deles.

O E2K não é bom de médios, pelo menos na minha opnião. Logo quanto antes o TW entrar melhor.

O TW1 é o que faz esse papel melhor. Mas eu nunca faria o hipass dele em 1200Hz!

Uns 2000Hz já tá bom d+. Isso aplicando uns 30W nele...

É TW e não Fullrange!

[]

Compartilhar este post

Link para o post

a minha ideia caso eu compre os 1tw1 é usar os Xovers originais... 2,5kHz... e os medios serao devidamente resolvidos com uma rede zobel q ja esta em fase d confecçao aki em casa... hehehe

só preciso corroer a placa d PCB e soldar as peças... :legal:

mas to disposto a abortar tudo se os CSD cumprirem o mesmo papel...

Compartilhar este post

Link para o post
a minha ideia caso eu compre os 1tw1 é usar os Xovers originais... 2,5kHz... e os medios serao devidamente resolvidos com uma rede zobel q ja esta em fase d confecçao aki em casa... hehehe

Ah, quer saber... eu iria de CSD!

Compartilhar este post

Link para o post

Opa manda bala na rede zobel dpois faz uns comentários sobre ele pra saber como fez o q usou e como mudou o som pq tb tenho um e2k no mini pezinho coloquei la de vidro ficou melhor o som mas nao muito.

Compartilhar este post

Link para o post
to pendendo pro lado dos CSD... mas to com medo do desempenho deles me decepcionar na porta se comparados co os e2k q tao rendendo bem nos pezinhos... :unsure:

Olha, se teu pezinho ta chegando a 60hz vc tem q testar antes de trocar, pode ser q o CSD nao faca isso na porta. Uma coisa eu garanto, os medios dele sao mtt melhores q os do E2k

[]s

Compartilhar este post

Link para o post

O E2K não é bom de médios, pelo menos na minha opnião. Logo quanto antes o TW entrar melhor.

O TW1 é o que faz esse papel melhor. Mas eu nunca faria o hipass dele em 1200Hz!

É TW e não Fullrange!

[]

Esse tw eh sinistro, parece um medio, toca 1200hz tranquilo. Eu tb nao faria isso, mas q toca toca.

[]s

Compartilhar este post

Link para o post

É TW e não Fullrange!

[]

Esse tw eh sinistro, parece um medio, toca 1200hz tranquilo. Eu tb nao faria isso, mas q toca toca.

[]s

Não toca não hein...

Compartilhar este post

Link para o post
Opa manda bala na rede zobel dpois faz uns comentários sobre ele pra saber como fez o q usou e como mudou o som pq tb tenho um e2k no mini pezinho coloquei la de vidro ficou melhor o som mas nao muito.

a rede zobel ja ta quase pronta... talvez amanha mesmo eu ja tenha ela pronta... o q foi (vai ser) usado:

-capacitor bipolar 100uF (to usando isolaçao d 100V)

-resistor de 8,2 ohms / 10W

-resistor de 10 ohms / 10W

-placa PCB

-cabo paralelo 2x2,5mm² (20cm ja serve)

resistores em paralelo entre si pra resultar resistencia equivalente de 4,5 ohms

capacitor em serie com os resistores

circuito em paralelo com os e2k

as impressoes eu posto ainda essa semana :legal:

EDIT: faltou dizer q o certo é vc usar manta acrilica, e nao lã d vidro dentro dos pezinhos... eu fiz isso e melhorou bastante... akele pico chato foi embora e os graves apareceram bem mais e com um som mas gostoso d se ouvir...

Editado por GGG

Compartilhar este post

Link para o post
Olha, se teu pezinho ta chegando a 60hz vc tem q testar antes de trocar, pode ser q o CSD nao faca isso na porta. Uma coisa eu garanto, os medios dele sao mtt melhores q os do E2k

[]s

a questao q mais me intriga é: eu preciso d um mid desse porte q desce até tao baixo se ele recebe corte em 100Hz?? :huh:

é em torno disso q gira minha duvida...

Compartilhar este post

Link para o post

GGG, se o player tá em HP fixo de 100hZ 12 dB/8a, em 50Hz ele vai ter 12 dB de atenuação d qquer jeito ... Só se o MB tiver um pico por volta de 100Hz a atenuação do HP do ampli vai ter menor efeito ...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...