Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
SENSATION

(TRIO GOIANO) 6 Sub Pionner Carroceria (GRAFICOS BASSBOX)

Recommended Posts

Cara, faz tempo q não uso o bassbox, mas que me lembro tinha que configurar o alto falante como dual voice coil (bobina dupla), ai entra a opção de entrar com os parâmetros elétricos de cada bobina.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, faz tempo q não uso o bassbox, mas que me lembro tinha que configurar o alto falante como dual voice coil (bobina dupla), ai entra a opção de entrar com os parâmetros elétricos de cada bobina.

 

achei, valeu por essa dica. tudo mudou.

 

pois eu pegava os dados do manual de bobina dupla e preenchia normal, porem no revc eu jogava como se fosse um sub de bobina simples, isso que tava errado.

traduzindo mudou os gráficos totalmente.

 

ainda tenho algumas duvidas, mas logo logo posto imagens da onde esta minha duvida.

 

Porem eu fiz alguns testes, e me surpreendi.

 

Peguei os dados do manual caixa recomendada e preenchi tudo no bassbox.

caixa com 46,7 litros duto de 3"x15,2

a sintonia da caixa ficou por volta de 38hz, pois nao sei quantos litros um pionner ocupa dentro da caixa (sabe me informar?)

 

no grafico o cone fiou excursionando bacana do jeito que acho legal, mas a caixa ficou soprando por ser um duto de 3"

 

ai eu aumentei a quantidade de sub pra 8, fechando em 2ohm

aumentei os dutos pra 8 de 3"x15,2

e aumentei a caixa 46,7 * 8 = 373,6 litros, joguei cada sub com 2,2 litros de espaco.

 

no final, o grafico de excursionamento o sub excursiona menos, e a caixa nao sopra,

engraçado.

pois com 1 sub e 1 duto de 3 sopra

com 8 subs e 8 dutos de 3 nao sopra.

 

sera que fiz algo de errado?

 

teria como alguem simular no winsid pra ver se é isso mesmo?

 

parametros abaixo.

 

PIONEER 308     Sensitivity 91 db Frequency Response 20 - 180 hz Magnet Weight 83 oz Displacement 2,16 liters     Revc dual 1,5 ohm Levc 2,18 mH Fs 33,7 hz Qms 14,11 Qes 0,5 Qts 0,48 Vas 36,16 liters Rms 2,773 N.S/m Mms 184,95 g Cms 1,2x10-4 Diam 242 mm BL 16,07 T.m Xmax 8,7 mm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mudou a potencia aplicada? Provavelmente é isso que você esqueceu de configurar. Se aplicar 400 em 1 sub, e aplicar 400 em 2, claro que com 2 vai excurionar menos e diminuir a velocidade do ar, cada um estará com apenas 200w

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mudou a potencia aplicada? Provavelmente é isso que você esqueceu de configurar. Se aplicar 400 em 1 sub, e aplicar 400 em 2, claro que com 2 vai excurionar menos e diminuir a velocidade do ar, cada um estará com apenas 200w

Diego voce é o cara mesmo, hauhuauhah

eu nao tinha mudado a potencia aplicada mesmo.

 

voce sabe me informar quantos litros o pionner ocupa dentro da caixa?

 

 

Olha a imagem abaixo, esses sao os dados que coloquei no bassbox de acordo com o manual, minha duvida e a seguinte,

se colocos os dados do manual na aba individual ou na parte serie que fecha em 4ohms,

 

aki o link do manual -> http://www.pioneerelectronics.com/PUSA/Unassigned-Content/Manuals/TS-W308D2+INSTALLATION+MANUAL

 

V5EzcZK.jpg

 

me ajuda nessa parte de configurar os parametros das bobinas pfv.

 

grato

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

fo** q eu to no celular, é ruim de abrir as fotos do fórum. O Pioneer, to chutando de memoria, deve ocupar uns 3L, pouco a mais talvez.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

fo** q eu to no celular, é ruim de abrir as fotos do fórum. O Pioneer, to chutando de memoria, deve ocupar uns 3L, pouco a mais talvez.

 

quando tiver tempo da uma olhada pelo PC pfv,

ta dificil essa parte dos parametros da bobina

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

atualizando,

 

o melhor grafico que ja consegui colocando todos os parametros foi esse,
se tiver algum erro me falem, 

L5aTTM9.jpg

porem nao parece nada com o grafico do manual, detalhe que fiz tudo como no manual, duto, litragem da caixa etc,

5QDZIYh.jpg

 

segue os dados do manual

3BQNHlX.png

 

alguem me fala o erro, como corrigir, qual dado por

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu tbm possuia os 308,,, sim de acordo com o manual qnt maior ia ficando a caixa mais spl se obtinha ali no grafico....na minha pratica nada a ver....se fosse seguir essa porcaria a caixa maior se sairia melhor em todos os quesitos ^^

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu tbm possuia os 308,,, sim de acordo com o manual qnt maior ia ficando a caixa mais spl se obtinha ali no grafico....na minha pratica nada a ver....se fosse seguir essa porcaria a caixa maior se sairia melhor em todos os quesitos ^^

entendo, litragem ja pesquisei aqui no forum e nao tem muito segredo, pra som misto faz por volta dos 43 ~ 45 litros por sub

que fica top.

 

comparei os graficos ai, so pra saber se os valores que estou colocando no bassbox nos parametros estao corretos entende,

minha duvidas sao nos preenchimentos dos parametros no bassbox,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, nem se apega muito em grafico e software, é mais pra dar um norte mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pra Tocar em Caçamba eu projeto 36~40l livres por Páine

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pra Tocar em Caçamba eu projeto 36~40l livres por Páine

sei, o da carroceria pra esse projeto ta cauculado nessa faixa mesmo.

 

esses graficos ai sao so pra testar os parametros mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse pessoal aí entende mesmo siga as orientações deles que vc vai curtir

Editado por Skabal

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

minha caixa é 40l para cada paine, toca muuuito.

obs: caixa 4 subs na caçamba de uma Saveiro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nao seria melhor fazer a caixa com cameras separadas para cada falante?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não pq é um peso desnecessário para o veículo mais quando usa mais de um módulo é bom dividir os subs por amplificador

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...