Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Wagnerltz

Ajuda em projeto kit 3 vias + 2 vias atras e controle de zona no paine

Recommended Posts

Pessoal, estou na fase de compra de equipamentos e criação do projeto para meu futuro carro, os equips que ja estão certos são um virtus 603 na frente, amp eu irei usar um hertz hdp 5 para bi amp os mids e o sub no quinto canal, para o resto do kit irei usar um sd4004.evo para tw e mid  range, como eu costumo andar sempre com uma galera dentro do carro entao estava querendo colocar um kit 2 vias nas portas de tras adaptando os tw na coluna do meio ou traseira...só que eu tbm ando bastante sozinho e por este motivo queria ter um controle de zonas e subwoofer ao alcançe das mãos, alguem poderia me ajudar no esquema de como eu poderia colocar isso em pratica?? ou mesmo um outro esquema de ligação nos amps, mesmo porque eu acho que usando esse divisor de rca se não me engano a resistencia ohmica ira cair para 2 ohms ou ir para 8 ohms, andei vendo na amazon e achei um controle de 2 zonas https://www.amazon.com/dp/B01F67NQAC?psc=1 porem achei os rcs meio fraquinhos e tenho medo de perder qualidade quando for usar exclusivamente para SQ com palco sonoro e etc... qual kit seria ideal para colocar na porta traseira?? em relação ao sub eu tive por muito tempo um som SPL com um grave absurdo, dessa vez eu quero algo mais suave e de alta fidelidade, aceito sugestões de sub para esse conjunto tbm, a principio estava pensando em 1 JL 12w0v3 em uma caixa feita sob medida na lateral do porta malas, eu estava para pegar um stilo porem a patroa resolveu que quer uma tucson e então será esta mesmo, e como é um carro que tem bastante espaço interno acho que ficaria um som legal tbm com os falantes nas portas de tras...preciso muito da ajuda de vcs, pois ha umas semanas atras fui conversar sobre o projeto com um instalador que eu achava extremamente confiavél e o cara me solta que cabeamento não interfere no resultado final do audio, com isso estou sozinho aqui na minha cidade  :banghead

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma saída seria montar os kits com corte passivo.

Frontal pro 3 vias e traseiro pro 2 vias controlando pelo fader.

Outra opção mas caro seria adicionar um processador pra cortar o 3 vias e ligar o traseiro no 2 vias, nesse caso vc consegue montar o dianteiro com cortes ativos. Na primeira opção 1 amplificador é o suficiente.

Compartilhar este post

Link para o post

Outra opção é colocar cabo Y na saída do player e alimentar a entrada dos amplificadores com cortes ativos pelo player, porém vc não terá controle nas mãos.

Terá que ajustar pelo ganho dos amplificadores a intensidade do sinal pra atenuar o kit traseiro.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma saída seria montar os kits com corte passivo.

Frontal pro 3 vias e traseiro pro 2 vias controlando pelo fader.

Outra opção mas caro seria adicionar um processador pra cortar o 3 vias e ligar o traseiro no 2 vias, nesse caso vc consegue montar o dianteiro com cortes ativos. Na primeira opção 1 amplificador é o suficiente.

Rafa Vieira obrigado pela ajuda, eu não queria muito usar os falantes com cortes passivos, isso limita um pouco os ajustes, na segunda opção eu teria que usar um processador de 6 vias certo? teria algum para indicar?

Outra opção é colocar cabo Y na saída do player e alimentar a entrada dos amplificadores com cortes ativos pelo player, porém vc não terá controle nas mãos.

Terá que ajustar pelo ganho dos amplificadores a intensidade do sinal pra atenuar o kit traseiro.

Então essa opção é praticamente igual a que eu falei no meu post, só que iria usar aquele potenciometro antes de chegar nos amps, minha duvida é a seguinte, usando o Y iria alterar a resistencia ohmica do conjunto? outra duvida, tem como adaptar no modulo e puxar o controle de ganho do amp para te-lo perto do volante ?

abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre o processador, qualquer um que faça 3 Way lhe atenderia vai depender do orçamento disponível.

Sobre cabo Y pode usar que não haverá alterações que comprometa o resultado, agora passar o sinal em um circuito, com potenciômetro, trilha capacitores e afins eu não recomendo, poderá ser o gargalo do sistema, o ideal é o sinal chegar o mais íntegro possível ao amplificador.

O processador seria apenas pro kit 3 vias, com isso em mente não será possível aplicar alinhamento de tempo no kit traseiro, pois o sinal terá que ser completo, pro processador trabalhar ele.

Até daria, mas teria que usar um player com corte full pro Tweeter e aplicar alinhamento e cortes em cada via, porém é um projeto que exigiria um conhecimento bem profundo.

Sobre o kit, o ideal seria usar a mesma linha do 3 vias pra manter o timbre, na pior das hipóteses mantenha a mesma marca.

Compartilhar este post

Link para o post

pelo que entendi então, seria assim: as saidas frontais entram no processador e do processador saira para o amp uma via para cada falante ja com o cortes feitos no processador certo?? eu queria bi amplificar o kit, então eu usaria o hdp5 para amplificar os mid bass e 2 sd 400 para os tw e o mid range, eu andei olhando as espcs do virtus e ví que ele aguenta receber uma boa quantidade de potencia, o SD 400 manda 60rms em 4ohms e em bridge 200...eu acho que os 60 é pouco e os 200 é muito kkk, ainda mais que o mid bass vai estar sendo empurrado pelo hdp5 em bi amp to com medo que falte agudo e eu tenha que baixar muito o ganho dos mids para andarem juntos com o tw e mid range, por isso da ideia de bi amplificar os tw e mid range tbm...o que vcs acham??

grande abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

No Alpine PXA H800 pelo menos, você tem a opção de usar 3way (TW+MR+MB) canais frontais de 1 a 6  e o sub no 7 e 8;

outra opção também é 2way (TW+MB) nos canais frontais de 1 a 4, mais coaxiais nos canais traseiros 5 e 6 e sub no 7 e 8.

Pelo o que entendi, você tem um, ou tem outro, não sei se o BIt One por exemplo faz algo melhor ou semelhante.

Compartilhar este post

Link para o post

No Alpine PXA H800 pelo menos, você tem a opção de usar 3way (TW+MR+MB) canais frontais de 1 a 6 e o sub no 7 e 8;

outra opção também é 2way (TW+MB) nos canais frontais de 1 a 4, mais coaxiais nos canais traseiros 5 e 6 e sub no 7 e 8.

Pelo o que entendi, você tem um, ou tem outro, não sei se o BIt One por exemplo faz algo melhor ou semelhante.

O problema é que ele quer ativo 3 vias na frente, mais 2 vias atrás, mais sub na mala.

Compartilhar este post

Link para o post

pelo que entendi então, seria assim: as saidas frontais entram no processador e do processador saira para o amp uma via para cada falante ja com o cortes feitos no processador certo?? eu queria bi amplificar o kit, então eu usaria o hdp5 para amplificar os mid bass e 2 sd 400 para os tw e o mid range, eu andei olhando as espcs do virtus e ví que ele aguenta receber uma boa quantidade de potencia, o SD 400 manda 60rms em 4ohms e em bridge 200...eu acho que os 60 é pouco e os 200 é muito kkk, ainda mais que o mid bass vai estar sendo empurrado pelo hdp5 em bi amp to com medo que falte agudo e eu tenha que baixar muito o ganho dos mids para andarem juntos com o tw e mid range, por isso da ideia de bi amplificar os tw e mid range tbm...o que vcs acham??

grande abraço.

60 watts pra MR+ TW é o suficiente.

Na configuração que te passei o processador iria atuar somente no 3 vias, com o frontal do player.

O 2 vias seria passivo, ligados no rca rear do player podendo atenuar pelo fader.

Eu ligaria assim

MB+ MR do 3 vias no HDP, o Tweeter no sd.

O kit traseiro no sd nos dois canais restantes.

Assim vc conseguirá uma potência adicional pro midrange ajustando o ganho, e aplicaria um corte alto no Tweeter pra aplicar os 60 watts do sd sem medo.

Editado por rafavieira

Compartilhar este post

Link para o post

O processador que o Robson sugeriu é excelente, não sei se cabe no orçamento, mas se couber estará bem servido.

Compartilhar este post

Link para o post

Outra observação importante.

Quase sempre os tweeters tem sensibilidade alta comparado ao mid bass, por isso no crossover passivo tem resistores, pra equilibrar essa diferença.

Portanto 60 watts em um Tweeter sem crossover com Resistor no caminho andaria tranquilamente ao lado de um mid bass recebendo 150 watts.

E como eu disse um corte alto fará o midrange trabalhar toda a faixa fundamental ganhando dinâmica pela alta potência do hertz até porque achei os médios do sd sujos.acredito, que o hertz seja muito superior nessa faixa.

O Tweeter ficaria com as mais altas apenas pra complementar as harmônicas.

Mas teria que ver a curva de resposta de cada componente pra ver se aceitariam essa aplicação.

Editado por rafavieira

Compartilhar este post

Link para o post

vlw pela ajuda Robson e Rafa, infelizmente esse processador foge do meu orçamento agora, mas quem sabe um futuro upgrade?...como eu tenho pouca referencias em equipamentos para som automotivo, alguem poderia me indicar um bom custo beneficio em se tratando de processador de audio para usar o kit 3 vias?

Compartilhar este post

Link para o post

vlw pela ajuda Robson e Rafa, infelizmente esse processador foge do meu orçamento agora, mas quem sabe um futuro upgrade?...como eu tenho pouca referencias em equipamentos para som automotivo, alguem poderia me indicar um bom custo beneficio em se tratando de processador de audio para usar o kit 3 vias?

Cara... baratinho e bom era o Sigma, mas parou de ser fabricado, pensaria num Bit Ten D

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...