Jump to content

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Sign in to follow this  
Bulldozer

Cabos para Sistema SQ ou SQPL

Recommended Posts

Boa noite pessoal, tudo bem? bom como podem ver, tenho pouquíssimos posts por aqui, mas tem uns 2 anos que venho acompanhando os posts da autoforum.

 

Antes eu sempre pesquisava mas não tinha um um set para poder compartilhar com vocês e tentar esclarecer dúvidas. Hoje felizmente estou podendo montar um set de "entrada" ou não em meu carro e gostaria muito, mas muito mesmo da ajuda de vocês com mais experiência na área.

A princípio vamos ao set:

Kit 2 vias Morel Tempo 5" (todos ja devem conhecer)

Par de midrange "oem" 3" para a coluna do véiculo junto aos tweeters Morel (os midrange ainda não comprei) mas é a ideia
Amplificador Kicker zx650.4 class AB para o kit 2 vias e os midrange

Subwoofer Kicker Solobaric L7, (os conhecidos subwoofers quadrados)
 

Do que citei na lista só não tenho ainda os midrange's e ainda me falta a HU e o amplificador mono para o subwoofer e claro, o cabeamento.

A HU provavelmente será um dvd Pioneer avh x7880 visto que seria o melhor "custo benefício" no brasil, por conta de seus recursos de audio, TA, equalizador, crossover 3-way dentre outras "utilidades" bacanas. Além de ser retrátil que é minha ideia, não quero tela a amostra com o carro parado.

Enfim esse será basicamente meu set, ao meu ver um SQPL mas balanceando bem um ótimo set SQ, sem deixar o "volume" de lado.

Pois bem, a minha dúvida maior pessoal é relacionado ao cabeamento a ser usado, tanto os RCA, quando os cabos speaker para sub, kit, mid e também os cabos de força, ou melhor dizendo alimentação. O kit 2 vias Morel será posicionado em pezinhos feitos em fibra, ja que meu carro tem um bom espaço para poder trabalhar com eles embaixo, ao invés das portas.

Estou em uma busca incensante a varias semanas, antigos tópicos aqui da autoforum, dentre outros fóruns, o velho google nunca recebeu tanta pesquisa minha e enfim.
Ainda não consegui chegar a uma boa conclusão no que usar, quais cabos comprar,  se compensa montar o cabo aqui mesmo, tanto rca quanto speaker, ou comprar rca pronto, quais cabos comprar. O que vejo em todo lugar que acho algo a respeito é que, uma marca, um tipo de cabo, se sai bem em determinadas frequências, uns "ampliam" os médios e agudos deixando-os mais abertos, outros atenuam mais o sub grave e o médio grave, outros tanto faz como tanto fez não mudam em nada. Isso foi o que eu mais andei vendo na vasta pesquisa que fiz, inclusive em alguns tópicos aqui do fórum.

Agora é que preciso da opinião de vocês que ja tem experiência tanto teórica quanto prática com N cabos, marcas, tipos. Não quero gastar RIOS de dinheiro com cabos, mas também não quero pegar coisa vagabunda que possa dar muita diferença em meu set podendo causar inclusive ruídos indesejáveis na execução do som no veículo.

O que vocês podem me recomendar? 

Cabos RCA (se vale a pena montar um e se sim qual fio e conectores usar, ou se compensa eu ja comprar um pronto e de boa qualidade e se sim, qual)
Cabos Speaker: vejo alguns tópicos o pessoal falando de um tal cabo PP, que dizem ser uma excelente alternativa para ligar os falantes, que os cabos proporcionam uma fidelidade bacana, O sub claramente necessita de um cabo um pouco mais grosso para não ter muita resistência e a energia fluir melhor. Qual opção podem me recomendar?

Cabos de alimentação: dizem tanto do cabo residencial, no meu antigo set (era tosco ao meu ver e bem simples) usava cabos residenciais, mas dessa vez estou aberto a qualquer tipo de sugestão, se vale a pena eu gastar um pouco mais em cabos automotivos e se sim, qual seria uma boa opção de compra hoje, (obs: estou fugindo dos cabos mistos entre cobre e aluminio)

Enfim pessoal, como disse acima, estou aberto a qualquer sugestão de vocês, mesmo tendo um mínimo conhecimento como tenho, sou um completo amador perante a maioria do pessoal aqui do fórum.

Confesso que estou quebrando a cabeça para decidir o sistema de cabeamento.

Esclarecendo, sou um amante de uma boa música, especialmente jazz, blues, clássicas, e alguns bons hip hop para ouvir um subgrave. Dentre outras nacionais..enfim

Quero um som amplo, nada abafado, nada que um cabo estrague vamos dizer, por isso que necessito muito da opinião de quem puder ajudar.

Desde já pessoal, agradeço de coração!!

A medida que eu for começando o projeto, irei postando fotos e detalhes para vocês, vai demorar um pouco pois a primeira coisa será a pintura do veículo, mas o som será logo em seguida!

Um abraço

Edited by Bulldozer

Share this post


Link to post
Share on other sites

Fala bulldozer,cara que texto detalhado e graaande,kkkkk,então eu uso o cabo rca audiophonic club,e não tenho o que reclamar,bem neutro e detalhado,e uma construção aparentemente resistente um ótimo custo beneficio.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Te recomendo cabos RCA Monster, principalmente o 201xln para o subwoofer

 

 

No quesito caixa do subwoofer, procure fazer a maior recomendada pelo manual para ficar forte nos subgraves.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Cara eu vou montar meus cabos RCA que são:

 

1 par de mogami

1 par de canare gs-6

1 par de audioquest cinemaquest.

Irei utilizar conector nakamichi ou neutrik.

 

Pros speakers:

Canare 4s8 para mid

Mogami ou gepco para tw ( vou testar)

E shok Classic para sub.

 

Os RCA irei testar tbm para ver qual me agrada mais.

 

No final tudo deve sair por 320 pila, importei os cabos todos, só falta os conectores que ainda estou na dúvida.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Fala bulldozer,cara que texto detalhado e graaande,kkkkk,então eu uso o cabo rca audiophonic club,e não tenho o que reclamar,bem neutro e detalhado,e uma construção aparentemente resistente um ótimo custo beneficio.

E ai Rafavieira tudo blz??

 

O jeito é detalhar amigo, pois quando vejo alguem pedir ajuda não detalhando direito aí fica complicado de ajudar kkk..obrigado por compartilhar sua ideia amigo, vou dar uma pesquisada boa em cima desses rca da audiophonic, na hora nem lembro das marcas renomadas, só me vieram na cabeça technoise, stetsom, taramp's e etc..outros que vi são caríssimos para o que estou montando, não busco algo hi-fi ja que meu kit não é para isso. Mas muito obrigado, vou dar uma pesquisada aqui agora.

Cara eu vou montar meus cabos RCA que são:

 

1 par de mogami

1 par de canare gs-6

1 par de audioquest cinemaquest.

Irei utilizar conector nakamichi ou neutrik.

 

Pros speakers:

Canare 4s8 para mid

Mogami ou gepco para tw ( vou testar)

E shok Classic para sub.

 

Os RCA irei testar tbm para ver qual me agrada mais.

 

No final tudo deve sair por 320 pila, importei os cabos todos, só falta os conectores que ainda estou na dúvida.

Brucerodo obrigado mano, de qual site importou os cabos? foi pego na alfândega ?? uhahuahua..procurei os cabos canare, mogami e nada se acha aqui no Brasil..essa audioquest não ouvi falar..seria interessante um conjunto todo DIY com esses materiais de qualidade, se me puder passar onde comprou, vou dar uma olhada e ver o que vai ser melhor pra mim..Única coisa que acho aqui são os cabos spekar shok classic, mas não da espessura desejada (em torno dos 8mm para o sub). 

Te recomendo cabos RCA Monster, principalmente o 201xln para o subwoofer

 

 

No quesito caixa do subwoofer, procure fazer a maior recomendada pelo manual para ficar forte nos subgraves.

Baboo, existem os rca monster a venda no brasil? eu achei apenas alguns cabos speaker a venda mas os rca não achei, se puder me informar onde eu possa encontrar e dar uma examinada...para o speaker o que me recomenda eu usar de cabos??

 

Sobre a caixa para o sub..a Kicker recomenda uma caixa de até 92 litros dutada para um quesito SQ, algo equilibrado vamos dizer, mas fazendo os calculas usando a calculadora aqui da autosom no artigo sobre caixas por exemplo, sobre os parâmetros Thielle& Small..foi recomendado 148 litros para um resultado bem profundo nos subgraves com resposta de frequencia a partir dos 25hz..acho que montarei a caixa em torno desses 148 litros.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bulldozer, importei no site da redco. Alfândega foi sem problemas e já efetuei duas compras. A primeira demoro uns 15 dias ou menos, já a segunda demoro 5 dias certinho. Haha

Todas utilizando o modo mais barato de envio.

Quanto às shok eu estava utilizando eles no meu carro. Era o da linha Classic 14awg. Pro sub que tô usando de 12 awg.

Gostei muito das construções do cabo, muito interessante.

Esse audioquest estava na promoção saiu em média 0,55 cents cada metro. Haha

Share this post


Link to post
Share on other sites

Opa eae Bulldozer, RCAs pesquisei um bocado aqui no forum e cheguei a conclusão de comprar os LEyline, fiquei muito feliz com o resultado, cabos de força uso Knuconceptz (o canal era o Jander mais o cara desintegrou do forum) e speaker optei pelo shok fw tanto para o sub (12 awg) quanto para o kit (16 awg).

Meu set era voltado para SPL, agora estou remontando e reconsiderando tudo, usava Kicker CVX que me agradou muito, mais chegou a hora de experimentar algo diferente e mais forte.

 

Sempre curti o SPL, e agora ando pesquisando muito na qualidade pra montar meu SQPL, sem pressa quero tudo perfeito...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bulldozer, importei no site da redco. Alfândega foi sem problemas e já efetuei duas compras. A primeira demoro uns 15 dias ou menos, já a segunda demoro 5 dias certinho. Haha

Todas utilizando o modo mais barato de envio.

Quanto às shok eu estava utilizando eles no meu carro. Era o da linha Classic 14awg. Pro sub que tô usando de 12 awg.

Gostei muito das construções do cabo, muito interessante.

Esse audioquest estava na promoção saiu em média 0,55 cents cada metro. Haha

 

Brucerodo obrigado pela resposta mano, eu entrei no site da redco, mas parecem não ter mais m uitas coisas, vou dar uma olhada por aqui, não sei se seria viável, mas achei algumas opções de cabos da santo angelo, inclusive cabo paralelo, e alguns outros que pode estar montando como rca..como cabos de microfone por exemplo, sei la..

 

sobre o chack classic, é 99% cobre ou é misto? nunca achei uma informação a respeito sobre isso, o unico que tinha informação sobre a composição do cabo eram os mais caros, linha pro e a linha flat fw, que eram cobre puro ofhc 99,99%, ja o classic não dava essa informação..mas a construção dele parece ser sim bem robusta e bem feito, ainda to pensando o que vou fazer..kkkk

 

Opa eae Bulldozer, RCAs pesquisei um bocado aqui no forum e cheguei a conclusão de comprar os LEyline, fiquei muito feliz com o resultado, cabos de força uso Knuconceptz (o canal era o Jander mais o cara desintegrou do forum) e speaker optei pelo shok fw tanto para o sub (12 awg) quanto para o kit (16 awg).

Meu set era voltado para SPL, agora estou remontando e reconsiderando tudo, usava Kicker CVX que me agradou muito, mais chegou a hora de experimentar algo diferente e mais forte.

 

Sempre curti o SPL, e agora ando pesquisando muito na qualidade pra montar meu SQPL, sem pressa quero tudo perfeito...

Gleisão blz mano?? então, onde acho os rca Leyline? tbm ouvi falar deles aqui no fórum, mas não sei onde comprar, nem sei quanto estão saindo kkkk..os cabos knuconceptz até pensei em pegar..mas quando vi o frete de 32 doletas deixei de lado..quase 100 reais só de frete..aff aí não da..mas estou vendo outras opções relacionadas a cabo de força...

 

Sobre o speaker então, eu vi a linha da shok fw..sem ser o flat né? os fw comuns marine se não me engano, mas não dizem tbm a composição, unico que explicava a composição era a linha flat fw, porém 32 reais o metro não da não..ainda mais pra mim que usarei uns 20 mts total (4 passadas)..

 

Sobre o kit é isso aí mesmo, no passado eu só gostava de gritaria..aquele som distorcido e feio..hj não deixei o spl completamente de lado, mas sim to priorizando mais qualidade, sem deixar o spl 100% de lado..

 

O sub kicker cvx tinha um som bacana?? um grave bacana vamos dizer, peguei o solobaric l7 12"..o quadrado..750 rms..sempre foi meu sonho..a onde vejo videos sobre ele são só elogios..tanto pra qualidade quanto pra quem quer sub grave bem denso!!

 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Brucerodo obrigado pela resposta mano, eu entrei no site da redco, mas parecem não ter mais m uitas coisas, vou dar uma olhada por aqui, não sei se seria viável, mas achei algumas opções de cabos da santo angelo, inclusive cabo paralelo, e alguns outros que pode estar montando como rca..como cabos de microfone por exemplo, sei la..

 

sobre o chack classic, é 99% cobre ou é misto? nunca achei uma informação a respeito sobre isso, o unico que tinha informação sobre a composição do cabo eram os mais caros, linha pro e a linha flat fw, que eram cobre puro ofhc 99,99%, ja o classic não dava essa informação..mas a construção dele parece ser sim bem robusta e bem feito, ainda to pensando o que vou fazer..kkkk

 

Gleisão blz mano?? então, onde acho os rca Leyline? tbm ouvi falar deles aqui no fórum, mas não sei onde comprar, nem sei quanto estão saindo kkkk..os cabos knuconceptz até pensei em pegar..mas quando vi o frete de 32 doletas deixei de lado..quase 100 reais só de frete..aff aí não da..mas estou vendo outras opções relacionadas a cabo de força...

 

Sobre o speaker então, eu vi a linha da shok fw..sem ser o flat né? os fw comuns marine se não me engano, mas não dizem tbm a composição, unico que explicava a composição era a linha flat fw, porém 32 reais o metro não da não..ainda mais pra mim que usarei uns 20 mts total (4 passadas)..

 

Sobre o kit é isso aí mesmo, no passado eu só gostava de gritaria..aquele som distorcido e feio..hj não deixei o spl completamente de lado, mas sim to priorizando mais qualidade, sem deixar o spl 100% de lado..

 

O sub kicker cvx tinha um som bacana?? um grave bacana vamos dizer, peguei o solobaric l7 12"..o quadrado..750 rms..sempre foi meu sonho..a onde vejo videos sobre ele são só elogios..tanto pra qualidade quanto pra quem quer sub grave bem denso!!

 

 

Mano, os fw achei no ML msm, comprei por 7 pila o metro o 16 awg 99% cobre.

 

Os RCAs envia MP pra esse cara "Bernardo Chianca" foi dele que comprei aqui no fórum msm la nos classificados...

 

Quanto aos CVX, me agradam muito, realmente fiquei muito satisfeito, com certeza vc vai gostar do som, quero trocar de subs pra ver mais coisa msm, to pesquisando outros subs e marcas como Skar Audio e Orion, anunciei os CVX aqui no forum mais acho que  vou ficar com eles também...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Mano, os fw achei no ML msm, comprei por 7 pila o metro o 16 awg 99% cobre.

 

Os RCAs envia MP pra esse cara "Bernardo Chianca" foi dele que comprei aqui no fórum msm la nos classificados...

 

Quanto aos CVX, me agradam muito, realmente fiquei muito satisfeito, com certeza vc vai gostar do som, quero trocar de subs pra ver mais coisa msm, to pesquisando outros subs e marcas como Skar Audio e Orion, anunciei os CVX aqui no forum mais acho que  vou ficar com eles também...

show amigo muito obrigado, os fw achei no mercado livre tbm, só fiquei na dúvida se eram cobre puro ou misto, ja que não tinha especificações. Os RCA falei com o Bernardo, mas ainda vou dar uma pesquisada..são excelentes cabos, porém caros ainda kkk, não que eu esteja "murrugando"..mas ainda to vendo kkk

 

 

A propósito, você ou outro amigo, recomenda o uso de um megacapacitor, ou é desnecessário?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Megacapacitor "na minha opinião" acho desnecessário, ja usei e não vi vantagem nenhuma, na teoria seria uma maravilha msm, "eu" foco mais na boa alimentação bateria sem ter dó... eu uso 60 ah no cofre e 1 de 150 ah na contenção.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa tarde, Bulldozer!


 


como fará o corte desses midranges e o acerto deles junto ao kit duas vias? Pretende fazer um crossover artesanal?


 


Cara, sobre os RCAs, por mais que não vá comprar os Ley Line, bate um papo comigo antes de bater o martelo. Já estudei e abri muitos cabos de marcas "consagradas" cuja construção não é nada do que se prega e posso te ajudar a fugir de algumas ciladas. Antes de vender os cabos da Ley Line a todo custo, quero que o cliente saia satisfeito, mesmo que envolva comprar um cabo concorrente.


 


Abraço!


  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Create New...