Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Bulldozer

Cabos para Sistema SQ ou SQPL

Recommended Posts

Boa noite pessoal, tudo bem? bom como podem ver, tenho pouquíssimos posts por aqui, mas tem uns 2 anos que venho acompanhando os posts da autoforum.

 

Antes eu sempre pesquisava mas não tinha um um set para poder compartilhar com vocês e tentar esclarecer dúvidas. Hoje felizmente estou podendo montar um set de "entrada" ou não em meu carro e gostaria muito, mas muito mesmo da ajuda de vocês com mais experiência na área.

A princípio vamos ao set:

Kit 2 vias Morel Tempo 5" (todos ja devem conhecer)

Par de midrange "oem" 3" para a coluna do véiculo junto aos tweeters Morel (os midrange ainda não comprei) mas é a ideia
Amplificador Kicker zx650.4 class AB para o kit 2 vias e os midrange

Subwoofer Kicker Solobaric L7, (os conhecidos subwoofers quadrados)
 

Do que citei na lista só não tenho ainda os midrange's e ainda me falta a HU e o amplificador mono para o subwoofer e claro, o cabeamento.

A HU provavelmente será um dvd Pioneer avh x7880 visto que seria o melhor "custo benefício" no brasil, por conta de seus recursos de audio, TA, equalizador, crossover 3-way dentre outras "utilidades" bacanas. Além de ser retrátil que é minha ideia, não quero tela a amostra com o carro parado.

Enfim esse será basicamente meu set, ao meu ver um SQPL mas balanceando bem um ótimo set SQ, sem deixar o "volume" de lado.

Pois bem, a minha dúvida maior pessoal é relacionado ao cabeamento a ser usado, tanto os RCA, quando os cabos speaker para sub, kit, mid e também os cabos de força, ou melhor dizendo alimentação. O kit 2 vias Morel será posicionado em pezinhos feitos em fibra, ja que meu carro tem um bom espaço para poder trabalhar com eles embaixo, ao invés das portas.

Estou em uma busca incensante a varias semanas, antigos tópicos aqui da autoforum, dentre outros fóruns, o velho google nunca recebeu tanta pesquisa minha e enfim.
Ainda não consegui chegar a uma boa conclusão no que usar, quais cabos comprar,  se compensa montar o cabo aqui mesmo, tanto rca quanto speaker, ou comprar rca pronto, quais cabos comprar. O que vejo em todo lugar que acho algo a respeito é que, uma marca, um tipo de cabo, se sai bem em determinadas frequências, uns "ampliam" os médios e agudos deixando-os mais abertos, outros atenuam mais o sub grave e o médio grave, outros tanto faz como tanto fez não mudam em nada. Isso foi o que eu mais andei vendo na vasta pesquisa que fiz, inclusive em alguns tópicos aqui do fórum.

Agora é que preciso da opinião de vocês que ja tem experiência tanto teórica quanto prática com N cabos, marcas, tipos. Não quero gastar RIOS de dinheiro com cabos, mas também não quero pegar coisa vagabunda que possa dar muita diferença em meu set podendo causar inclusive ruídos indesejáveis na execução do som no veículo.

O que vocês podem me recomendar? 

Cabos RCA (se vale a pena montar um e se sim qual fio e conectores usar, ou se compensa eu ja comprar um pronto e de boa qualidade e se sim, qual)
Cabos Speaker: vejo alguns tópicos o pessoal falando de um tal cabo PP, que dizem ser uma excelente alternativa para ligar os falantes, que os cabos proporcionam uma fidelidade bacana, O sub claramente necessita de um cabo um pouco mais grosso para não ter muita resistência e a energia fluir melhor. Qual opção podem me recomendar?

Cabos de alimentação: dizem tanto do cabo residencial, no meu antigo set (era tosco ao meu ver e bem simples) usava cabos residenciais, mas dessa vez estou aberto a qualquer tipo de sugestão, se vale a pena eu gastar um pouco mais em cabos automotivos e se sim, qual seria uma boa opção de compra hoje, (obs: estou fugindo dos cabos mistos entre cobre e aluminio)

Enfim pessoal, como disse acima, estou aberto a qualquer sugestão de vocês, mesmo tendo um mínimo conhecimento como tenho, sou um completo amador perante a maioria do pessoal aqui do fórum.

Confesso que estou quebrando a cabeça para decidir o sistema de cabeamento.

Esclarecendo, sou um amante de uma boa música, especialmente jazz, blues, clássicas, e alguns bons hip hop para ouvir um subgrave. Dentre outras nacionais..enfim

Quero um som amplo, nada abafado, nada que um cabo estrague vamos dizer, por isso que necessito muito da opinião de quem puder ajudar.

Desde já pessoal, agradeço de coração!!

A medida que eu for c

Um abraço

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, Bulldozer!

Cara, antes de eu opinar sobre o set, vc pode, por favor, esclarecer alguns pontos?

 

Qual será o amplificador dos subs?

como fará o corte desses midranges e o acerto deles junto ao kit duas vias? Pretende fazer um crossover?

 

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, Bulldozer!

Cara, antes de eu opinar sobre o set, vc pode, por favor, esclarecer alguns pontos?

 

Qual será o amplificador dos subs?

como fará o corte desses midranges e o acerto deles junto ao kit duas vias? Pretende fazer um crossover?

 

Abraço!

Esse tópico ta duplicado...

olha esse aqui:

https://autoforum.com.br/topic/221452-cabos-para-sistema-sq-ou-sqpl/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...