Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
iTom

Dúvida sobre caixa Vulcano recomendada pela JBL

Recommended Posts

Salve rapaziada, estou diminuindo meu set por espaço, vou montar um par de vulcano 3.8 + duas 9950 no porta-malas de um fox.

Liguei para a JBL e eles me enviaram um projeto para o vulcano 15SW22A mas achei bem estranho a medida da caixa, achei muito pequena por pedir apenas 350mm de profundidade:

Sem_t%C3%ADtulo.png?1469808974

A dúvida é, apesar de ser recomendada pela JBL vai tocar forte? Recomendam esta caixa para tocar músicas comuns aqui de mg tipo axé, funk, sertanejo?

Alguém teria um projeto com os dutos triangulares?

To com um viking 5k que ja foi mexido e não ta bom, pego outro viking 5k ou um sd evo?

Editado por iTom

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

1ª O que houve com o banda? P q não ficou bom? A loja que deu assistência é Autorizada?

2º O vulcano realmente toca bem em caixas reduzidas, tanto os de 18 quanto os de 15 polegadas, porém o que achei estranho é que essa caixa que o pessoal te encaminhou não vai ter nem 60 litros livres pra cada falante. Mas pra ter uma noção exata, somente utilizando algum software específico (winisd e bassbox).

O manual recomenda 65 litros.

3º Aconselho baixar o programa winisd, pois é mais intuitivo e qualquer dúvida vc vai postando aqui que a gente ajuda!!

Compartilhar este post

Link para o post

1ª O que houve com o banda? P q não ficou bom? A loja que deu assistência é Autorizada?

2º O vulcano realmente toca bem em caixas reduzidas, tanto os de 18 quanto os de 15 polegadas, porém o que achei estranho é que essa caixa que o pessoal te encaminhou não vai ter nem 60 litros livres pra cada falante. Mas pra ter uma noção exata, somente utilizando algum software específico (winisd e bassbox).

O manual recomenda 65 litros.

3º Aconselho baixar o programa winisd, pois é mais intuitivo e qualquer dúvida vc vai postando aqui que a gente ajuda!!

Valeu diego, o banda eu já peguei de segunda mão e sempre foi problemático, garantia já expirou, tinha queimado a saída, agora ele fica desarmando, vou passar ele pra frente e pegar um novo, como perguntei acima pego um do mesmo ou um sd, Vai fazer diferença?

Tem uma 405 usada aqui, será que da mer** misturar duas 9950 com 1 405 cortando em 500hz?

Fiz o download do winisd e coloquei os parâmetros que encontrei do alto-falante, qual o próximo passo?

Sem_t%C3%ADtulo.jpg?1469835907

Editado por iTom

Compartilhar este post

Link para o post

Depois dos parametros vai clicando em next até o programa simular a caixa ideal pra ele.

Sobre o amplificador pode pegar um do mesmo

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Você simulou uma caixa selada. Escolha a opção bass reflex, aí você vai ter mais uma opção, a de sintonia dos dutos.

Compartilhar este post

Link para o post

Você simulou uma caixa selada. Escolha a opção bass reflex, aí você vai ter mais uma opção, a de sintonia dos dutos.

Ah, só vai dar mer** eu simulando essa parada, Mario, se você tiver o software por favor, poderia simular pra nós? Ou alguém que tenha

Compartilhar este post

Link para o post

Estranho o winisd ter recomendado cx selada.

Geralmente a partir do ebp do falante automaticamente o programa calcula caixa dutada.

Itom vc está indo bem!!! Não desista!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Sempre ouvi comentários de que ele se da bem em caixas pequenas, mas depois que eu simulei me surpreendi!

CUhtETj.png

Vermelho = 50L, sintonia em 55hz

Laranja = 60L, sintonia em 55hz

Amarelo = 70L, sintonia em 55hz

O verde não tá plotado. Diferença mínima entre as litragens. O que realmente vai definir o comportamento desse woofer é a sintonia.

Editado por Mario D.
  • Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Sempre ouvi comentários de que ele se da bem em caixas pequenas, mas depois que eu simulei me surpreendi!

CUhtETj.png

Vermelho = 50L, sintonia em 55hz

Laranja = 60L, sintonia em 55hz

Amarelo = 70L, sintonia em 55hz

O verde não tá plotado. Diferença mínima entre as litragens. O que realmente vai definir o comportamento desse woofer é a sintonia.

Mario, será se pegando este projeto e utilizar como base os parâmetros da caixa recomendada JBL, realizando cálculos sobre o tamanho da caixa até chegar aos 70L da algum erro ou sigo este mesmo projeto recomendado pela jbl?

Sempre usei caixa retangular, a caixa trapezoidal tem alguma diferença no som ou o importante é a litragem correta?

Editado por iTom

Compartilhar este post

Link para o post

A vantagem da trapezoidal dentro da mala do carro é a otimização do espaço, visto que pode-se aproveitar a inclinação do encosto do banco.

Com relação as ondas estacionárias estes quebra-cantos no projeto apresentado são suficientes.

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu pessoal, vou montar uma caixa recomendada pela jbl e pegar uma do sds triangular para fazer os testes, em breve postarei o resultado

Compartilhar este post

Link para o post

Por se tratar de uma dutada você pode alterar a litragem dela sem problemas, porém vai ter que alterar os dutos para atingir a mesma sintonia. 

Se eu fosse você faria uma caixa com uns 65 litros brutos e sintonizado em 55hz, essa da JBL tá MUITO pequena...

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos lá:

Aumentando em 3cm a medida da profundidade vc teria aproximadamente 65 litros brutos por câmara.

Com o aumento do volume e mantendo-se os mesmos dutos, a fb atual em vai diminuir.

Por tratar-se de falantes de 15 polegadas com fs em 53,4Hz, recomendo deixar a Fb da caixa em no mínimo 55Hz, respeitando assim as limitações físicas do falante.

Compartilhar este post

Link para o post

Agradeço aos que tiraram um tempinho para me ajudar, vou postar um pequeno relato, nada técnico, relato leigo sobre o que vi

Bom eu pedi pra fazer a caixa em uma loja conhecida aqui de BH, seguiram na risca mas não me agradou muito, testamos com aquelas músicas do DJ Louco e Funks tocados aqui em MG, achei que a caixa ficou muito seca.

Depois colocamos os dois em uma caixa projetada para 3 SDS 815 em 55hz que tava sendo montada p/ uma locker, dutos triangulares, não sei a medida, e tocou com um grave mais gostoso de ouvir, tocou mais seco e com mais força que os 815.

Já ia pedindo pra fazer uma caixa no estilo dos SDS, mas por sorte a galera adorou os Vulcanos, ligaram para um cara da Selenium pedindo suporte e foi feita uma nova caixa, com cerca de 70L internos, com 4 dutos triangulares de 120mm x 210mm de profundidade, e acertaram em cheio, foi a que mais me agradou.

E hoje levei o carango la pra fazer a montagem, em breve posto fotos, o único problema são as 9950, com essas cornetas caneco o encosto não vai travar :/

Assim que tiver tudo pronto vou criar um novo tópico com fotos apenas para mostrar as medidas certas que foram utilizadas na caixa
Os testes foram feitos numa stetsom 4k2 cortado no JFA Evo.

Editado por iTom

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...