Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Recommended Posts

To com 2 altofalantes que se dizem de 60w 6ohm, era do mini-system FW C700 da philips e como eles costumam mentir um pouco na potencia e eu estou procurando amplificadores baratos para usar neles, resolvi estimar a real potencia necessária pra empurrar os woofers

pensei em fazer o seguinte:

pegar uma frequência que deve estar fora do pico de impedância do FS  (eu não sei o FS do woofer mas não deve ser acima de 100hz) ao ar livre após o pico da impedância no FS normalmente na maioria dos falantes a impedância vai subindo vagarosamente conforme a frequência sobe como na imagem abaixo

L007_CurvaRespuesta02.png

então eu tentaria pegar as frequências + ou menos entre 130hz até uns 180hz colocar num amplificador com o alto falante ligado e ir medindo com o multímetro aumentando até ver o limite do falante (até ver quando que da ganho aumentar o volume), ver a tensão e fazer a formula  tensão²/impedância encontrando a potencia RMS

estou certo? lembrando que é uma medida grosseira

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, não é muito bem assim que se mede a potencia de um alto falante. Alem da bobina ter que suportar a corrente, tem as partes mecânicas que precisam suportar a potencia aplicada. Dependendo da caixa feita e dos cortes é possível aplicar mais potencia, limitando a excursão do cone.

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, não é muito bem assim que se mede a potencia de um alto falante. Alem da bobina ter que suportar a corrente, tem as partes mecânicas que precisam suportar a potencia aplicada. Dependendo da caixa feita e dos cortes é possível aplicar mais potencia, limitando a excursão do cone.

no caso especifico desse altofalante, ele parece estar preparado para alta excursão já que a caixa dele era meio grande e eu já tinha testado ele em 20hz no free-air no talo e não bateu bobina nem nada, além disso a excursão diminui bastante nos cento e tanto hz

bem, a medição não vai ser bem o quanto ele suporta mas sim até onde tem ganho colocando mais potencia

OBS: eu to sem a caixa

Editado por XtremeXX

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...